Bestas da praia -

Artista holandês cria nova forma de vida movida pelo vento

Por quinze anos Theo Jansen , da Holanda se dedicou a criar uma nova forma de vida . Suas ” Strandbeest “(bestas de praia) parecem tão orgânica que a partir de uma distância poderia ser confundido com enormes insetos ou esqueletos de mamute pré-histórico, mas eles são feitos de materiais da era industrial: tubos de plástico flexíveis, fita adesiva.

Eles nasceram dentro de um computador como um algoritmo, mas eles não precisam de motores, sensores ou qualquer outro tipo de tecnologia avançada, para caminhar. Eles se movem graças a força do vento e areia molhada que encontram em seu habitat na costa holandesa.

Para compor essa espécie de seres gigantes, foram usados materiais como tubos plásticos, garrafas pet, fios de nylon e fita adesiva. Seu trabalho é pautado pela ideia de criação, organicidade e vida natural. “Eu busco refazer a natureza com a ideia de que, no processo, possa revelar alguns segredos da vida”, diz Jansen em um dos vídeos que mostra as suas obras.

As enormes criaturas de praia são capazes de carregar pessoas e armazenar energia eólica por um curto período de tempo, devido à compressão do ar em garrafas plásticas, permitindo que se locomovam mesmo em dias sem vento. “Meu trabalho como engenheiro é mapear o processo de mobilidade e, como artista, esculpir o ar a nossa volta e dar-lhe forma”, disse em entrevista ao site GoodExperience.

Bestas da praia de Theo Jansen

Fonte: None

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco