180graus

Aumenta qualidade de vida - 15/03/2017 às 16h44

Ter filhos aumenta a expectativa de vida, afirma pesquisa






comserv
Antonio das Neves - Peritos Associados

Quem tem filhos vive mais, apontou um novo estudo publicado nesta semana no periódico científico Journal of Epidemiology and Community Health. Segundo a pesquisa, conduzida por cientistas do Instituto Karolinska e do Instituto Sueco para Pesquisas Sociais, da Universidade de Estocolmo, homens e mulheres com filhos têm um aumento na expectativa de vida comparado aos sem filhos. Também foi observado que homens não casados com filhos tendem a viver ainda mais que outros homens com o mesmo perfil, mas sem descendentes. Análises anteriores já haviam apontado que pessoas com filhos têm maior longevidade, mas essa é a primeira a cogitar que a companhia e o cuidado constantes dos filhos sejam o motivo da sobrevida.

Para chegar a essas conclusões, os cientistas analisaram os registros de quase um milhão e meio de homens e mulheres suecos nascidos entre 1911 e 1925. Essas trajetórias foram verificadas desde que os indivíduos tinham 60 anos até sua morte, emigração, ou fim do tempo analisado, em dezembro de 2014. Além disso, para ser considerado como pai, o cidadão deveria ter um filho vivo e morando na Suécia no período observado.

Também foram considerados fatores que interferem na qualidade de vida, como nível de educação, região e o estado civil, separando solteiros, divorciados ou viúvos dos que ainda tinham um companheiro. Para observar se o gênero do descendente teve algum impacto na expectativa de vida, eles também isolaram as famílias de filho único do sexo feminino, do masculino.

Cuidado dos filhos com os pais

A partir dessas divisões, os pesquisadores calcularam a taxa de óbito do grupo observado e concluíram que, aos 60 anos, homens com filhos têm uma expectativa de vida dois anos maior que o resto dos homens. Enquanto as mães tendem a viver um ano e meio a mais que o resto das mulheres. Já aos 80 anos, homens pais tendem a viver oito meses a mais, e as mães, sete meses.

Ainda foi observada uma diferença mais expressiva entre homens não casados. Isso porque os sem filhos tiveram uma taxa de mortalidade maior que os pais sem companheiras. Aos 85 anos, por exemplo, o risco de morte entre homens não casados com filhos é 1,2% menor que os não casados sem filhos.

Já o sexo dos filhos não teve diferença na expectativa de vida. Mas, como essa análise foi feita apenas com pais de filhos únicos, os cientistas alertam que, nesses casos, os homens podem desenvolver a mesma responsabilidade e cuidados que as filhas mulheres.

Apesar do estudo não ter analisado caso a caso, ele identifica como o cuidado dos filhos adultos pode ajudar na terceira idade de seus progenitores, quando a saúde deteriora. No entanto, os próprios pesquisadores admitem outros fatores que podem interferir na expectativa de vida, como a hipótese de que muitas pessoas podem não ter filhos por problemas de saúde e de que pais tendem a ter um estilo de vida mais saudável.

“Nossa constatação de que a associação se fortaleceu quando os pais ficaram mais velhos está de acordo com as pesquisas que sugerem que as pessoas sem filhos enfrentam a falta de cuidados apenas para o fim da vida”, explicaram os cientistas em comunicado.

Fonte: Veja.abril

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Preratório PM-PI
Antônio das Neves - Peritos Associados
Últimas Notícias
00h31 River classifica para a próxima fase da Copa do Nordeste 2017 23h57 PM se reúne em Avelino Lopes e fala da saúde 22h23 Altos encerra participação com vitória sobre o Moto Clube/MA - 4 x 3 21h33 EugenioShow apresenta Isabella, mais um talento campo-maiorense 18h55 Compulsão por chocolate? Esta técnica psicológica pode ajudar 18h31 Prótese nos seios pode causar tipo raro de linfoma, afirma a FDA 18h11 É cada vez maior o número de mulheres refugiadas no Brasil 18h07 Algodões: Desembargador designa audiência de conciliação para 05 de abril 17h53 Dia da Água: Na Mata Atlântica, qualidade é boa em só 6 pontos 17h49 Setrans anuncia que a conclusão do Rodoanel será ainda neste semestre 17h44 Menina que 'sumiu' na BA teria sido vista com casal no PI 17h37 Escassez de água deve afetar 660 milhões de crianças até 2040, diz Unicef 17h37 Mulher é presa por esconder arma que foi usada para matar major em assalto 17h32 'Não respeitam cidadão nenhum',diz irmão de major sobre os assassinos 17h27 Homem é preso em Picos acusado de fornecer drogas para a cidade de Oeiras 17h26 Secretário da Sasc participa de reunião do Fonsea em Brasília 17h25 Angelina Jolie e Brad Pitt voltam a se falar após 6 meses da separação; veja 17h23 Aprovado PL que cria 120 cargos em comissão nas comarcas do TJ no interior 17h19 Alexandre de Moraes assume cargo de ministro no Supremo Tribunal Federal 17h12 Economia: Vendas de iPhone caem pela metade no Brasil em 2016 17h09 Prefeitura no PI convoca classificados para os cargos de professor substituto 17h08 Altos decidirá o primeiro turno do Campeonato Piauiense com o Parnahyba 17h08 Carne brasileira vira piada através de propaganda veiculada no Chile; veja 17h04 ALEPI prestou homenagem a Ordem Demolay no Piauí nesta quarta-feira 17h01 Prefeitura no PI está com inscrições abertas para Seletivo; acesse edital!

Tintas e Tonners compatíveis com várias marcas
Antônio das Neves - Peritos Associados
Elegante é ter você em nossa companhia!

Mais Lidas


    Enquete

    Qual foi o melhor carnaval do Piauí em 2017?

    Total de Votos: 1192

    Válida de 2017-03-02 09:43:00.0 a 2017-03-23

    comserv

    180graus no Instagramno Instagram