180graus

Sense é inovador no Piauí - 18/02/2012 às 13h52

Infoway desenvolve sistema Sense para facilitar a gestão empresarial

O Sense é uma plataforma que serve para implementação de sistemas especializados, baseados em um determinado domínio, capazes de fazer aconselhamentos em pontos específicos de um processo de negócio e contabilizar informações estatísticas na forma de indicadores. Um sistema inovador que possui um alto grau de inteligência computacional inserida.

Quem traz essa plataforma ao Piauí é a equipe da Infoway, que desenvolveu pensando em uma forma de melhorar o gerenciamento empresarial. Por conter bases de informação criadas a partir do conhecimento de especialistas, em um determinado domínio, o Sense é capaz de fazer aconselhamentos em pontos específicos de um processo de negócio, fazendo com que o sistema operacional seja um facilitador e simplificador da gestão empresarial. Como por exemplo:

• Análise de crédito: decidir se deve-se conceder ou não um empréstimo;
• Marketing: decidir se uma pessoa faz parte ou não do público alvo de uma campanha;
• Saúde: decidir se é apropriado ou não que seja feito um determinado procedimento médico em um paciente;

Com relação às contabilizações, com esse sistema é possível definir indicadores com base nas informações disponíveis no domínio, onde está plugado, e confrontar os valores com limites de referência. Através dessa comparação é possível monitorar um determinado aspecto ou comportamento de um ator dentro de um processo de negócio.

Como exemplo de indicadores, pode-se citar:

• Relação entre exames e consultas por especialidade para um plano de saúde;
• Relação entre quantidade de faltas e inadimplência de alunos em uma faculdade;
• Quantidade de casos de doenças ligadas à saneamento básico em uma determinada cidade;
• Qualquer outra contabilização que possa ser feita com base em informações disponíveis em um dado domínio.


Todos os indicadores são calculados a partir de informações colhidas por “sensores” durante a execução dos processos, onde o Sense está conectado e disponibilizado imediatamente através de interface gráfica, sem atrasos.

Com os aconselhamentos do Sense é possível aplicar os conhecimentos de um especialista em um processo de negócio de tal forma que este conhecimento, que são as regras de negócio, não se torne acoplado ao código-fonte das aplicações através de numerosos e espalhados “if-else“. O conhecimento do especialista fica separado da aplicação onde funcionam os processos em que ele é aplicado, permitindo que este conhecimento seja atualizado a qualquer momento pelo especialista sem que a aplicação pare de funcionar, tornando o sistema muito mais útil e eficaz.

A coleta de informações, direto da execução dos processos para o cálculo dos indicadores, permite que aspectos importantes do negócio sejam medidos em tempo real e comparados com limites desejados definidos pelos gestores responsáveis. Dessa forma, um gestor pode observar, por exemplo, que as vendas de um determinado produto em um supermercado aumentou em virtude de campanhas de marketing ou mesmo que em um hospital há uma quantidade crítica de pacientes com risco de infecção e tomar alguma medida, imediatamente. Além de deixa o gestor conectado 24 h com o sistema, dando informações diretamente no celular e disponível ainda no ipad.


Ney Paranaguá e Pedro de Alcantarâ mostram como é o trabalho dentro da empresa

Para produzir o sistema há várias tecnologias envolvidas como banco de dados, Gerenciamento de Cache, Sistemas Distribuídos, Sistemas Especialistas, Representação do Conhecimento, Sistemas Baseados em Regras de Produção, Ontologias, DSL, Estatística, OLAP, Lógica Fuzzy, Event Stream Processing / Complex Event Processing e Cadeias de Markov.

O sistema Sense está sendo desenvolvido por uma equipe de 10 profissionais da Infoway, dentre eles designers, desenvolvedores e consultores. São eles: Ney Paranaguá, product owner; Pedro de Alcantarâ, colaborador do projeto; Danilo Medeiros, coordenador do projeto; os designers, Wanderson Souza e Gilberto Coelho; os desenvolvedores Jackson Cunha, Hugo Cordeir, Luan Pontes e Ramon Melo; e o consultor Erick Passos.

Segundo Ney Paranaguá, responsável pelo sistema o ‘product owner’, afirma que o sistema é uma proposta inovadora, onde entrega uma proposta de conhecimento para o cliente. “Não damos apenas o sistema, nós inserimos nele o que o cliente precisa, ou seja, todas as informações sobre o setor dele estarão incluídas no Sense”, explica.

No final do primeiro semestre de 2012 será lançada, em São Paulo, a versão 1.0 do sistema Sense, onde os empresários poderão dispor da ajuda do sistema para melhorar.

SOBRE A INFOWAY
A Infoway é uma empresa de tecnologia, localizada em Teresina – PI, que esta há 16 anos no mercado de plano de saúde. Possui clientes no Piauí, Ceará e Pernambuco. A empresa pretende mudar a visão que o Estado tem sobre tecnologia, de forma que ela passe a ser vista como meio de evolução onde as pessoas se acostumem com o uso da tecnologia no dia-a-dia sem ao menos notar que estão usando e que melhore suas vidas.


Reunião com a equipe do Sense

Publicado Por: Diana Cavalcante

Curta a nossa fanpage
WX - Village Leste
ZAP ZAP DO BETO
VAL PRAEIRO HELICONIA
VAL PRAEIRO HELICONIA
Duas cabeças pensam melhor do que uma
THREVO PIATZ
Últimas Notícias
01h03 Com crise Petrobras termina 2014 com 5.200 funcionários a menos 00h49 Luciano Huck se desliga de grife após polêmica com camiseta infantil: 'Aprendi' 00h29 Polícia investiga presença de Jon Jones em acidente de carro e fuga 00h03 Andressa Ferreira diz: 'Beijo mais gostoso do mundo do meu príncipe' 00h03 Segelhys Teles se apresenta pela segunda vez no dia do evangélico em Canavieira 23h48 Robinho poderia ter jogado, mas foi poupado para volta na Vila, diz técnico 23h38 Dia do evangélico é comemorado com muitas orações e shows gospel em Canavieira 23h35 Felipão se diz satisfeito com empate e 'cobra' jantar de técnico do Inter 23h14 Botafogo perdeu e terá que vencer Vasco por dois gols, mas René ficou feliz 22h56 Criminosos invadem festa e matam 9 pessoas da mesma família 22h32 C. Rodríguez fica feliz com retorno e Felipão espera evolução na semana 22h28 River conquista invicto o 1º turno do Piauiense de Futebol 22h10 Ajuda chega ao Nepal enquanto aumenta número de vítimas 21h54 Faustão diz que Globo é consciente de 'defeitos' e que precisa se 'renovar' 21h35 Quase 200 cinemas alemães boicotam 'Vingadores: Era de Ultron' 21h12 Família de Amy Winehouse diz que documentário sobre a cantora é 'enganador' 20h49 Mandacaru apresenta experiências de convivência com o Semiárido na Alemanha 20h41 Nível do Cantareira fica estável pelo sexto dia consecutivo 20h38 Ex-prisioneiros de Guantánamo exigem indenização dos EUA 20h37 Comunicado 20h25 Vídeo mostra avalanche no Everest e momentos de desespero; assista! 20h05 Hospitais no Nepal estão lotados e mortos passam de 2,4 mil 19h59 Abertura do Aniversário de 23 anos de Emancipação Politica de Colônia do Gurgueia 19h50 Exército não é solução para barcos de migrantes, diz ONU 19h50 Depois das chuvas, Prefeitura volta a recuperar estradas.
ZAP ZAP DO BETO
Curta a nossa fanpage
Duas cabeças pensam melhor do que uma

Mais Lidas

    VAL PRAEIRO HELICONIA

    Enquete

    Que nota você daria para o iOS 7?

    Total de Votos: 10

    Válida de 20/09/2013 a 27/09/2013

    ZAP ZAP DO BETO
    Duas cabeças pensam melhor do que uma
    THREVO POETIC
    Curta a nossa fanpage
    VAL PRAEIRO

    180graus no Instagramno Instagram

    THREVO POETIC
    VAL PRAEIRO HELICONIA
    WX - Village Leste