180graus

Performance nos treinos - 01/04/2014 às 10h20

Dieta campeã: Conheça alimentos que melhoram a performance






comserv
Antonio das Neves - Peritos Associados

Confira dez grupos de alimentos que os jogadores de futebol consomem antes e depois das partidas e que podem ajudar qualquer atleta amador a garantir o bem-estar e melhorar a performance nos treinos

Carboidrato

Pode ser consumido todos os dias, nas principais refeições, por ser uma das principais fontes de energia para os esportistas: deve compor 70% da dieta e está presente em massas, cereais, pães e farinhas.

Leite

É rico em proteínas, vitaminas A e D, fósforo e cálcio, que auxilia na contração muscular. O consumo ideal é de dois a três copos do líquido ou de quantidade equivalente dos derivados. “Mas deve ser evitado de uma a duas horas antes do exercício”, diz a nutricionista esportiva Francine Guissoni, que trabalha com jogadores de futebol profissionais.

Carne “magra”

O nutriente é um dos responsáveis pela formação de tecidos e recuperação dos músculos após treinos excessivos. Por isso, deve estar presente nas principais refeições diárias. A escolha ideal é carne com pouca gordura, para uma rápida digestão.

Tubérculos

São os legumes de raiz, como batatas, cará, mandioca e inhame. A ingestão diária é uma estratégia para facilitar e garantir o consumo recomendado de carboidratos, mas com menor índice de gorduras.

Leguminosas

Feijão, ervilha, soja, lentilha, fava e tremoço são importantes para o organismo, pois contêm carboidratos e proteínas. Possuem alto teor de ferro, vitamina B e fibras. “Duas conchas de um desses alimentos, ao menos uma vez ao dia”, está de bom tamanho, diz a nutricionista Francine Guissoni.

Bebida isotônica

Para tomar durante ou depois dos exercícios: um meio de hidratar o atleta e, ao mesmo tempo, garantir a reposição de eletrólitos e energia perdidos no esforço físico.

Frutas cítricas

São ricas em vitamina C e têm efeito antioxidante, pois auxiliam no combate aos radicais livres e ainda facilitam a absorção de ferro no organismo, garantindo o adequado transporte de oxigênio. Exemplos são laranja, limão, acerola e maracujá, que devem ser ingeridos em porções diárias de duas ou três unidades, junto às grandes refeições.

Chia

Semente rica em gordura insaturada, zinco, ferro e vitaminas do complexo B. A recomendação de consumo é de uma colher de sopa, uma vez ao dia, que pode ser misturada à refeição. Deve ser consumida entre três e quatro horas antes dos treinos, para evitar algum desconforto intestinal.

Aveia

Fonte de fibras, proteínas e carboidratos de baixo índice glicêmico, auxilia no funcionamento intestinal e controla a absorção de glicose e de gorduras. Recomenda-se consumir duas colheres de sopa, duas vezes ao dia. “É bom evitar nas refeições e em horários próximos aos treinos e competições, para prevenir algum desconforto gástrico, como gases”, alerta Francine Guissoni.

Banana

Uma fruta rica em vitaminas do complexo B, carboidratos e potássio. Esse nutriente, acompanhado de uma hidratação adequada, ajuda a evitar a cãibra. Todo atleta pode consumir duas unidades por dia.

Fonte: com informações da ABRIL

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Vem pro Podium
Teresina Participativa
PM BA - Vem pro Podium!
PM TO - Vem pro Podium!
Cadastre-se
Últimas Notícias
16h24 Homem armado assalta estudantes no Centro de Picos 16h24 Homem armado assalta estudantes no Centro de Picos 16h22 PSB realiza o Agenda 40 no município de Picos com presença de Wilson Martins 16h19 Hospital de Valença se posiciona sobre mortes ocorridas na última segunda-feira 16h15 Secretária Valéria de Baixa Grande fica como suplente na mesa da diretoria do COSEMS-PI 16h09 Palestra sobre uso de agrotóxicos alerta alunos em Altos 16h05 Equipe de Juazeiro do Piauí e Castelo do Piauí decidem título de campeão do campeonato 16h00 Comissão anula eleição para diretoria da Associação de Moradores de Flores 15h57 Gestores tem o prazo de até 31 de maio para enviarem IEGM 15h55 Festejos de São Luís do Piauí será realizado dia 18 de junho com show de Bartô Galeno 15h54 Passeio ciclístico em comemoração ao aniversário de Miguel Alves 15h53 Secretaria se reúne com comunicadores de Rádios e Portais em Castelo 15h52 Ex-prefeito de Floriano é investigado por desvio de verbas da previdência 15h52 Ex-prefeito de São Francisco do PI, Francisco Costa, foi homenageado pelo COSEMS 15h52 Veja perfil por completo dos jogadores do Brasil convocados para amistosos 15h49 Homem é espancado após dizer que era o 'mais bonito' do bairro 15h46 Jogos animam a comemoração do Município de Miguel Alves 15h45 Dono de cavalo é detido após animal desmaiar por não suportar carga 15h41 Prefeitura adere ao Programa Jovens Empreendedores Primeiro Passo 15h41 Prefeito Oliveira Junior visita futuro polo do projeto Universidade Aberta 15h38 Brasília: Incêndio atinge ministérios durante manifestação contra Temer 15h36 Dona Rejane prestigia evento de município e visita escola Cecilia Lacerda 15h35 Meus 15 anos: veja o trailer do filme com Larissa Manoela 15h35 Stan Lee estaria interessado em todos os direitos dos personagens da Marvel 15h35 Homem-Aranha: de volta ao lar ganha novo trailer e novo pôster

Teresina Participativa

Mais Lidas

    Podium - Professores Dir. Constitucional

    Enquete

    Você aprova a decisão da CCJ do Senado em diminuir as vagas para deputados piauienses?

    Total de Votos: 913

    Válida de 2017-04-06 17:08:00.0 a 2017-04-30

    Suas ideias podem melhorar Teresina
    Podium - Professor Atualidades

    180graus no Instagramno Instagram

    Podium - Professores Dir. Constitucional