Sistema ágil e na nuvem -

Novo Sistema proporciona agilidade na entrega de exames na rede municipal

O Laboratório Municipal Raul Bacelar iniciou em agosto a modernização de seu serviço com a implantação de um novo sistema totalmente informatizado, que utiliza a internet para transmitir com mais rapidez informações sobre os pacientes. Atualmente o sistema funciona em 15 Unidades Básicas de Saúde da capital.

“Quando o paciente dá entrada após a coleta do material para exames nas Unidades Básicas de Saúde, é gerada uma etiqueta com um código de barras, que identifica todos os tubos. Uma vez levados ao laboratório, eles são identificados por este código e entram imediatamente no sistema, que faz todo o controle de informações. Esse novo sistema é um dos melhores do país, o mesmo utilizado no Hospital paulista Albert Einstein”, explica a diretora do Laboratório Raul Bacelar, Evelma Vasconcelos.

Ela conta ainda que com o novo sistema houve uma reorganização na realização dos exames da rede municipal e o registro do paciente é automático, o que torna o processo de identificação mais ágil e seguro. “Nós não nos preocupamos com quantidade de exames realizados, mas acima de tudo com a satisfação do usuário”, diz.

O período de espera pelo resultado para exames simples, que agora é armazenado em nuvem, passam a ser de apenas 24 a 48 horas úteis. O paciente deve então se dirigir à UBS onde fez seu exame, portando o comprovante, e receber seu resultado que será impresso imediatamente no local.

No primeiro quadrimestre do ano de 2016, de janeiro a abril, o Laboratório Municipal Raul Bacelar realizou 727.423 exames e no segundo quadrimestre, maio a agosto, 756.539. “Houve uma atenção direcionada à busca ativa de casos de Sífilis aqui na cidade. Os profissionais da Atenção Básica em Saúde intensificaram seu trabalho voltado a isso, o que ocasionou aumento no número de exames VDRL. No primeiro quadrimestre realizamos 10.186 exames deste tipo, já no segundo quadrimestre foram 11.690”, explica Evelma sobre o aumento do número de exames relacionados às doenças sexualmente transmissíveis.

Fonte: Com informações da Prefeitura de Teresina

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco