Cuidados com o corpo -

10 coisas que você nunca deve fazer a sua pele, segundo dermatologistas

A pele é o maior órgão do corpo humano e deve ser tratada com respeito e cuidado. Você pode até achar que alguns atos não a prejudicam, mas segundo os dermatologistas há uma série de atitudes que parecem inofensivas, mas que põem a saúde da pele em risco.

1 - Espremer espinhas. Pode ser tentador, mas vai abrir uma porta para as infecções e pode provocar cicatrizes.

2 - Sair de casa sem aplicar protetor solar. Mesmo que não vá para a praia, deve aplicar protetor solar e levá-lo para voltar a aplicar a cada duas horas.

3 - Espremer limão quando está sob o sol. Aplicar o suco destas frutas na pele pode ser um remédio natural para a acne, mas em contacto com os raios solares pode provocar reações adversas, como bolhas, pigmentação e até queimaduras.

4 - Fazer uma tatuagem com tinta branca, pois é quase impossível de remover a laser. Cores como vermelho, amarelo e verde também são difíceis de remover, por isso o melhor é fazer tatuagens na cor preta ou azul escura.

5 - Usar produtos ‘milagrosos’ cujos ingredientes são secretos. Certifique-se de que sabe o que está aplicando na pele e que todos os ingredientes estão listados e são seguros.

6 - Tentar fazer tratamentos profissionais, como peelings, em casa. Os produtos utilizados são muito fortes e só devem ser utilizados por profissionais.

7 - Mexer em todo cravo ou espinha que nota. Só vai irritar a pele e provocar inflamação e marcas.

8 - Ignorar sinais novos ou que se alteraram. Deve consultar um dermatologista e seguir de perto a evolução dos sinais, pois a sua alteração pode indicar câncer de pele.

9 - Usar muito sabonete ou outro produto de limpeza. Mais produto não significa mais limpeza. Pode remover a camada protetora da pele e deixá-la exposta a agressores externos do ambiente.

10 - Usar produtos fora do prazo de validade. Depois da data de validade expirar os ingredientes ativos degradam-se e podem provocar irritações.

Fonte: Com informações do Notícias ao Minuto

Comentários

Trabalhe Conosco