Viva os cachos! -

Provas de que NÃO EXISTE cabelo ruim para você nunca mais repetir isso

Mais finos e frágeis do que os cabelos lisos, os fios cacheados merecem cuidados extras e produtos específicos para permanecerem lindos e saudáveis. Por exigirem muita dedicação, eles muitas vezes acabam sendo transformados através de químicas e técnicas por mulheres que alegam buscar mais praticidade no dia a dia.

No entanto, sabe-se que “esconder” os cachos sob chapinhas e outros métodos também está ligado ao conceito equivocado de que “cabelo bom” é cabelo liso e esvoaçante. Tal padrão de beleza, imposto pela moda e pela indústria cosmética, já fez com que mulheres sofressem durante anos imaginando que fios cacheados ou crespos é sinônimo de descuido ou inferioridade.

A ideia de assimilar cabelos cacheados com “cabelo ruim” é vendida desde a infância, através de bonecas loiras e com fios sempre lisos, e reproduzida pela sociedade até a vida adulta, fazendo com que o crespo fosse oprimido e disfarçado para se enquadrar em um determinado padrão que não tem interesse em celebrar a diversidade. É inevitável ainda observar que preconceito racial também ajuda a disseminar a imposição.

Nos dias de hoje, fazer afirmações sobre “cabelo bom” e “cabelo ruim” só demonstra ignorância em relação a tratamentos de beleza, intolerância à diversidade e pouca compreensão de que a individualidade deve ser preservada e de que tentativas de se enquadrar a padrões pré-estabelecidos só acarretam em falta de personalidade e originalidade.

Se realmente fosse um “cabelo ruim”, o cacheado raramente poderia ganhar tantas variações e denominações. Você sabia, por exemplo, que existem 12 diferentes tipos de cachos? Conheça cada um deles e aprenda a melhor maneira de mantê-los bem cuidados, de acordo com o seu perfil:

Cabelo Tipo 2: não é realmente cacheado, mas ondulações que variam de leves a intensas. Os fios nascem em “S”, mas são lisos junto ao couro cabeludo. Estão sujeitos ao frizz e com o corte certo e os produtos adequados, podem ganhar melhor definição.

Cabelo Tipo 2A: levemente ondulado, é fácil de mexer, inclusive de alisar ou enrolar. Produtos como mousse são ideias para esse tipo de cabelo, pois ajudam a formar cachos sem deixá-los pesados.

Cabelo Tipo 2B: as ondas se formam em todo o cabelo como se fossem uma letra S. É um pouco mais difícil de modelar do que o 2A e tem tendência ao frizz. Mousses também são a melhor escolha de finalização.

Cabelo Tipo 2C: as ondas são bem definidas e apresentam mais volume. Precisa de mais produtos, como o condicionador sem enxague e creme de pentear, para manter o frizz sobre controle.

Cabelo Tipo 3: essa categoria inclui de cabelos com cachos bem definidos. Os fios são volumosos e frágeis, sofrem com o frizz e podem ser modelados com a chapinha sem muito esforço.

Cabelo Tipo 3A: os cachos são grandes e abertos, ficam bem definidos com o uso dos produtos certos, como mousse e ativadores de cacho, mas também são fáceis de alisar com secador e chapinha.

Cabelo Tipo 3B: cachos menores e mais bem definidos. O cabelo ganha mais volume e os fios são mais ásperos ao toque. Óleos vegetais são fundamentais para manter o frizz sobre controle.

Cabelo Tipo 3C: o fio é mais grosso, praticamente crespo. Os cachos são bem apertados (têm a circunferência aproximada de um lápis), e podem armar com facilidade.

Cabelo Tipo 4: os fios são mais rijos e ásperos e crescem paralelamente à raiz. Estão mais suscetíveis aos danos causados pelo secador, chapinha e escova e perdem a forma com facilidade. É preciso caprichar no uso de pomadas e óleos vegetais.

Cabelo Tipo 4A: o diâmetro desse cacho é próximo à uma agulha de crochê. De todos os cabelos crespos, esse é o que retém melhor a umidade. Ao esticar a mecha, ela fica em um formato de “S”.

Cabelo Tipo 4B: tem características parecidas com o 4A, mas a mecha esticada é angulosa e fica em forma de “Z” e não de “S”. É bastante ressecado, podendo encolher em até 75% do tamanho natural.

Cabelo Tipo 4C: bastante parecido com o 4B, mas os cachos não se formam facilmente e dão apenas volume ao cabelo. Os fios parecem crescer para cima e ele também pode encolher em até 75% do tamanho natural.

Fonte: Com informações do Bolsa de Mulher

Comentários

Trabalhe Conosco