Parceria com Galaxy e BrVox · 26/01/2016 às 09h47 | Última atualização em 04/02/2016 às 10h55

Dr. Helder Eugênio promove café no 180 e reúne advogados publicistas

Dr. Helder Eugênio promove café no 180 e reúne advogados publicistas


Compartilhar Tweet 1



Um grupo de advogados publicistas do Piauí foi recebido na manhã desta terça-feira (26/01), na sede do 180graus, em evento promovido pelo diretor geral do portal, Dr. Helder Eugênio. Os advogados publicistas militam na área pública, especialmente lidando com o direito eleitoral.

O encontro, realizado em parceria com o Instituto Galaxy e Instituto BrVox, foi realizado com objetivo de promover a reunião de boa parte dos advogados que irão atuar nas eleições de 2016, possibilitando um espaço para a troca de informações e de contatos entre eles.

No momento político em que praticamente tudo das eleições vai parar nos tribunais, e com mudanças estipuladas com a minirreforma eleitoral, ter uma boa assessoria jurídica é fundamental para tirar dúvidas e garantir a correta execução das mudanças na legislação, e pode definir a vitória no pleito.

O advogado Raimundo Júnior, presidente da Associação dos Advogados Públicos do Piauí (Asapi), parabenizou toda a equipe do 180 pela iniciativa do evento, que veio fomentar o debate entre os advogados publicistas.

"Gostaria de parabenizar a todos, inclusive ao proprietário do portal. A advocacia pública tem papel fundamental no estado do Piauí, formando um dos maiores pilares da advocacia piauiense", disse Raimundo Júnior.

Sobre a Asapi, o advogado destacou que a associação foi criada com o objetivo de unir os advogados que militam na área pública, visando esclarecer a sociedade a respeito das prerrogativas dos advogados públicos, de fundamental importância na história do Piauí. " A associação visa a defesa das prerrogativas dos advogados, que realizam um trabalho coletivo forte. Também defende os ideais e as ideias daqueles que militam na área pública ", observou Raimundo Júnior.

O diretor-geral do 180, Dr. Helder Eugênio destacou que o evento é muito importante porque reúne os advogados publicistas de todo o estado para debateremo temas do interesse da sociedade. "O 180 sempre se propôs a fazer estas confraternizações e logo agora no início do ano reúne vários advogados. Logo neste ano que será muito difício, pois temos eleições municipais e muitos conflitos judiciais", disse o diretor-geral do 180, Dr Helder Eugênio.

Os advogados Igor Martins e Carlos Yury destacaram detalhes da Associação dos Advogados Públicos do Piauí (Asapi) durante o café da manhã. "Nossa associação é apolítica, nossa entidade maior é a OAB-PI e não temos interesse em concorrer com ninguém. O maior intuito da sociedade é resguardar os intereses de quem atua na área pública e fortalecer e criar laços de amizades com pessoas que estavam distantes por razões outras. E entendo que essa associação vem para fortalecer a todos os advogados e agradecemos a todos que fazem parte e que confiaram em nosso projeto e convido a todos que tiverem interesses para se filiarem à nossa associação", destaca Igor Martins, reforçando a importância do evento do 180 para todos os advogados publicistas.

Carlos Yury disse que a Asapi surgiu já algum tempo. "Queremos uma associação forte, completa, que possa entregar também benefícios aos associados como cursos, palestras, salas de advogados. Estamos nos estruturando para isso. Já temos estatuto aprovado. Esta semana já estará sendo criada formalmente. Vamos colocar um site no ar com todas as informações para quem queiser se associar. A partir daí vamos organizar um grande evento para apresentarmos de forma mais completa a associação", disse Carlos Yury.

Eleitoralista, a advogada Andréia Araújo destaca que o ano eleitoral palpita todas as ações dos advogados que atuam na área. "Na verdade um ano antes já começam as movimentações. Sobre o evento eu louvo a iniciativa do 180 porque precisamos de mais momentos como este, para vermos os colegas, compartilhar situações, e nada melhor do que este tipo de momento. A lida diária da advocacia é complicada e reunir todos é bem oportuno. Aqui temos advogados que rodam o Piauí e esse trabalho no interior dificulta essa aproximação. De modo que parabenizo a todos por no trazer aqui", comenta Andreia Araújo.

O advogado Marconi Nunes ressaltou que os advogados que trabalhamos na área pública precisam deste tipo de evento para fazerem um congregação de pensamentos. "E neste ano eleitoral, este encontro é importante porque é o momentos em que as resoluções do TSE são renovadas e precisam de uma análise cautelosa", afirma Marconi Nunes.

Fábio Viana é ex-presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-PI e militante na área eleitoral. Ele afirma que este evento é de fundamental importância, porque agrega ideias, conhecimento, não só entre advogados, mas entre a sociedade, que está representada pela mídia e pelos advogados. "E quando há essa união, quem ganha é a sociedade como um todo. O 180, através do diretor-geral Dr. Helder Eugênio, está de parabéns pela iniciativa, ainda mais neste ano que temos inovações no Direito Eleitoral e no Direito Público e precisamos avançar e só avançamos com estudo e diálogo constantes", comenta Fábio Viana .

Alexandre Veloso e Felipe Alencar também comentaram sobre o evento. "Um evento extremamente importante para fomentar o debate entre os advogados, entre advogados e os meios de comunicação. A advocacia tem evoluindo bastante e a cada momento em que os advogados se reunirem, isso eleva o trabalho de todos e o mais bacana, promovido por um meio de comunicação. O 180 está absolutamente de parabéns pela ideia e inovação", disse Alexandre Veloso. Já para Felipe Alencar, o evento é importantíssimo porque a mídia aproxima os advogados públicos, sobretudo, os que atuam na área eleitoral. Momento em que podem conversar sobre a minirreforma eleitoral, que trouxe substanciais alterações no processo. Isso demonstra a preocupação do grupo 180, capitaneado pelo diretor-geral Dr. Helder Eugênio, que já tem feito grandes trabalhos pela sociedade local. E a mídia cumprindo seu papel de fiscalizar, sendo os olhos da sociedade e colaborando com o trabalho dos advogados", evidenciou o advogado.

Advogado experiente, Moacir Leal evidenciou que o evento é importante porque permite que vários advogados troquem teses de grande valor, o que não ocorre no cotidiano, devido aos compromissos de todos. "Creio que trará bons resultados. No aspecto eleitoral temos uma minirreforma que alterou substancialmente e traz algumas dúvidas ainda entre os advogados. Um evento com estes debates serve de preparação para quando o processo eleitoral deslanchar todos já possam está preparados", reforçou

Outros dois advogados que estiveram presentes no café da manhã do 180 foram Rafael Rio e Antonio Nogueira. "As mudanças no Direito Eleitoral são bem constantes e com as Resoluções do TSE, essa norma muda a cada dois anos. Apesar das disputas internas, a classe é bem unida e é importante que os advogados aqui tenham um pensamento firmado. E agradecemos ao Dr. Helder Eugênio, porque este evento abre margem para outros do mesmo nível", comentou Rafael Rio. "Sem dúvida, a associação terá papel fundamental na deliberação de muitos temas inerentes aos advogados públicos e o evento vem corroborar com esta ideia. E é uma associação que terá grandes nomes do direito público e esta soma de ideias vai nos fortalecer", disse Antônio Nogueira.

Kaliny Carvalho enfatiza que o evento ganha em grandiosidade por ser um ano eleitoral e por reunir vários advogados que já militam na área, trocando ideias e reforçando a união de todos na defesa das causas eleitorais. Já Guilardo Medeiros observa que o evento é importante por conta da união dos advogados que debatem temas caros a sociedade. "Este ano eleitoral temos alterações importantes e temos que nos preparar para tentar antever o posicionamento dos tribunais, porque temos a letra da lei, mas não temos os decisos dos tribunais. E é desse diálogo que vão surgindo novos entendimentos, porque o advogado é conhecido como primeiro juiz da causa, então, são os advogados são que levam as teses para os tribunais, que acatam ou não", pontua Guilardo Medeiros.

Para a advogada Dra. Raquel Leila Vieira Lima, o encontro é uma oportunidade para a troca de experiências entre e fortalecimento da classe.

“Nós mostramos que a classe advocatícia está cada vez mais unida, cada vez mais agregada, cada vez mais focada no intuito de reunir forças. Forças para nós crescermos e evoluir”.

Considerando o objetivo do encontro de promover um diálogo acerca dos temas relevantes da atualidade brasileira, o Dr, Álvaro Mota destacou a importância do direito público. “Tratar de direito público é tratar do interesse de todos. O advogado público está sempre em busca de vencer desafios, dar soluções. Nessa crise que os municípios passam por falta de dinheiro é preciso muita criatividade, inclusive no âmbito jurídico para dar as soluções legais que a municipalidade exige".

A MINIRREFORMA E AS DÚVIDAS
Um dos principais temas abordados no evento da sede do 180 são as inovações trazidas pela Minirreforma Eleitoral, que dentre outros pontos modificou o tempo de campanha dos candidatos.

Segundo o Dr. Welson Oliveira, a encontro de advogados da área publicista representa uma união da classe advocatícia. “O evento é de relevância ímpar, uma vez que o mesmo junta num lugar só, vários escritórios com grande prestação de serviço ao estado do Piauí e que tem o mesmo interesse, prestar o melhor serviço possível à administração pública”.