180graus

Aposte nos de origem vegetal - 03/03/2015 às 13h59

Leite integral prejudica a dieta: Conheça os leites ideais para sua saúde!






Antonio das Neves - Peritos Associados
comserv

Por ser o primeiro alimento da vida do ser humano, se tem a ideia de que o leite é imprescindível no dia a dia das pessoas. Mas, a partir do momento em que a criança deixa de mamar, é preciso tomar cuidado com o tipo de leite que passará a ingerir. Na maioria das vezes, a escolha é pelo tipo integral, mas este é, justamente, uma das piores opções pra saúde.

Em 2011, a Harvard School of Public Health retirou os laticínios de seu guia de recomendações pra alimentação diária e, desde 2000, cientistas de Harvard e da Universidade da Califórnia estudam a influência de componentes do leite e de seus derivados no crescimento de células cancerígenas. Uma das principais conclusões dessas pesquisas é a de que a ingestão de grandes quantidades de laticínios pode aumentar o risco de câncer de próstata e de câncer no ovário.

A médica nutróloga Alice Amaral, especialista em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia, não aprova o consumo de leite bovino e indica aos seus pacientes o leite de origem vegetal. “Estudos mostram que o leite de vaca causa uma série de problemas para a saúde, como alergias, infecções, obesidade, diabetes, infarto, desequilíbrio hormonal, entre outras doenças. Enquanto os leites vegetais são livres de lactose, caseína e gorduras ruins, fazendo bem para pele e para o cérebro, além de serem deliciosos”, observa.

Pra suprir a necessidade diária de nutrientes e vitaminas, como o cálcio, Alice indica as bebidas com base em grãos e frutas: “Os leites vegetais são naturais, frescos, nutritivos, fontes de fibras, cálcio, vitaminas e minerais.” As opções são muitas e a médica explica que cada pessoa deve avaliar bem as suas opções, com a ajuda de um especialista. ”As alternativas são indicadas individualmente. Existe um exame de sangue para pesquisar Intolerância Alimentar (IgG Alimentar), que nos diz se podemos ou não ingerir determinado alimento. Com isso, podemos indicar o que é ideal para cada pessoa”, ressalta.

Confira abaixo uma lista de alguns tipos de leites vegetais e seus benefícios:

- Leite de soja
Apesar de conhecido, o leite de soja não é indicado. A soja contém ácido fítico, o que gera deficiência de cálcio, magnésio, ferro, cobre e zinco. A soja também inibe a digestão das proteínas e a transformação de T4 em T3, que são hormônios tireoidianos, causando tireopatias.

- Leite de arroz integral
É muito menos calórico que o leite de vaca, rico em cálcio, vitaminas A, D e ferro.
A digestão se torna fácil, pois é livre de alergênicos, colesterol e lactose. É um poderoso detoxificante do organismo. Suas proteínas, vitamina B1 e niacina, possuem a função de transformação das proteínas e carboidratos em energia no organismo.

- Leite de amêndoas
Tem mais vitaminas que os leites de vaca e arroz. Rico em Ômega 3, proteínas, vitamina E, magnésio, selênio, ferro, cálcio, fósforo. Poderoso antioxidante que auxilia no combate ao câncer e envelhecimento precoce.

- Leite de girassol
Rico em ômegas 3, 6 e 9; possui os antioxidantes selênio e vitamina E, prevenindo câncer e envelhecimento precoce. Também é rico em vitaminas do complexo B, potássio e magnésio, sendo indicado para prevenção de doenças neurodegenerativas.

- Leite de coco
O coco é um alimento rico em vitaminas, minerais e eletrólitos. Auxilia na perda de peso, é antiviral, antibacteriano, antimicrobiano e antifúngico. O leite de coco mantém todas as propriedades da água, do fruto e da gordura, trazendo inúmeros benefícios à saúde.

- Leite de gergelim
Fonte de proteínas e com grande concentração de fibras. Rico em cálcio, fósforo, ferro, vitaminas do complexo B e proteínas. Excelente para os músculos, para o funcionamento do cérebro e essencial para a formação das células sanguíneas.

- Leite de Castanhas do Pará (agora chamada de Castanha do Brasil)
É rico em selênio, poderoso antioxidante preventivo de câncer. Auxilia na perda de peso e previne doenças cardíacas.

Fonte: Com informações da revista Glamour

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


CFO - MA - Vem pro Podium!
Mestrado em Políticas Públicas | Vem pro Podium
PM-MA - Vem pro Podium!
Últimas Notícias
20h53 Ex-editor da revista Veja se posiciona sobre a sujeira do PT e Lula 20h41 Janot denuncia o presidente Temer ao Supremo por corrupção passiva 20h22 Prefeito Dr. Lindenberg esteve no Karnak reunido com autoridades 20h18 Prefeito João da Cruz esteve com autoridades em reunião no Palácio de Karnak 19h54 Corrupção no IDEPI: há 43 procedimentos abertos no MP 19h52 Prefeito de Uruçuí participou de reunião com os colegas do extremo Sul do Piauí 19h46 Prefeita Aldara Pinto esteve com autoridades em reunião no Palácio de Karnak 19h44 Prefeito Batista esteve presente na reunião com os colegas do extremo Sul 19h38 Prefeito Davi participou de reunião em Teresina com os colegas do extremo Sul 19h38 Dr. Carlos participou de reunião com prefeitos do extremo Sul nesta segunda 18h41 'Salve Rainha': motorista segue sem punição um ano depois do acidente 18h27 Festejo de Pimenteiras chegou ao fim com grande participação 18h03 Dia Estadual do Orgulho LGBT será comemorado com evento na quarta-feira (28) 18h01 Lagoa do Portinho: MP-PI quer a retirada das construções 17h52 Empresas de tecnologia começam a testar o eSocial; veja detalhes! 17h50 Prefeito Dr. Macaxeira marcou presença em reunião com colegas da região Sul 17h46 Prefeito Murilo participa de reunião com gestores municipais do Sul 17h40 Prefeita Doquinha participou de reunião com prefeitos do Sul 17h31 Inclusão do aeroporto em projeto de PPP é solicitado por prefeito de THE 17h30 TCE-PI notifica a prefeitura de Corrente devido os gastos com folha de pessoal 17h30 Em audiência com Temer, Ciro pede a reestruturação da rodovia BR 135 17h25 Secretária de Educação Estadual visita o município de Nazária e reafirma apoio político 17h24 Exame para certificar conclusão de ensino médio será realizado em outubro 17h20 Prefeito Ângelo Pereira esteve reunido com prefeitos do Sul 17h20 VAI COMEÇAR O MELHOR FESTEJO JUNINO DA REGIÃO

Mestrado em Políticas Públicas | Vem pro Podium
Escola de Sargentos - Vem pro Podium!

Mais Lidas


    Enquete

    Você acredita que Michel Temer vai...

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-05-29 15:46:00.0 a 2017-06-05

    Podium - Professor Atualidades

    180graus no Instagramno Instagram

    Podium - Professores Dir. Constitucional