180graus

Sense é inovador no Piauí - 18/02/2012 às 13h52

Infoway desenvolve sistema Sense para facilitar a gestão empresarial

O Sense é uma plataforma que serve para implementação de sistemas especializados, baseados em um determinado domínio, capazes de fazer aconselhamentos em pontos específicos de um processo de negócio e contabilizar informações estatísticas na forma de indicadores. Um sistema inovador que possui um alto grau de inteligência computacional inserida.

Quem traz essa plataforma ao Piauí é a equipe da Infoway, que desenvolveu pensando em uma forma de melhorar o gerenciamento empresarial. Por conter bases de informação criadas a partir do conhecimento de especialistas, em um determinado domínio, o Sense é capaz de fazer aconselhamentos em pontos específicos de um processo de negócio, fazendo com que o sistema operacional seja um facilitador e simplificador da gestão empresarial. Como por exemplo:

• Análise de crédito: decidir se deve-se conceder ou não um empréstimo;
• Marketing: decidir se uma pessoa faz parte ou não do público alvo de uma campanha;
• Saúde: decidir se é apropriado ou não que seja feito um determinado procedimento médico em um paciente;

Com relação às contabilizações, com esse sistema é possível definir indicadores com base nas informações disponíveis no domínio, onde está plugado, e confrontar os valores com limites de referência. Através dessa comparação é possível monitorar um determinado aspecto ou comportamento de um ator dentro de um processo de negócio.

Como exemplo de indicadores, pode-se citar:

• Relação entre exames e consultas por especialidade para um plano de saúde;
• Relação entre quantidade de faltas e inadimplência de alunos em uma faculdade;
• Quantidade de casos de doenças ligadas à saneamento básico em uma determinada cidade;
• Qualquer outra contabilização que possa ser feita com base em informações disponíveis em um dado domínio.


Todos os indicadores são calculados a partir de informações colhidas por “sensores” durante a execução dos processos, onde o Sense está conectado e disponibilizado imediatamente através de interface gráfica, sem atrasos.

Com os aconselhamentos do Sense é possível aplicar os conhecimentos de um especialista em um processo de negócio de tal forma que este conhecimento, que são as regras de negócio, não se torne acoplado ao código-fonte das aplicações através de numerosos e espalhados “if-else“. O conhecimento do especialista fica separado da aplicação onde funcionam os processos em que ele é aplicado, permitindo que este conhecimento seja atualizado a qualquer momento pelo especialista sem que a aplicação pare de funcionar, tornando o sistema muito mais útil e eficaz.

A coleta de informações, direto da execução dos processos para o cálculo dos indicadores, permite que aspectos importantes do negócio sejam medidos em tempo real e comparados com limites desejados definidos pelos gestores responsáveis. Dessa forma, um gestor pode observar, por exemplo, que as vendas de um determinado produto em um supermercado aumentou em virtude de campanhas de marketing ou mesmo que em um hospital há uma quantidade crítica de pacientes com risco de infecção e tomar alguma medida, imediatamente. Além de deixa o gestor conectado 24 h com o sistema, dando informações diretamente no celular e disponível ainda no ipad.


Ney Paranaguá e Pedro de Alcantarâ mostram como é o trabalho dentro da empresa

Para produzir o sistema há várias tecnologias envolvidas como banco de dados, Gerenciamento de Cache, Sistemas Distribuídos, Sistemas Especialistas, Representação do Conhecimento, Sistemas Baseados em Regras de Produção, Ontologias, DSL, Estatística, OLAP, Lógica Fuzzy, Event Stream Processing / Complex Event Processing e Cadeias de Markov.

O sistema Sense está sendo desenvolvido por uma equipe de 10 profissionais da Infoway, dentre eles designers, desenvolvedores e consultores. São eles: Ney Paranaguá, product owner; Pedro de Alcantarâ, colaborador do projeto; Danilo Medeiros, coordenador do projeto; os designers, Wanderson Souza e Gilberto Coelho; os desenvolvedores Jackson Cunha, Hugo Cordeir, Luan Pontes e Ramon Melo; e o consultor Erick Passos.

Segundo Ney Paranaguá, responsável pelo sistema o ‘product owner’, afirma que o sistema é uma proposta inovadora, onde entrega uma proposta de conhecimento para o cliente. “Não damos apenas o sistema, nós inserimos nele o que o cliente precisa, ou seja, todas as informações sobre o setor dele estarão incluídas no Sense”, explica.

No final do primeiro semestre de 2012 será lançada, em São Paulo, a versão 1.0 do sistema Sense, onde os empresários poderão dispor da ajuda do sistema para melhorar.

SOBRE A INFOWAY
A Infoway é uma empresa de tecnologia, localizada em Teresina – PI, que esta há 16 anos no mercado de plano de saúde. Possui clientes no Piauí, Ceará e Pernambuco. A empresa pretende mudar a visão que o Estado tem sobre tecnologia, de forma que ela passe a ser vista como meio de evolução onde as pessoas se acostumem com o uso da tecnologia no dia-a-dia sem ao menos notar que estão usando e que melhore suas vidas.


Reunião com a equipe do Sense

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


podium
Últimas Notícias
11h30 Bloco das Virgens, alegria e tradição no Carnaval de Guadalupe 11h28 Secretaria de Saúde tem posto de atendimento no corredor da folia 11h23 Acidente envolvendo ônibus escolar mata motociclista em Regeneração 11h08 Carnaval Cidade Folia de Guadalupe é destaque no sul do Piauí 11h01 Sasha estampa capa de revista pela 1ª vez e fala sobre sua vida amorosa; veja 10h58 Aguinaldo Ribeiro foi eleito novo líder do governo na Câmara dos Deputados 10h51 Farra de Play e Forro Talismã anima domingo de Carnaval em Campo Largo do Piaui 10h48 FLO: Chagas Rabelo reclama falta de decoração na Avenida Getúlio Vargas 10h35 Caso Kim Jong-nam: autópsia revela paralisia e morte em 20 minutos 10h34 Relator no TSE prepara voto e vai pedir cassação do presidente Michel Temer 10h19 Sabrina Sato da um show no desfile da Gaviões da Fiel e fala sobre seu atraso 10h19 PL altera o Código de Processo Penal para permitir medida cautelar diversa 10h06 Framboesa de Ouro: ‘Batman vs Superman’ leva quatro ‘prêmios’ 10h04 13ª Obmep terá participação das escolas particulares 10h01 Confira alguns clicks da 2ª Feijoada do Bloco Machuca em Agricolândia 09h58 Proposta susta decreto que revoga a nomeação de conselheiros por Dilma 09h56 Caminhonete atropela foliões e deixa 28 feridos no carnaval de Nova Orleans 09h46 Menor suspeito de assaltar policial em THE, é apreendido em bairro da capital 09h43 The Vampire Diaries: terá aparição da vilã katerina Petrova 09h38 Fortes chuvas alagam casas e deixam moradores em pânico no município de Esperantina 09h36 Aplicativo que facilita o apoio popular para criação de leis é estudado; veja 09h32 Mega estrutura no Carnaval de São Miguel do Tapuio; animação total 09h29 Bloco 'das Virgens' atraí centenas de pessoas pelas ruas de Floriano 09h26 Confira 5 dicas para elevar o nível do sexo 09h26 Animação total com Johnny Fred no Carnaval do município de Floriano

Hospede-se no Islamar
Terno & Cia

Mais Lidas


    Enquete

    Você concorda com a decisão da Prefeitura de Teresina em não bancar os desfiles das escolas de Samba?

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-01-09 14:36:00.0 a 2017-01-16

    comserv
    Casa do cartucho

    180graus no Instagramno Instagram

    Negócios ou lazer em Parnaíba