180graus

Tire suas dúvidas - 21/04/2017 às 11h00

Vasectomia: saiba o que é, como se faz e quais os efeitos colaterais






Casa do cartucho

Para uma relação sexual satisfatória, estar relaxado é um fator muito importante para o total aproveitamento do momento, das sensações de prazer e intimidade.

Porém, o medo de engravidar pode gerar ansiedade e consequentemente, dificulta esse relaxamento.

Talvez você já tenha passado por alguma situação em que esse medo foi o foco da atenção.

Existem vários métodos de evitar uma gravidez e cada método depende dos objetivos seus, da mulher e/ou do casal.

O que é a Vasectomia?

Sendo uma cirurgia que serve para contracepção (não engravidar), esse procedimento ainda causa dúvidas, angústias e medos em muitos homens. Por isso torna-se importante esclarecer como funciona esse procedimento.

Antes de falar dos efeitos colaterais é muito relevante compreendermos que durante a relação sexual, o homem expele os espermatozoides através da ejaculação, porém, para os espermatozoides chegarem ao ponto de serem expelidos, eles passam por um longo trajeto no interior dos órgãos sexuais e reprodutivos do homem.

Os espermatozoides são estimulados e desenvolvidos dentro dos testículos, na sequencia, são lançados para um canal, chamado deferente, sendo que boa parte mantém-se armazenado no final desse canal, em sua ampola.

Quando houver a ejaculação, esses espermatozoides são expelidos para o exterior do pênis.

Após essa informação, podemos esclarecer que a vasectomia é o fechamento do canal deferente no homem.

É uma pequena cirurgia com anestesia local em cima do escroto (saco), na qual é cortado esse canal.

Após a vasectomia, o esperma (líquido) continuará sendo expelido na ejaculação, porém, sem a presença dos espermatozoides.

Esse método é considerado definitivo. Se você fizer esta cirurgia, deve considerar que até é possível uma reversão, mas não é fácil e nem garantida.

Se você não quiser mais ter filhos esse método é muito adequado, pois não interfere na espontaneidade da relação sexual.

Muitas pessoas confundem a esterilização com castração. Você sabe a diferença?

Castração é remoção dos testículos, diferente da vasectomia que não retira os testículos, somente esteriliza, ou seja, a vasectomia não deixa os espermatozoides passarem para o pênis.

Portanto, se você fez a vasectomia ou vai fazer, mesmo após o procedimento, você ainda continuará produzindo os espermatozoides, porém, apenas não sairá na ejaculação.

Tempo de recuperação

A Vasectomia não torna você estéril imediatamente, pois ainda há espermatozoides armazenados na parte superior do canal, na ampola e também nas vesículas seminais e nos ductos ejaculatórios, sendo necessário de dez à dezesseis ejaculações para que o esperma não contenha mais espermatozoide.

Enquanto isso, se houver relação sexual, é indicado que você use outro método contraceptivo, por exemplo camisinha ou que a mulher mantenha o uso de anticoncepcional.

Como qualquer outro procedimento cirúrgico, há riscos de infecção e de eventos relativos à anestesia e isto o seu médico cuidará.

Efeitos colaterais da Vasectomia

Dor no escroto

Após a cirurgia você até poderá sentir a região do escroto (saco) sensível e dolorida por até uma semana, mas é passageiro. O retorno para as atividades sexuais é liberado assim que você se sentir confortável.

A falta de esclarecimento sobre o procedimento pode trazer muita angústia e ansiedade, onde muitos pensam que isso poderá afetar a ereção do pênis, o que não é verdade.

Risco de Impotência

Se você pensa em fazer o procedimento, não precisa ficar com medo, pois o procedimento, por si só não causa disfunção erétil, nem diminuição da libido e nem perda da sensibilidade no pênis.

Você não ficará impotente por ter feito a cirurgia

Mas como dito, as vezes o desconhecimento do procedimento, medo, insegurança ou incertezas podem causar ansiedade e atrapalhar a relação sexual.

Portanto, torna-se importante o diálogo entre você e sua parceria para uma decisão concreta e também esclarecer dúvidas com o médico para que esse procedimento traga ainda mais conforto, tranquilidade, espontaneidade e prazer para a relação sexual.

Caso ainda permaneça alguma questão sobre o procedimento estamos aqui para lhe esclarecer e ajudar a compreender. Não hesite em nos contatar, procure um profissional especializado.

Fonte: Sexo sem dúvidas

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Quer mudar de vida?
Matemática Básica
Teresina 165 anos
Matemática e Raciocínio Lógico no Podium
Assist. Administrativo UFMA
Aux. Administrativo UFMA
Casa do Cartucho
Tire sua CNH com a Autoescola Gallantys
Últimas Notícias
16h22 'Não era o que nós queríamos': pais levam faixa 'sincera' na formatura da filha 16h15 Alepi aprova cargo de auditor fiscal ambiental; Semar anuncia concurso 15h51 Sefaz libera R$ 805 mil em créditos de ICMS; saiba como pedir resgate 15h32 Prefeitura Envia à Câmara Projeto de Lei (PL) que Institui 'Transporte Público Municipal' 15h24 Projetos de proteção do meio ambiente no Nordeste receberão R$ 813 mil 15h16 Piauiense é campeão no Mundial de Paracanoagem na República Tcheca 15h08 Projeto garante uso do nome social na administração pública municipal 15h07 Governo lança programa para agilizar crédito a micro e pequenas empresas 14h59 Estoque de vacinas contra HPV para 15 a 26 anos já se esgotou, diz FMS 14h53 Comissão aprova projeto de Elmano para beneficiar parques nacionais 14h52 Lei obriga restaurantes do Piauí a disporem informações nutricionais sobre alimentos 14h47 Justiça condena Felipe Santolia, ex-prefeito de Esperantina em ação penal 14h44 Primeira Turma de Pelotão Mirim de Colônia do Gurguéia-PI, construindo cidadania. 14h17 XLI Encontro Nacional de Folguedos começa nesta quinta-feira (24) 14h17 Novo Android vai mudar a sua forma de assistir a vídeos pelo celular 14h00 Hemopi realiza transfusão de sangue raro em criança de cinco anos 13h35 Governo do estado autoriza estudo para melhorias no Aeroporto de Corrente 12h55 Jornalista não usa direito de calar e depõe por mais de uma hora à Vilma 12h48 Candidatos ao Encceja podem pedir uso do nome social até sexta (25) 12h38 'Fiquei chateada, mas isso não me fere', afirma Monalysa no 'Encontro' 12h34 Governo estuda liberar saque do saldo do PIS e do Pasep para idosos; confira 12h20 Fundação de Saúde entrega cartão para beneficiários do Bolsa Família 12h20 Robert Rios é contra Lula, quer impedir vinda ao Piauí, e nada faz com a Caravana de João Henrique 12h07 Advogado Valdetário Monteiro vai substituir Norberto Campelo no CNJ 12h01 Comitê vai apurar denúncias de tortura a menores no CEM

Assist Administrativo UFMA
Aux. Administrativo UFMA
Tire sua CNH com a Autoescola Gallantys
Matemática Básica

Mais Lidas


    Enquete

    Você acredita que Michel Temer vai...

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-05-29 15:46:00.0 a 2017-06-05

    Ajude!
    Podium - Professor Atualidades
    Assist. Administrativo UFMA

    180graus no Instagramno Instagram

    Aux. Administrativo UFMA