180graus

Sense é inovador no Piauí - 18/02/2012 às 13h52

Infoway desenvolve sistema Sense para facilitar a gestão empresarial

O Sense é uma plataforma que serve para implementação de sistemas especializados, baseados em um determinado domínio, capazes de fazer aconselhamentos em pontos específicos de um processo de negócio e contabilizar informações estatísticas na forma de indicadores. Um sistema inovador que possui um alto grau de inteligência computacional inserida.

Quem traz essa plataforma ao Piauí é a equipe da Infoway, que desenvolveu pensando em uma forma de melhorar o gerenciamento empresarial. Por conter bases de informação criadas a partir do conhecimento de especialistas, em um determinado domínio, o Sense é capaz de fazer aconselhamentos em pontos específicos de um processo de negócio, fazendo com que o sistema operacional seja um facilitador e simplificador da gestão empresarial. Como por exemplo:

• Análise de crédito: decidir se deve-se conceder ou não um empréstimo;
• Marketing: decidir se uma pessoa faz parte ou não do público alvo de uma campanha;
• Saúde: decidir se é apropriado ou não que seja feito um determinado procedimento médico em um paciente;

Com relação às contabilizações, com esse sistema é possível definir indicadores com base nas informações disponíveis no domínio, onde está plugado, e confrontar os valores com limites de referência. Através dessa comparação é possível monitorar um determinado aspecto ou comportamento de um ator dentro de um processo de negócio.

Como exemplo de indicadores, pode-se citar:

• Relação entre exames e consultas por especialidade para um plano de saúde;
• Relação entre quantidade de faltas e inadimplência de alunos em uma faculdade;
• Quantidade de casos de doenças ligadas à saneamento básico em uma determinada cidade;
• Qualquer outra contabilização que possa ser feita com base em informações disponíveis em um dado domínio.


Todos os indicadores são calculados a partir de informações colhidas por “sensores” durante a execução dos processos, onde o Sense está conectado e disponibilizado imediatamente através de interface gráfica, sem atrasos.

Com os aconselhamentos do Sense é possível aplicar os conhecimentos de um especialista em um processo de negócio de tal forma que este conhecimento, que são as regras de negócio, não se torne acoplado ao código-fonte das aplicações através de numerosos e espalhados “if-else“. O conhecimento do especialista fica separado da aplicação onde funcionam os processos em que ele é aplicado, permitindo que este conhecimento seja atualizado a qualquer momento pelo especialista sem que a aplicação pare de funcionar, tornando o sistema muito mais útil e eficaz.

A coleta de informações, direto da execução dos processos para o cálculo dos indicadores, permite que aspectos importantes do negócio sejam medidos em tempo real e comparados com limites desejados definidos pelos gestores responsáveis. Dessa forma, um gestor pode observar, por exemplo, que as vendas de um determinado produto em um supermercado aumentou em virtude de campanhas de marketing ou mesmo que em um hospital há uma quantidade crítica de pacientes com risco de infecção e tomar alguma medida, imediatamente. Além de deixa o gestor conectado 24 h com o sistema, dando informações diretamente no celular e disponível ainda no ipad.


Ney Paranaguá e Pedro de Alcantarâ mostram como é o trabalho dentro da empresa

Para produzir o sistema há várias tecnologias envolvidas como banco de dados, Gerenciamento de Cache, Sistemas Distribuídos, Sistemas Especialistas, Representação do Conhecimento, Sistemas Baseados em Regras de Produção, Ontologias, DSL, Estatística, OLAP, Lógica Fuzzy, Event Stream Processing / Complex Event Processing e Cadeias de Markov.

O sistema Sense está sendo desenvolvido por uma equipe de 10 profissionais da Infoway, dentre eles designers, desenvolvedores e consultores. São eles: Ney Paranaguá, product owner; Pedro de Alcantarâ, colaborador do projeto; Danilo Medeiros, coordenador do projeto; os designers, Wanderson Souza e Gilberto Coelho; os desenvolvedores Jackson Cunha, Hugo Cordeir, Luan Pontes e Ramon Melo; e o consultor Erick Passos.

Segundo Ney Paranaguá, responsável pelo sistema o ‘product owner’, afirma que o sistema é uma proposta inovadora, onde entrega uma proposta de conhecimento para o cliente. “Não damos apenas o sistema, nós inserimos nele o que o cliente precisa, ou seja, todas as informações sobre o setor dele estarão incluídas no Sense”, explica.

No final do primeiro semestre de 2012 será lançada, em São Paulo, a versão 1.0 do sistema Sense, onde os empresários poderão dispor da ajuda do sistema para melhorar.

SOBRE A INFOWAY
A Infoway é uma empresa de tecnologia, localizada em Teresina – PI, que esta há 16 anos no mercado de plano de saúde. Possui clientes no Piauí, Ceará e Pernambuco. A empresa pretende mudar a visão que o Estado tem sobre tecnologia, de forma que ela passe a ser vista como meio de evolução onde as pessoas se acostumem com o uso da tecnologia no dia-a-dia sem ao menos notar que estão usando e que melhore suas vidas.


Reunião com a equipe do Sense

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Revisão Atualidades
CFO - MA - Vem pro Podium!
PM-MA - Vem pro Podium!
Mestrado em Políticas Públicas | Vem pro Podium
Últimas Notícias
23h54 Cocal de Telha sedia seminário do PNAIC com presença de 5 municípios 21h03 Acidente entre motos em estrada vicinal deixa 2 mortos 20h35 Receita Federal alerta para o envio de falsas intimações pelos Correios 20h32 Projeto de Ciro prevê qualificação profissional para adolescentes em abrigos 20h29 Promotoria visita Cabral e encontra antidepressivos em excesso na cela 20h15 Prefeitura de Bom Princípio do PI abre Seletivo para 10 gavas; confira o edital 20h11 Prazo da Base Nacional para alfabetização de crianças pode ser revisto pelo CNE 20h08 Seminário apresentará propostas de requalificação do Centro de Teresina 19h55 OMS diz que epidemia de cólera no Iêmen é a pior do mundo 19h36 Dia “D” contra a Dengue é realizado em Campo Largo do Piauí 19h26 Atlético Vermelhense perde e é vice-campeão da Liga Maior de Futsal em Campo Maior – PI 18h10 Prefeito de Avelino Lopes asfalta mais uma rua 17h40 Professor Benigno Soares ministra curso de oratória no Galaxy; fotos! 17h34 Serviço social de Colônia do Gurgueia em ação 16h04 Ator Fábio Assunção é preso por dano ao patrimônio público e desacato; veja 15h49 Política de Trump produz mais prisões de imigrantes e 'reduziu deportações' 15h26 Seleção Brasileira é convocada para confronto contra Portugal 15h18 Família e amigos de jovem vítima de feminicídio em THE exigem justiça 15h04 Marcelo Rezende grava mensagem de gratidão e de fé pela 'cura do Câncer' 14h55 Em tentativa de assalto, criminosos atiram em ônibus de Francis Lopes 14h53 Gilmar Mendes será relator de um dos inquéritos sobre Aécio Neves no STF 14h25 Campeonato Brasileiro 2017: Santos e Sport prometem grande jogo hoje (24) 14h18 Investimento público federal em transportes caiu 6,1% em seis anos 13h56 Ex-BBB Juliana Goes anuncia nas redes sociais primeira gravidez 13h43 Atirador mata terrorista do EI com disparo a 3,5 km de distância

Escola de Sargentos - Vem pro Podium!
Mestrado em Políticas Públicas | Vem pro Podium

Mais Lidas


    Enquete

    Você acredita que Michel Temer vai...

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-05-29 15:46:00.0 a 2017-06-05

    Podium - Professor Atualidades

    180graus no Instagramno Instagram

    Podium - Professores Dir. Constitucional