180graus

Mamografia tridimensional - 26/06/2014 às 10h44

Mamografia 3D é mais eficaz para detectar câncer de mama, diz estudo






comserv

A mamografia tridimensional permite diagnosticar muito mais casos de câncer de mama e reduzir a quantidade de diagnósticos errados em comparação com a mamografia convencional, de acordo com os resultados de um amplo estudo clínico divulgado nesta semana.

Comparada com uma mamografia bidimensional, a mamografia digital 3D, ou tomossíntese, aumenta em 41% a taxa de detecção dos tumores mamários invasivos (que sai do duto mamário) e em 29% o diagnóstico de todos os cânceres de mama.

A técnica, aprovada pela agência americana encarregada do controle de medicamentos (FDA) em 2011, também permitiu uma redução de 15% dos diagnósticos equivocados, tanto positivos quanto negativos, explicaram os autores deste estudo, publicado na edição desta quarta-feira (25) do "Journal of the American Medical Association" (JAMA).

Essa pesquisa, a mais ampla realizada até agora sobre a eficácia do exame, foi feita com cerca de meio milhão de mulheres em treze hospitais americanos.

"O estudo confirma o que já sabíamos, que com a mamografia 3D são diagnosticados mais cânceres invasivos e se evita a ansiedade e o custo de exames adicionais para confirmar o que se revela um falso alarme", destaca Donna Plecha, diretora do serviço de exames de imagem no hospital universitário do Case Medical Center, em Cleveland (Ohio).

mamografia2.jpg

"Sabíamos que as mamografias salvavam vidas e este estudo nos dá dados sólidos que mostram que a mamografia em 3D dá um melhor diagnóstico para o câncer de mama, suficientemente precoce, quando ainda é tratável", explicou.

Este sistema, que combina a mamografia digital com exame de imagem por tomossíntese, permite obter imagens muito mais detalhadas e precisas do seio.É usado para recriar imagens de um milímetro de espessura que podem ser visualizadas em uma reconstrução da mama em 3D.

Para a paciente, não há muita diferença entre este exame e uma mamografia convencional, ele dura apenas alguns segundos mais.

A imagem 3D permite melhorar o diagnóstico, ajudando os radiologistas a identificar as estruturas dos seios e ver bem as áreas que ficam apagadas na mamografia bidimensional, que podem revelar um tumor, mas também ocultá-lo.

O momento em que se descobre o câncer de mama determina as possibilidades de sobrevivência da paciente, daí a importância que as mulheres de 40 anos façam uma mamografia anual, segundo eles.

Se um câncer for detectado suficientemente cedo e não se estendeu para além do seio, a taxa de sobrevida em cinco anos é de 97%, afirmam os autores deste estudo.

Fonte: com informações do BEM ESTAR

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Matemática Básica
Informática para concursos
Informática p/ Concurso
Matemática e Raciocínio Lógico
Vem pro Podium
Últimas Notícias
21h59 Campanha de preservação do umbuzeiro, árvore símbolo da resistência da caatinga 21h12 Dia do Evangélico é Comemorado 1ª Vez no Município. 20h22 Construsonhos Imobiliária 20h03 Segurança no Primeiro e Segundo Dia na 32ª Vaquejada de Paraibano-Ma 19h47 Memórias da família Sales para celebrar o centenário do seu patriarca Antônio de Sales 19h43 Palestra Sobre Direitos Humano no Primeiro Curso da Força Tática da 6ª Companhia Independente 19h40 Copa Zona Leste de Futebol Sub/13 - Rodada Semifinal 19h36 Jovem morre após colisão frontal na BR-343 entre moto e picape Ranger 19h35 Apresentação do xaxado na XV Semana Cultural de Colônia do Gurguéia- PI 17h33 Eleição: R$ 2,5 bilhões serão gastos com a impressão de voto, diz jornal 17h24 XV Semana Cultural de Colônia do Gurguéia- PI 17h05 Por 'segurança', empresa Águas de Teresina substitui uso de cloro gás 17h03 Inscrições para Fies começam nesta terça-feira; 75 mil vagas oferecidas 17h02 PRF informa que não há previsão para liberar BR-135 16h54 Jovem é esfaqueado dentro de casa e suspeito escapa; polícia investiga caso 16h46 Acidente de motocicleta mata jovem e mãe é hospitalizada em Parnaíba 15h29 Houve inclusão de mais pessoas no rumoroso Caso IDEPI 15h22 Em julho encerra meta do TJ para julgamento de ações por improbidade 15h20 Programação festiva do Arena Shows em Campo Largo do Piaui no Festejos de São José 15h15 Solto, ex-prefeito tem que se recolher todo dia às 21 horas 15h11 Campo Largo estréia com um empate na Copa Norte de Futsal Sub-20 14h21 Alunos da primeira turma de Educação Física se forma em Cocal 13h09 Médicos são condenados por falsidade ideológica na 8ª Vara Criminal de THE 13h00 Regina teme, que maioria de direita, puna senadoras e não descarta até mesmo a cassação dos mandatos 12h57 Brasil feminino bate Bulgária e disputa o quinto lugar no mundial do México

Podium
Informática para concurso
Matemática Básica

Mais Lidas


    Enquete

    Você acredita que Michel Temer vai...

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-05-29 15:46:00.0 a 2017-06-05

    Raciocínio Lógico
    Polícia Civil
    Podium
    Podium - Professor Atualidades
    Polícia Civil

    180graus no Instagramno Instagram

    Podium - Professores Dir. Constitucional