Crescimento e Inclusão Social -

Pilares II: Governo do Piauí inicia missão de arranque com Banco Mundial

O Governo do Estado deu início à missão de arranque do projeto Pilares de Crescimento e Inclusão Social (Pilares II), nesta segunda-feira (17/03), com a presença de uma equipe do Banco Mundial.

O evento foi realizado no auditório da Secretaria de Planejamento (Seplan) e contou com a participação de representantes da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e do Instituto de Terras do Piauí (Interpi).

Durante a abertura, o superintendente de Cooperação Técnico-Financeira (Sutef) da Seplan, Eduardo Speeden, destacou a importância do projeto para o desenvolvimento rural do Estado. “A Missão de Arranque marca um novo passo rumo à melhoria da qualidade de vida e da renda dos agricultores familiares do Piauí, um projeto fundamental para o desenvolvimento rural”, afirmou.

A Secretária da Agricultura Familiar, Rejane Tavares, enfatizou a relevância da parceria entre o Estado e o Banco Mundial. ” É fundamental a atuação conjunta do Estado e do Banco Mundial na região sul, que enfrenta sérios conflitos agrários e situações delicadas. Estamos intensificando as ações e a presença na região para lidar com a realidade que ela enfrenta”, destacou.

Rodrigo Cavalcante, diretor-geral do Interpi, ressaltou a importância desse momento e declarou que o início da segunda etapa da missão de arranque representa um avanço significativo nas ações planejadas.

“Depois das visitas de campo, que nos permitiram compreender as realidades locais, passamos para a fase de discussões estratégicas com o Banco Mundial e os órgãos responsáveis. Esse alinhamento técnico é essencial para garantir que o projeto seja implementado de forma eficiente e que seus benefícios realmente cheguem às comunidades. Nosso compromisso é garantir transparência, eficiência e impacto positivo para a regularização fundiária no Piauí”, afirmou.

Feliphe Araújo, secretário da Semarh, também reafirmou o compromisso com as metas do Projeto Pilares II, que visa melhorar a qualidade de vida das comunidades rurais atendidas.

Sobre o projeto

O projeto Pilares de Crescimento e Inclusão Social tem como objetivo garantir a segurança fundiária dos agricultores familiares, ampliar a adoção de práticas agrícolas sustentáveis e climaticamente inteligentes, além de fortalecer a gestão dos recursos naturais em territórios selecionados, como a Planície Litorânea, Cocais, Carnaubais, Entre Rios, Tabuleiros do Alto Parnaíba e Chapada das Mangabeiras.

O Pilares II também visa fortalecer os serviços de assistência técnica e extensão rural para as Organizações dos Agricultores Familiares e povos e comunidades tradicionais, além de melhorar a gestão dos recursos hídricos, promover a recuperação e proteção de nascentes e prevenir, controlar e manejar incêndios florestais. Também há apoio à regularização ambiental rural de imóveis da agricultura familiar.

Fonte: Metrópoles

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco