15 espaços de acessos em THE -

Piauí Conectado registra 670.148 conexões em pouco mais de cinco meses de monitoramento

É manhã na Central de Artesanato Mestre Dezinho, Centro de Teresina. Entre um cliente e outro, Antônio Francisco, vendedor no local há três anos, conta que sentiu um aumento na movimentação em seu quiosque e especula. “Tenho usado a internet gratuita há dois meses e percebo que temos uma maior movimentação aqui na quinta, sexta e no sábado, a maioria dos clientes já conhece o wi-fi grátis, os que não sabem perguntam se tem e a gente informa tudo direitinho”, conta.

Antônio e seus clientes são usuários do Piauí Conectado, projeto de inclusão digital do Governo do Estado realizado através da Agência de Tecnologia da Informação (ATI-PI), que instala nos mais diversos espaços públicos, pontos de internet gratuita para que a população tenha acesso a serviços do governo como sites, editais, aplicativos, redes sociais, cursos de ensino à distância, entre outras finalidades.

No centro da capital, as praças da Bandeira e Pedro II também contam com o benefício, além da Central de Artesanato. Teresina soma atualmente 14 espaços em diferentes regiões, entre eles: Praça do Gari, Praça da Vermelha, Praça do Renascença II, Praça do Bela Vista, Praça Emílio Falcão, Praça da Vila Operária, Praça Madre Savina, Rodoviária Popular, Parque Zoobotânico, Nova Potycabana e Centro Administrativo, sendo estes dois últimos os mais acessados.

Segundo o diretor-técnico da ATI, David Amaral, cada ponto com solução de conectividade dispõe de 30 mega, o que possibilita conectar até 1200 pessoas simultaneamente. No interior do estado, o Piauí Conectado já funciona em Cocal dos Alves, Luzilândia, Praia do Coqueiro e Barra Grande, estes dois pontos no litoral.

No assentamento Lagoa Nova, localizado a 10 quilômetros de Curralinhos, o Piauí Conectado atende a cerca de 250 famílias, algo em torno de 750 pessoas que ali residem, uma delas o estudante de Administração, Rubens Lima (30). “Eu uso a internet da praça frequentemente e principalmente por conta do curso à distância que faço pela UFPI. Através dessa internet eu tenho acesso a todo o conteúdo do curso e ainda consigo assistir às vídeo-aulas também”, revela.

Telemedicina
Desde o início do ano, a Agência de Tecnologia do Piauí atende ao projeto Amigos do Peito com solução de conectividade. O projeto tocado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) e que visa prevenir e combater o câncer de mama, já percorreu mais de 70 municípios atendendo cerca de seis mil mulheres. O Amigos do Peito dispõe de dois caminhões equipados com mamógrafos e internet. “Assim todos os exames de mamografia realizados através deste projeto no interior do Piauí podem ser transferidos rapidamente para uma Central de Laudo, numa integração entre a área da saúde e a de tecnologia”, conta Avelyno Medeiros, diretor-geral da ATI.

670.148 conexões
Com a expansão do projeto, a equipe técnica da Agência desenvolveu um sistema de monitoramento, cujo gráfico permite visualizar quantas pessoas estão conectadas em cada ponto, total de downloads e uploads diários. “É possível também identificar a queda do sinal de internet em qualquer um desses espaços, o que nos permite acionar nossa equipe para resolver o problema ou saber se determinado ponto precisa que aumentemos a capacidade de conexão, caso tenha mais pessoas tentando se conectar do que o esperado”, comenta David Amaral.

Em pouco mais de cinco meses de monitoramento, o programa Piauí Conectado registrou mais de meio milhão de usuários interagindo com o programa. Em números reais os dados apontam 670.148 conexões. “Esse levantamento aponta que a necessidade de acesso à internet do piauiense é a mesma tanto para quem usa o serviço no interior como na capital, então é nossa missão fazer com que essa benesse alcance cada vez mais pessoas”, deixa claro Avelyno Medeiros.

Parcerias Público-Privada (PPP)
No início de outubro o Conselho Gestor das Parcerias Público-Privada (CGP), presidido pelo governador Wellington Dias, aprovou dois projetos que devem ser licitados até o final deste ano. Um deles é o Piauí Conectado, cuja rede de fibra ótica chegará inicialmente a 96 cidades do estado com internet de qualidade em 1500 pontos de acesso e velocidade melhor que a praticada hoje em municípios e órgãos do governo no interior.

O projeto de ampliação deve iniciar logo no início de 2017, após licitação e realização dos trâmites legais como consulta popular e avaliação da Assembleia Legislativa. Transformando rotinas, otimizando tempo e possibilitando o contato com o mundo da web, o Piauí Conectado é usado diariamente por pessoas simples do Piauí como Michael Oliveira, que trabalha de domingo a domingo na Rodoviária Popular de Teresina a mais de sete anos. “Tem uns oito meses que essa internet chegou aqui e diariamente eu uso ela”, fala.

Falante, vendedor e bom de papo, Michael conta que conecta o Piauí Conectado em seu celular mais para acessar redes sociais e fazer pesquisa. “Até a demanda por aqui aumentou, ela (internet) só é um pouco complicada de usar porque tem de abrir uma conta e muita gente não sabe, mas às vezes eu mesmo dou o meu celular para os clientes acessarem”, confessa.

A concorrente de Michael, Naiane Silva Santos, explica que usa o wi-fi livre para tudo. “Baixar as coisas, ver os vídeos porque (a velocidade) é boa e não para muito”, diz. Uma das facilidades que o Piauí Conectado tem é que o usuário pode usar sua conta/login em todos os pontos. “Quem não possui conta vai precisar apenas se cadastrar com nome, email, número, cpf e criar uma senha, a partir de então sempre que for se conectar nas outras vezes só será preciso o cpf e a senha para se conectar”, conclui David Amaral.

Fonte: None

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco