Governo Federal institui o programa Arroz da Gente, em prol de incentivar a agricultura familiar
O Governo Federal instituiu, por meio da Portaria Interministerial nº 15, o programa Arroz da Gente, com o objetivo de incentivar a produção de arroz pela agricultura familiar e contribuir para a erradicação da fome no Brasil. A iniciativa, anunciada em 2024, é coordenada pelos Ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
O programa tem como foco garantir a segurança alimentar em diversas regiões do país, além de promover práticas alimentares locais e diversificação nos sistemas produtivos. Inicialmente, o projeto atingirá mais de 200 municípios das regiões Nordeste, Centro-Oeste, Norte e Sudeste, com o intuito de aumentar a produção de arroz, um alimento essencial na dieta brasileira, e melhorar a renda dos agricultores familiares.
Para apoiar os produtores, o programa oferece crédito com juros mais baixos, além de acompanhamento técnico e apoio à aquisição de tecnologias sustentáveis e adaptadas. Cerca de 10 mil famílias serão beneficiadas, com ações que incluem a construção de silos e o apoio à comercialização, como contratos de opção que garantem a compra do arroz pelo governo.
O Arroz da Gente também se articula com programas como o de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), facilitando o escoamento da produção e o consumo de arroz pelas populações de baixa renda. O ministro Paulo Teixeira, ao anunciar o programa, destacou a importância de diversificar a produção de arroz em todas as regiões do Brasil.
Fonte: Reprodução/ Agência Gov