Atividades voltadas diabéticos -

Programa Saúde da Família alerta diabéticos sobre cuidado com os pés

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Poty Velho realizou na manhã de hoje (18) várias atividades voltadas para pacientes diabéticos. A ação faz parte das atividades do Novembro Azul, mês voltado para o combate e prevenção da Diabetes. O evento contou com atividade física, exames do pé diabético, assim como a classificação de risco do pé diabético e também palestras sobre a temática.

A enfermeira da Equipe Saúde da Família (ESF) da UBS do Poty Velho, Nancy Loiola, palestrou sobre a importância do calçado para o pé diabético. “O uso de calçados inadequados é uma das causas mais frequentes de feridas nos pés diabéticos. Temos que lembrar sempre de ajustar os sapatos aos pés e não os pés ao sapato”, afirmou ela.
Os portadores de diabetes devem aprender a olhar com muito cuidado para os pés, pois complicações frequentes com o pé diabético podem ser evitadas com prevenção. “Estou participando dessa atividade e adorando. Peguei várias dicas de como manter o pé sempre limpo e cortar a unha corretamente para não me ferir. Agora a enfermeira retirou as calosidades dos meus pés e vamos hidratar”, explicou Lídia Teresa de Jesus, de 84 anos, diabética há dois anos.

A diabetes é uma doença silenciosa e mata mais de 1,5 milhão de pessoas por ano no mundo. Se somar ainda outros dois milhões de mortes por causa do alto nível de açúcar no sangue, seriam quase quatro milhões, portanto, o impacto na saúde é muito sério.
Seu Armando José, de 62 anos, também esteve na atividade do Poty Velho e fez o exame do pé diabético para testar a sensibilidade do membro. “Percebi como é importante cuidarmos bem dos pés. Estou perdendo a sensibilidade do meu e preciso ficar atento”, disse ele.

A UBS do Poty Velho atende quase 360 pessoas com diabetes. Em Teresina, são cerca de 28 mil pacientes diabéticos atendidos por meio do Programa Saúde da Família. A doença mata 72 mil pessoas por ano no país. No Piauí já são mais de 200 mil pessoas convivendo com a doença. O diabetes, quando não controlado, é a principal causa de amputações não-traumáticas das pernas; é a principal causa de insuficiência renal e é a principal causa de perda visual.

Fonte: None

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco