180graus

Aposte nos de origem vegetal - 03/03/2015 às 13h59

Leite integral prejudica a dieta: Conheça os leites ideais para sua saúde!






comserv
Antonio das Neves - Peritos Associados

Por ser o primeiro alimento da vida do ser humano, se tem a ideia de que o leite é imprescindível no dia a dia das pessoas. Mas, a partir do momento em que a criança deixa de mamar, é preciso tomar cuidado com o tipo de leite que passará a ingerir. Na maioria das vezes, a escolha é pelo tipo integral, mas este é, justamente, uma das piores opções pra saúde.

Em 2011, a Harvard School of Public Health retirou os laticínios de seu guia de recomendações pra alimentação diária e, desde 2000, cientistas de Harvard e da Universidade da Califórnia estudam a influência de componentes do leite e de seus derivados no crescimento de células cancerígenas. Uma das principais conclusões dessas pesquisas é a de que a ingestão de grandes quantidades de laticínios pode aumentar o risco de câncer de próstata e de câncer no ovário.

A médica nutróloga Alice Amaral, especialista em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia, não aprova o consumo de leite bovino e indica aos seus pacientes o leite de origem vegetal. “Estudos mostram que o leite de vaca causa uma série de problemas para a saúde, como alergias, infecções, obesidade, diabetes, infarto, desequilíbrio hormonal, entre outras doenças. Enquanto os leites vegetais são livres de lactose, caseína e gorduras ruins, fazendo bem para pele e para o cérebro, além de serem deliciosos”, observa.

Pra suprir a necessidade diária de nutrientes e vitaminas, como o cálcio, Alice indica as bebidas com base em grãos e frutas: “Os leites vegetais são naturais, frescos, nutritivos, fontes de fibras, cálcio, vitaminas e minerais.” As opções são muitas e a médica explica que cada pessoa deve avaliar bem as suas opções, com a ajuda de um especialista. ”As alternativas são indicadas individualmente. Existe um exame de sangue para pesquisar Intolerância Alimentar (IgG Alimentar), que nos diz se podemos ou não ingerir determinado alimento. Com isso, podemos indicar o que é ideal para cada pessoa”, ressalta.

Confira abaixo uma lista de alguns tipos de leites vegetais e seus benefícios:

- Leite de soja
Apesar de conhecido, o leite de soja não é indicado. A soja contém ácido fítico, o que gera deficiência de cálcio, magnésio, ferro, cobre e zinco. A soja também inibe a digestão das proteínas e a transformação de T4 em T3, que são hormônios tireoidianos, causando tireopatias.

- Leite de arroz integral
É muito menos calórico que o leite de vaca, rico em cálcio, vitaminas A, D e ferro.
A digestão se torna fácil, pois é livre de alergênicos, colesterol e lactose. É um poderoso detoxificante do organismo. Suas proteínas, vitamina B1 e niacina, possuem a função de transformação das proteínas e carboidratos em energia no organismo.

- Leite de amêndoas
Tem mais vitaminas que os leites de vaca e arroz. Rico em Ômega 3, proteínas, vitamina E, magnésio, selênio, ferro, cálcio, fósforo. Poderoso antioxidante que auxilia no combate ao câncer e envelhecimento precoce.

- Leite de girassol
Rico em ômegas 3, 6 e 9; possui os antioxidantes selênio e vitamina E, prevenindo câncer e envelhecimento precoce. Também é rico em vitaminas do complexo B, potássio e magnésio, sendo indicado para prevenção de doenças neurodegenerativas.

- Leite de coco
O coco é um alimento rico em vitaminas, minerais e eletrólitos. Auxilia na perda de peso, é antiviral, antibacteriano, antimicrobiano e antifúngico. O leite de coco mantém todas as propriedades da água, do fruto e da gordura, trazendo inúmeros benefícios à saúde.

- Leite de gergelim
Fonte de proteínas e com grande concentração de fibras. Rico em cálcio, fósforo, ferro, vitaminas do complexo B e proteínas. Excelente para os músculos, para o funcionamento do cérebro e essencial para a formação das células sanguíneas.

- Leite de Castanhas do Pará (agora chamada de Castanha do Brasil)
É rico em selênio, poderoso antioxidante preventivo de câncer. Auxilia na perda de peso e previne doenças cardíacas.

Fonte: Com informações da revista Glamour

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Teresina Participativa
Vem pro Podium
PM BA - Vem pro Podium!
Cadastre-se
PM TO - Vem pro Podium!
Últimas Notícias
16h24 Homem armado assalta estudantes no Centro de Picos 16h24 Homem armado assalta estudantes no Centro de Picos 16h22 PSB realiza o Agenda 40 no município de Picos com presença de Wilson Martins 16h19 Hospital de Valença se posiciona sobre mortes ocorridas na última segunda-feira 16h15 Secretária Valéria de Baixa Grande fica como suplente na mesa da diretoria do COSEMS-PI 16h09 Palestra sobre uso de agrotóxicos alerta alunos em Altos 16h05 Equipe de Juazeiro do Piauí e Castelo do Piauí decidem título de campeão do campeonato 16h00 Comissão anula eleição para diretoria da Associação de Moradores de Flores 15h57 Gestores tem o prazo de até 31 de maio para enviarem IEGM 15h55 Festejos de São Luís do Piauí será realizado dia 18 de junho com show de Bartô Galeno 15h54 Passeio ciclístico em comemoração ao aniversário de Miguel Alves 15h53 Secretaria se reúne com comunicadores de Rádios e Portais em Castelo 15h52 Ex-prefeito de Floriano é investigado por desvio de verbas da previdência 15h52 Ex-prefeito de São Francisco do PI, Francisco Costa, foi homenageado pelo COSEMS 15h52 Veja perfil por completo dos jogadores do Brasil convocados para amistosos 15h49 Homem é espancado após dizer que era o 'mais bonito' do bairro 15h46 Jogos animam a comemoração do Município de Miguel Alves 15h45 Dono de cavalo é detido após animal desmaiar por não suportar carga 15h41 Prefeitura adere ao Programa Jovens Empreendedores Primeiro Passo 15h41 Prefeito Oliveira Junior visita futuro polo do projeto Universidade Aberta 15h38 Brasília: Incêndio atinge ministérios durante manifestação contra Temer 15h36 Dona Rejane prestigia evento de município e visita escola Cecilia Lacerda 15h35 Meus 15 anos: veja o trailer do filme com Larissa Manoela 15h35 Stan Lee estaria interessado em todos os direitos dos personagens da Marvel 15h35 Homem-Aranha: de volta ao lar ganha novo trailer e novo pôster

Teresina Participativa

Mais Lidas

    Podium - Professores Dir. Constitucional

    Enquete

    Você aprova a decisão da CCJ do Senado em diminuir as vagas para deputados piauienses?

    Total de Votos: 913

    Válida de 2017-04-06 17:08:00.0 a 2017-04-30

    Suas ideias podem melhorar Teresina
    Podium - Professor Atualidades

    180graus no Instagramno Instagram

    Podium - Professores Dir. Constitucional