Iria se realizado em Julho · 30/03/2020 - 00h05 | Última atualização em 30/03/2020 - 17h40

Covid-19| Prefeitura Municipal de Acauã anuncia cancelamento da Expoacauã


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura Municipal de Acauã anunciou neste domingo (29/03), o cancelamento da XI Expoacauã e XVIII Festa do Vaqueiro, devido a pandemia do novo Coronavírus no Brasil e no mundo. As informações são do Diário do Itaim.

Confira abaixo o texto publicado pela assessoria nas redes sociais:

A Expoacauã tem uma importância grandiosa em nosso município, sendo tratada com carinho por toda a nossa equipe. Mas, é importante ressaltar que acima do evento está a vida.

São necessários meses e meses de preparação: várias reuniões, processo de Licitação e busca por parceiros para realizar um evento tão gigantesco.

Não podemos nos expor enquanto o Brasil e o mundo enfrentam a pandemia do novo Coronavírus. Vamos concentrar nossas atenções na saúde e bem-estar da população, nos preparando para tudo o que possa vir a acontecer em nosso estado e até mesmo em nosso município. (...)

Que Deus nos abençoe nessa batalha! Contamos com a compreensão de todos!

Veja:

    FOTO: Reprodução

 


Fonte: Portal Diário do Itaim
Comentar
Segundo a Sesapi · 25/03/2020 - 08h30 | Última atualização em 25/03/2020 - 08h42

Cidade de Acauã registra caso suspeito do novo coronavírus


Compartilhar Tweet 1



A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) divulgou no início da noite desta terça-feira (24/03) os municípios do Piauí com casos notificados de Covid-19.

Veja a lista:

Acauã;

Água Branca;

Alegrete do Piauí;

Altos;

Alvorada do Gurguéia;

Amarante;

Anísio de Abreu;

Avelino Lopes;

Barras;

Bela Vista do Piauí;

Belém do Piauí;

Betânia do Piauí;

Boa Hora; 

Bom Jesus;

Bom Princípio do Piauí; 

Boqueirão do Piauí;

Buriti dos Montes; 

Cajueiro da Praia;

Campo Maior;

Castelo do Piauí;

Cocal;

Corrente;

Dirceu Arcoverde;

Esperantina;

Floriano;

Francisco Santos;

Fronteiras;

Ipiranga do Piauí;

Jaicós; 

Jatobá do Piauí;

Joaquim Pires;

Lagoa de São Francisco; 

Lagoa do Piauí;

Miguel Alves;

Monte Alegre do Piauí;

Oeiras;

Palmeirais; 

Parnaíba;

Paulistana;

Picos;

Pio IX; 

Piripiri;

Porto;

Redenção do Gurguéia;

Santa Filomena; 

Santa Luz;

São João da Varjota;

São João do Piauí;

São Miguel do Tapuio; 

Simplício Mendes

Teresina;

Uruçuí;

Váreza Branca.

    Divulgação / Sesapi

 


Fonte: Sesapi
Comentar
Próximo a posto fiscal · 17/03/2020 - 15h55 | Última atualização em 17/03/2020 - 16h26

Mulher morre após colisão entre caminhão e moto no Piauí


Compartilhar Tweet 1



Uma mulher de 40 anos, identificada como Maria Madalena de Sousa Coelho, morreu na noite de segunda-feira (16/03), quando sofreu um grave acidente na BR-407, próximo ao Posto Fiscal na cidade de Acauã. A moto em que ela seguia como garupa se envolveu em uma colisão com um caminhão que teria atingido a traseira da motocicleta. As informações são do Portal FN Notícias.

O piloto da moto teve ferimentos graves e foi levado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para o Hospital Regional de Paulistana. A mulher morreu no local do acidente. O corpo foi encaminhado para perícia em Teresina. 

O caminhão permaneceu no local até a chegada da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

    FOTO: Reprodução

 


Fonte: FN Notícias
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Policia Militar apreendeu no sábado (29/02), durante uma abordagem na BR 407 e PI 459 na zona rural de Acauã, a  motocicleta Honda/XLR 125 Es, vermelha, 2002, placa de Afrânio/PE, conduzida por um homem, residente em Queimada Nova, em virtude do mencionado veículo  apresentar restrição para  roubo/furto. As informações são do Portal FN Notícias

A equipe de serviço do GPM de Acauã estava composta pelo Cb Genivaldo, AL CFC Marivaldo, SD Hipólito, e contou com o apoio do AL CFC Marcelo (plantão no Posto Fiscal).

Diante do fato, o condutor e a motocicleta foram devidamente conduzidos à Delegacia Regional de Polícia Civil de Paulistana para adoção dos procedimentos legais.

    FOTO: Reprodução
    FOTO: Reprodução

 


Fonte: 20 BPM/PI
Comentar

GAROTO DE 14 ANOS MORRE E CAUSA COMOÇÃO ENTRE AMIGOS E FAMILIARES EM ACAUÃ E PAULISTANA

O adolescente Ryan Carlos de Santana, de 14 anos, morador da localidade Travessão, divisa dos municípios de Paulistana e Acauã, morreu por volta de 02h da manhã desse domingo (01/03), no Hospital Regional de Picos/PI, após ser transferido em estado grave para o referido hospital na sexta-feira (28/02).

O garoto, residente no município de Acauã, frequentava a escolinha do futebol Iris do Sertão, é filho de Paislandin, conhecido jogador do Travelages e sua mãe chama-se Rosângela. 

Apesar da suspeita de Dengue Hemorrágica a causa da morte ainda não foi revelada. O caso vem gerando repercussão e comoção entre amigos e familiares nos municípios de Acauã e Paulistana. O velório acontece na casa dos pais em Travessão.

    FOTO: Reprodução

 


Fonte: FN Notícias
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Os preparativos para o Festival do Senhor, tradicional evento católico de carnaval, realizado pela Renovação Carismática Católica (RCC) da Área Pastoral São Francisco de Assis em Acauã-PI, estão em ritmo acelerado.As informações são do Diário do Itaim

Em 2020, o festival conta com o tema “Não vos conformeis com este mundo”, retirado da passagem bíblica de Romanos 12,2. No dia 23 de Fevereiro, às 19h30 na Igreja de São Francisco de Assis, será celebrada a Santa Missa de Abertura, presidida pelo Padre Sérgio Leal.

Durante os dois dias, 24 e 25 de fevereiro, o evento acontecerá no antigo prédio da U.E. Duque de Caxias e contará com momentos de oração do santo terço, louvor, adoração, festivalzinho para as crianças e a palavra de Deus, que será introduzida aos participantes através de pregações com temáticas diversas.

    FOTO: Reprodução

 


Fonte: Portal Diário do Itaim
Comentar
Confira! · 07/02/2020 - 10h20 | Última atualização em 07/02/2020 - 10h24

Federação e Sindicato pedem na Justiça bloqueio de contas do município de Acauã


Compartilhar Tweet 1



A Federal dos Servidores Públicos do Estado do Piauí – FESPPI e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Acauã entrou, no dia 29 de janeiro, com uma ação contra a prefeitura acauense pedindo o bloqueio de contas dos recursos do extinto Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF). As informações são do Portal Blog do Evangelista.

A FESPPI informou que está previsto para que Acauã receba um recurso da União do extinto FUNDEF. A Prefeitura de Acauã teria ganho uma ação na Justiça contra a União para receber o dinheiro pendente. A União informou que deverá pagar ainda neste ano de 2020. 

A Federação e acreditam que parte do dinheiro deve ser repassado aos professores e por isso entraram com uma ação na Justiça de Paulistana contra a Prefeitura de Acauã.

Procurado pela reportagem a prefeitura disse que não se manifestaria e que por enquanto não teve conhecimento do processo.

 


Fonte: Blog do Evangelista
Comentar
Fique atento! · 17/01/2020 - 17h53 | Última atualização em 17/01/2020 - 22h14

Acauã sofre com secas e entra em situação de emergência


Compartilhar Tweet 1



A cidade de Acauã, entra para lista de cidade reconhecidas em situação de emergência decretado nesta sexta-feira (17/01), pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Governo do Estado do Piauí, através do Diário Oficial da União.

A informações são da Imprensa Nacional.

 


Fonte: Imprensa Nacional
Comentar
Carro totalmente carbonizado · 12/07/2019 - 11h45 | Última atualização em 12/07/2019 - 12h25

Acauã: 2 corpos carbonizados são encontrados dentro de carro


Compartilhar Tweet 1



Foram encontrados dentro de um carro próximo à BR-407 na tarde desta quinta-feira (11/07),dois corpos carbonizados, supostamente de um casal,no município de Acauã, na divisa dos estados do Piauí e Pernambuco.  As informações são do FN Notícias.

A polícia investiga se os corpos são de Willian de Sousa Ferreira, de 35 anos, e  Juliana da Silva, de 28 anos, que estão desparecidos. O casal sumiu da cidade de Petrolina desde o último domingo (07).

O casal é residente do Parque Massangano, em Petrolina (PE), e estava em um carro modelo Palio, de cor branca, que seria alugado.

A última vez que o veículo foi avistado pelo GPS, estava na BR-407, na madrugada de segunda-feira (08/).

A perícia esteve no local e o laudo apontará se os corpos carbonizados são mesmo do casal de Petrolina, dado como desaparecido.

Veja também Dois corpos carbonizados são encontrados dentro de carro no município de Acauã (PI).

    Foto: Reprodução

 


Fonte: Reprodução
Comentar
Mulher desaparecida · 14/05/2019 - 09h51 | Última atualização em 14/05/2019 - 10h16

Mulher de Acauã continua desaparecida, filho que disse tê-la matado sofre de problemas mentais


Compartilhar Tweet 1



Já faz uma semana que uma mulher de nome Amaralina se encontra desaparecida, segundo o próprio filho dela ele confessou tê-la matado, mais ele tem problemas mentais e já fez a polícia ir em vários lugares dizendo que tinha enterrado sua mãe e quando chegavam lá não tinha nada.

A polícia e os populares estão em busca, mais até agora nem pistas.

Comentar

O prefeito Molão, de Acauã, participou nesta terça-feira (09/04) do segundo dia da XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, na Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Pela manhã aconteceu a abertura oficial com recepção ao presidente Jair Bolsonaro, Rodrigo Maia, todos os ministros, Aroldi Glademir, presidente da CNM, e várias outras autoridades políticas nacionais, estaduais e municipais.

E após a manifestação de prefeitos para a votação dos Royalties do Petróleo, aconteceu o encontro da bancada federal piauiense e os prefeitos, que foram fazer suas reivindicações para melhoria dos municípios.

 

Comentar
Ninguém se feriu · 03/03/2019 - 14h47 | Última atualização em 21/03/2019 - 15h19

Carro da prefeitura de Acauã capota enquanto transportava família para Picos


Compartilhar Tweet 1



Uma camionete modelo Chevrolet S10, que pertence ao prefeito do município de Acauã, Reginaldo Oliveira, o Molão, capotou no final da madrugada deste domingo (0302) na BR-407, perímetro do município de Jaicós.

O veículo, que havia sido cedida pelo prefeito para levar uma família até a penitenciária, na cidade de Picos, se acidentou dez quilômetros depois de passar pela cidade de Jaicós.

O motorista perdeu o controle e o veículo capotou duas vezes, indo para fora da rodovia. Apesar dos estragos, ninguém saiu ferido.

Segundo o motorista, todas as pessoas que estavam a bordo utilizavam o cinto de segurança.

O prefeito Molão, ao saber do ocorrido, foi até a cidade de Jaicós auxiliar os acidentados. Ele relatou que um veículo da Prefeitura de Jaicós foi disponibilizado para levar as vítimas de volta para o seu município.

    Foto: Cidades na Net

 


Fonte: Portal Cidades na Net
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Dois suspeitos de praticarem estelionato na região da cidade de Acauã foram presos na entrada do município de Paulistana na tarde desta quinta-feira (14/02).  O policiamento da cidade de Paulistana recebeu a informação de que um estelionatário que teria agido na cidade de Acauã estaria indo em direção daquela à Paulistana em um veículo modelo Fiat Pálio.

Os acusados foram encontrados pela polícia com um celular. Segundo a polícia, ao serem questionados sobre a propriedade do aparelho, os mesmos entrarem em contradição. De acordo com a policial, foi verificado que na tela do aparelho celular tinha uma foto de uma pessoa, que possivelmente seria a proprietária do celular e moradora da cidade de Acauã.

A equipe entrou em contato com a mesma, que informou que seu celular havia sido furtado no seu local de trabalho, na cidade de sua residência.

 


Fonte: Portal AZ
Comentar
Próximo ao posto fiscal · 04/01/2019 - 09h08

Caminhão carregado com fios e materiais plásticos tomba em Acauã


Compartilhar Tweet 1



Um caminhão carregado com fios e materiais plásticos, tombou nesta tarde de Quinta-feira(03/01), na BR-407, nas proximidades do Posto Fiscal em Acauã.

O motorista perdeu o controle e a carga virou completamente sobre a pista, ainda não se sabe o motivo do acidente.

 


Fonte: Pedrosa News
Comentar
Em Acauã · 29/11/2018 - 09h46 | Última atualização em 29/11/2018 - 10h18

Governo assina decreto de situação de emergência por conta da seca em Acauã


Compartilhar Tweet 1



O governador Wellington Dias assinou decreto nº 18.016, de 27 de novembro, declarando situação de emergência em 45 municípios piauienses por conta da seca por 180 dias. O documento foi publicado no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (28/11).

O chefe do executivo estadual considerou a irregularidade na distribuição pluviométrica observada nos últimos anos no Estado, na maioria dos municípios, sobretudo os da região do Semiárido, em especial dos aglomerados dos Territórios Serra da Capivara, Vale do Canindé, Vale do Sambito, Vale do Guaribas e Vale dos Rios Piauí e Itaueira.

Consta ainda que monitoramento realizado pelo monitor das secas, órgão da Agência Nacional das Águas (ANA) que demonstra que parte do território do Estado ainda se encontra em seca caracterizando o momento atual como de situação de seca extrema.

 


Fonte: Portal Cidades na Net
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Um homem foi preso suspeito de tentar estuprar sua enteada de 12 anos no interior da cidade de Acauã.

O crime ocorreu na localidade Pedra Branca, na região da Serrinha. A mãe da criança teria comunicado o fato aos policiais, relatando que o homem havia tentado manter relações sexuais com a adolescente.

Os policiais iniciaram diligencias e localizaram o suspeito dentro da casa do casal deitado. Momento em que foi preso e levado para uma delegacia.

Segundo informações da polícia, uma testemunha, irmã da vítima, teria presenciado o crime.

    Foto:Reprodução

 

 


Fonte: Reprodução Facebook
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Neste sábado (20/10) a Polícia Militar da cidade de Paulistana prendeu um homem suspeito de espancar os irmãos Andrade Irênio e José Irênio no dia 10 de outubro. A prisão ocorreu no município de Acauã após mandado de prisão preventiva expedido pela juíza Thalita Cruz Sampaio.

José Irênio não resistiu aos ferimentos provocados pela agressão e morreu após cinco dias internado em hospital.

Assim que tomaram conhecimento do mandado de prisão, policiais da Força Tática realizaram diligências para tentar localizar e prender o suspeito. A polícia recebeu a informação que ele estaria em uma mata.

A polícia, de posse dessa informação, montou campana na localidade Baraúnas, zona rural de Acauã e horas depois o suspeito foi preso.

Ele foi encaminhado em seguida para a delegacia regional em Paulistana para os procedimentos cabíveis.

 

 


Fonte: Com informações do FN Notícias
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Na Zona Rural do município de Acauã, um caminhão carregado de cimento tombou, numa curva na localidade Suspirante, na PI-459, no trecho que liga o Posto Fiscal de Pipocas a cidade de Queimada Nova do Piauí, nesta quarta-feira (17/10). 

O acidente envolveu uma carreta carregada de cimento que trafegava de São Paulo para a cidade de Lagoa do Barro do Piauí. Segundo informações, duas pessoas que estavam na cabine do veiculo foram socorridas pelo Samu e encaminhadas para o Hospital Regional da cidade de Paulistana. 

O motorista da carreta foi identificado como Macio Edson Sobrinho, natural do município de Salgueiro-PE, além do motorista que felizmente não teve ferimentos grave, também estava no veiculo o ajudante identificado por Wenner da Conceição Morais, que não teve nenhum ferimento. 

A Grupamento da Polícia Militar (GPM) de Acauã foi acionada e esteve no local, fazendo os procedimentos cabíveis para a ocasião. 

 


Fonte: Vale do Canindé
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Para governador, Wellington Dias foi o primeiro colocado com 3.406 votos e 80,10% dos votos válidos.

 

Para o Senado, Marcelo Castro obteve 2.878 votos e 37,68% dos votos válidos. Ciro Nogueira teve 2.703 votos e 35,39% dos votos válidos.

 

O candidato a deputado federal mais votado no município foi Júlio Cesar com 2.372 votos e 51,58% dos votos válidos.

 

O candidato a deputado estadual mais votado no município foi Georgiano com 3.020 votos e 64,34% dos votos válidos.

 

Comentar

Um homem foragido da justiça do Pernambuco foi detido na tarde dessa segunda-feira (08/10) no município de Acauã, no Piauí, pela Polícia Militar. Ele cumpria pena de 15 anos de prisão por homicídio qualificado.

O foragido, que não teve o nome revelado, foi preso após a PM de Pernambuco repassar informações sobre o seu paradeiro a PM do Piauí. Ele era detento da Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes, da cidade de Petrolina (PE). 

O mesmo foi capturado e conduzido à 12ª Delegacia de Regional de Polícia Civil de Paulistana, para os procedimentos cabíveis. Em seguida, o foragido foi encaminhado para o estado de Pernambuco e apresentado na 25ª Delegacia de Cabroró.

 


Fonte: Portal Waldiney Passos
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Nesse sábado e domingo,teremos mais dois jogos pelo campeonato acauaense, no sábado Angical x Travelages as 15h30, o Angical faz a primeira partida, já o Travelages já soma 3 pontos, venceu o Liquidão por 2x0..

No Domingo é a vez dos times de Acauã x Baraúnas, Acauã já soma 3 pontos, já o Baraúnas faz a primeira partida no campeonato..

Comentar
Mais cobertura de rede · 22/08/2018 - 09h42

Acauã será beneficiada com sinal em roaming da Claro e da TIM


Compartilhar Tweet 1



O município de Acauã e mais 41 cidades do Piauí serão beneficiadas com a Claro e a TIM anunciaram parceria para compartilhamento de infraestrutura em forma de roaming, que garantirá a conectividade aos seus usuários em mais de 700 novos municípios, onde, anteriormente, havia apenas uma das operadoras.

A negociação prevê o uso da estrutura 3G nos municípios contemplados desde o início do mês de julho e a prestação do serviço será transparente, não exigindo qualquer ação prévia por parte dos clientes seguindo a mecânica da oferta/plano de serviço já contratada.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



No município de Acauã, um caminhão pegou fogo na madrugada dessa segunda-feira (06/08). O veículo fazia o carregamento de caixas d'água.

O motorista estava fora do veículo, no Posto Fiscal de Pipocas, quando outros caminhoneiros lhe avisaram que a carreta estava em chamas.

O fogo se alastrou rapidamente e não foi possível resgatar o carregamento, nem os documentos que estavam dentro do veículo.

A carreta partiu de Camaçari, na Bahia. Ninguém ficou ferido.

Confira o vídeo:

 

 


Fonte: Blog da Evangelista
Comentar
Eleito · 09/01/2018 - 18h04 | Última atualização em 10/10/2018 - 08h16

Município de Agricolândia


Compartilhar Tweet 1



Para governador, Wellington Dias foi o primeiro colocado com 2724 votos no município de Agricolândia.

 

 

 

 

Comentar

As Unidades Móveis de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência do Campo e da Floresta estará nos município de Acauã de 31 de maio a 2 de junho.

Ônibus adaptados fazem parte do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra Mulheres e constituem uma das ações do Programa “Mulher, Viver sem Violência”, do governo brasileiro. Neles são oferecidos serviços de assistência jurídica, psicológica e social.

“Faremos a capacitação da rede de atendimento às mulheres para que possamos firmar parcerias em ações de combate à violência, bem como de serviços que devem ser oferecidos às vítimas. E os questionários nos darão uma visão a respeito dos tipos de agressões que mais ocorrem em cada uma das cidades para que atuemos no enfrentamento dessas”, destacou Josefa Lima.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações em Piaui Hoje