180graus

Performance nos treinos - 01/04/2014 às 10h20

Dieta campeã: Conheça alimentos que melhoram a performance






Casa do cartucho

Confira dez grupos de alimentos que os jogadores de futebol consomem antes e depois das partidas e que podem ajudar qualquer atleta amador a garantir o bem-estar e melhorar a performance nos treinos

Carboidrato

Pode ser consumido todos os dias, nas principais refeições, por ser uma das principais fontes de energia para os esportistas: deve compor 70% da dieta e está presente em massas, cereais, pães e farinhas.

Leite

É rico em proteínas, vitaminas A e D, fósforo e cálcio, que auxilia na contração muscular. O consumo ideal é de dois a três copos do líquido ou de quantidade equivalente dos derivados. “Mas deve ser evitado de uma a duas horas antes do exercício”, diz a nutricionista esportiva Francine Guissoni, que trabalha com jogadores de futebol profissionais.

Carne “magra”

O nutriente é um dos responsáveis pela formação de tecidos e recuperação dos músculos após treinos excessivos. Por isso, deve estar presente nas principais refeições diárias. A escolha ideal é carne com pouca gordura, para uma rápida digestão.

Tubérculos

São os legumes de raiz, como batatas, cará, mandioca e inhame. A ingestão diária é uma estratégia para facilitar e garantir o consumo recomendado de carboidratos, mas com menor índice de gorduras.

Leguminosas

Feijão, ervilha, soja, lentilha, fava e tremoço são importantes para o organismo, pois contêm carboidratos e proteínas. Possuem alto teor de ferro, vitamina B e fibras. “Duas conchas de um desses alimentos, ao menos uma vez ao dia”, está de bom tamanho, diz a nutricionista Francine Guissoni.

Bebida isotônica

Para tomar durante ou depois dos exercícios: um meio de hidratar o atleta e, ao mesmo tempo, garantir a reposição de eletrólitos e energia perdidos no esforço físico.

Frutas cítricas

São ricas em vitamina C e têm efeito antioxidante, pois auxiliam no combate aos radicais livres e ainda facilitam a absorção de ferro no organismo, garantindo o adequado transporte de oxigênio. Exemplos são laranja, limão, acerola e maracujá, que devem ser ingeridos em porções diárias de duas ou três unidades, junto às grandes refeições.

Chia

Semente rica em gordura insaturada, zinco, ferro e vitaminas do complexo B. A recomendação de consumo é de uma colher de sopa, uma vez ao dia, que pode ser misturada à refeição. Deve ser consumida entre três e quatro horas antes dos treinos, para evitar algum desconforto intestinal.

Aveia

Fonte de fibras, proteínas e carboidratos de baixo índice glicêmico, auxilia no funcionamento intestinal e controla a absorção de glicose e de gorduras. Recomenda-se consumir duas colheres de sopa, duas vezes ao dia. “É bom evitar nas refeições e em horários próximos aos treinos e competições, para prevenir algum desconforto gástrico, como gases”, alerta Francine Guissoni.

Banana

Uma fruta rica em vitaminas do complexo B, carboidratos e potássio. Esse nutriente, acompanhado de uma hidratação adequada, ajuda a evitar a cãibra. Todo atleta pode consumir duas unidades por dia.

Fonte: com informações da ABRIL

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Quer mudar de vida?
Informática p/ concursos
Agente PRF
Casa do Cartucho
Agente PF
Informática Cespe/UNB
Últimas Notícias
13h23 Policiais Militares Capturam Foragido da Delegacia Regional de São João dos Patos-Ma 13h18 Residencial e Loteamento Vale do Amanhecer 13h08 Acidente automobilístico deixa mais uma vítima fatal em Picos 12h03 Homem é preso suspeito de furtar estepes na zona Leste 11h26 Andressa Suita se declara para seu filho Gabriel em foto nas redes sociais 11h25 W.Dias sobre cortes de verbas: 'Nunca tinha visto uma situação como essa' 11h15 Evaristo Costa recusa anúncios em redes sociais por causa da Globo 11h07 Lucy Soares diz que recebeu vários convites, menos para vice de W.Dias 11h04 Tio Jardel Participa do Encerramento do Primeiro Curso da Força Tática 10h50 Dia do Estudante é comemorado em Pimenteiras 10h49 Bruna Marquezine comenta piadas sobre término com Neymar 10h49 Construsonhos Imobiliária 10h44 Bingo Beneficente 10h35 Missa na Igreja do Amparo celebra o aniversário de 165 anos de Teresina 10h35 Ex-BBB Marcos Hãrter fala de proposta atípica de fã: 'Queria um filho comigo' 10h29 Tio Jardel Participa de Reunião no Município de Barão de Grajaú 10h26 Reforma do prédio da Companhia de Polícia está acontecendo. 10h15 CCJ aprova PEC que amplia licença-maternidade para gestante ou mãe adotiva de mais de uma criança 10h12 Parnahyba perde em casa para CSA na fase classificatória do Nordestão 09h21 Marlon Zanotelli vence GP na final da 13ª etapa global champions tour 2017 09h02 Homem é executado com vários disparos em cidade no PI 08h31 PF faz operação de combate a crimes contra o sistema financeiro nacional 08h28 Litoral do Piauí sedia primeira edição do Pedral Kitewave Pro 08h01 Cármen Lúcia afirma que 'a ética é a única forma de se viver sem o caos' 07h54 Com acessos inéditos de Bahia e Acre, futebol nordestino predomina

Informática p/ concursos

Mais Lidas


    Enquete

    Você acredita que Michel Temer vai...

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-05-29 15:46:00.0 a 2017-06-05

    Cespe/UNB
    Cespe/UNB
    Podium - Professor Atualidades

    180graus no Instagramno Instagram