180graus

Pode acelerar o envelhecimento - 31/01/2017 às 16h06

Estudo aponta que jovens não devem tomar suplementos antioxidantes; veja






comserv
Antonio das Neves - Peritos Associados

Acredita-se que tomar suplementos com ação antioxidante traz inúmeros benefícios como retardar o processo de envelhecimento, curar doenças e até prevenir o câncer. No entanto, o consumo de suplementos antioxidantes, em especial por pessoas jovens, pode ter um efeito contrário do esperado e acelerar – em vez de retardar – o envelhecimento. A conclusão é de um estudo publicado recentemente na revista científica Redox Biology.

“Cada vez mais pessoas na faixa dos 20 anos tomam pílulas com antioxidantes como a vitamina C e os polifenóis de chá, mas elas devem parar de fazer isso.”, alertou Chen Chang, líder do estudo e pesquisadora do Instituto de Biofísica e da Academia Chinesa de Ciências em Beijing, na China.

Segundo Chen Chang, do Instituto de Biofísica e da Academia Chinesa de Ciências em Beijing, na China, coordenadora do estudo, a ingestão excessiva desse tipo de suplemento pode acelerar o envelhecimento ao perturbar o mecanismo de resposta do corpo ao stress.

Mecanismo natural

Em sua pesquisa, Chen comparou a resposta de vermes e de células humanas, de diferentes idades, ao stress. Os resultados mostraram que o corpo já possui um sistema de combate aos oxidantes – agentes químicos capazes de tirar elétrons de outros átomos necessários para que continuemos ativos e alertas. Os pesquisadores chamaram esse mecanismo natural de “capacidade esforço-resposta-redox-” (RRC, na sigla em inglês) e concluíram que o processo de envelhecimento celular foi causado pela degradação da RRC, não pela presença de oxidantes.

Nesse caso, os suplementos com antioxidantes – vitaminas, minerais e outros químicos que podem neutralizar os oxidantes -, agiriam relaxando muito esse sistema de alarme natural do corpo e poderia até mesmo “estragar” o mecanismo RRC, o que implicaria no risco de uma pessoa jovem “envelhecer mais rápido do que o natural”.

A pesquisadora ressalta que mesmo pessoas mais velhas devem tomar antioxidantes com cautela. Ela acredita que a estratégia correta para retardar o envelhecimento seja fortalecer a capacidade do RRC, não tomar pílulas.
Mecanismo complexo

Para Sang Jianli, biólogo celular na Universidade Normal de Pequim, em entrevista a agência de notícias Asia News Network, a conclusão do estudo “faze todo o sentido”. Mas ele discorda que o mecanismo RRC seja suficiente para explicar completamente o envelhecimento.

“O envelhecimento envolve muitos outros mecanismos, como os genes. Muitos problemas científicos ainda precisam ser resolvidos antes que possamos estimar exatamente quanto tempo um indivíduo pode naturalmente viver.”, afirmou o especialista.

Fonte: Com informações de Veja.com

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Vem pro Podium
Teresina Participativa
Vem pro Podium
PM BA - Vem pro Podium!
Vem pro Podium
PM TO - Vem pro Podium!
Cadastre-se
Últimas Notícias
22h48 Em comemoração ao dia 18 de maio foi realizada caminhada e palestra 22h06 Homem é preso acusado de estuprar a própria filha de apenas 12 anos 21h53 Primeiro Esquenta da Escola São João Batista 21h49 Ação da Campanha Maio Amarelo 21h43 O Sonho da Casa Própria está Chegando em São João dos Patos 20h22 Cocal participa de oficina sobre a Planificação da Atenção à Saúde 19h08 Prefeito entrega cestas Básicas de alimentos arrecadados durante os jogos do Campeonato Municipal 18h57 Confira fotos do 1º dia de EXPOEIRAS com Aviões do Forró 17h49 Empresário denuncia direcionamento em licitação no Piauí 17h38 Janot pede ao STF autorização para ouvir Michel Temer em depoimento 17h27 Menina arrastada por leão-marinho foi infectada por bactéria mortal 17h17 Finalista pela Copa do Brasil, técnico 'Papoca' valoriza o Flamengo sub-20 17h13 Senadores Gleisi e Lindberg reafirmam necessidade do Brasil trilhar pelo caminho das Diretas Já 17h10 Jogos escolares: campeões de atletismo são exemplos em suas escolas 17h06 W.Dias acompanha Padilha, Gleisi e Lindbergh Farias em visita ao CEIR 17h02 MEC faz parceria para oferecer cursos técnicos online 17h01 Atendimento a vítimas de arma de fogo e branca aumenta mais de 30% no HUT 17h00 Poste de energia prestes a cair, preocupa barrenses 17h00 Chuvas devem continuar para o município de Barras e região 17h00 Fiéis se preparam para cumprir Agenda Paroquial em Batalha 16h52 Ex-delegado de Castelo do Piauí pode ser indicado para assumir a futura pasta da Segurança Pública 16h48 Vereadora solicita emenda para assegurar recursos para São João em Jaicós 16h48 Alguns bairros na cidade de Campo Maior ficarão sem energia elétrica neste sábado 16h41 Caminhão atropela pedestres e por pouco não cai de ponte em Parnaíba 16h39 Festa das mães é realizada na cidade de Patos do Piauí

Teresina Participativa
Vem pro Podium
Vem pro Podium

Mais Lidas

    Podium - Professores Dir. Constitucional

    Enquete

    Você aprova a decisão da CCJ do Senado em diminuir as vagas para deputados piauienses?

    Total de Votos: 913

    Válida de 2017-04-06 17:08:00.0 a 2017-04-30

    Suas ideias podem melhorar Teresina
    Podium - Professor Atualidades

    180graus no Instagramno Instagram

    Podium - Professores Dir. Constitucional