Sábado dia 14/05 · 09/05/2022 - 16h47 | Última atualização em 09/05/2022 - 16h52

Prévia do Cajuína Pop irá reunir grandes nomes da música piauiense na Ponte Estaiada


Compartilhar Tweet 1



Acontece neste sábado, 14 maio, no Complexo Cultural da Ponte Estaiada, na zona Leste de Teresina, a prévia do Cajuína Pop, evento que irá valorizar a produção de músicas autorais, dando mais visibilidade e apoio aos artistas teresinenses. A iniciativa é da Prefeitura Municipal de Teresina (PMT), por meio das ações da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC), que pretende ao longo deste ano, realizar inúmeras atividades culturais por toda a cidade, isso atendendo a uma orientação do prefeito Dr. Pessoa, de reforçar o apoio aqueles que enriquecem a cultura local.

    Ascom

A prévia do Cajuína Pop começa às 17 horas, e irá reunir as bandas Acesso, Aclive, Gramophone, Fullreggae, Roque Moreira e ainda o cantor Teófilo Lima. Além das atrações musicais, o evento contará com uma feira de apoio ao empreendedorismo, praça de alimentação e um posto de arrecadação de alimentos, que serão doados para as famílias carentes da cidade.

Para Ênio Portela, presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, o evento está sendo realizado a pedido do prefeito Dr. Pessoa, que ao longo da gestão tem ouvido a classe artística, que sempre cobra mais eventos que valorize composições autorais, e principalmente os artistas da terra. Segundo o gestor da FMC, com a diminuição de casos do Coronavírus, a pasta cultural vem ampliando suas atividades, com isso adentrando espaços nunca antes ocupados.

“É preciso ter um olhar mais atento para todos os setores culturais do município, por isso estamos fazendo o Cajuína Pop, que é específico para aqueles que possuem novas canções autorais. Vamos fazer a prévia neste final de semana, porém estamos programando realizar o Cajuína Pop no segundo semestre deste ano”, conta Ênio Portela, afirmando que o evento promete movimentar a cidade.

Para mais informações sobre o Cajuína Pop, bem como as demais atividades realizadas pela Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, basta acessar o site cultura.pmt.pi.gov.br. As informações também podem ser acessadas na página @cultura_the no Instagram ou através da hashtag #culturateresina.

 

PostMídia (99) 8175-5041


Fonte: Prefeitura de Teresina
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A cantora maranhense Rita Benneditto vem ao Piauí para se apresentar nas cidades de Teresina, Floriano, Bom Jesus e Corrente, nos dias 26, 27, 28 e 29 de abril, respectivamente. Os ingressos para Teresina, onde o show será realizado no Theatro 4 de Setembro, começam a ser vendido, nesta terça-feira (19), no site www.ingressodigital.com.br. Já, para as cidades de Bom Jesus (Teatro Alard) e Corrente (Centro Cultural Benjamin José Nogueira) serão vendidos nas bilheterias dos teatros no dia 20 de abril, e em Floriano (Teatro Maria Bonita) no dia 21 de abril.

Rita Benneditto, cujo timbre é um dos mais expressivos da música brasileira, estreou em 2003 o show Tecnomacumba, no qual jogava luz sobre aspectos da nossa ancestralidade – e que muito diz da nossa identidade enquanto cultura e nação. No repertório, pontos e rezas ligados às religiões de matrizes africanas mesclados a temas da MPB, de autores como Gilberto Gil e Jorge Ben, em que entidades-símbolos da fé são louvados/evocados. Tudo isso apresentado com arranjos modernos, em roupagem eletrônica, que saía então dos clubes e ganhava de vez as pistas mundo afora.

A longevidade desse bem-sucedido projeto pode ser explicada a partir da junção de alguns fatores cruciais. O primeiro deles talvez seja a perseverança da artista, dos músicos e da equipe. Perseverança que ganhou da crítica a acolhida necessária para seguir adiante.

Entre os artistas ilustres que reconhecem o talento da artista está o cantor e compositor Caetano Veloso. No texto escrito para o DVD do show, o baiano não só destaca as qualidades vocais da intérprete como confirma sua fama de visionário ao prenunciar: “Este disco tem um futuro intrigante e pode vir a dizer mais do que parece agora”.

O projeto Seis e Meia é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult). Todos os meses uma atração nacional e uma local se apresentam em quatro cidades do Piauí.


Fonte: Governo do Piauí
Comentar

Devido a pandemia do coronavírus, a Orquestra Sinfônica de Teresina passou dois anos seguindo as restrições nas apresentações. Agora, retornando de forma gradual, volta a lançar uma temporada completa e com diversas apresentações por toda a capital e interior do estado.

A abertura da temporada acontece no próximo dia 24 de março, no Sesc Cultural, localizado na Avenida Raul Lopes, Bairro Noivos, na zona Leste de Teresina. A entrada será gratuita, porém limitada a 300 lugares, ainda por conta das restrições impostas pela pandemia.

De acordo com o maestro Aurélio Melo, o evento contará com um concerto apresentado em forma de “trailer” do que virá no ano de 2022, com canções eruditas e populares, contando também com as apresentações especiais que marcarão o ano da Orquestra Sinfônica.

“É um prazer receber o nosso público, poder apresentar nossos concertos depois de tanto tempo de incertezas. A participação dos teresinenses é essencial para o sucesso da OST e nós somos muito gratos por todo o carinho que recebemos por onde passamos”, conta o maestro Aurélio Melo.

A Orquestra Sinfônica de Teresina realiza um forte trabalho de popularização da música erudita através da execução de canções populares. A Orquestra Sinfônica de Teresina é mantida pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, isso com a finalidade de desenvolver um trabalho artístico-educacional, promovendo apresentações em teatros, colégios e praças.


Fonte: Com informações da assessoria
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Após dois anos sendo transmitida virtualmente devido ao agravamento da pandemia do novo coronavírus, a tradicional Paixão de Cristo da cidade de Floriano (PI) volta a ser encenada com a presença de público em 2022. O evento, que acontecerá nos dias 15 e 16 de abril no Teatro Cidade Cenográfica, promete surpreender a plateia com roteiro aperfeiçoado e cenários renovados, além de convidados especiais. 

César Crispim, produtor da Paixão de Cristo de Floriano, adianta que, pela primeira vez em 27 anos de realização do evento, Jesus não será interpretado por um piauiense. Este ano quem dará vida a Jesus será o ator Caio Blat. Ao seu lado, integrando o elenco convidado, estarão Ana Cecília Costa, que irá viver Maria; Ernani Moraes, como Caifás; Leona Cavalli, que viverá Salomé; e Suely Franco como Herodias. 

“Esta será a 27ª edição da Paixão de Cristo de Floriano e marcará ainda os 35 anos de existência do Grupo Escalet de Teatro. Para estar à altura de tamanha comemoração, estamos preparando um evento inesquecível, com novas cenas, roteiro mais denso, mais emotivo, linguagem adaptada e de fácil entendimento para melhor compreensão do público”, destaca César Crispim. 

A reforma dos cenários também está entre as novidades da encenação deste ano. As obras já iniciaram e incluem melhorias no calçamento e nos palácios, por exemplo. Toda estrutura de som e luz será própria do Grupo Escalet e do Teatro Cidade Cenográfica, além, claro, da sensível trilha sonora preparada cuidadosamente pelo músico Murillo Altafine, que, junto com o figurino todo renovado pelas mãos das tecedeiras da cidade de Pedro II do Piauí, emocionarão a todos os presentes na encenação. 

“A nossa Paixão de Cristo é um evento que já está no calendário de centenas de pessoas. Estamos animados em retomar presencialmente essa encenação tão emocionante; com cautela, pensando na saúde do nosso elenco e do nosso público fiel”, conclui o produtor César Crispim, destacando que o evento seguirá todas as recomendações das autoridades de saúde para evitar a disseminação de Covid-19. 

O Grupo Escalet apresenta, desde 1996, a maior Paixão de Cristo do Piauí, atraindo espectadores de todas as regiões, famílias, jovens e crianças, consolidando-se como um dos maiores eventos de cunho cultural e religioso do estado do Piauí e do Brasil. 

O evento conta com patrocínio da Secretaria de Cultura do Estado do Piauí/Secult, Governo do Estado do Piauí, Governo Federal, Lei Rouanet, Prefeitura de Floriano e apoio do Armazém Paraíba e Ferroleste. 

Para mais informações: (89) 99454-6999 ou (89) 99425-9417 

Site: www.paixaodecristopi.com.br/ 

Instagram: @paixaodecristopiaui @grupoescalet 

(86) 99984-2824


Fonte: Com informações da assessoria
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Após a abertura na última segunda-feira (22/11), no Espaço Cultural Trilhos, o Festival de Teatro Lusófono – FestLuso 2021 prossegue com uma série de atrações culturais até o domingo (28/11). Nesta terça-feira (22/11) tem o espetáculo ‘DIZCONTOS, contos sobre migração’ – Um solo teatral com o ator Klemente Tsamba – Moçambique/Portugal.

Nesta quarta, no Theatro 4 de Setembro, às 19 horas, entrada franca, o público vacinado e utilizando máscara, poderá conferir o grande talento do carioca Chico Diaz, com a peça ‘A lua vem da Ásia’. Com mais de 80 filmes na carreira, inclusive um que será exibido durante o FestLuso (Os pobres diabos, do cineasta Rosemberg Cariry), Diaz retrata na peça o diário de um homem hospedado em um hotel de luxo – ou talvez um campo de concentração ou um manicômio. Tendo a loucura como tema central, o protagonista enfileira recordações (ou alucinações?) de suas passagens por diversos países, tornando -se o narrador de um mundo governado pela lei do absurdo, mas que parece assustadoramente semelhante à nossa normalidade.

Ainda nesta quarta-feira, acontecem dois lançamentos de livros, no Espaço Cultural Trilhos, à partir das 20h30, 20h30, ‘O Livro Harém 35 anos’ e ‘Teresina, de Primeiro’, de Assaí Campelo. Às 21 horas, fechando a programação do terceiro dia de festival, o público terá um pouco de música com João Victor, da banda Narcoliricista, revelação da música piauiense que permeia entre o Rap, Soul e R&B prometendo sempre um show para o público dançar.

O FestLuso segue com uma programação diversa e intensa até domingo, tornando Teresina a capital mundial da lusofonia. O evento tem patrocínio do Governo do Estado do Piauí / SECULT / SIEC e Equatorial Piauí; apoio República Portuguesa – Cultura e Dg’Artes; produção: Navilouca Produções e realização: Grupo Harém de Teatro. As atividades do festival acontecerão no Espaço Cultural Trilhos e no Theatro 4 de Setembro.

PROGRAMAÇÃO FESTLUSO 2021
23/11 – terça-feira

*19h – Espetáculo DIZCONTOS, contos sobre migração – Um solo teatral com
Klemente Tsamba – MCZ/POR
Local: Espaço Cultural Trilhos / Teatro Estação

24/11/2021 – quarta-feira
*19h – Espetáculo A Lua Vem da Ásia – Chico Diaz – RJ
Local: Theatro 4 de Setembro
*20h30 – lançamentos do “O Livro Harém 35 anos” e “Teresina, de Primeiro”, de Assaí Campelo.
Local: Espaço Cultural Trilhos
*21h – Show Narcoliricista
Local: Espaço Cultural Trilhos / Pátio Central

25/11 – Quinta-feira
*19h – Espetáculo Abrigo São Loucas II – A Quarentena
Local: Espaço Cultural Trilhos / Pátio Central
*20h30 – exibição do filme “Os pobres diabos” do cineasta Rosemberg Cariry.
Local: Espaço Cultural Trilhos

26/11 – Sexta-feira
*19h – Espetáculo Pejorativo – CAPENGA – PI
Local: Espaço Cultural Trilhos / Teatro Estação

27/11 – Sábado
*16h – Espetáculo Chama “Mãe ao coração” – Diálogos do corpo e da palavra – Folha de Medronho Artes Performativas – Loulé – Portugal
(Transmissão Online) direto de Portugual
*19h – Ritual cênico “CorpoCatimbó” – Zé Viana Junior– CE e Pai Mesquita de Ogum
Local: Espaço Cultural Trilhos / Teatro Estação
*20h30 – Projeto O Poeta e Sua Hora – Festa da Lusofonia
Com a escritora Cida Pedrosa, que ganhou prêmio Jabuti 2020 lançando seu livro “Solo para Vialejo”. Neste dia haverá o lançamento do livro “Bloco de Notas” de Fernanda Paz.
Local: Espaço Casa Soraya Guimarães

28/11 – Domingo
*16h – Espetáculo “O Quarto” – Grupo Girassol – Moçambique
(Transmissão online)
*19h – Há uma festa sem começo que não termina com o fim – Pavilhão da Magnólia – CE
Local: Espaço Cultural Trilhos / Teatro Estação

OFICINAS:
* CORPOREIDADES ENCANTADAS DA JUREMA SAGRADA: UM CORPO EM ESTADO DE TRÂNSITO
Com Zé Viana Junior (CE) e Liliana Matos (BA)
Dias: 24 e 25 de novembro (quarta e quinta-feira)
Local: Espaço Cultural Trilhos
Horário: 9h às 12h
* REINICIAR O CORPO
Com Zé Reis (PI)
Dias: 22, 23 e 24 de novembro (segunda, terça e quarta-feira)
Local: Galeria do Clube dos Diários
Horário: 15h às 18h
*RODA DE CONVERSA
Processo Criativo CorpoCatimbó
Dia: 26 de novembro (sexta-feira)
Local: Escola Técnica Estadual de Teatro Prof. José Gomes Campos
Horário: 16h.


Fonte: Governo do Piauí
Comentar
Confira os valores · 21/11/2021 - 10h19 | Última atualização em 21/11/2021 - 14h52

Teresina vai receber show de 'piseiro' com João Gomes, Tarcísio e Vitor Fernandes


Compartilhar Tweet 1



Teresina vai receber no dia 18 de dezembro o show 'PZRO',  e tem como atrações João Gomes, Tarcísio do Acordeon, Vitor Fernandes e Diego Souza.

O local inicialmente divulgado foi o Atlantic City, mas novos banners informam que o show será na Arena Teresina Shopping. Os telefones informados até a publicação desta postagem não atendiam.

Os ingressos custam entre R$ 50, meia-entrada na arena, e R$ 150, inteira no front. Clique aqui e veja como comprar.

Confira o vídeo:

 

Comentar

Duas oficinas marcam a programação do Festival de Teatro Lusófono – FestLuso 2021, que começa no próximo dia 22 e segue até dia 28 de novembro, em Teresina, reunindo espetáculos e outras atrações de artistas de Moçambique, Portugal e de alguns estados do Brasil.

A Oficina “Corporeidades encantadas da Jurema Sagrada: Um corpo em estado de trânsito” é uma das atrações do Festival de Teatro Lusófono – FestLuso 2021. Será ministrada pelo pesquisador e multiartista Zé Viana Júnior, do Ceará, e pela pesquisadora, atriz e dançarina Liliana Matos (BA). A oficina é gratuita e acontecerá nos dias 24 e 25 de novembro, no Espaço Cultural Trilhos, das 9 às 12 horas.

Corporeidades encantadas da Jurema Sagrada… é resultado do projeto de pesquisa de mestrado (PPGAC-UFBA) de Zé Viana Júnior, chamada CorpoCatimbó, que também dá nome ao espetáculo do cearense que será apresentado ao público durante o FestLuso. A oficina traz informações, conceitos e processos da arte centrada na tradição da Jurema Sagrada, de matriz indígena e afro brasileira, cujo nome é dado também a uma árvore da família das acácias, a uma bebida e a uma entidade.

“A pesquisa CorpoCatimbó que embasa a oficina, se estrutura a partir da vivência da cultura da Jurema Sagrada, que é uma tradição, um modo de vida e um conjunto de práticas espirituais que se constitui como religião nordestina e é muito difundida no Nordeste em estados como Pernambuco, Piauí, Paraíba, Ceará, Maranhão e Rio Grande do Norte”, disse Zé Viana Júnior.

A oficina irá compartilhar a poética de criação em arte desenvolvida pelos autores, a partir da cosmovisão da “jurema sagrada”, trazendo aos interessados temas como as energias, as histórias, a ‘poética catimbozeira’, transitando pela capoeira, o modo de vida dessa tradição afro-brasileira e indígena, voltada principalmente para artistas do corpo, dançarinos, atores, atrizes e performers. Além disso, para esta oficina, os participantes devem utilizar roupas leves e brancas e serem maiores de 18 anos.

A outra oficina a ser ofertada durante o FestLuso é “Reiniciar o corpo”, a ser ministrada pelo professor, ator e performer Zé Reis, nos dias 22, 23 e 24, de 15 às 18 horas, na Galeria do Club dos Diários. Finalizando essa parte de conhecimentos artísticos da programação, o festival traz a Roda de Conversa, com o tema “Processo Criativo CorpoCatimbó”, no dia 26, de 16 às 18 horas, na Escola Técnica Estadual de Teatro Prof. José Gomes Campos.

Os interessados podem participar após se inscreverem online no link @festlusoficial nas páginas do evento no Instagram e no Facebook. Os participantes deverão apresentar cartão de vacinação com duas doses contra a Covid-19, uso obrigatório de máscara facial e de álcool em gel.

O evento tem realização do Grupo Harém de Teatro, de Teresina. Patrocínio do Governo do Estado do Piauí – SIEC / Equatorial Piauí; apoio República Portuguesa – Cultura e Dg’Artes; produção: Navilouca Produções e realização: Grupo Harém de Teatro.


Fonte: Governo do Piauí
Comentar
'Temos um papel importante' · 13/11/2021 - 09h55 | Última atualização em 13/11/2021 - 10h06

Durante Encontro de Formação, Sônia Terra diz que os quilombos precisam unir esforços


Compartilhar Tweet 1



A ativista da Rede de Mulheres Negras do Piauí, Sônia Terra, participou do 1º Encontro de Formação de Multiplicadores de Lideranças Quilombolas do Piauí teve início nesta sexta-feira (12/11) e que reúne mais de cem lideranças com o objetivo de promover a sua capacitação para a multiplicação de informação e formação de direitos quilombolas. 

Sônia discursou durante o evento e ressaltou a luta dos povos quilombolas através do tempo. "Estar aqui hoje é com certeza muito dessa luta que vem sendo construída há muitos anos, e a gente precisa compreender que essa união de esforços vem de muitas gentes, de muitas mãos, de muitas pessoas que se dedicaram e se dedicam, e as novas gerações que vem a partir das nossas lutas, então, que de fato possamos ser multiplicadores e multiplicadoras, e sigamos o uso da complexão negra na resistência", disse a ativista.

Sônia Terra, à direita
Sônia Terra à direita 

"Nós que somos movimento e estamos nesse governo, temos um papel importante, o papel de contribuir com esse impacto, o papel de dizer: 'nós queremos a nosso cara nesse governo, nós queremos que as políticas públicas cheguem até os quilombos, que ela chegue com essa atividade, que todas as políticas cheguem, não apenas a regularização ', mas tendo um terreno é preciso ter condições de sobreviver nessa terra, então que unamos esforços acreditando em um governo que se compromete cada vez mais com a luta em uma sociedade tão desigual e que perdas de direito tem sido muito grande principalmente entre as famílias quilombolas ", concluí.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Diversas manifestações artísticas reunidas com o mesmo propósito: sensibilizar a população para contribuir com o tratamento de crianças com câncer, em situação de vulnerabilidade social, atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no Hospital São Marcos. Este é o objetivo do Festival Cultura do Bem, evento organizado pela Associação Piauiense de Combate ao Câncer Alcenor Almeida, que teve início em (01/10) e segue até o próximo dia 16. Atualmente, mais de 780 crianças são atendidas no setor de oncologia infantil do hospital.

A programação do Festival Cultura do Bem conta com shows, exposição e intervenção artística. Por causa da pandemia, as atrações se apresentarão em lives, transmitidas ao vivo pelas redes sociais do Hospital São Marcos. Participam desta edição o humorista Amauri Jucá, a banda Validuaté e o grupo Melhor de Três, formado por João Claudio Moreno, Soraya Castelo Branco e Flávio Moura. Durante as lives, serão informados os dados bancários para doação via transferência ou PIX. Seguindo todos os protocolos da Covid-19, o festival também terá uma programação para as crianças em tratamento no hospital. 

Nesta terça-feira (05/10), a banda Validuaté abriu a programação de lives. Como parte da programação do festival, o artista visual Hudson Melo produziu um painel de 10 metros de altura no ambulatório do São Marcos. O Cultura do Bem é um dos mais de 100 projetos patrocinados pela Equatorial Piauí por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. “É uma honra e motivo de orgulho participar desse festival, uma vez que ele impacta e faz a diferença na vida das pessoas. Contribuir com iniciativas como essa é o nosso propósito enquanto empresa que valoriza e investe na cultura local”, afirma Joaquim Milhomem, Gerente de Relacionamento da Equatorial Piauí.

“Temos muito ouvido falar sobre a importância da responsabilidade social e a Equatorial Piauí tem sido uma grande parceira do São Marcos nisso. A distribuidora prontamente abraçou o projeto Cultura do Bem para que a gente possa, nessa corrente do bem, mobilizar toda a sociedade em prol de uma das causas mais nobres que existe, que é ajudar no tratamento de crianças com câncer. Agradecemos a Equatorial por estar junto conosco nesta parceria”, declara Marcelo Martins, Diretor Técnico do Hospital São Marcos.

Confira a programação de lives solidárias

07/10 (quinta-feira): Amauri Jucá

Horário: 19h30

Transmissão pelo Facebook e Instagram @hospitalsaomarcos

09/10 (sábado): Melhor de Três

Horário: 14h Transmissão pelo Facebook e Instagram @hospitalsaomarcos


Fonte: Equatorial Piauí
Comentar
Dia 03 de outubro · 22/09/2021 - 16h40 | Última atualização em 22/09/2021 - 19h50

Cantora Stefhany fará show em igreja evangélica no Norte do Piauí


Compartilhar Tweet 1



A cantora Stefhany estará em Barras no dia 3 de outubro quando participará de um evento evangélico no templo sede da Igreja Missão Mundial em Barras. As informações são do Longah.                  

Ela estourou em 2009, por conta de um clipe caseiro no qual dirigia um Crossfox, com sua versão brasileira da música A Thousand Miles. Hoje, aos 29 anos, ela fez revelações inéditas sobre o seu passado.

Stefhany passou por uma mudança radical em sua vida, em 2013, quando se converteu ao evangelho, e logo depois, se casou com o fazendeiro Roberto Cardoso, atualmente com 56 anos, mas decidiu se separar há 3 anos.                 

"Deus permitiu que tudo isso acontecesse na minha vida para eu saber que o meu sonho não era tudo. Hoje entendo que tudo é uma fantasia. Tudo vai passar. Não adianta ter fama e não ter felicidade, ser uma pessoa vazia”, declarou.

 

Comentar

Muitos são os motivos para comemorar os 169 anos da capital do Piauí na área cultural, e para fechar o mês, o grupo Melhor de Três e a quadrilha Luar do São João fazem um Drive-in na próxima segunda-feira (30/08), no estacionamento da Ponte Estaiada, às 20 horas. Quem quiser conferir a apresentação basta posicionar seu veículo em frente ao palco, o evento é gratuito.

“Convidamos a todos para esse evento que homenageia tanto Teresina como celebramos o mês do folclore. Foi uma apresentação pensada e programada para obedecer a todos os protocolos sanitários e fazer esse lindo show para os amantes do São João e do forro pé de serra”, convida o diretor da Luar do São João, Ramon Patrese.

Para quem não puder comparecer, o evento também será transmitido ao vivo pelas redes sociais da Secretaria Estadual de Cultura-Secult/PI no Youtube e Facebok. Na programação também terá o grupo Melhor de Três, formado por Soraya Castelo Branco, Flávio Moura e João Cláudio Moreno.

“A expectativa é a melhor possível poder comemorar o aniversário de Teresina com o Melhor de Três e a Luar do São João no cartão postal da cidade e promover entretenimento com segurança. Estamos preparando um super show e conto com todo mundo lá”, afirma o cantor Flávio Moura.

Durante todo o mês de agosto a Secult promoveu eventos de homenagem ao aniversário de Teresina. Foram realizadas lives culturais no Theatro 4 de Setembro, com grupos de Bumba-meu-boi, e entregou importantes obras para a área cultural da cidade, como a estátua de Esperança Garcia, no memorial que leva o nome da primeira mulher negra escravizada e advogada, e também a entrega a sede da Escola de Música Dona Gal.


Fonte: Governo do Piauí
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Nesta sexta-feira (20/08) e sábado (21/08), das 08h às 20h, acontecerá na Praça Saraiva, no Centro de Teresina, a 1ª edição do Projeto Feira das Praças, evento realizado pela Prefeitura de Teresina (PMT), através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC) e com o apoio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC), que será o órgão responsável pela parte cultural da feira. Para a realização do evento estão sendo tomadas todas as medidas de segurança sanitária, sendo que será exigido o uso de máscara, higienização das mãos e medição de temperatura.

Entre as doze atrações culturais, está o cantor Lucas Raphael em uma parceria com a Banda 16 de Agosto, que às 18hs desta sexta, pretende animar o público com grandes sucessos do forró e sertanejo em um show gratuito. Na sexta pela manhã o evento contará com recreação infantil, oficinas de arte, palhaços e malabaristas, Projeto Banda Escola, Banda Escola Heitor Villa Lobos e Orquestra Sanfônica de Teresina, já no período da tarde se apresentaram a Orquestra Sinfônica de Teresina, grupos de capoeira, corpo de baile do Teatro do Boi e o Coletivo Hip hop.

De acordo com Antoniel Ribeiro, técnico cultural da FMC, a gestão municipal tem feito diversas parcerias no intuito de garantir a população de Teresina acesso a cultura. Segundo ele, esse apoio da FMC ao Projeto Feira das Praças é muito importante, pois além de gerar oportunidades, também dará mais incentivo para quem estará expondo seus produtos.

“Até as lojas têm usado esse mecanismo de colocar atrações para atrair clientes e nesse feira, não será diferente, as atrações culturais servirão como atrativos para os clientes e expositores”, comenta Antoniel Ribeiro.

Marcelo Eulálio, secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, conta que a feira pretende percorrer as praças de Teresina, incentivando o tradicional hábito de realizar compras em feiras e praças. Ele também afirma que por conta do momento delicado da onda crescente de desempregados por conta da pandemia do coronavírus, a feira servirá como instrumento de geração de renda para centenas de teresinenses.

“Essa é mais uma forma de gerar oportunidades de negócios para expositores e compradores locais, além de fazer com que se retome o hábito das feiras e praças, oportunizando mais qualidade de vida para todos, e assim, proporcionando cada vez mais o bom uso dos equipamentos públicos que a cidade oferece”, pontua Marcelo Eulálio.

O acesso a feira, bem como praça de alimentação e atrações culturais serão totalmente gratuitos. Para mais informações sobre a 1ª edição do Projeto Feira das Praças, acesse o site www.teresina.pi.gov.br


Fonte: SEMDEC
Comentar
Estreia no domingo (22) · 20/08/2021 - 06h27

Jovens piauienses criam série que será exibida pelo YouTube


Compartilhar Tweet 1



Estreia no próximo domingo (22/08), a série “Fogo Livre”, criada pelo jovem castelense Waquilas de Jesus, de 17 anos, e encenada por 15 atores, entre crianças e adolescentes de Castelo do Piauí e São Miguel do Tapuio. Esta é a segunda produção encabeçada pelo grupo de atores juvenís. As informações são do Campo Maior em Foco.

A série será exibida, exclusivamente na plataforma Youtube, no canal “Fora de Controle”, também idealizado por Waquilas. Fogo Livre conta com oito episódios, com duração, em média, de 25 minutos cada.

No enredo, a trama começa quando cinco jovens são, misteriosamente, transportados para dentro de um jogo. O misticismo, drama e a luta pela sobrevivência são os principais pilares da história, que, levanta a discussão para a necessidade de ajuda mútua entre as pessoas.

    Divulgação

Ao Emfoco, o escritor da série, Waquilas de Jesus, disse que o novo trabalho vai trazer para as pessoas um conjunto de ensinamentos, mas preferiu não adiantar muitos detalhes sobre o desenrolar da trama.

“Além de fazer analogia a algo do momento, trás um grande e forte ensinamento por trás. Ensinamento esse que tem a capacidade de moldar o telespectador da melhor maneira possível, ainda propondo altas gargalhadas aí em sua telinha, muitas emoções que vão do choro ao riso, e uma sede insaciável de descobrir a cada EP o que vai acontecer”, concluiu o jovem.

Comentar
Projeto Agosto no Parque · 13/08/2021 - 21h36 | Última atualização em 13/08/2021 - 22h22

Lagoas do Norte faz live com banda neste sábado (14) para comemorar aniversário de Teresina


Compartilhar Tweet 1



O Parque Lagoas do Norte vai ser palco de uma comemoração especial pelo aniversário de Teresina. Neste sábado (14/08), acontece a Live Teresina 169 Anos, transmitida direto de um dos principais cartões postais da cidade, a partir das 12h.

A live faz parte do projeto Agosto no Parque, uma programação especial que o Programa Lagoas do Norte preparou para retomar as atividades socioculturais e esportivas no parque. O evento terá participação do músico Wilseff Lago e Banda, que tem um repertório cheio de sucessos da MPB, pop rock e reggae. A transmissão será feita pelo canal do Lagoas do Norte no YouTube https://www.youtube.com/user/LagoasDoNorte.

A programação já contou com um aulão de zumba e ritmos e também com a apresentação da Caravana Baby Shark, na sexta-feira (6). Ainda está prevista a realização de um passeio ciclístico na última semana de agosto.

As tradicionais atividades no Parque Lagoas do Norte tiveram que ser suspensas por conta da pandemia. Agora, tomando todas as precauções sanitárias e de higiene, o programa está organizando eventos em formatos digitais e outros presenciais sem aglomeração, porém, aproveitando a natureza e o espaço ao ar livre.

“Não poderíamos deixar passar o aniversário de Teresina sem festa. Vamos transmitir essa live para que as pessoas possam curtir de casa, com a família, tanto a beleza do parque como a boa música. Então, queremos convidar a todos para acompanharem a transmissão pelo nosso canal no YouTube e acompanhar toda a divulgação pelas nossas redes sociais”, afirma o diretor-geral do PLN, Bruno Quaresma.


Fonte: Prefeitura de Teresina
Comentar

Compartilhar Tweet 1



De uma forma diferente, por conta da pandemia do coronavírus, acontece nesta segunda-feira (02/08), em Teresina, a 18ª edição da Procissão das Sanfonas, evento que ocorrerá de forma remota para evitar a aglomeração de pessoas pelo YouTube da Colônia Gonzaguiana de Teresina e pela TV Assembléia, o evento, que irá iniciar às 18h30 e contará com diversas atrações do cenário cultural local.

    Divulgação

Deverão subir ao palco: o cantor Adelson Viana; As Fulô do Sertão; Caju Pinga Fogo; Chagas Vale; Chambinho do Acordeon; Daniel Leal; Flávio Augusto; Flávio Moura; Gonzaga Lu; Grupo Valor de Pi; Inácio Botelho; Isac Prado; Ivan Silva; Jaiminho do Acordeon; Jeruilson; João Cláudio Moreno; João Lacerda; Joquinha Gonzaga; Kaleo ; Lázaro do Piauí; Léo Xenhenhem; Luís Marcos; Maísa Vieira ; Marina Elali; Marinaldo do Forró ; Marquinhos Mel; Pavarotti; Pedro Sampaio; Reginaldo Silva; Santanna, O Cantador ;Tairo Silva; Targino Gondim; Zé Dantas Neto e Zé Roraima.

Nesta edição os organizadores resolveram lembrar o centenário de Zé Dantas, o poeta do baião que construiu imaginários do país sobre o Nordeste. José de Sousa Dantas Filho nasceu em Carnaíba (PÉ) e que ainda muito jovem começou a publicar as primeiras composições na Revista Formação, publicada pelo Colégio Americano Batista.

A Procissão das Sanfonas de Teresina completa 13 anos e é uma realização da Colônia Gonzaguiana de Teresina e que conta com diversos apoios, entre eles o da Prefeitura Municipal de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves.


Fonte: Prefeitura de Teresina
Comentar
Transmissão ao vivo no YouTube · 24/07/2021 - 13h21

'The Expo Online' segue até o dia 31 de julho com várias atrações


Compartilhar Tweet 1



O 'The Expo no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde' que teve início nessa quarta-feira (22/07) e segue até o dia (31/07) com exposição de animais, cursos on line, vaquejada e lives musicais. Toda a programação é transmitida no canal do YouTube na ITTNET.

A programação teve início no dia (22/07) com recepção dos animais, início do julgamento de marcha e morfologia dos potros, potras e cavalos de marcha picada
e batida. Foi realizada shopping de venda de potros, potras, cavalos e égua da raça Mangalarga Marchador. 

Já no dia (23/07) ocorreu o início do julgamento de éguas de marcha picada e batida. 

    Divulgação

Confira programação dos próximos dias:
Dia (24/07):

  • 9h - Julgamento de cavalo castrado de marcha picada e batida;
  • 17h - Julgamento final dos campeões dos campeões de marcha picada e marcha batida e premiações.

Circuito Avapi de Vaquejada teve início no dia (28/07) e segue até o dia (30/07), de 8h às 22h.

  • Sábado (24/07) - Bill Coimbra
  • Domingo (25/07) - Forró Absoluthe
  • Segunda-feira (26/07) - Forró Doutora, às 19h, e Ch Cantor, às 20h30.
  • Terça-feira (27/07) - Toda Boa, às 19h, e Vitor Amaral, às 20h30.
  • Domingo (01/08) - Luketta, às 19h, e Anderson Rodrigues, às 20h30.

 

Comentar
Será transmitida ao vivo · 12/07/2021 - 14h35 | Última atualização em 12/07/2021 - 14h44

Fullreggae e Banda 20 Nós são as atrações da live Show das Férias desta terça (13)


Compartilhar Tweet 1



O som poético do Fullreggae e o repertório eclético da Banda 20 Nós são os shows dessa terça-feira (13/07) no projeto de lives Show das Férias. As apresentações serão transmitidas nos canais da Secult e TV Garricha a partir das 18h30.

Formado em 2001, o Fullreggae vem com uma proposta de resgatar o reggae roots jamaicano, inserindo um contexto poético, político, social e ecológico, ao mesmo tempo em que busca um som ímpar e único da banda. Os integrantes tem como referência nomes consagrados como: Bob Marley, Israel Vibration, Jacob Miller, Toots, e outros nomes mundialmente conhecidos do Reggae.

A banda 20 Nós iniciou sua trajetória no final de 2016 (com outra formação) tocando em bares e restaurantes de Teresina com um repertório eclético que vai do pop ao reggae e rock, até clássicos da bossa, samba e MPB. Atualmente o grupo na estreia do seu primeiro single autoral intitulado “Sinto Muito” que será distribuído em todas as plataformas digitais.

O show das Férias é um projeto realizado pela LV entretenimento, com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Coordenadoria de


Fonte: SECULT
Comentar

Compartilhar Tweet 1



No tradicional mês das férias o Theatro 4 de Setembro recebe uma programação especial de lives com shows dos mais variados estilos. A abertura acontece nesta terça-feira (06/07) com as apresentações de Junior Masca e Double Deck. As lives começam às 18h30 e são transmitidas pelos canais da Secult e TV Garrincha.

    Divulgação

Junior Masca tem influências de vários ritmos brasileiros, conseguindo mesclar essas vertentes, mas sem perder a essência da música nordestina. O repertório do cantor é composto por músicas autorais e covers de bandas já consagradas no cenário brasileiro, porém, como arranjos e versões exclusivas.

O projeto Double Deck é formado pelo DJ Leuzz e a cantora Elayne Leoneo e se diferencia no cenário musical por seu repertório eclético. Mesmo tendo como base o som eletrônico, o duo  também toca MPB, samba, rock, pop, funk, além de outros gêneros musicais.

O Projeto é uma realização da LV entretenimento, com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Coordenadoria de Comunicação Social.


Fonte: SECULT
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) por meio da Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI), está promovendo uma roda de conversa sobre “Sentidos e significados das festas junina e do universo junino”. O evento acontece hoje, nesta quarta-feira (23/06), a partir das 19h00, por meio de videoconferência na plataforma Zoom. A roda de conversa é destinada a todos os alunos da UNATI.

 

Segundo a tutora da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade da Universidade Estadual do Piauí, Andreia Lima, o objetivo dessa palestra é trazer a alegria das festas juninas, de forma on-line, através da memória afetiva por meio de objetos, comidas, trajes típicos para que possam resgatar e aquecer o coração das pessoas com boas lembranças. “A metodologia utilizada será da tenda do conto, para que numa grande roda de conversa com a participação ativa dos idosos, eles possam compartilhar as experiências vividas ao longo da vida relacionadas aos festejos de São João”, destaca.

O professor Moisés Mendes, Coordenador da UNATI, acrescenta que toda quarta-feira acontece palestras das mais variadas temáticas. “A importância dessa atividade é manter o contato do grupo, passar um conhecimento a mais para todos dentro da realidade em que estamos vivendo. Fechamos essa parceria com a residência multiprofissional e eles dão palestras voltadas para os idosos”, finalizou o coordenador.

 


Fonte: UESPI
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O mês mais alegre, festivo e que exalta as maiores tradições culturais, musicais e simbólicas do povo nordestino é, sem dúvida, junho. Assim, mais uma vez com o incentivo da Lei Audir Blanc, por meio do edital Prêmio Seu João Claudino e Governo do Estado do Piauí, será realizada, nesta quarta-feira (23/06), a partir das 19h00, a live O Poeta e sua Hora – Diálogo de Oficina, com a temática principal da tradição folclórica do boi, tradição no Nordeste e em outras regiões, trazidas desde o tempo colonial, que mostram a tradição das festas celebradas nas fazendas de gado.

Na live, transmitida do Espaço Casa Soraya Guimarães, haverá a apresentação do grupo Boi Riso da Floresta, de Teresina, que há várias décadas se apresenta em festejos e festivais juninos. A dança, a batucada, a representação folclórica dos grupos em torno da representação de um boi é a raiz do povo piauiense.

Além disso, outra novidade, ainda na temática desse mês tão colorido e animado será a apresentação do projeto do grupo Tripé de Serra, criado por Kilito Trindade e Edmar Sampaio, que terão a parceria de voz da cantora Duda Di. E claro, o som e canções escolhidas a dedo no repertório da Banda Os Faustinos, que sempre encerram a live em vários estilos, como chorinho e samba.

Toda a produção, direção e elenco são testados para o coronavírus pelo menos um dia antes do evento. A live O Poeta e sua Hora – Diálogo de Oficina tem produção de Soraya Guimarães, direção artística de Arimatan Martins e direção musical Rubens Figueiredo (convidado: André Wilker).

O projeto é financiado pela Lei Audir Blanc/Edital Prêmio Seu João Claudino, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult)/Governo do Estado do Piauí, Siec, Ministério do Turismo – Governo Federal. Apoio: Grupo Harém de Teatro. Realização: Navilouca Produções. O público acompanha a live pelos canais sociais de O Poeta e sua Hora pelo Instagram (@opoetaesuahora), Facebook.com/opoetaesuahora e pelo Youtube.

Programação
*leitura encenada: O pega sol – por Arimatan Martins e Fernando Freitas
*Apresentação: Grupo Boi Riso da Floresta
*Poesia com Durvalino Couto, Kilito Trindade, Feliciano Bezerra e Lucas Rolim
*Tripé de Serra: Duda Di, Kilito Trindade e Edmar Sampaio
*Show: Banda Os Faustinos com Rubens na direção musical e voz, Wellington Torres (violão), Chico Nascimento (baixo) e Lucas Rolim (percussão).


Fonte: Governo do Piauí
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O grupo Raízes do Brasil realiza de 21 a 27 de junho o Encontro de Mestres da Arte Capoeira em formato híbrido, com algumas atividades presenciais e virtuais, além de transmissões ao vivo. O evento é direcionado para capoeiristas com uma programação de palestras, oficinas de instrumentos, aulas práticas e teóricas e homenagem aos Mestres Tucano e Bobby.

A renda das inscrições será 100% revestida para compra de alimentos e ajuda à causa beneficente da campanha RDB Solidária, em prol de famílias com dificuldades por conta da pandemia.

“Independente dos desafios decorrentes do cenário pandêmico que passa a humanidade procuramos manter o padrão de nossas atividades, proporcionando capacitação e integração aos nossos integrantes e capoeiristas em geral. Nesse evento aberto ao público, teremos um conteúdo diversificado e com ministrantes de palestras e oficinas reconhecidos e renomados dentro das suas áreas de atuação”, explica Mestre Touro, presidente da Associação Cultural de Capoeira Raízes do Brasil-PI.

Entre os palestrantes estão o Prof. Dr. Marcelo Neto (Doutor em História – UFPE), Edilson Nascimento (Professor da SEDUC e membro do Movimento Negro no Piauí), Prof. Kojak Ribeiro (Pós Graduado em Fisiologia e Prescrição do Exercício – UFES, Criador do Método Capoeira Sem Dor).

A realização de atividades de forma online e hibrida já faz parte da realidade do grupo desde o início da pandemia , e tem permitido a conexão através de aulas online, reuniões e eventos com participantes de vários estados, países e continentes.

“No evento estaremos comemorando os 20 anos de Maestria dos irmãos Mestre Tucano e Mestre Bobby, não poderíamos deixar passar em branco esse momento marcante”, destaca Mestre Touro.

A realização do encontro tem o apoio do Governo do Estado do Piauí através do SIEC- Sistema de Incentivo Estadual à Cultura e SECULT (Secretaria de Estado da Cultura do Piauí), Prêmio Seu João Claudino, Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc e Governo Federal.

 


Fonte: Secult Piauí
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Nesta terça-feira (22/06) quem se apresenta na programação especial do projeto de lives São João online são os cantores Pamela Lima e Marcus Julião. Os shows serão transmitidos pelos canais da Secult e TV Garrincha no Youtube e Facebook, a partir das 18h30.

Pamela Lima é cantora, compositora e multi-instrumentista teresinense, que começou a demostrar interesse pela música aos 6 anos de idade. Aos 12, Pamela começou a fazer shows em barzinhos e festas no bairro para divulgar seu trabalho. Além de tocar teclado, seu primeiro instrumento, aprendeu a tocar sanfona, sax, piano e violão.

Marcus Julião é natural de Campo Maior e descobriu a paixão pela música aos 14 anos arranhando os primeiros acordes em um violão. Dois anos depois, aprendeu a tocar o acordeon de seu tio, e a partir daí nunca mais se separou do instrumento.

O cantor participou de várias bandas e de um trio pé-de-serra. Em 2019, iniciou sua carreira solo, e no ano seguinte lançou clipe da sua primeira música inédita “Prisão de Amor”.

O Projeto São João online é uma realização da LV entretenimento, com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Coordenadoria de Comunicação Social.


Fonte: Secult Piauí
Comentar
Com apoio da Secult · 10/06/2021 - 11h17 | Última atualização em 10/06/2021 - 16h35

Projeto O Poeta e Sua Hora realiza show nesta sexta (11), com Salgado Maranhão


Compartilhar Tweet 1



O show “O Poeta e sua Hora – Diálogo de Oficina” será realizado, nesta sexta-feira (11), a partir das 19h, com transmissão via Facebook e Youtube. A banda Os Faustinos, liderada pelo músico Rubens Figueiredo, interpretará canções e contará com a participação do poeta nascido em Caxias (MA), Salgado Maranhão, cujas composições foram gravadas por grandes intérpretes da música popular brasileira, como Zizi Possi, Elba Ramalho, Xangai, Paulinho da Viola, Dominguinhos e Alcione. O projeto tem o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio das leis de incentivo.

“A expectativa é boa e todos estão empolgados. Teremos a participação do Salgado Maranhão que, para nós, é uma honra. Um poeta, compositor e escritor de vários livros já inserido na música e na cultura piauiense, como nacional”, descreve Rubens Figueredo. Entre as canções do maranhense no repertório estão “Caminhos do Sol”, sucesso na voz de Zizi Possi; “Lençóis”, parceria com o maestro Zé Américo Bastos, interpretada por Alcione em seu mais recente disco “Tijolo por Tijolo” (2020) e a composição “Love”, escrita em parceria com Zé Quaresma, da banda Validuaté. Durante o show, Salgado Maranhão recitará poemas de sua autoria.

A banda Os Faustinos também cantará em seu repertório canções de grandes artistas brasileiros e músicas instrumentais, além das participações do poeta Feliciano Bezerra, da cantora Esther Lima e do sanfoneiro Inácio Botelho. “O Inácio integra o nosso roteiro musical, tudo a ver com o período junino. Apesar da pouca idade, ele é um talento e o público certamente apreciará”, afirma Rubens Figueredo, acrescentando que o repertório do show passará por vários estilos incluindo obras mais ligadas ao forró com músicas de Luiz Gonzaga, Sivuca, Dominguinhos e Hermeto Pascoal.

A Live O Poeta e sua Hora – Diálogo de Oficina tem incentivo do prêmio Seu João Claudino; Lei Audir Blanc; Secretaria Especial de Cultura (Siec) – Governo do Estado do Piauí; Governo Federal. Apoio: Grupo Harém de Teatro. Realização Navilouca Produções.

 


Fonte: Governo do Piauí
Comentar
Nova data será marcada · 18/03/2020 - 16h06 | Última atualização em 18/03/2020 - 16h08

Show do youtuber Luccas Neto é adiado em Teresina pela Kalor Produções


Compartilhar Tweet 1



A Kalor Produções anunciou que o evento 'Luccas Neto - A Escola de Aventureiros', que seria realizado no dia 5 de abril de 2020, será adiado para uma data a ser marcada e divulgada em breve. 

Os ingressos já adquiridos continuam valendo para a nova data do show do youtuber e o adiamento é uma medida de ação preventiva para conter o coronavírus. Confira o comunicado:

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A emergência em saúde provocada pela pandemia de coronavírus levou a Kalor Produção a adiar o show da dupla Jorge e Mateus que aconteceria no dia 27 de março, em Teresina.

No comunicado feito através das redes sociais, a empresa diz que o evento ocorrerá apenas em 24 de julho e que os ingressos já adquiridos continuam valendo para a nova data.

A medida considera a determinação das autoridades de saúde e o governo do Piauí para a não realização de eventos com aglomerações de pessoas.

 

Comentar