180graus

Mamografia tridimensional - 26/06/2014 às 10h44

Mamografia 3D é mais eficaz para detectar câncer de mama, diz estudo






Antonio das Neves - Peritos Associados
comserv

A mamografia tridimensional permite diagnosticar muito mais casos de câncer de mama e reduzir a quantidade de diagnósticos errados em comparação com a mamografia convencional, de acordo com os resultados de um amplo estudo clínico divulgado nesta semana.

Comparada com uma mamografia bidimensional, a mamografia digital 3D, ou tomossíntese, aumenta em 41% a taxa de detecção dos tumores mamários invasivos (que sai do duto mamário) e em 29% o diagnóstico de todos os cânceres de mama.

A técnica, aprovada pela agência americana encarregada do controle de medicamentos (FDA) em 2011, também permitiu uma redução de 15% dos diagnósticos equivocados, tanto positivos quanto negativos, explicaram os autores deste estudo, publicado na edição desta quarta-feira (25) do "Journal of the American Medical Association" (JAMA).

Essa pesquisa, a mais ampla realizada até agora sobre a eficácia do exame, foi feita com cerca de meio milhão de mulheres em treze hospitais americanos.

"O estudo confirma o que já sabíamos, que com a mamografia 3D são diagnosticados mais cânceres invasivos e se evita a ansiedade e o custo de exames adicionais para confirmar o que se revela um falso alarme", destaca Donna Plecha, diretora do serviço de exames de imagem no hospital universitário do Case Medical Center, em Cleveland (Ohio).

mamografia2.jpg

"Sabíamos que as mamografias salvavam vidas e este estudo nos dá dados sólidos que mostram que a mamografia em 3D dá um melhor diagnóstico para o câncer de mama, suficientemente precoce, quando ainda é tratável", explicou.

Este sistema, que combina a mamografia digital com exame de imagem por tomossíntese, permite obter imagens muito mais detalhadas e precisas do seio.É usado para recriar imagens de um milímetro de espessura que podem ser visualizadas em uma reconstrução da mama em 3D.

Para a paciente, não há muita diferença entre este exame e uma mamografia convencional, ele dura apenas alguns segundos mais.

A imagem 3D permite melhorar o diagnóstico, ajudando os radiologistas a identificar as estruturas dos seios e ver bem as áreas que ficam apagadas na mamografia bidimensional, que podem revelar um tumor, mas também ocultá-lo.

O momento em que se descobre o câncer de mama determina as possibilidades de sobrevivência da paciente, daí a importância que as mulheres de 40 anos façam uma mamografia anual, segundo eles.

Se um câncer for detectado suficientemente cedo e não se estendeu para além do seio, a taxa de sobrevida em cinco anos é de 97%, afirmam os autores deste estudo.

Fonte: com informações do BEM ESTAR

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Teresina Participativa
Vem pro Podium!
Vem pro Podium
Vem pro Podium
Cadastre-se
PM BA - Vem pro Podium!
PM TO - Vem pro Podium!
Vem pro Podium!
Vem pro Podium
Últimas Notícias
19h51 Prefeitura realiza serviço de contenção de dunas no litoral do Piauí 19h34 Em Curralinhos-PI, população reivindica melhorias no transporte rodoviário 19h24 Começa o Mutirão de Limpeza no município de Floriano 18h53 Deputado Fábio Novo fiscaliza obras da UPA e participa de evento em Bom Jesus. 18h43 Confirmado Banda para Dia 09 de Junho na Exposertão 2017 18h22 Câmara de Vereadores de Alegrete realiza última sessão do mês 18h16 Apae de Picos comemora 38 anos e lança campanha para conseguir recursos 18h12 Homem morre após acidente o corpo foi encontrado em rodovia próxima a Caldeirão Grande 18h07 Polícia Militar Resgata Criança em Cárcere Privado Pelo Próprio Pai no Município de Nova Iorque-Ma 18h06 Novo Pronatec ofertará novos cursos em São Julião 18h04 Polícia Militar Apreende Arma de Fogo na Cidade de São João dos Patos-Ma 18h01 Após 2ª derrota na Série D, treinador Celso Teixeira deixa equipe do River 18h01 Advogado do presidente Michel Temer vai realizar palestra em Teresina 18h00 O Sonho da Casa Própria está Chegando em São João dos Patos 17h59 Maurício Bezerra participa de fórum de inclusão de pessoas com deficiência 17h54 Polícia Militar Recupera Motocicleta Furtada na Cidade Nova Iorque-Ma 17h51 Sete suspeitos de explodir caixas eletrônicos são presos 17h51 Gilmar Mendes manda recado: 'Resolvam suas crises' 17h47 Moradores protestam por transporte de melhor qualidade após principio de incêndio 17h38 Prefeitura de Uruçuí realiza recapeamento asfáltico no município 17h35 Prefeito Roger Linhares se reúne com Secretário Estadual de Saúde 17h31 Idoso tem as pernas quebradas em acidente no Piauí; é pai de vereador 17h30 Homem de 65 anos sofre grave acidente na BR-343 em Campo Maior 17h28 Projeto da associação de catadores e recicladores de lixo de Oeiras tem apoio da prefeitura 17h25 Comunidade em Madeiro irá ser beneficiada com uma UBS

Vem pro Podium!
Vem pro Podium
Vem pro Podium
Vem pro Podium!
Teresina Participativa

Mais Lidas

    Podium - Professores Dir. Constitucional

    Enquete

    Você acredita que Michel Temer vai...

    Total de Votos: 10

    Válida de 2017-05-29 15:46:00.0 a 2017-06-05

    Suas ideias podem melhorar Teresina
    Vem pro Podium!
    Podium - Professor Atualidades

    180graus no Instagramno Instagram

    Podium - Professores Dir. Constitucional