180graus

Utilize seu tempo para estudar - 27/01/2015 às 09h39

Dicas de como aproveitar suas férias e turbinar os seus estudos

CURSO DE INGLES

Fazer uma pausa nos estudos é importante, a gente sabe. No ano em que muitos estudantes se prepararam para o Vestibular, ficar longe das aulas e provas por alguns dias ou semanas pode dar uma energia extra para enfrentar os desafios do semestre seguinte... e dos processos seletivos. Mas as férias não precisam significar distância total dos livros e cadernos. Você pode aproveitar a folga para se estruturar e organizar seus estudos.

Criamos este guia com cinco dicas que você pode seguir para aproveitar o período de férias para turbinar seus estudos para o Vestibular.

1. Adote ou desenvolva hábitos de organização e produtividade

As técnicas de produtividade ajudam o estudante a ser mais eficiente em todo o processo de estudo: desde a anotação durante as aulas até a hora da prova. Isso porque elas ajudam a gerenciar melhor o tempo, manter o foco e aumentar a eficiência.

O GTD (Getting Things Done, do inglês), tem por princípio liberar o cérebro para pensar, colocando as coisas no papel e transformando-as em ações. O argumento do autor é que aquela lista mental de coisas a fazer (matérias para estudar, aulas para assistir etc.) criam uma espécie de "lixo" que bloqueia e atrapalha o pensamento, e que tirá-las da cabeça de forma organizada faz com que o praticante do GTD seja mais ágil e eficiente.

O GTD também é uma espécie de "mãe" de outras técnicas, adaptações um pouco menos rígidas do mesmo modelo.

2. Incremente seus esquemas e anotações

Conseguir resumir visualmente a matéria de estudo é uma das formas de fixar melhor o conteúdo do Vestibular. E você pode criar seus próprios desenhos e gráficos.

Mapas mentais também são uma ótima forma de organizar os estudos, seja para resumir um texto, conceitos, ou mesmo para esquematizar um trabalho ou redação. A ideia é simples: estabelecer relações entre as partes a partir de um conceito ou palavra central. Lembre-se de usar cores diferentes para categorizar, classificar e hierarquizar a informação que estiver anotando.

Conheça uma técnica de pensamento visual e uma tabela periódica com os tipos de gráficos e seus usos neste artigo.

3. Atenção, concentração, foco

Por melhores que sejam as aulas, o professor, a escola e as suas anotações, todo esse esforço pode ir por água abaixo se você estiver desatento, distraído e sem foco na hora de estudar ou de fazer a prova do Vestibular. Por isso, investir um tempo para aprender algumas técnicas de concentração pode ajudá-lo a ter um rendimento e resultados melhores.

Selecionamos três técnicas matadoras para melhorar sua concentração: a técnica "pomodoro", a técnica de "só mais cinco" e uma "meditação instantânea que você pode fazer em qualquer lugar. Para saber mais, veja este artigo.

4. Aprenda a turbinar sua memória e crie seus próprios macetes para o vestibular e

Os macetes para o Vestibular são uma forma de relembrar um conteúdo de maneira fácil, rápida e, muitas vezes, divertida. Muitos deles são baseados em técnicas mnemônicas, ou seja, em métodos que turbinam sua memória.

Alguns desses métodos são:

- Associação, Imaginação e Localização: forma "pares imaginários" e dá um contexto a eles (a localização).
- Segmentação e Organização: quebra a informação em partes menores e classifica-a de forma ordenada.
- Método de Loci: cria um "quarto" ou "palácio" imaginário onde você pode guardar conteúdos e imagens.
- Frases, siglas e acrônimos: jogos de palavras são usados em boa parte dos macetes.
- Rimas e música: paródias de músicas existentes ou criação de rimas e melodias para fixar a matéria.

Saiba mais sobre esses métodos para turbinar a memória neste artigo.

5. Faça Simulados

As férias (e fins de semana) são a época ideal para você recriar a situação que vai enfrentar no Vestibular. Para fazer seu próprio simulado, baixe os cadernos de prova do ano anterior, imprima e vá para um lugar tranquilo (seu quarto ou escritório). Faça a prova respeitando o tempo determinado e as condições do exame, sem consultar nenhum material, sem celular ou internet. Não esqueça de preencher o cartão de respostas e passar a redação a limpo. Depois de fazer as provas, você pode consultar o gabarito e, a partir das questões que errou, montar um novo esquema de estudo para sanar suas dúvidas.

Você não precisa seguir todas as cinco dicas. Afinal, férias são férias e descansar a cabeça pode fazer maravilhas por seu desempenho. Mas não custa adotar uma ou duas delas para aumentar suas chances de passar e se dar bem no vestibular.

Fonte: Com informações do Mundo Vestibular

Publicado Por: Lanna Pontes

MATRÍCULA ATÉ 28 DE JANEIRO - 26/01/2015 às 16h23

FACID/DeVry divulga os aprovados do vestibular 2015.1; veja lista com nomes

CURSO DE INGLES

A FACID DeVry divulga a lista dos candidatos aprovados no Vestibular 2015.1b para os cursos de Administração, Enfermagem, Engenharia de Produção, Farmácia, Fisioterapia, Gastronomia e Sistemas de Informação.

As matrículas serão realizadas na sede da Faculdade, na Rua Veterinário Bugyja Brito, 1354, Bairro Horto Florestal, no período de 26 a 28 de janeiro de 2015, das 8h às 21h.

VEJA ABAIXO A LISTA DE APROVADOS

20.png

21.png

24.png

Fonte: Com informações da Assessoria

Publicado Por: Fábio Carvalho

Tópicos
INSCRIÇÕES ATÉ DIA 24 - 08/01/2015 às 12h18

Faculdade Estácio CEUT oferta novas inscrições para vestibular em Teresina

Para quem achou que perdeu a oportunidade de iniciar um curso superior no ano de 2015, a Faculdade Estácio CEUT proporciona mais uma chance.

Estão abertas as inscrições para dois vestibulares: o primeiro no dia 25 de janeiro e o segundo no dia 08 de fevereiro.

Faça sua inscrição
Os candidatos podem se inscrever pelo site www.ceut.com.br ou pessoalmente na sede da instituição, localizada à Avenida dos Expedicionários, nº 790, bairro São João, até o dia 24 de janeiro (pelo site as inscrições encerram-se no dia 21 de janeiro) para o primeiro processo seletivo. Já para o segundo, as inscrições seguem até o dia 07 de fevereiro (pelo site as inscrições encerram-se no dia 04 de fevereiro). O valor da taxa é de R$ 80,00.

Além do novo curso, Arquitetura e Urbanismo, a faculdade apresenta para estes vestibulares: Direito, Ciências Contábeis, Administração, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Ciência da Computação, Fisioterapia, Enfermagem e Nutrição.

A Estácio CEUT é credenciada no Programa de Financiamento Estudantil (FIES) e no Programa Universidade Para Todos (PROUNI).

Todas as informações necessárias constam no edital, que pode ser acessado aqui.

Fonte: com informações da ASCOM

Publicado Por: Ricardo Caetano

Defende mecanismo de avaliação - 04/12/2014 às 10h46

Ministro da Educação diz que 40% dos estudantes de ensino superior usam Prouni ou Fies

CURSO DE INGLES

De acordo com o ministro da Educação, Henrique Paim, cerca de 40% dos estudantes matriculados no ensino superior privado usam o Prouni (Programa Universidade para Todos) ou o Fies (Financiamento Estudantil).

"São estudantes que têm perfil de baixa renda. Temos um bom desempenho desses estudantes. No Prouni, muitas vezes o desempenho supera o de quem não é cotista do programa. No Fies, temos o desafio de melhorar esse desempenho e fazer com que as pessoas tenham um desempenho também nessa direção", disse o ministro.

Henrique Paim defende os mecanismos de avaliação do ensino superior e a importância de aprimorar esse grau de ensino. "Precisamos não só expandir o ensino superior, mas expandir com qualidade, melhorar a aprendizagem, fazendo com que os estudantes possam seguir suas carreiras profissionais". E completou "Não existe sistema de avaliação perfeito, mas ao longo dos anos temos que ir reduzindo as imperfeições para ter um sistema robusto e traçar os rumos da educação superior, definir quais os parâmetros que temos de qualidade", disse.

Em relação aos marcos regulatórios, o ministro Paim disse que ainda há muita discussão pela frente e ambos serão construídos com tranquilidade e responsabilidade.

Henrique Paim participou do painel Papel da Iniciativa Privada no Fortalecimento da Educação Brasileira, promovido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior.

Fonte: Com informações Agência Brasil

Publicado Por: Liliane Araújo

MATRÍCULAS ATÉ 1º DE DEZEMBRO - 26/11/2014 às 07h36

CEUT divulga lista dos aprovados no Vestibular 2014.2

A Faculdade CEUT divulgou hoje (25/11), o resultado do seu 2º Vestibular de 2014, que aconteceu no último domingo (23). O processo seletivo foi feito para os cursos de Direito, Ciências Contábeis, Administração, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Ciência da Computação, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Arquitetura e Urbanismo.

As matrículas dos aprovados acontecem nos dias 27 e 28 de novembro e dia 01 de dezembro de 2014, das 9h às 21h, na sede da faculdade. A documentação para matrícula está disponível no site da Instituição. Os três primeiros colocados no resultado geral do vestibular são beneficiados com bolsa de estudo na ordem de 50%, 40% e 30%%, respectivamente.

RESULTADO DOS APROVADOS

RESULTADO INDIVIDUAL

Publicado Por: Fábio Carvalho

Carregando, por favor aguarde...
Últimas Notícias
19h53 Equipes do Enduro-Rally Piocerá chegam em Pedro II 19h45 'Celebraria outro', diz bispo católico após suspensão por fazer casamento gay 19h23 Teria coragem? Zoológico oferece massagem com cobras para visitantes nas Filipinas 19h20 Julgamento de ação contra os dois ex-governadores será na próxima semana 19h12 Mandacaru motiva o fortalecimento de modelos de produção familiar 19h08 Carol Nakamura posta foto romântica em rede social e faz desabafo 18h51 Conheça o polonês que reaprendeu a jogar handebol após perder um olho 18h36 Campo Largo do Piauí: Vila Cavalos recebe novo sistema de abastecimento d'água 18h33 Ricaço compra Santíssima Trindade dos carrões de luxo por R$ 11 mi 18h31 Murray ignora caldeirão, dá aula a sensação australiana e vai à semifinal 18h31 Secretaria de Educação de Itaueira reforma escolas para o ano letivo de 2015 18h29 Ginásios Poliesportivos em fase de construção serão entregues a população início do ano 18h26 Acusados de matar farmacêutico em assalto são presos no 'Porto Alegre' 18h25 Obras da Prefeitura de S. Mendes na Lagoa da Caridade estão com 98% concluídas 18h08 Eleição na Alepi provocou 'racha' no PSDB; Firmino e Marden discutiram 18h05 Trio invade casa de empresário e leva cofre com R$ 30 mil e vários cheques 18h04 Problema familiar tira Gil do Corinthians por 2 dias; Dracena dá susto 18h01 APMP quer criar cargo de assessor de Promotor no PI; veja mais demandas 17h59 Ministério da Saúde oferta 5.505 bolsas para profissionais de saúde 17h58 Deputados definem como acontecerá a eleição da Alepi dia 01/2; entenda tudo 17h48 No Paquistão, manifestantes contra 'Charlie Hebdo' destroem escola cristã 17h40 Londres abre inquérito sobre espião russo morto por radiação 17h34 Forro Talismã e Forro da Curtição fazem a animação da Festa de 19º Anos de Campo Largo - PI 17h33 Prefeito Rômulo Aécio inaugura quadra poliesportiva na Vila Carolina 17h31 Candidatos realizam prova escrita do processo seletivo do Ceir em Teresina
CURSO DE INGLES
CNH

Enquete

O que você achou do congelamento do preço da passagem para estudantes em Teresina?

Total de Votos: 189

Válida de 26/01/2015 a 02/02/2015

Mais lidas

    180graus no Instagramno Instagram