180graus

Pode acelerar o envelhecimento - 31/01/2017 às 16h06

Estudo aponta que jovens não devem tomar suplementos antioxidantes; veja






comserv

Acredita-se que tomar suplementos com ação antioxidante traz inúmeros benefícios como retardar o processo de envelhecimento, curar doenças e até prevenir o câncer. No entanto, o consumo de suplementos antioxidantes, em especial por pessoas jovens, pode ter um efeito contrário do esperado e acelerar – em vez de retardar – o envelhecimento. A conclusão é de um estudo publicado recentemente na revista científica Redox Biology.

“Cada vez mais pessoas na faixa dos 20 anos tomam pílulas com antioxidantes como a vitamina C e os polifenóis de chá, mas elas devem parar de fazer isso.”, alertou Chen Chang, líder do estudo e pesquisadora do Instituto de Biofísica e da Academia Chinesa de Ciências em Beijing, na China.

Segundo Chen Chang, do Instituto de Biofísica e da Academia Chinesa de Ciências em Beijing, na China, coordenadora do estudo, a ingestão excessiva desse tipo de suplemento pode acelerar o envelhecimento ao perturbar o mecanismo de resposta do corpo ao stress.

Mecanismo natural

Em sua pesquisa, Chen comparou a resposta de vermes e de células humanas, de diferentes idades, ao stress. Os resultados mostraram que o corpo já possui um sistema de combate aos oxidantes – agentes químicos capazes de tirar elétrons de outros átomos necessários para que continuemos ativos e alertas. Os pesquisadores chamaram esse mecanismo natural de “capacidade esforço-resposta-redox-” (RRC, na sigla em inglês) e concluíram que o processo de envelhecimento celular foi causado pela degradação da RRC, não pela presença de oxidantes.

Nesse caso, os suplementos com antioxidantes – vitaminas, minerais e outros químicos que podem neutralizar os oxidantes -, agiriam relaxando muito esse sistema de alarme natural do corpo e poderia até mesmo “estragar” o mecanismo RRC, o que implicaria no risco de uma pessoa jovem “envelhecer mais rápido do que o natural”.

A pesquisadora ressalta que mesmo pessoas mais velhas devem tomar antioxidantes com cautela. Ela acredita que a estratégia correta para retardar o envelhecimento seja fortalecer a capacidade do RRC, não tomar pílulas.
Mecanismo complexo

Para Sang Jianli, biólogo celular na Universidade Normal de Pequim, em entrevista a agência de notícias Asia News Network, a conclusão do estudo “faze todo o sentido”. Mas ele discorda que o mecanismo RRC seja suficiente para explicar completamente o envelhecimento.

“O envelhecimento envolve muitos outros mecanismos, como os genes. Muitos problemas científicos ainda precisam ser resolvidos antes que possamos estimar exatamente quanto tempo um indivíduo pode naturalmente viver.”, afirmou o especialista.

Fonte: Com informações de Veja.com

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Podium PMPI
Terrazzo Poti
Teresina Participativa
Últimas Notícias
00h10 Texto base da reforma trabalhista é aprovado pelo plenário da Câmara 00h05 Rodovia de acesso à Colônia do Gurguéia foi pauta de audiência 22h58 Firmino diz que gestão precisa estar antenada com necessidade do povo 20h42 Município de Paes Landim manda representantes ao Fórum Regional de Politicas Pública 19h49 Seriedade e Compromisso por parte do Poder Publico 19h46 Secretário de Saúde de Paes Landim Roberto Lucas firma parceria com o CAPS de São João - PI 19h30 Deputados federais do Piauí são PROCURADOS através de cartazes ao estilo velho oeste americano 19h13 Audiência |Pública trata da segurança em Alto Longá. 18h56 Mais Famílias são beneficiadas em Paes Landim pelo o PAA 18h51 Sexta-Feira Vai está a Venda Pulseiras para o Evento Blitz Sua Parada Obrigatória Segunda Temporada 18h38 Neste Sábado tem Voz e Violão no Brizolas Bar 18h29 Realizado Reunião em Pastos Bons 18h21 Loteamento Vale do Amanhecer 18h15 Joice Hasselmann receberá de Mão Santa uma 'medalha do mérito'; veja 18h12 6ª Companhia PM Independente Contempla Mais Uma Cidade do Médio Sertão Com O PROERD 17h56 TCE autoriza os novos prefeitos a parcelarem débitos previdênciários 17h54 Restaurante e Lanchonete Bom Gosto 17h52 Brasil ocupa posição 103 no ranking de liberdade de imprensa 17h49 Construsonhos Imobiliária 17h47 PI: ex-funcionários de banco são investigados por fraudes 17h40 Realizado Reunião sobre Poluição Sonora 17h27 Loteamento Vale do Amanhecer 17h25 Dupla assalta moto fan à mão armada em Barras 17h23 Paratleta Luis Alves conquista o segundo lugar em competição 17h19 Escola de Campo Maior recebe beneficio da deputada Rejane Dias

Teresina Participativa

Mais Lidas


    Enquete

    Você aprova a decisão da CCJ do Senado em diminuir as vagas para deputados piauienses?

    Total de Votos: 817

    Válida de 2017-04-06 17:08:00.0 a 2017-04-30

    Teresina Participativa
    Teresina Participativa

    180graus no Instagramno Instagram