180graus

Garantir vaga na universidade - 10/08/2015 às 09h48

Confira dicas de estudo e saiba como se preparar bem para o Enem

Boa Vista - Brisa Sul - Academia

Estudantes de todo o país vão fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em outubro e estão se preparando para obter boas notas e encarar a disputa acirrada para garantir uma vaga na universidade.

O especialista em educação e CEO da Rede Educacional Alub, Alexandre Crispi, sugere que os estudantes façam uma planilha com o planejamento diário do estudo para organizar o fluxo. Uma dica é resolver as provas do Enem dos últimos três anos e buscar na internet a correção comentada dos exames. “Isso ajuda o estudante a entender o grau de complexidade que vai encontrar na prova do Enem. E ele vai conseguir também organizar o tempo de resolução do exame.”

Ler revistas, jornais e assistir a noticiários na televisão é outro ponto importante para ter sucesso no Enem, alerta Crispi. Além de ser uma forma de preparo para a redação, questões envolvendo atualidades sempre estão presentes nas provas. “O estudante tem que estar mais ligado para ter base para fazer a redação. Ler revistas e jornais com atualidades”, recomenda.

Tão importante quanto ter uma jornada diária de estudos é reservar tempo para o descanso. “Quem corre muito, cansa”, diz Crispi. Ele aconselha os candidatos a estudar com constância, mas reservando em tempo para o descanso e as atividades físicas e de lazer. O professor destaca ainda a importância de dormir bem para o processo de aprendizado. “É preciso manter pelo menos seis horas diárias de sono, pois o sono é fundamental para a síntese do conhecimento.”

Na hora do estudo, concentração é palavra-chave, destaca o diretor de Ensino e Tecnologia Educacional do sistema Ari de Sá, Ademar Celedônio. Ele recomenda que o estudante evite estudar em casa, por ser um ambiente mais disperso, e procure, por exemplo, as bibliotecas. Ficar longe do celular com internet e das redes sociais também é fundamental. “Hoje em dia, o smartphone é uma grande fonte de distração, assim como o WhatsApp e as demais redes sociais. O estudante precisa se concentrar, ter foco, ficar longe dos celulares, e o ambiente da biblioteca é adequado para estar em contato com os livros.”

Outra boa opção é estudar em grupo, indica Celedônio. É uma forma de se trocar conhecimento e discutir temas da atualidade. Ele alerta que o ideal é que sejam grupos pequenos, com no máximo três pessoas, para evitar distrações na rotina de estudo.

Celedônio considera importante a organização para o estudo, mas ressalta que o planejamento deve ser flexível. “Alguns costumam dizer que domingo é dia de descanso, mas o dia do descanso é aquele em que a pessoa está muito esgotada. Não precisa ser tão rígido na hora de montar o horário, tem que deixar as coisas flexíveis e também ter o lazer. Perto da prova, no entanto, o estudante pode tentar assistir a um filme que tenha a ver com temas que podem cair na prova, o que tornaria o descanso produtivo.”

As matérias em que o estudante tem mais dificuldade têm de merecer atenção especial. A dica de Celedônio é focar nessas áreas na reta final “Há perigo grande de o aluno querer estudar aquilo que mais sabe e, na reta final, é preciso focar nas disciplinas em que tem mais dificuldade, e não o contrário”. O professor sugere ainda que o candidato faça pelo menos duas redações por semana para treinar.

A grande oferta de videoaulas e material de estudo na internet é citada pelos dois educadores como uma alternativa para quem não pode gastar com um cursinho ou quer tirar dúvidas que não foram esclarecidas em sala de aula. O alerta é para que os estudantes busquem canais confiáveis.

Fonte: Com informações do Portal Correio

Publicado Por: Lanna Pontes

CONFIRA LISTA DE APROVADOS - 02/06/2015 às 19h27

Instituto Camillo Filho divulga lista de aprovados no vestibular edição 2015.2

Boa Vista - Brisa Sul - Academia

O Instituto Camillo Filho (ICF) divulgou, na noite desta terça-feira (02), o resultado do vestibular 2015.2. As provas foram aplicadas no último domingo (31), para os cursos de Direito, Serviço Social, Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Design de Interiores, Engenharia Civil e Enfermagem.

A pré-matrícula dos alunos aprovados deve ser feita pela internet, através do site www.icf.edu.br, no módulo vestibular. Seguindo o edital, os alunos deverão confirmar pessoalmente a matrícula e entregar os documentos necessários na Secretaria Acadêmica do Instituto, onde também será feita a identificação digital e assinatura do contrato.

ifc1.png

ifc2.png

ifc3.png

ifc4.png

ifc5.png

ifc6.png

ifc7.png

ifc8.png

ifc9.png

ifc10.png

ifc11.png

ifc12.png

ifc13.png

Fonte: Com informações da Assessoria

Publicado Por: Apoliana Oliveira

Curso ofertado na UESPI - 23/02/2015 às 12h00

Curso de extensão em língua alemã tem inscrições até o dia 27 deste mês

Domínio da norma padrão da língua escrita

Domínio da norma padrão da língua escrita

Boa Vista - Brisa Sul - Academia

A Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários da Universidade Estadual do Piauí – PREX/UESPI, torna pública a abertura das inscrições para os Cursos Livres de Extensão em Língua Estrangeira moderna “Alemão” no Campi Poeta Torquato Neto para o 1º semestre letivo de 2015, referente ao Programa CAPES-DAAD de Assistente de Ensino de Língua Alemã pra Projetos Institucionais – GTA.

Por determinação da CAPES, serão ofertadas 40 vagas e as fichas de inscrições serão distribuídas no Campus “Poeta Torquato Neto”, em Teresina, no Posto de Inscrição do NUCEPE, próximo ao caixa eletrônico do Banco do Brasil, no horário de 8h00 às 13h30, nos dias 23 a 27/02/2015 e deverão ser entregues no dia 02/03/2015, das 8h00 às 13h30 no referido posto de inscrição.

O curso de extensão será gratuito, dividido em oito módulos, com duração total de 4 anos e o início das aulas é dia 16/03.

Fonte: Com informações do site da UESPI

Publicado Por: Karine Santana

Faculdade em prol do HEMOPI - 20/02/2015 às 10h54

Faculdade Estácio CEUT recebe o HEMOPI em Trote Solidário

Boa Vista - Brisa Sul - Academia

Nos dias 10 e 11 de fevereiro, ainda comemorando o retorno às aulas, a Faculdade Estácio CEUT, em parceria com o HEMOPI - Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Piauí, realizou campanha de doação de sangue e cadastro para doadores de medula óssea. O objetivo central da campanha foi motivado pela baixa nas doações no período que antecede o carnaval e durante os dias da folia. A taxa de doações cai em torno de 40% nessa época do ano e deixa o centro de hematologia em alerta.

Hortênsia Rocha, supervisora de coletas externas, destaca os critérios principais da triagem que antecede a doação. Segundo a profissional é necessário que o doador tenha entre 16 e 69 anos, esteja bem alimentado, pesando acima de 50kg e apresente documento original com foto. “É importante destacar também que o processo de doação para homens e mulheres é diferenciado. Homens podem doar a cada 2 meses e no máximo 4 vezes por ano e mulheres podem doar a cada 3 meses e no máximo 3 vezes por ano”.

Na Campanha de doação, apelidada pelos alunos de “Trote Solidário”, 99 voluntários doaram sangue e 17 se cadastraram como doadores de medula óssea. A ação solidária na Estácio CEUT encerrou. Mas quem ainda deseja contribuir pode se dirigir ao Hemopi a qualquer momento. O Centro está localizado na Rua 1º de maio, 235/sul e funciona de segunda a sábado, das 7:00 às 18:00 horas. Os telefones para contato são (86) 3221-4989, 3221-8319, 0800 285-4989.

20150210_124133.jpg

Fonte: Com Informações da Assessoria

Publicado Por: Karine Santana

Utilize seu tempo para estudar - 27/01/2015 às 09h39

Dicas de como aproveitar suas férias e turbinar os seus estudos

Boa Vista - Brisa Sul - Academia

Fazer uma pausa nos estudos é importante, a gente sabe. No ano em que muitos estudantes se prepararam para o Vestibular, ficar longe das aulas e provas por alguns dias ou semanas pode dar uma energia extra para enfrentar os desafios do semestre seguinte... e dos processos seletivos. Mas as férias não precisam significar distância total dos livros e cadernos. Você pode aproveitar a folga para se estruturar e organizar seus estudos.

Criamos este guia com cinco dicas que você pode seguir para aproveitar o período de férias para turbinar seus estudos para o Vestibular.

1. Adote ou desenvolva hábitos de organização e produtividade

As técnicas de produtividade ajudam o estudante a ser mais eficiente em todo o processo de estudo: desde a anotação durante as aulas até a hora da prova. Isso porque elas ajudam a gerenciar melhor o tempo, manter o foco e aumentar a eficiência.

O GTD (Getting Things Done, do inglês), tem por princípio liberar o cérebro para pensar, colocando as coisas no papel e transformando-as em ações. O argumento do autor é que aquela lista mental de coisas a fazer (matérias para estudar, aulas para assistir etc.) criam uma espécie de "lixo" que bloqueia e atrapalha o pensamento, e que tirá-las da cabeça de forma organizada faz com que o praticante do GTD seja mais ágil e eficiente.

O GTD também é uma espécie de "mãe" de outras técnicas, adaptações um pouco menos rígidas do mesmo modelo.

2. Incremente seus esquemas e anotações

Conseguir resumir visualmente a matéria de estudo é uma das formas de fixar melhor o conteúdo do Vestibular. E você pode criar seus próprios desenhos e gráficos.

Mapas mentais também são uma ótima forma de organizar os estudos, seja para resumir um texto, conceitos, ou mesmo para esquematizar um trabalho ou redação. A ideia é simples: estabelecer relações entre as partes a partir de um conceito ou palavra central. Lembre-se de usar cores diferentes para categorizar, classificar e hierarquizar a informação que estiver anotando.

Conheça uma técnica de pensamento visual e uma tabela periódica com os tipos de gráficos e seus usos neste artigo.

3. Atenção, concentração, foco

Por melhores que sejam as aulas, o professor, a escola e as suas anotações, todo esse esforço pode ir por água abaixo se você estiver desatento, distraído e sem foco na hora de estudar ou de fazer a prova do Vestibular. Por isso, investir um tempo para aprender algumas técnicas de concentração pode ajudá-lo a ter um rendimento e resultados melhores.

Selecionamos três técnicas matadoras para melhorar sua concentração: a técnica "pomodoro", a técnica de "só mais cinco" e uma "meditação instantânea que você pode fazer em qualquer lugar. Para saber mais, veja este artigo.

4. Aprenda a turbinar sua memória e crie seus próprios macetes para o vestibular e

Os macetes para o Vestibular são uma forma de relembrar um conteúdo de maneira fácil, rápida e, muitas vezes, divertida. Muitos deles são baseados em técnicas mnemônicas, ou seja, em métodos que turbinam sua memória.

Alguns desses métodos são:

- Associação, Imaginação e Localização: forma "pares imaginários" e dá um contexto a eles (a localização).
- Segmentação e Organização: quebra a informação em partes menores e classifica-a de forma ordenada.
- Método de Loci: cria um "quarto" ou "palácio" imaginário onde você pode guardar conteúdos e imagens.
- Frases, siglas e acrônimos: jogos de palavras são usados em boa parte dos macetes.
- Rimas e música: paródias de músicas existentes ou criação de rimas e melodias para fixar a matéria.

Saiba mais sobre esses métodos para turbinar a memória neste artigo.

5. Faça Simulados

As férias (e fins de semana) são a época ideal para você recriar a situação que vai enfrentar no Vestibular. Para fazer seu próprio simulado, baixe os cadernos de prova do ano anterior, imprima e vá para um lugar tranquilo (seu quarto ou escritório). Faça a prova respeitando o tempo determinado e as condições do exame, sem consultar nenhum material, sem celular ou internet. Não esqueça de preencher o cartão de respostas e passar a redação a limpo. Depois de fazer as provas, você pode consultar o gabarito e, a partir das questões que errou, montar um novo esquema de estudo para sanar suas dúvidas.

Você não precisa seguir todas as cinco dicas. Afinal, férias são férias e descansar a cabeça pode fazer maravilhas por seu desempenho. Mas não custa adotar uma ou duas delas para aumentar suas chances de passar e se dar bem no vestibular.

Fonte: Com informações do Mundo Vestibular

Publicado Por: Lanna Pontes

Carregando, por favor aguarde...
Caminho para o Sucesso
WS Construtora - Alto das Palmeiras
LIKE HR
DREAM PARK ABC
Últimas Notícias
11h32 População da zona Sudeste terá mais serviços de saúde 11h30 Pedro II recebe a visita de alunos da capital do estado 11h21 Hospital Regional Manoel de Sousa Santos tem obra autorizada 11h16 Pedro II recebe a visita de alunos do Colégio CEBRAPI 11h13 Presidente do TRE-PI recebe Medalha do Mérito Legislativo 2015 11h11 Abelhas Rainhas de Picos realizam amistoso e sorteio de uma moto 11h10 Hospital Regional João Pacheco Cavalcante tem obra autorizada 11h06 OAB: Celso lidera corrida com 41%, Sigifroi tem 25% e Chico Lucas 19% 11h04 Hospital do bairro Monte Castelo tem capacidade para 200 atendimentos por dia 11h02 Reabertura do estádio municipal marca o inicio do Campeonato Campolarguense de Futebol 11h01 Prefeita de Marcos Parente teve os bens trancados. Quem a financia? 11h00 Primeira-dama Jaci Santos participa de procissão na semana da família 10h56 Polícia estoura oficina de armas caseiras em José de Freitas 10h51 Psicólogos do HUT divulgam profissão com panfletagem 10h47 Prefeitura realizará licitação para elaborar o Plano de Saneamento Básico 10h45 Operação Livramento: polícia estoura oficina de arma caseira 10h35 Prefeito Márcio Alencar paga contrapartida do Seguro Safra em Alegrete do Piauí 10h34 Primeira-dama e Assistente Social Socorrinha Campos realiza conferência 10h32 Lagoas Ambiental desenvolve ações com alunos da E. M. Santa Maria das Vassouras 10h19 Mayra Cardi mostra corpo musculoso em foto de biquíni e ganha elogio 10h15 Letícia Colin usa vestido transparente para festa e quase mostra o que não deve 10h08 BANDO faz arrastão em casa de empresário na zona Leste 10h07 Vencedora do Beleza Nordestina vai realizar o sonho de conhecer o pai 10h07 Jovem perde a vida em acidente de moto 10h04 Campanha de Dilma diz que pagou R$ 2,2 mi a cozinheira, mas ela não recebeu