Teens

Defina suas prioridades · 11/08/2017 - 17h17

Você sabe dizer não para os outros? Saiba lidar com isso

Você sabe dizer não para os outros? Saiba lidar com isso


Compartilhar Tweet 1



Alguma vez você já disse sim quando realmente queria dizer não? No nosso dia a dia, muitas vezes nos deparamos com situações em que temos de decidir entre fazer o que realmente queremos ou agradar aos outros. Nós acabamos aceitando certas coisas que não queremos por timidez, falta de confiança em nós mesmas, medo de não ser aceita pelos outros. É inevitável passarmos por essas situações em algum momento de nossas vidas, no entanto, isso não pode ser algo constante. Quando isso acontece, é hora de ligar o alerta. Afinal de contas, você sabe dizer não para os outros? Se a sua resposta for negativa, não se preocupe.

Dizer não, às vezes é mais difícil do que gostaríamos. Temos medo de que a nossa resposta nos faça parecer ruim, ou não queremos que as pessoas fiquem bravas com a gente. Mas saber dizer não quando você realmente quer é importante para a nossa autoestima e nossa integridade. Isso fará com que as pessoas nos respeitem. A chave é equilibrar a inflexibilidade de sempre dizer não e a incapacidade de dizer não quando é necessário.

Você nunca diz não
Quantas vezes você faz coisas que você não quer fazer, ou que simplesmente você não gosta, porque você não tem coragem de dizer não? Você provavelmente se ilude dizendo que realmente não se importa, não custa nada… Você não quer parecer egoísta ou deixar a pessoa que fez o pedido irritada. Você é uma boa pessoa e gosta de ajudar os outros e, acima de tudo, quer que os outros gostem de você, certo? Por isso, é muito mais fácil dizer sim. Mesmo que isso signifique fazer coisas que não quer, atrasar o seu próprio trabalho e não ter tempo para si mesma.

A importância de dizer não para os outros
Dizer não para os outros é essencial para a sua autoestima e qualidade de vida, por isso vamos esclarecer algumas coisas.

 

Em primeiro lugar, é impossível gostar de todo mundo; e dizer sim a tudo e todos não vai ajudá-la, muito pelo contrário. Em segundo lugar, se você não for cuidar de si mesma e tiver tempo para suas coisas, você não pode cuidar dos outros como eles merecem, com o seu melhor sorriso. Isso não é ser egoísta, muito pelo contrário.

Por que sempre dizemos sim?
Adulação – As pessoas que querem que você diga sim tentam convencê-la a aceitar o seu pedido com lisonjas.

Pressão – Muitas vezes você diz que sim porque você se sente pressionada por colegas de trabalho, amigos ou família.

Reclamação – A queixa é um recurso amplamente utilizado para convencer os outros a dizer sim a seus pedidos. Tenha cuidado quando, depois de uma queixa, a pessoa pede para você fazer algo por ela.

Culpa – Certamente a culpa é uma das razões mais poderosas para as pessoas dizerem sim quando querem dizer não.

Tome cuidado
Não saber dizer não pode afetar sua autoestima e você pode passar a impressão de que é uma pessoa fácil de dominar, que está sempre disposta a fazer tudo o que pedem. Saber ser assertivo, para dizer um não firme, sem ser agressivo, pode ajudar a pessoa a se sentir bem sobre si mesma, para ganhar o respeito dos outros e se cercar de pessoas mais positivas.

 

Uma pessoa que se irrita com uma resposta “não” e só espera cumprir suas próprias exigências, estará agindo de forma egoísta, não respeitando os desejos dos outros. Nesses casos, você deve diferenciar quem realmente precisa de ajuda e precisa do seu apoio, de quem só pretende manipular a situação para alcançar seus objetivos.

 

Saber dizer “não” para os outros é um exercício diário
Você não queria dizer sim, mas acabou dizendo e certamente depois se sentiu mal… São pequenas coisas, mas que servem como testes. E se hoje nós começarmos a fazer o que realmente queremos? Dentro de certos limites e de forma equilibrada, é essencial defender o nosso próprio pensamento e nosso próprio julgamento. Por exemplo, se você não quer sair com sua amiga para fazer compras, basta dizer a verdade. Não tenha medo de parecer egoísta, diga o que você sente.

 

Deixe claro sua posição
Quando temos medo de dizer a palavra “não” para os outros, acabamos sendo o boneco de terceiros e não os donos do nosso próprio destino. Você sabe, por exemplo, o que acontece quando mantemos nossas próprias emoções escondidas? Nosso corpo adoece, temos enxaquecas, dores musculares, nosso sistema imunológico fica baixo, sobem os níveis de cortisol no sangue e aumenta o risco de um AVC. Vale a pena sofrer assim? Claro que não. Mantenha isso em mente e diga não quando for necessário.

Pense antes de decidir

Quando nos fazem um pedido, ficamos tensos e queremos fornecer uma resposta imediata , geralmente respondemos que sim, mesmo sabendo que talvez não seremos capazes de cumprir aquilo a que nos comprometemos ou simplesmente não queremos fazer. Para evitar essa situação, separe um tempo para refletir o que você vai responder.

 

Não seja egoísta
Quero deixar claro o quão importante é saber recusar algo que não gostamos, mas temos que ter cuidado porque o egoísmo também não é a atitude certa. Deixe claro para a outra pessoa que não poderá fazer agora o que te pediu, mas isso não significa que no futuro, não estará disposta a ajudá-la com outra coisa que ela precise.

 

Diga”não” sem remorsos
Imagine que o seu parceiro peça dinheiro emprestado ou lhe diz que vai sair de férias com os amigos na semana de seu aniversário. Você pode dizer que sim se estiver confortável com isso ou dizer sim só porque você não quer começar uma briga ou “decepcioná-lo”. Se foi o último caso, você vai se sentir muito pior depois, com raiva por ter dado o OK para algo que você não se sentia confortável ou não considerava justo. Há maneiras de você dizer não ao seu parceiro que podem te fazer mais forte e fazer com que seu namorado te veja como uma pessoa poderosa e atraente.

Tome o controle da situação
Se você não quer ter relações sexuais com seu parceiro ou com o cara que você está começando um relacionamento, apenas seja claro e diga que você não quer. Normalmente, sentimos a necessidade de dar explicações, mas não é necessário, especialmente nos casos em que a outra pessoa está se tornando agressiva ou manipuladora. Se você quiser explicar por que você não sente vontade de fazer sexo naquele momento, é porque realmente você acha que a pessoa merece uma explicação, faça com toda a sinceridade possível.

 

“Não” significa “não"
Quantas vezes você já ouviu esse comentário absurdo de que quando uma mulher diz não, significa sim? Não há nada mais longe da realidade. Se você não quer fazer alguma coisa, o seu não é válido e você deve se manter firme nessa decisão.

 

Se cada vez que você diz que não e acaba fazendo o que ele pede ou acaba dizendo sim, seu não terá pouca credibilidade. Você deve ser firme em sua decisão e você verá que com o tempo essa atitude será natural em você.

 

“Talvez” às vezes não funciona
Muitas vezes optamos pelo “talvez”, para evitar dizer não em determinados momentos e adiar uma decisão. Mas esse talvez também cria expectativas na outra pessoa que pode pensar que é um “talvez sim”.

 

Um homem que vale a pena respeita uma mulher que diz não, que diz o que sente, que age de acordo com o que pensa. E não há melhor relação do que aquela em que você pode ser honesta, dizer o que sente e não temer consequências negativas, abandono ou ameaças.

Reflita
Se você quer que as pessoas que estão ao seu redor te conheçam de verdade, mostre também o que você não pode aceitar. Dessa forma, você estará marcando território e elas te respeitarão mais. Se você se calar, baixar a cabeça e ceder sempre, cada dia se aproveitarão mais de você e não é isso que você quer. Aos poucos, você vai perceber que será mais fácil dizer não e que isso fará maravilhas para a sua mente e sua autoestima.


Fonte: Com informações do Mulheres Bem Resolvidas