180graus

Blog do Zózimo - 17/04/2012 às 06h00

Justiça manda a UFPI realizar eleição direta para reitor

"Eleição norte-americana é para norte-americano", costuma brincar o professor e jornalista Mike Stricklin, quando lhe exponho minha dificuldade para entender o processo eleitoral, político e partidário para escolha dos candidatos a presidente dos Estados Unidos. Vejo-o sempre como algo complexo, longo e caro.
A mesma dificuldade encontro, agora, para entender o processo para escolha da lista tríplice da qual sairá o futuro reitor da Universidade Federal do Piauí. Já ouvi os três lados envolvidos na disputa. Mesmo assim, as regras não estão clara para mim. Sempre fico com a impressão de quem alguém está tentando ludibriar alguém, a partir de mim.
Os apoiadores da chapa lançada pelo reitor Luiz Santos Júnior informaram, no final de semana, que os outros dois concorrentes não se inscreveram para a disputa e que o prazo já se esgotara. A chapa do vice-reitor Edwar Castelo Branco, candidato a reitor pela oposição, contesta a informação. E acrescenta: o processo eleitoral na Ufpi ainda nem foi aberto.
Ontem, a Justiça Federal no Piauí informou, através de release distribuído às redações pela sua assessoria de comunicação, que o juiz José Gutemberg de Barros Filho deferiu liminar determinando que o Conselho Universitário da Universidade Federal do Piauí regulamente o processo de consulta prévia à comunidade universitária que deverá preceder,obrigatoriamente, à elaboração de listas tríplices para escolha de reitor e de vice- reitor.
O juiz determinou ainda a notificação urgente do Conselho Universitário da UFPI, para cumprimento e prestação das informações pertinentes no prazo de 10 (dez) dias. A liminar suspende os efeitos da Resolução CONSUN nº 02/2012, que afastou o impositivo legal de Consulta Prévia à comunidade universitária.
Em sua decisão, o juiz afirma que o Conselho Universitário, ao editar a Resolução CONSUN nº. 02/2012, extrapolou a sua competência. "Vale dizer que, historicamente, a escolha de Reitor e Vice-Reitor da Universidade Federal do Piauí foi precedida de consulta prévia à comunidade acadêmica. A urgência é manifesta, pois a reunião do Colégio Eleitoral está marcada para 16 de maio de 2012", argumentou o juiz.
É, professor Mike, as coisas começaram a ficar menos nebulosas para mim no Campus da Ininga.

Fonte: (diário Do Povo)

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Dr. Igor Martins
UNIMED - DIGA 33
Últimas Notícias
15h56 Homens vão mais vezes ao shopping, mas mulheres passam mais tempo lá 15h55 Banda Fulô de Mandacaru vence a terceira temporada do 'SuperStar' 15h53 Médica é baleada e morre na Linha Vermelha, zona norte do Rio 15h49 Moro é ovacionado durante show em Curitiba; assista o vídeo 15h45 Segurança do prefeito do Rio de Janeiro é morto ao reagir a assalto 15h34 Secretário diz ter mandado homens da segurança pública do Piauí ao RJ 15h28 Pelo menos 10 fogem da Custódia e grupo realiza rebelião 15h14 Petrolão: jornalista Leonardo Attuch é apontado como a voz da quadrilha 15h12 Veículo de vereador é queimado no Sul do Piauí e polícia investiga caso 15h01 A Escola Doce Vida realiza projeto sobre a preservação do meio ambiente 14h48 Será falta de educação? Vandalismo ou simplesmente querem manchar o trabalho da prefeitura? 14h35 Formandos em Pedagogia são recebidos pela prefeita Gadocha em sua residencia 12h13 Chris Martin diz que Rihanna é o ‘Frank Sinatra dessa geração’ 12h12 50 Cent é detido no Caribe por falar palavrão em show, diz site 12h08 Anitta diz que quer estudar muito o mercado antes de carreira internacional 12h06 Doping pode tirar cinturões de Tyson inglês, campeão dos pesos pesados 12h05 Hulk diz 'sim' a chineses e espera Zenit para negócio de R$ 200 milhões 11h59 Bancos começam a usar inteligência artificial no contato com clientes 11h57 Clínica de Celso Russomano e Dr. Rey são alvo de processos na justiça 11h52 Sócio e ex-presidente da OAS relatará propina para assessor de Aécio Neves 11h49 Juiz Moro 'reativa' todos os inquéritos contra ex-presidente Lula em Curitiba 11h45 Metade dos brasileiros com diabetes não sabe que tem a doença 11h43 Romance, calor e tecnologia são ingredientes de próxima novela das seis 11h41 CUT pode passar a apoiar campanha de Dilma por plebiscito de nova eleição 11h38 Flávio Maranhão anima os festejos da localidade INCRA interior de Canavieira

Contratamos designer gráfico

Mais Lidas


    Enquete

    Escândalos de corrupção têm sido cada vez mais frequentes no noticiário. Pagamentos de propina à nível nacional envolvem até políticos do Piauí. Você acha que ainda tem jeito pro Brasil?

    Total de Votos: 241

    Válida de 16/06/2016 a 23/06/2016

    180graus no Instagramno Instagram

    sunset