180graus

Confira a Saúde - 09/01/2014 às 09h53

Você sabe se as suas fezes estão saudáveis? Descubra aqui!






Vaga pesquisadores
180 & Gracom - Maratona
Casa do cartucho
Profº Márcio Lima - Dia da Mudança
Phocus Galerie - Eventos

Para alguns um alívio, para outros uma saga dolorosa. Seja uma hora fácil ou difícil, é certo que nem todos gostam de ficar encarando as próprias fezes no vaso sanitário. Entretanto, respirar fundo e encarar o bolo fecal pode dizer muito sobre a sua saúde - afinal, ele é o resultado de tudo o que você come.

Cor

Essa necessidade básica indica como vai a saúde de todo o sistema digestivo e ainda dá pistas sobre a qualidade da sua alimentação. Já que prevenir é o melhor remédio, confira os tópicos que merecem atenção sobre suas fezes e o que significa cada alteração:

As fezes normalmente tem cor marrom de diferentes tonalidades. "As variações de cores ocorrem conforme o tipo dos alimentos, a quantidade de bile, produzida pelo fígado e que irá digerir as gorduras, e eventualmente alguma doença", diz o cirurgião gástrico e proctologista Sidney Klajner, do Hospital Albert Einstein.

O gastroenterologista Guilherme Andrade, do Centro de Gastroenterologia e Cirurgia Bariátrica e Metabólica do Hospital 9 de Julho, afirma que as fezes enegrecidas - chamadas "borra de café" - sinalizam sangramento do aparelho digestivo, em geral do estômago e as fezes avermelhadas acusam um sangramento do intestino grosso ou mesmo região em torno do ânus.

"Fezes amareladas e brilhantes podem indicar problemas do pâncreas que determinam dificuldade em se absorver gorduras, enquanto as fezes esbranquiçadas podem indicar problemas do fígado, como hepatite", afirma Guilherme. Por fim, as fezes esverdeadas podem tanto indicar a ingestão de alguns vegetais verdes escuros em excesso ou alimentos com corantes azuis.

Fezes com sangue

Não é normal apresentar sangue nas fezes - é um cenário que deve sempre ser investigado por um médico. "Pode ser um problema simples, como um sangramento de hemorroidas internas, mas também pode representar alguma inflamação com erosões ou úlceras, como no caso da retocolite e doença de Crohn", explica o proctologista Sidney.

Além disso, sangue nas fezes pode indicar a presença de algo mais sério, como algum tumor. O gastroenterologista Guilherme reforça que o sangue é vivo geralmente é sinal de sangramento mais baixo, como do cólon ou ânus.

Consistência

A consistência das fezes sugere o quanto elas demoraram a ser evacuadas. "Fezes que demoraram dias passam a ter seu componente de água reabsorvido pelo organismo e, portanto, ressecam mais, ficando bastante endurecidas", explica o proctologista Sidney.

No caso das infecções intestinais, a passagem das fezes é bem mais rápida e não há a correta absorção de água, gerando as diarreias. "A consistência ideal é de pastosa a moldável, devendo se adaptar ao canal do ânus sem machucar", completa Guilherme Andrade.

Formato

Os vários formatos das fezes não indicam, na imensa maioria, algum tipo de doença, a depender também da cor e consistência. "Entretanto, as fezes saudáveis no geral são cilíndricas a alongadas", ressalta o gastroenterologista Guilherme. Fezes cortadas, em "bolinhas", acontecem nas constipações crônicas, podendo ser sintoma de diverticulites, colites ou até mesmo um tumor.

Além disso, as fezes disformes e liquefeitas acontecem nas diarreias, e as fezes muito finas podem indicar que você está fazendo força demais para evacuar, contraindo o esfíncter mais do que deveria.

Odor

É certo que o cheiro das fezes não é dos mais agradáveis, uma vez que as bactérias do intestino geram compostos sulfurosos após digerir os alimentos. Entretanto, a intensidade do odor pode variar muito conforme aquilo que comemos.

No geral, o consumo de carne vermelha ou alimentos condimentados pode gerar fezes com um odor mais acentuado.

As fezes de uma alimentação saudável e equilibrada devem apresentar um cheiro característico, mas nada que deixe o banheiro interditado! "O odor fétido pode indicar infecções ou inflamações, já que não há a completa digestão dos alimentos", afirma o proctologista Sidney.

Há também as fezes que ocorrem após um sangramento no estômago, que tem um mau cheiro fortíssimo.

Boia ou afunda?

Fezes saudáveis no geral devem afundar. "A maior parte da massa fecal é constituída de bactérias da flora, fibras e água, e essas afundam", explica o gastroenterologista Guilherme. "O que determina se boia ou não é o teor de gordura: quando em excesso, as fezes tendem a boiar."

A concentração de gases nas fezes também pode fazê-las boiar, e isso é resultado da ingestão de alguns alimentos, como brócolis, feijão e repolho.

Frequência

Tudo depende da quantidade de fibras que comemos e dos próprios movimentos intestinais. "A prisão de ventre é a situação na qual o paciente não consegue evacuar um mínimo de duas a três vezes por semana", afirma o proctologista Sidney.

A constipação pode estar relacionada à dieta, doenças do assoalho pélvico, falta de relaxamento muscular, obstrução do aparelho intestinal ou mesmo adiar a ida ao banheiro.

Uma frequência considerada dentro do ideal fica entre três vezes ao dia até uma vez a cada três dias. "Essa porém não é uma definição rígida, havendo pessoas normais que fogem do padrão", lembra o gastroenterologista Guilherme.

 

Fonte: com informações do MINHA VIDA

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Terno e Cia
Phocus Galerie
Carvalho e Oliveira (Wildson de Almeida)
UNIMED DIA DAS MÃES
Alves e Alves (Dr. Daniel)
180 & Gracom - Maratona
Marquinhos do Pará
vaga pesquisadores
Casa do Cartucho
Panificadora Canindé
Últimas Notícias
21h27 Palco Fixo de Eventos de Paes Landim encontra-se em fase de conclusão 20h14 Confira ideias de decoração para quem é apaixonado por viagens 18h31 O comércio de água em Dirceu Arcoverde é pulsante 18h21 Educadores participam de oficinas de formação do Jovem de Futuro 18h20 Outro descaso em Dirceu Arcoverde é uma imprestável creche 18h10 Aprovada resolução para difundir a Justiça Restaurativa no Poder Judiciário 18h10 MPF: prefeitura de Parnaguá tirou nota 2,7 em transparência 18h03 'Tenho que aguentar', diz pai que perdeu filha em acidente 18h01 Em Brasília, governo trata da liberação de voos para cidades do Piauí 17h55 Menina de 13 anos que deu à luz após ser entregue a estuprador 17h54 TST aprova resolução para concurso nacional para magistratura trabalhista 17h51 Renata Banhara detona Susana Vieira: 'Ela é um ser humano horrível' 17h50 Figurino de 'Escrava Mãe' foi feito pela mesma empresa de 'Game of Thrones' 17h49 OMS recomenda que mulheres de áreas afetadas pelo zika adiem gravidez 17h47 O que sustenta Fartura do Piauí vem de outros estados 17h39 Juiz federal lança livro que pretende abrir a 'caixa preta' do Judiciário 17h27 Robert reage ao excesso de delações premiadas pela 'Operação Lava Jato' 17h26 Escola do Legislativo promove curso sobre direção e arte 17h19 Família Tarquino nega que desmate propriedade em Fartura do Piauí 17h17 Suspeito de estelionato é detido usando roupa da Eletrobras e veículo adesivado 17h15 Exclusivo: o preço da água em Fartura do Piauí 17h15 Redes socias prometem apagar postagens e comentários preconceituosos 17h13 River anunciou a contratação de novo atacante para a 'Série C' do Brasileirão 17h08 Policiais Militares compram cesta básica para família de ladrão 17h01 TJ do Piauí tem primeira sentença com processo totalmente eletrônico; saiba

Dr. Raimundo Junior
Alves e Alves (Dr. Daniel)
Dr. Wildson de Almeida
Conplan
Terno e Cia
Phocus Galerie

Mais Lidas


    Enquete

    Cai o primeiro ministro do novo governo em apenas 12 dias. Na sua opinião, Michel Temer consegue terminar seu mandato?

    Total de Votos: 373

    Válida de 24/05/2016 a 31/05/2016

    vaga pesquisadores
    Casa do cartucho
    Phocus Galerie - Eventos
    180 & Gracom - Maratona
    Profº Márcio Lima - Dia da Mudança
    Dr. Raimundo Junior
    ZikaZero
    Alves e Alves (Dr. Daniel)
    Terno e Cia
    Dr. Diogo Caldas(Escritório de advocacia)

    180graus no Instagramno Instagram

    Panificadora Canindé
    sunset