Em Acauã · 29/11/2018 - 09h46 | Última atualização em 29/11/2018 - 10h18

Governo assina decreto de situação de emergência por conta da seca em Acauã


Compartilhar Tweet 1



O governador Wellington Dias assinou decreto nº 18.016, de 27 de novembro, declarando situação de emergência em 45 municípios piauienses por conta da seca por 180 dias. O documento foi publicado no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (28/11).

O chefe do executivo estadual considerou a irregularidade na distribuição pluviométrica observada nos últimos anos no Estado, na maioria dos municípios, sobretudo os da região do Semiárido, em especial dos aglomerados dos Territórios Serra da Capivara, Vale do Canindé, Vale do Sambito, Vale do Guaribas e Vale dos Rios Piauí e Itaueira.

Consta ainda que monitoramento realizado pelo monitor das secas, órgão da Agência Nacional das Águas (ANA) que demonstra que parte do território do Estado ainda se encontra em seca caracterizando o momento atual como de situação de seca extrema.

 


Fonte: Portal Cidades na Net
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Um homem foi preso suspeito de tentar estuprar sua enteada de 12 anos no interior da cidade de Acauã.

O crime ocorreu na localidade Pedra Branca, na região da Serrinha. A mãe da criança teria comunicado o fato aos policiais, relatando que o homem havia tentado manter relações sexuais com a adolescente.

Os policiais iniciaram diligencias e localizaram o suspeito dentro da casa do casal deitado. Momento em que foi preso e levado para uma delegacia.

Segundo informações da polícia, uma testemunha, irmã da vítima, teria presenciado o crime.

    Foto:Reprodução

 

 


Fonte: Reprodução Facebook
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Neste sábado (20/10) a Polícia Militar da cidade de Paulistana prendeu um homem suspeito de espancar os irmãos Andrade Irênio e José Irênio no dia 10 de outubro. A prisão ocorreu no município de Acauã após mandado de prisão preventiva expedido pela juíza Thalita Cruz Sampaio.

José Irênio não resistiu aos ferimentos provocados pela agressão e morreu após cinco dias internado em hospital.

Assim que tomaram conhecimento do mandado de prisão, policiais da Força Tática realizaram diligências para tentar localizar e prender o suspeito. A polícia recebeu a informação que ele estaria em uma mata.

A polícia, de posse dessa informação, montou campana na localidade Baraúnas, zona rural de Acauã e horas depois o suspeito foi preso.

Ele foi encaminhado em seguida para a delegacia regional em Paulistana para os procedimentos cabíveis.

 

 


Fonte: Com informações do FN Notícias
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Na Zona Rural do município de Acauã, um caminhão carregado de cimento tombou, numa curva na localidade Suspirante, na PI-459, no trecho que liga o Posto Fiscal de Pipocas a cidade de Queimada Nova do Piauí, nesta quarta-feira (17/10). 

O acidente envolveu uma carreta carregada de cimento que trafegava de São Paulo para a cidade de Lagoa do Barro do Piauí. Segundo informações, duas pessoas que estavam na cabine do veiculo foram socorridas pelo Samu e encaminhadas para o Hospital Regional da cidade de Paulistana. 

O motorista da carreta foi identificado como Macio Edson Sobrinho, natural do município de Salgueiro-PE, além do motorista que felizmente não teve ferimentos grave, também estava no veiculo o ajudante identificado por Wenner da Conceição Morais, que não teve nenhum ferimento. 

A Grupamento da Polícia Militar (GPM) de Acauã foi acionada e esteve no local, fazendo os procedimentos cabíveis para a ocasião. 

 


Fonte: Vale do Canindé
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Para governador, Wellington Dias foi o primeiro colocado com 3.406 votos e 80,10% dos votos válidos.

 

Para o Senado, Marcelo Castro obteve 2.878 votos e 37,68% dos votos válidos. Ciro Nogueira teve 2.703 votos e 35,39% dos votos válidos.

 

O candidato a deputado federal mais votado no município foi Júlio Cesar com 2.372 votos e 51,58% dos votos válidos.

 

O candidato a deputado estadual mais votado no município foi Georgiano com 3.020 votos e 64,34% dos votos válidos.

 

Comentar

Um homem foragido da justiça do Pernambuco foi detido na tarde dessa segunda-feira (08/10) no município de Acauã, no Piauí, pela Polícia Militar. Ele cumpria pena de 15 anos de prisão por homicídio qualificado.

O foragido, que não teve o nome revelado, foi preso após a PM de Pernambuco repassar informações sobre o seu paradeiro a PM do Piauí. Ele era detento da Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes, da cidade de Petrolina (PE). 

O mesmo foi capturado e conduzido à 12ª Delegacia de Regional de Polícia Civil de Paulistana, para os procedimentos cabíveis. Em seguida, o foragido foi encaminhado para o estado de Pernambuco e apresentado na 25ª Delegacia de Cabroró.

 


Fonte: Portal Waldiney Passos
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Nesse sábado e domingo,teremos mais dois jogos pelo campeonato acauaense, no sábado Angical x Travelages as 15h30, o Angical faz a primeira partida, já o Travelages já soma 3 pontos, venceu o Liquidão por 2x0..

No Domingo é a vez dos times de Acauã x Baraúnas, Acauã já soma 3 pontos, já o Baraúnas faz a primeira partida no campeonato..

Comentar
Mais cobertura de rede · 22/08/2018 - 09h42

Acauã será beneficiada com sinal em roaming da Claro e da TIM


Compartilhar Tweet 1



O município de Acauã e mais 41 cidades do Piauí serão beneficiadas com a Claro e a TIM anunciaram parceria para compartilhamento de infraestrutura em forma de roaming, que garantirá a conectividade aos seus usuários em mais de 700 novos municípios, onde, anteriormente, havia apenas uma das operadoras.

A negociação prevê o uso da estrutura 3G nos municípios contemplados desde o início do mês de julho e a prestação do serviço será transparente, não exigindo qualquer ação prévia por parte dos clientes seguindo a mecânica da oferta/plano de serviço já contratada.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



No município de Acauã, um caminhão pegou fogo na madrugada dessa segunda-feira (06/08). O veículo fazia o carregamento de caixas d'água.

O motorista estava fora do veículo, no Posto Fiscal de Pipocas, quando outros caminhoneiros lhe avisaram que a carreta estava em chamas.

O fogo se alastrou rapidamente e não foi possível resgatar o carregamento, nem os documentos que estavam dentro do veículo.

A carreta partiu de Camaçari, na Bahia. Ninguém ficou ferido.

Confira o vídeo:

 

 


Fonte: Blog da Evangelista
Comentar
Eleito · 09/01/2018 - 18h04 | Última atualização em 10/10/2018 - 08h16

Município de Agricolândia


Compartilhar Tweet 1



Para governador, Wellington Dias foi o primeiro colocado com 2724 votos no município de Agricolândia.

 

 

 

 

Comentar

As Unidades Móveis de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência do Campo e da Floresta estará nos município de Acauã de 31 de maio a 2 de junho.

Ônibus adaptados fazem parte do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra Mulheres e constituem uma das ações do Programa “Mulher, Viver sem Violência”, do governo brasileiro. Neles são oferecidos serviços de assistência jurídica, psicológica e social.

“Faremos a capacitação da rede de atendimento às mulheres para que possamos firmar parcerias em ações de combate à violência, bem como de serviços que devem ser oferecidos às vítimas. E os questionários nos darão uma visão a respeito dos tipos de agressões que mais ocorrem em cada uma das cidades para que atuemos no enfrentamento dessas”, destacou Josefa Lima.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações em Piaui Hoje
Com show de Márcia Fellipe · 18/05/2017 - 16h14

Divulgado programação oficial da XV Festa do Vaqueiro em Acauã


Compartilhar Tweet 1



Diculgado na tarde desta quarta-feira (17/05) a programação completa da XV Festa do Vaqueiro. O evento será realizado nos dias 30 de Junho e 01 de Julho e contará com diversas atividades e shows musicais.

Na sexta-feira (30/06), a partir das 9h será realizado o Programa Forró Na Feira. As 18h a programação segue com apresentações culturais e shows com artistas locais e as 22h muita música e animação com a Banda Nova Geração, Danilo Pernambucano e Erismar do Acordeon.

No sábado (01/07) encerrando com chave de ouro, a partir das 22h shows musicais com Marcelo Batista, Márcia Fellipe e Cidinho do Acordeon.


Fonte: Com informações do Portal Valle do Itaim
Homenagens · 15/05/2017 - 11h00 | Última atualização em 15/05/2017 - 11h15

Em Acauã, comoção e honras marcam enterro de PM assassinado


Compartilhar Tweet 1



Foi enterrado na tarde da última sexta-feira (12/05) no Cemitério do Posto Fiscal de Pipocas, município de Acauã-PI, após ter sido velado na cidade de Picos e Paulistana, o Cabo da Polícia Militar Daniel Marcos Ferreira da Silva, 48 anos, morto a tiros por um homem na manhã da última quinta-feira (11/05) dentro do Grupamento da PM da cidade de Paquetá do Piauí.

O sepultamento, que foi marcado pela serenidade e emoção, teve honras militares com salva de tiros. No cemitério, o comandante do 20º BPM, Major Felipe, segurando na alça do caixão, se encarregou de conduzi-lo juntamente com outros policiais até o tumulo.

Esteve presente no sepultamento, o Sec. de Segurança, Capitão Fábio Abreu, o coronel Carlos Augusto, comandante Geral da PM e outras autoridades militares.

(Equipe Municípios)


Fonte: Com informações e fotos do FN Notícias

Compartilhar Tweet 1



O diretor do EGC/TCE - PI, Delano Câmara, em entrevista ao 180graus, alerta aos gestores dos municípios sobre o IEGM, que tem prazo até dia 31 de maio para ser enviado ao TCE.

É um fator que dá todos os índices de como anda a gestão, mas principalmente a governança do município. Passou a ser exigido por todos os tribunais de contas do país e exige que todas as prefeituras devem preencher o formulário, caso contrário terão suas contas bloqueadas.

É tão importante quanto a prestação de contas, ou o não pagamento da previdência. Segundo o Dr Delano, as prefeituras não estão atentas que devem preencher esse formulário. O tribunal já fez vários treinamentos para instruir o preenchimento dos formulários que estão disponíveis no site do TCE.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal 180 graus

É um descaso a falta de iluminação em ruas do município de Acauã – PI. Em quanto muitas ruas estão na escuridão, o domicílio do Prefeito, tem lâmpadas de sobra. Será que as pessoas vão ter que pagar por um serviço que não existe, logo os moradores vão receber a cobrança da COSIP que a agora é Lei sancionada pelo Prefeito Molão.

Já na Prefeitura, o local é bem iluminado são 5 lâmpadas em apenas dois lados.

Enquanto os moradores estão nas escuras na Prefeitura a iluminação sobra. Será que o Prefeito Molão, acha que só a Prefeitura precisa estar bem iluminada?

No dia, 03/04, quinze dias atrás o Prefeito sancionou a lei de iluminação pública, chamada de COSIP que vai varia de 8% a 20% do valor da conta de energia. Esse valor será acrescentado na conta a tornando bem mais cara.


Fonte: Blog Do Evangelista

Compartilhar Tweet 1



O senhor José Maciel Filho, popularmente conhecido como “Preá”, de 65 anos, morreu após sofrer um grave acidente no fim da tarde desta terça-feira (21/03) nas proximidades da entrada para a localidade Mandacaru, município de Acauã-PI.

Segundo informações repassadas por populares, marido e mulher trafegavam em uma moto pela BR-407 quando colidiram com um veículo gol cor prata. “Preá” deu entrada no Hospital Regional Mariana Pires Ferreira em Paulistana-PI já sem vida. Sua esposa, Edna, foi levada e, na sequência, transferida para a cidade de Teresina-PI.

“Preá” era muito conhecido na região por trabalhar com propagandas numa moto equipada com som. A Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal estiveram no local para realizar os procedimentos de praxe.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações do Paulistanawebtv

Compartilhar Tweet 1




José Maciel Filho, conhecido como "preá" de 65 anos, morreu no final da tarde dessa terça-feira (21/03), após colidir sua moto contra um carro na BR 407, próximo ao município de Acauã. Ele estava com sua esposa na garupa da moto, indo em direção da casa do sogro.

Segundo informações da família, a mulher ficou gravemente ferida, ela foi encaminhada ao Hospital Regional de Paulistana, mas será transferida para Teresina.


Compartilhar Tweet 1



Na tarde desta segunda-feira (13/03), a TV Cidade Verde em parceria com o Sebrae realizaram a abertura do Congresso das Cidades. Prefeitos, prefeitas e gestores municipais de várias cidades marcaram presença. Serão três dias para unir lideranças e pensar nos desafios que estão por vir. O evento acontece na Federação das Indústrias do Piauí (Fiepi), e segue até quarta-feira (15).

O evento é promovido pelo Governo do Piauí, TV Cidade Verde e SEBRAE, com o apoio da APPM, TCE, CAU, IBGE, FIEPI e SESI, com patrocínio da FUNASA, CAIXA e Governo Federal.

(Redação Teresina)

Organizado pelo CGU · 07/02/2017 - 14h18 | Última atualização em 07/02/2017 - 14h55

Prefeito do município de Acauã participa de palestras sobre transparência na APPM


Compartilhar Tweet 1



Com objetivo de orientar sobre a correta aplicação dos recursos públicos federais, o CGU realizou na manhã desta segunda-feira (06/02), o Encontro Município Transparente. O prefeito do município de Acauã, Molão, esteve no evento que é regionalizado, nos 26 Estados do país, que reúne prefeitos para esclarecer iniciativas de melhoria da gestão, combate à corrupção e incentivo à transparência.

O encontro acontece na APPM, que já tem um trabalho de destaque na área. A programação inclui temas como: fiscalização nos municípios, orçamento, licitações e contratos, prestação de contas, ouvidoria, transparência pública.

Os prefeitos receberam um pen-drive que contém orientações da CGU.

Equipe de municípios - direto da APPM


Compartilhar Tweet 1



Com objetivo de orientar sobre a correta aplicação dos recursos públicos federais, o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União realizará no Piauí, no dia 6 de fevereiro, o Encontro Município Transparente. Eventos regionalizados, nos 26 Estados do país, vão reunir prefeitos e prefeitas para esclarecer iniciativas de melhoria da gestão, combate à corrupção e incentivo à transparência.

O encontro acontece na Associação Piauiense de Municípios (APPM), que já tem um trabalho de destaque na área, e deve reunir prefeitos e técnicos. A programação inclui temas como: fiscalização nos municípios, orçamento, licitações e contratos, prestação de contas, ouvidoria, transparência pública, Lei Anticorrupção e atuação do controle interno na Adm Pública.


Fonte: Com informações da APPM

Compartilhar Tweet 1



O prefeito do município de Acauã, Molão, marcou presença na Assembleia Geral realizada nesta sexta-feira (06/01). A pauta principal era a eleição para mesa diretora da Associação. O prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos, foi aclamado como presidente da APPM por maioria qualificada de votos.

A Assembleia foi aberta com 136 prefeitos presentes, quórum suficiente para tal. Perguntados se aclamavam o novo presidente, os prefeitos ergueram os braços. A posse aconteceu ainda no final da manhã com presença do governador Wellington Dias, senadores Regina Sousa e Elmano Ferrer, deputados federais Rejane Dias, Marcelo Castro, Júlio César, presidente da Alepi, Themístocles Sampaio, deputados e secretários estaduais.

(Redação Teresina)

Selo Unicef · 19/12/2016 - 15h30

Município de Acauã recebe o Selo Unicef


Compartilhar Tweet 1



O município de Acauã recebeu na manhã desta segunda-feira (19/12), o Selo Unicef. A solenidade de entrega aconteceu, às 9h, no Auditório da Justiça Federal. O prefeito Molão estava presente no evento, entre outros convidados. Acauã é um dos 40 municípios, dos 240 do Piauí premiado. A premiação é para os que desenvolveram trabalhos eficientes durante a gestão municipal nas áreas em defesa da criança e do adolescente.

Maycon Carlos e Altivo Neto direto do local.

Reunião do PSD · 05/12/2016 - 14h43 | Última atualização em 06/12/2016 - 10h24

Prefeito Molão participou de reunião de prefeitos do PSD com Gilberto Kassab


Compartilhar Tweet 1



Na manhã desta segunda-feira (05/12), o prefeito reeleito de Acauã, Molão, esteve participando do encontro de prefeitos com o presidente do PSD nacional, Gilberto Kassab, no hotel Gran Arrey. O presidente estadual do PSD, deputado federal Júlio César, está comandando a reunião.

O evento seguiu até as 13h. O governador Wellington Dias e o presidente da Assembleia Legislativa, Themistocles Filho, marcaram presença na abertura.

Também estavam presentes: Trinchão, presidente do PSD Maranhão, o vice-prefeito eleito de Teresina, Luís Júnior, o deputado Alexandre Almeida (Maranhão) e os deputados estaduais Georgiano Neto, Antônio Felix e Edson Ferreira.

Isabel Ribeiro, Leucilio Sales e Altivo Neto – direto do local


Compartilhar Tweet 1



A prefeito reeleito de Acauã, Molão, participou da abertura do Seminário de Gestão 2017-2020: Municipalismo de Resultados, na sede da APPM. Estavam presentes o governador Wellington Dias, Rejane Dias, a vice governadora Margareth Coelho, Ciro Nogueira e sua esposa Iracema Portela e vários deputados e autoridades estaduais.

Realizado pela APPM e Escola dos Municípios do Piauí, o evento tem o patrocínio master da Caixa Econômica Federal e Governo Federal; patrocínio do Sebrae e OAB; e apoio do TCE, EGC, ODS, UESPI, Governo do Piauí e Alepi.

Equipe de Municípios – direto da APPM
Isabel Ribeiro, Maycon Carlos, Leucilio Sales e Altivo Neto – direto da APPM

Congresso de jovens · 17/11/2016 - 10h55

CONGRESSO DE JOVENS UMADEMP 2016


Compartilhar Tweet 1



Os jovens da Ass. de Deus Madureira estão em contagem regressiva para o 2º Congresso de Jovens com o tema “Jovens Segundo o Coração de Deus”, que acontecerá nos dias 09 e 10 do 12 no clube em Acauã-PI.

O congresso contará com a presença da banda Dynamus (Picos-PI), Cantora Monaíza Carvalho (Petrolina-PE), Dupla Paulo Henrique e Arthur (Jacobina-PI), e com os Preletores, Pastor Gilson Generoso de Niquelândia-GO e Pr. Gilvan de Picos-PI.

As inscrições para Hospedagem, Alimentação e Camiseta Oficial,
serão feitas no dia do congresso ou antecipadamente na Igreja Assembleia de Deus Madureira (Conceição do Canindé, Jacobina, Queimada Nova, Paulistana e Acauã), no valor de 30,00 reais.

Mais informações, ligue:
(89) 99402-8380 (Coordenador - Jorge Luiz)
(89) 99431-8756 (Coordenador - Pr. Anderson)