180graus

Confira a Saúde - 09/01/2014 às 09h53

Você sabe se as suas fezes estão saudáveis? Descubra aqui!

Galaxy

Para alguns um alívio, para outros uma saga dolorosa. Seja uma hora fácil ou difícil, é certo que nem todos gostam de ficar encarando as próprias fezes no vaso sanitário. Entretanto, respirar fundo e encarar o bolo fecal pode dizer muito sobre a sua saúde - afinal, ele é o resultado de tudo o que você come.

Cor

Essa necessidade básica indica como vai a saúde de todo o sistema digestivo e ainda dá pistas sobre a qualidade da sua alimentação. Já que prevenir é o melhor remédio, confira os tópicos que merecem atenção sobre suas fezes e o que significa cada alteração:

As fezes normalmente tem cor marrom de diferentes tonalidades. "As variações de cores ocorrem conforme o tipo dos alimentos, a quantidade de bile, produzida pelo fígado e que irá digerir as gorduras, e eventualmente alguma doença", diz o cirurgião gástrico e proctologista Sidney Klajner, do Hospital Albert Einstein.

O gastroenterologista Guilherme Andrade, do Centro de Gastroenterologia e Cirurgia Bariátrica e Metabólica do Hospital 9 de Julho, afirma que as fezes enegrecidas - chamadas "borra de café" - sinalizam sangramento do aparelho digestivo, em geral do estômago e as fezes avermelhadas acusam um sangramento do intestino grosso ou mesmo região em torno do ânus.

"Fezes amareladas e brilhantes podem indicar problemas do pâncreas que determinam dificuldade em se absorver gorduras, enquanto as fezes esbranquiçadas podem indicar problemas do fígado, como hepatite", afirma Guilherme. Por fim, as fezes esverdeadas podem tanto indicar a ingestão de alguns vegetais verdes escuros em excesso ou alimentos com corantes azuis.

Fezes com sangue

Não é normal apresentar sangue nas fezes - é um cenário que deve sempre ser investigado por um médico. "Pode ser um problema simples, como um sangramento de hemorroidas internas, mas também pode representar alguma inflamação com erosões ou úlceras, como no caso da retocolite e doença de Crohn", explica o proctologista Sidney.

Além disso, sangue nas fezes pode indicar a presença de algo mais sério, como algum tumor. O gastroenterologista Guilherme reforça que o sangue é vivo geralmente é sinal de sangramento mais baixo, como do cólon ou ânus.

Consistência

A consistência das fezes sugere o quanto elas demoraram a ser evacuadas. "Fezes que demoraram dias passam a ter seu componente de água reabsorvido pelo organismo e, portanto, ressecam mais, ficando bastante endurecidas", explica o proctologista Sidney.

No caso das infecções intestinais, a passagem das fezes é bem mais rápida e não há a correta absorção de água, gerando as diarreias. "A consistência ideal é de pastosa a moldável, devendo se adaptar ao canal do ânus sem machucar", completa Guilherme Andrade.

Formato

Os vários formatos das fezes não indicam, na imensa maioria, algum tipo de doença, a depender também da cor e consistência. "Entretanto, as fezes saudáveis no geral são cilíndricas a alongadas", ressalta o gastroenterologista Guilherme. Fezes cortadas, em "bolinhas", acontecem nas constipações crônicas, podendo ser sintoma de diverticulites, colites ou até mesmo um tumor.

Além disso, as fezes disformes e liquefeitas acontecem nas diarreias, e as fezes muito finas podem indicar que você está fazendo força demais para evacuar, contraindo o esfíncter mais do que deveria.

Odor

É certo que o cheiro das fezes não é dos mais agradáveis, uma vez que as bactérias do intestino geram compostos sulfurosos após digerir os alimentos. Entretanto, a intensidade do odor pode variar muito conforme aquilo que comemos.

No geral, o consumo de carne vermelha ou alimentos condimentados pode gerar fezes com um odor mais acentuado.

As fezes de uma alimentação saudável e equilibrada devem apresentar um cheiro característico, mas nada que deixe o banheiro interditado! "O odor fétido pode indicar infecções ou inflamações, já que não há a completa digestão dos alimentos", afirma o proctologista Sidney.

Há também as fezes que ocorrem após um sangramento no estômago, que tem um mau cheiro fortíssimo.

Boia ou afunda?

Fezes saudáveis no geral devem afundar. "A maior parte da massa fecal é constituída de bactérias da flora, fibras e água, e essas afundam", explica o gastroenterologista Guilherme. "O que determina se boia ou não é o teor de gordura: quando em excesso, as fezes tendem a boiar."

A concentração de gases nas fezes também pode fazê-las boiar, e isso é resultado da ingestão de alguns alimentos, como brócolis, feijão e repolho.

Frequência

Tudo depende da quantidade de fibras que comemos e dos próprios movimentos intestinais. "A prisão de ventre é a situação na qual o paciente não consegue evacuar um mínimo de duas a três vezes por semana", afirma o proctologista Sidney.

A constipação pode estar relacionada à dieta, doenças do assoalho pélvico, falta de relaxamento muscular, obstrução do aparelho intestinal ou mesmo adiar a ida ao banheiro.

Uma frequência considerada dentro do ideal fica entre três vezes ao dia até uma vez a cada três dias. "Essa porém não é uma definição rígida, havendo pessoas normais que fogem do padrão", lembra o gastroenterologista Guilherme.

 

Fonte: com informações do MINHA VIDA

Publicado Por: Ricardo Caetano

Últimas Notícias
20h49 Estrela Azul vence São Francisco no campeonato municipal de futebol amador de São Félix 20h30 Seguradora de estágio fará traslado de corpo de estudante alemão que morreu no Brasil 20h15 De biquíni, Patrícia Jordane ex-affair de Neymar posa sexy na praia;Fotos 20h08 Homem morre após cair e ficar preso durante quatro dias dentro de buraco 19h46 Willian Guimarães aborda estágio profissional durante XXII Conferência Nacional 19h35 Grazi poderá perder seu posto de apresentadora para Ivete Sangalo 19h03 ACIDENTE COM caminhão pipa mata um e fere outro no PI 19h00 Ator é vítima de homofobia e leva soco no olho 18h35 Após 'rixa', Adriana Galisteu e Ana Hickamann se evitam em festa; saiba 18h25 Edvaldo Moura teme alta abstenção no 2º turno; quer mais transportes 18h25 Secretaria municipal realiza limpeza em bairro de Amarante 18h22 Senado Federal já vai torrar R$ 416 mil com a chegada dos novos senadores 18h21 Procurador Kelston Lages alerta sobre proibições no dia da eleição no estado 18h21 Bandas animarão os festejos de São Mateus interior de Canavieira 18h10 Urnas de Picos receberam novos dados para o 2º turno 18h06 'Prefiro meu filho na cadeia', diz mãe de jihadista brasileiro na Síria 18h04 Barraco! Dani Bolina quer ver Nicole Bahls fora do 'Pânico na Band' 18h04 'Com 34 anos e não ter minha família dói muito', diz Deborah Secco 18h03 Secretaria do meio ambiente investiga desmatamento de floresta em Teresina 18h03 1º caso de infecção do ebola fora da África, exame confirma que espanhola está curada 18h02 Leonardo e Xana viram ‘héteros’, e Aguinaldo Silva é criticado por ‘cura gay’ 18h02 Adolescente de 16 anos morre em 'casa mal assombrada' nos Estados Unidos 18h00 Namorada de Thammy diz que melhor sexo de sua vida foi após uma briga com a atriz 17h55 Por aumento salarial, Policia Federal do Piauí anuncia paralisação de 72 h 17h50 Aécio Neves sobre pesquisas: 'O Brasil saberá responder nas urnas'
TRE

Enquete

Na sua opinião, dos novos deputados estaduais eleitos, qual realizará o melhor trabalho?

Total de Votos: 177

Válida de 21/10/2014 a 28/10/2014

Mais lidas

    180graus no Instagramno Instagram