
Saiba qual é o melhor exercício para definir as pernas
Quando falamos de treino e melhores exercícios, surgem muitas dúvidas, principalmente para quem é iniciante. É importante saber que o programa de treinamento deve ser individualizada, respeitando os limites e necessidades de cada pessoa.
De acordo com a personal trainer Angélica Almeida, os sete princípios do treinamento físico funcionam como norteadores de planejamento, execução, consolidação e controle da preparação de um atleta, seja ele amador ou profissional. Eles incluem:
1. Individualidade biológica;
2. Adaptação;
3. Carga;
4 .Continuidade;
5. Especificidade;
6. Variabilidade;
7. Interdependência volume x intensidade.
“O exercício será eficiente a partir do momento que gerenciar todas essas variáveis dentro do seu treino. Por isso, é necessário a orientação de um profissional de educação física. Controlando os sete princípios, é possível visualizar os resultados”, afirma Angélica.
Melhor exercício para pernas
De acordo com a personal trainer, o agachamento é o exercício mais completo para as pernas. A atividade multiarticular não trabalha apenas os grupamentos musculares que recruta com mais intensidade, mas também outros em sinergia. Ele envolve estruturas musculares e articulares, como coluna e core.
Agachar é um movimento básico do cotidiano. Levantamos e sentamos inúmeras vezes durante o dia. Mesmo que a pessoa não agache na mesma amplitude de quando realiza o exercício na academia, seus músculos estão ativados.
Porque devo agachar?
• Hipertrofia dos músculos das coxas e glúteos;
• Ganho de força e resistência;
• Aumento de massa óssea nos ossos;
• Proteção das articulações por fortalecer a musculatura das pernas.
Tipos de agachamentos
Existem algumas variações de agachamento: com o peso corporal, com halteres, barra, kettlebell, com elástico ou com salto.
Para quem está começando é importante se atentar no movimento correto, vale mais do que adicionar carga. Lembre- se: a força realizada é na parte posterior, principalmente no bumbum. Portanto, contraia abdômen, faça a força para baixo, em direção ao chão, com os pés alinhados com o quadril. Não tente não ultrapassar a ponta dos pés e deixe eles colados no chão, para te dar estabilidade. Se a amplitude do movimento for pequena, não se desespere. A cada treino irá evoluir, insista que chegará nos 90º, ou no seu melhor.
Fonte: Sportlife