Vamos se organizar -

Não se perca: Aprenda como organizar seus estudos no dia

Várias matérias, curso de inglês, nervosismo e ansiedade por causa do vestibular, milhões de trabalhos… Não é fácil a vida de estudante. Às vezes, parece que vamos nos afundar em meio a livros, exercícios, aulas e desespero pra dar conta de tudo. Mas calma! Vamos organizar tudo isso que o trabalho vai fluir bem melhor, tá?

Tenha um mini caderno, daqueles que cabem na palma da mão, pra ir anotando as tarefas e os trabalhos passados, conforme você for finalizando aquilo, risca! Parece a dica mais boba ever, mas funciona que é uma beleza.

Se a sua cabeça já tá exausta, imagina ter que ficar lembrando de datas assim? É só conferir o caderninho! Fora que a sensação de awesomeness quando vemos vários deveres riscados é inenarrável <3.

Talvez pareça mais natural anotar datas de provas e outros compromissos (tipo inscrição no vestibular, recuperação, aula de revisão extra etc) no caderninho ali de antes, mas imagina essas datas mais importantes perdidas no meio de datas de redação?!

Tenha um lugar fixo e que ~esteja sempre fácil~, tipo a última ou primeira página do seu caderno, pra anotar datas de provas. Assim, você as vê ali e se organiza pra estudar sem perder o foco em meio a outras anotações.

Pois é, às vezes não dá vontade de estudar à tarde, às vezes bate aquela preguicinha, aquele “ah, deixa pra depois…”. Nada disso! Marca um horário, tipo das 14h às 18h (com uma pausa, tá? Nada de morrer estudando, mas já vamos falar disso…), e só vai.

Mas vai meeeesmo, entendeu? Nada de ler as coisas por cima, fazer os exercícios de qualquer jeito, escrever qualquer coisa. Faz. Lê, sublinha, anota, escreve, pesquisa, faz esqueminha, qualquer seja o jeito que você aprende melhor. O objetivo do horário é focar e fazer, não “fazer” e meh…

Não adianta, se você morrer estudando, você vai… morrer estudando. Não vale a pena chegar ao ponto da exaustão mental. A gente precisa de um tempo pra respirar, pra não raciocinar nadinha, pra ver vídeo de gatinho na internet, pra ficar olhando pra parede pensando em qual seria o melhor sabor de miojo do mundo (de tomate, óbvio). Saca o ócio criativo? É isso.

Se tua mente não tiver um tempinho pra vagar, vai pipocar, vai dar ruim, e todas aquelas horas estudando loucamente podem escorrer pelos seus ouvidos. Fora que, se a gente tá cansado, é difícil já entender alguém falando, que dirá trigonometria, não é mesmo?

Então é isso, dedicação, equilíbrio e foco. Essas dicas valem pra todo tipo de estudo, até quando você já tá na faculdade. Mas isso é papo pra outro dia.

Fonte: Com informações da Capricho

Comentários

Trabalhe Conosco