Carro dos sonhos -

7 dicas para comprar o carro desejado sem comprometer as contas no final do mês

A fórmula para ter o carro dos seus sonhos na garagem não inclui milagres ou bilhetes premiados da Megassena. As palavras de ordem são disciplina, organização, determinação e planejamento. Autoesporte conversou com três consultores de finanças para montar uma lista de dicas a fim de ajudar você a colocar as contas em dia, de olho naquele carrão. Já adiantamos que não será fácil, mas totalmente possível.
Determine um prazo
“Sonho não tem data. Quando você define uma data, aí sim vira objetivo”, é o que defende Augusto Sabóia, planejador financeiro familiar. De acordo com ele, o primeiro passo para conseguir comprar o carro dos sonhos é escolher o modelo, anotar o preço e definir uma data para comprá-lo.
Descubra quanto você ganha e gasta

Pode parecer básico, mas muitos brasileiros não sabem quanto realmente entra em sua conta-corrente por mês. O problema é acabar assumindo dívidas baseadas no salário bruto e não no líquido e, por isso, não conseguem guardar dinheiro. O segundo passo é fazer um orçamento, ou seja, anotar todas as receitas e despesas do mês.

Corte gastos e faça sobrar dinheiro
Depois de descobrir o valor real do salário, aumente sua capacidade de poupar. "É necessário fazer a seguinte pergunta para todos os itens: por que eu gasto com isso? Há gastos desnecessários, como ter cinco cartões de crédito, pagar academia e nunca ir, ter um pacote de TV a cabo enorme, sendo que nunca assiste canais diferentes", questiona Fábio Gallo Garcia, professor de finanças da FGV. Outra dica importante é: guarde o dinheiro logo depois de receber o salário, assim como você faz com a conta de luz e de água, por exemplo.

Tenha uma carteira de investimentos variada
Escolher o lugar certo para guardar dinheiro é fundamental. Para Cerbasi, vale apostar em várias formas de investimentos, como fundos de renda fixa com taxa de administração baixa (LCI e LCA, por exemplo) e até no mercado financeiro (ações confiáveis, com baixo risco). Comparada a outros fundos de investimento, a caderneta de poupança não é boa opção – a inflação e a taxa básica de juros (Selic) elevadas reduzem a rentabilidade do seu dinheiro.
Compre à vista
Quanto mais você conseguir esperar, mais dinheiro terá guardado na conta e mais barato pagará pelo modelo sonhado. Com dinheiro na mão, é mais fácil negociar bons preços e taxas de juros. O ideal é pagar o automóvel à vista. Lembre-se de que um modelo mais caro tem gastos mais altos, e se endividar depois de adquirir o bem não é recomendável. “Até o flanelinha fica mais caro”, brinca Garcia.

Fonte: autoesporte

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco