180graus

Sense é inovador no Piauí - 18/02/2012 às 13h52

Infoway desenvolve sistema Sense para facilitar a gestão empresarial

O Sense é uma plataforma que serve para implementação de sistemas especializados, baseados em um determinado domínio, capazes de fazer aconselhamentos em pontos específicos de um processo de negócio e contabilizar informações estatísticas na forma de indicadores. Um sistema inovador que possui um alto grau de inteligência computacional inserida.

Quem traz essa plataforma ao Piauí é a equipe da Infoway, que desenvolveu pensando em uma forma de melhorar o gerenciamento empresarial. Por conter bases de informação criadas a partir do conhecimento de especialistas, em um determinado domínio, o Sense é capaz de fazer aconselhamentos em pontos específicos de um processo de negócio, fazendo com que o sistema operacional seja um facilitador e simplificador da gestão empresarial. Como por exemplo:

• Análise de crédito: decidir se deve-se conceder ou não um empréstimo;
• Marketing: decidir se uma pessoa faz parte ou não do público alvo de uma campanha;
• Saúde: decidir se é apropriado ou não que seja feito um determinado procedimento médico em um paciente;

Com relação às contabilizações, com esse sistema é possível definir indicadores com base nas informações disponíveis no domínio, onde está plugado, e confrontar os valores com limites de referência. Através dessa comparação é possível monitorar um determinado aspecto ou comportamento de um ator dentro de um processo de negócio.

Como exemplo de indicadores, pode-se citar:

• Relação entre exames e consultas por especialidade para um plano de saúde;
• Relação entre quantidade de faltas e inadimplência de alunos em uma faculdade;
• Quantidade de casos de doenças ligadas à saneamento básico em uma determinada cidade;
• Qualquer outra contabilização que possa ser feita com base em informações disponíveis em um dado domínio.


Todos os indicadores são calculados a partir de informações colhidas por “sensores” durante a execução dos processos, onde o Sense está conectado e disponibilizado imediatamente através de interface gráfica, sem atrasos.

Com os aconselhamentos do Sense é possível aplicar os conhecimentos de um especialista em um processo de negócio de tal forma que este conhecimento, que são as regras de negócio, não se torne acoplado ao código-fonte das aplicações através de numerosos e espalhados “if-else“. O conhecimento do especialista fica separado da aplicação onde funcionam os processos em que ele é aplicado, permitindo que este conhecimento seja atualizado a qualquer momento pelo especialista sem que a aplicação pare de funcionar, tornando o sistema muito mais útil e eficaz.

A coleta de informações, direto da execução dos processos para o cálculo dos indicadores, permite que aspectos importantes do negócio sejam medidos em tempo real e comparados com limites desejados definidos pelos gestores responsáveis. Dessa forma, um gestor pode observar, por exemplo, que as vendas de um determinado produto em um supermercado aumentou em virtude de campanhas de marketing ou mesmo que em um hospital há uma quantidade crítica de pacientes com risco de infecção e tomar alguma medida, imediatamente. Além de deixa o gestor conectado 24 h com o sistema, dando informações diretamente no celular e disponível ainda no ipad.


Ney Paranaguá e Pedro de Alcantarâ mostram como é o trabalho dentro da empresa

Para produzir o sistema há várias tecnologias envolvidas como banco de dados, Gerenciamento de Cache, Sistemas Distribuídos, Sistemas Especialistas, Representação do Conhecimento, Sistemas Baseados em Regras de Produção, Ontologias, DSL, Estatística, OLAP, Lógica Fuzzy, Event Stream Processing / Complex Event Processing e Cadeias de Markov.

O sistema Sense está sendo desenvolvido por uma equipe de 10 profissionais da Infoway, dentre eles designers, desenvolvedores e consultores. São eles: Ney Paranaguá, product owner; Pedro de Alcantarâ, colaborador do projeto; Danilo Medeiros, coordenador do projeto; os designers, Wanderson Souza e Gilberto Coelho; os desenvolvedores Jackson Cunha, Hugo Cordeir, Luan Pontes e Ramon Melo; e o consultor Erick Passos.

Segundo Ney Paranaguá, responsável pelo sistema o ‘product owner’, afirma que o sistema é uma proposta inovadora, onde entrega uma proposta de conhecimento para o cliente. “Não damos apenas o sistema, nós inserimos nele o que o cliente precisa, ou seja, todas as informações sobre o setor dele estarão incluídas no Sense”, explica.

No final do primeiro semestre de 2012 será lançada, em São Paulo, a versão 1.0 do sistema Sense, onde os empresários poderão dispor da ajuda do sistema para melhorar.

SOBRE A INFOWAY
A Infoway é uma empresa de tecnologia, localizada em Teresina – PI, que esta há 16 anos no mercado de plano de saúde. Possui clientes no Piauí, Ceará e Pernambuco. A empresa pretende mudar a visão que o Estado tem sobre tecnologia, de forma que ela passe a ser vista como meio de evolução onde as pessoas se acostumem com o uso da tecnologia no dia-a-dia sem ao menos notar que estão usando e que melhore suas vidas.


Reunião com a equipe do Sense

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Terno e Cia
podium
MRV está chegando à Teresina
Últimas Notícias
09h34 Governador participa de celebrações alusivas em Igreja Cristã Pentecostal 09h27 Teori pediu investigação por ameaças, mas PF descartou risco 09h23 Gestão compartilhada do Parque Serra da Capivara é discutida em encontro 09h20 Prefeitura de Água Branca-PI encerrará inscrições de seletivo nesta terça-feira 09h18 Mulheres poderão vir a ter 30% das vagas na Câmara dos Deputados 09h08 Samsung diz que baterias causaram incêndios do Galaxy Note 7 09h06 Ator Felipe Titto fala sobre ataque cardíaco: ‘Suspeita de dengue’ 08h51 Secretaria de Assistência Social oferta atividades físicas aos idosos do SCFV na Academia da Saúde 08h32 Cartório do 2º Ofício de Notas e Registro de Imóveis reabre nesta segunda 07h48 TRE-PI julgará duas Representações na sessão desta segunda, a 1ª de 2017 07h23 Giovanna Ewbank se emociona ao fala como conheceu sua filha na Tv; veja 07h02 Contratei detetive para investigar Graciele e traí Zilu: revela Zezé 07h00 Ator Felipe Titto sofre ataque cardíaco e é internado 06h28 Programação do 21º aniversario de Campo Largo do Piaui dará inicio nesta terça-feira (24/01) 22h12 Dr Helder Eugênio conclui sua agenda em Campo Maior visitando a cidade 20h40 Coroa de rosas deixada para Teori pede que ele ‘zele’ pelo Brasil 20h16 Comissões avaliam nomes para promoção dentro da Polícia Civil 19h51 W. Dias visita município de Valença do Piauí e entrega vários benefícios 19h33 A cidade de Simplício Mendes está mais uma vez de luto, morreu DIDI VARÃO 19h11 Governo do Estado promoveu 149 agentes penitenciários no Piauí 17h36 MPE vai cobrar na justiça valor não repassado pelo estado do Piauí 17h32 Colisão entre motos mata duas pessoas em cidade do PI 17h19 'Boletim médico' afirma que não há previsão de alta para Mariano; veja 17h07 Ministério da Transparência orienta prefeitos sobre recursos públicos 17h07 Marcelo Odebrecht teria declinado repasse ao PP em delação premiada

Terno e Cia
Hospede-se no Islamar
Laurice - Projetos

Mais Lidas


    Enquete

    Você concorda com a decisão da Prefeitura de Teresina em não bancar os desfiles das escolas de Samba?

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-01-09 14:36:00.0 a 2017-01-16

    Casa do cartucho
    comserv
    Negócios ou lazer em Parnaíba

    180graus no Instagramno Instagram

    Negócios ou lazer em Parnaíba