180graus

Mamografia tridimensional - 26/06/2014 às 10h44

Mamografia 3D é mais eficaz para detectar câncer de mama, diz estudo






comserv
Antonio das Neves - Peritos Associados

A mamografia tridimensional permite diagnosticar muito mais casos de câncer de mama e reduzir a quantidade de diagnósticos errados em comparação com a mamografia convencional, de acordo com os resultados de um amplo estudo clínico divulgado nesta semana.

Comparada com uma mamografia bidimensional, a mamografia digital 3D, ou tomossíntese, aumenta em 41% a taxa de detecção dos tumores mamários invasivos (que sai do duto mamário) e em 29% o diagnóstico de todos os cânceres de mama.

A técnica, aprovada pela agência americana encarregada do controle de medicamentos (FDA) em 2011, também permitiu uma redução de 15% dos diagnósticos equivocados, tanto positivos quanto negativos, explicaram os autores deste estudo, publicado na edição desta quarta-feira (25) do "Journal of the American Medical Association" (JAMA).

Essa pesquisa, a mais ampla realizada até agora sobre a eficácia do exame, foi feita com cerca de meio milhão de mulheres em treze hospitais americanos.

"O estudo confirma o que já sabíamos, que com a mamografia 3D são diagnosticados mais cânceres invasivos e se evita a ansiedade e o custo de exames adicionais para confirmar o que se revela um falso alarme", destaca Donna Plecha, diretora do serviço de exames de imagem no hospital universitário do Case Medical Center, em Cleveland (Ohio).

mamografia2.jpg

"Sabíamos que as mamografias salvavam vidas e este estudo nos dá dados sólidos que mostram que a mamografia em 3D dá um melhor diagnóstico para o câncer de mama, suficientemente precoce, quando ainda é tratável", explicou.

Este sistema, que combina a mamografia digital com exame de imagem por tomossíntese, permite obter imagens muito mais detalhadas e precisas do seio.É usado para recriar imagens de um milímetro de espessura que podem ser visualizadas em uma reconstrução da mama em 3D.

Para a paciente, não há muita diferença entre este exame e uma mamografia convencional, ele dura apenas alguns segundos mais.

A imagem 3D permite melhorar o diagnóstico, ajudando os radiologistas a identificar as estruturas dos seios e ver bem as áreas que ficam apagadas na mamografia bidimensional, que podem revelar um tumor, mas também ocultá-lo.

O momento em que se descobre o câncer de mama determina as possibilidades de sobrevivência da paciente, daí a importância que as mulheres de 40 anos façam uma mamografia anual, segundo eles.

Se um câncer for detectado suficientemente cedo e não se estendeu para além do seio, a taxa de sobrevida em cinco anos é de 97%, afirmam os autores deste estudo.

Fonte: com informações do BEM ESTAR

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Preratório PM-PI
Terrazzo Poti
Antônio das Neves - Peritos Associados
Últimas Notícias
13h53 Justiça eleitoral desaprova contas do PCO referente ao exercício de 2011 13h50 Presidente do TSE diz que grave crise deve impulsionar mudanças políticas 13h47 TRE-PI fará palestra sobre norma que disciplina a prestação de contas anual 13h42 Desembargador do TJ-PI esclarece liminar que suspendeu júri de advogado 13h36 Após reunião na Alepi, Franzé vai receber permissionários de rodoviárias 13h32 Deputado Assis Carvalho participou do EugenioShow, transmitido em Brasília 13h28 Obra da prefeitura de Bom Princípio pode prejudicar a Lagoa do Portinho 13h04 Veículos são apreendidos pela PRF-PI na cidade de PHB com irregularidades 13h02 Lotoshow completa um ano e lança seu mais novo jogo: Pick Show 13h01 Crise já obrigou Prefeitura de Teresina a cortar R$ 6 milhões em despesas 13h01 Equipe visita escolas estimulando alunos do Programa de leitura Heróis do Saber 12h49 MEC repassa a partir de hoje parcela do Fundeb a estados e municípios 12h44 Temer diz que pontos da reforma da Previdência ainda podem ser negociados 12h41 IBGE diz que mulher é a principal responsável por criança no domicílio 12h12 Primeira reunião do Projeto Viva Semi-Árido 12h10 Apenas 25% das crianças com menos de 4 anos frequentam creche ou escola 12h07 Câmara aprova Medida Provisória que cria Programa Cartão Reforma 11h54 Lagoa Alegre é beneficiada com obras de infraestrutura asfáltica 11h52 Corpo de homem é encontrado dentro de cobra de 7 metros; fotos e vídeo 11h43 Observatório Social de Picos nega aprovação em licitação 11h39 Segunda Parada da Diversidade Sexual 11h31 Seminário de Encerramento do PNAIC/2016 11h26 Neste Domingo tem Festa no Bar do Adão Moto Taxi 11h24 Teatro Cidade Cenográfica de Floriano passa por reforma de ampliação 11h21 Transportes públicos serão consertados para atender a população

Antônio das Neves - Peritos Associados
Elegante é ter você em nossa companhia!
Tintas e Tonners compatíveis com várias marcas

Mais Lidas


    Enquete

    Qual foi o melhor carnaval do Piauí em 2017?

    Total de Votos: 1244

    Válida de 2017-03-02 09:43:00.0 a 2017-03-23

    comserv

    180graus no Instagramno Instagram