180graus

Fruto ajuda muito mais - 20/09/2014 às 11h55

Estudos indicam que tomate ajuda a prevenir o câncer de próstata

O tomate é rico em vários nutrientes, sendo um deles a vitamina A, que e excelente para a saúde da visão e para a imunidade, possui boa concentração de vitamina C, que ajuda na cicatrização e no sistema imunológico, além do potássio que contribui para a diminuição das câimbras e é fundamental para o controle da pressão arterial. O fruto conta ainda com o magnésio, folato e cálcio.

O alimento é famoso por conter boas quantidades de licopeno que é uma substância antioxidante e está muito ligado a diminuição do índice de câncer de pulmão e de próstata.

Os antioxidantes também ajudam a combater o envelhecimento precoce, uma vez que estes ativos contribuem para o controle a ação dos radicais livres. Já o magnésio e o potássio presentes no tomate desempenham um importante papel no processo de contração e relaxamento muscular. Além disto, o potássio ainda é responsável pelo equilíbrio da água no organismo, ajudando também a controlar a pressão arterial, e o folato auxilia na produção e manutenção das células em geral, pois está relacionado à síntese de DNA.O cálcio ajuda na contração muscular e é peça fundamental na saúde e manutenção do tecido ósseo.

O licopeno é um carotenoide encontrado principalmente no tomate e seus derivados, sendo o responsável pela cor vermelha intensa do próprio tomate e de outras frutas, como melancia. Nosso organismo não consegue produzir licopeno, devendo, portanto, ser obtido através da alimentação. O consumo frequente desta substância fitoquímica ajuda no aumento das propriedades antioxidantes que protegem o organismo todo contra os danos causados pelos radicais livres e também ajuda os homens na saúde da próstata.

Devido ao seu grande poder antioxidante, por conta do licopeno, o uso de tomate se torna interessante na prevenção ao câncer e o seu consumo é facilitado pelo fato desse ser um alimento comum, presente em muitas dietas e preparos diversos. Tanto o tomate in natura como seus derivados são considerados alimentos saudáveis e ainda conta com um baixo teor calórico e lipídico. Lembrando que no preparo aquecido, sua biodisponibilidade esta aumentada.

Como consumir

A biodisponibilidade dos constituintes dos alimentos é um processo complexo, que envolve a digestão, a captação intestinal e sua absorção, distribuição para os tecidos e sua utilização por eles. Existem vários fatores que podem interferir na biodisponibilidade dos carotenoides, como a forma isomérica do licopeno, a quantidade e o tipo de gordura dietética, o processo de absorção, as interações entre os carotenoides. A presença de fibra alimentar e o processamento de alimentos fontes da substancia. A biodisponibilidade do licopeno parece estar relacionada as formas isoméricas, sendo o calor responsável pela modificação da sua forma isomérica. Portanto, o seu consumo em preparos cozidos, se torna mais interessante.

Ainda são necessário mais estudos para conseguir finalizar uma dose diária para obter os efeitos benéficos da substância. O fruto do tomate verde não é indicado devido a presença da solanina. E pessoas sensíveis ao ácido oxálico também devem monitorar a ingestão do tomate. Como o tomate é um alimento que costuma ter maior teor de agrotóxico, seria interessante sempre que possível, optar pela versão orgânica.

Fonte: com informações do MSN

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Vem pro Podium
Teresina Participativa
Cadastre-se
PM TO - Vem pro Podium!
PM BA - Vem pro Podium!
Últimas Notícias
16h24 Homem armado assalta estudantes no Centro de Picos 16h24 Homem armado assalta estudantes no Centro de Picos 16h22 PSB realiza o Agenda 40 no município de Picos com presença de Wilson Martins 16h19 Hospital de Valença se posiciona sobre mortes ocorridas na última segunda-feira 16h15 Secretária Valéria de Baixa Grande fica como suplente na mesa da diretoria do COSEMS-PI 16h09 Palestra sobre uso de agrotóxicos alerta alunos em Altos 16h05 Equipe de Juazeiro do Piauí e Castelo do Piauí decidem título de campeão do campeonato 16h00 Comissão anula eleição para diretoria da Associação de Moradores de Flores 15h57 Gestores tem o prazo de até 31 de maio para enviarem IEGM 15h55 Festejos de São Luís do Piauí será realizado dia 18 de junho com show de Bartô Galeno 15h54 Passeio ciclístico em comemoração ao aniversário de Miguel Alves 15h53 Secretaria se reúne com comunicadores de Rádios e Portais em Castelo 15h52 Ex-prefeito de Floriano é investigado por desvio de verbas da previdência 15h52 Ex-prefeito de São Francisco do PI, Francisco Costa, foi homenageado pelo COSEMS 15h52 Veja perfil por completo dos jogadores do Brasil convocados para amistosos 15h49 Homem é espancado após dizer que era o 'mais bonito' do bairro 15h46 Jogos animam a comemoração do Município de Miguel Alves 15h45 Dono de cavalo é detido após animal desmaiar por não suportar carga 15h41 Prefeitura adere ao Programa Jovens Empreendedores Primeiro Passo 15h41 Prefeito Oliveira Junior visita futuro polo do projeto Universidade Aberta 15h38 Brasília: Incêndio atinge ministérios durante manifestação contra Temer 15h36 Dona Rejane prestigia evento de município e visita escola Cecilia Lacerda 15h35 Meus 15 anos: veja o trailer do filme com Larissa Manoela 15h35 Stan Lee estaria interessado em todos os direitos dos personagens da Marvel 15h35 Homem-Aranha: de volta ao lar ganha novo trailer e novo pôster

Teresina Participativa

Mais Lidas

    Podium - Professores Dir. Constitucional

    Enquete

    Você aprova a decisão da CCJ do Senado em diminuir as vagas para deputados piauienses?

    Total de Votos: 913

    Válida de 2017-04-06 17:08:00.0 a 2017-04-30

    Suas ideias podem melhorar Teresina
    Podium - Professor Atualidades

    180graus no Instagramno Instagram

    Podium - Professores Dir. Constitucional