180graus

Performance nos treinos - 01/04/2014 às 10h20

Dieta campeã: Conheça alimentos que melhoram a performance






Antonio das Neves - Peritos Associados
comserv

Confira dez grupos de alimentos que os jogadores de futebol consomem antes e depois das partidas e que podem ajudar qualquer atleta amador a garantir o bem-estar e melhorar a performance nos treinos

Carboidrato

Pode ser consumido todos os dias, nas principais refeições, por ser uma das principais fontes de energia para os esportistas: deve compor 70% da dieta e está presente em massas, cereais, pães e farinhas.

Leite

É rico em proteínas, vitaminas A e D, fósforo e cálcio, que auxilia na contração muscular. O consumo ideal é de dois a três copos do líquido ou de quantidade equivalente dos derivados. “Mas deve ser evitado de uma a duas horas antes do exercício”, diz a nutricionista esportiva Francine Guissoni, que trabalha com jogadores de futebol profissionais.

Carne “magra”

O nutriente é um dos responsáveis pela formação de tecidos e recuperação dos músculos após treinos excessivos. Por isso, deve estar presente nas principais refeições diárias. A escolha ideal é carne com pouca gordura, para uma rápida digestão.

Tubérculos

São os legumes de raiz, como batatas, cará, mandioca e inhame. A ingestão diária é uma estratégia para facilitar e garantir o consumo recomendado de carboidratos, mas com menor índice de gorduras.

Leguminosas

Feijão, ervilha, soja, lentilha, fava e tremoço são importantes para o organismo, pois contêm carboidratos e proteínas. Possuem alto teor de ferro, vitamina B e fibras. “Duas conchas de um desses alimentos, ao menos uma vez ao dia”, está de bom tamanho, diz a nutricionista Francine Guissoni.

Bebida isotônica

Para tomar durante ou depois dos exercícios: um meio de hidratar o atleta e, ao mesmo tempo, garantir a reposição de eletrólitos e energia perdidos no esforço físico.

Frutas cítricas

São ricas em vitamina C e têm efeito antioxidante, pois auxiliam no combate aos radicais livres e ainda facilitam a absorção de ferro no organismo, garantindo o adequado transporte de oxigênio. Exemplos são laranja, limão, acerola e maracujá, que devem ser ingeridos em porções diárias de duas ou três unidades, junto às grandes refeições.

Chia

Semente rica em gordura insaturada, zinco, ferro e vitaminas do complexo B. A recomendação de consumo é de uma colher de sopa, uma vez ao dia, que pode ser misturada à refeição. Deve ser consumida entre três e quatro horas antes dos treinos, para evitar algum desconforto intestinal.

Aveia

Fonte de fibras, proteínas e carboidratos de baixo índice glicêmico, auxilia no funcionamento intestinal e controla a absorção de glicose e de gorduras. Recomenda-se consumir duas colheres de sopa, duas vezes ao dia. “É bom evitar nas refeições e em horários próximos aos treinos e competições, para prevenir algum desconforto gástrico, como gases”, alerta Francine Guissoni.

Banana

Uma fruta rica em vitaminas do complexo B, carboidratos e potássio. Esse nutriente, acompanhado de uma hidratação adequada, ajuda a evitar a cãibra. Todo atleta pode consumir duas unidades por dia.

Fonte: com informações da ABRIL

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


CFO - MA - Vem pro Podium!
PM-MA - Vem pro Podium!
Mestrado em Políticas Públicas | Vem pro Podium
Últimas Notícias
20h53 Ex-editor da revista Veja se posiciona sobre a sujeira do PT e Lula 20h41 Janot denuncia o presidente Temer ao Supremo por corrupção passiva 20h22 Prefeito Dr. Lindenberg esteve no Karnak reunido com autoridades 20h18 Prefeito João da Cruz esteve com autoridades em reunião no Palácio de Karnak 19h54 Corrupção no IDEPI: há 43 procedimentos abertos no MP 19h52 Prefeito de Uruçuí participou de reunião com os colegas do extremo Sul do Piauí 19h46 Prefeita Aldara Pinto esteve com autoridades em reunião no Palácio de Karnak 19h44 Prefeito Batista esteve presente na reunião com os colegas do extremo Sul 19h38 Prefeito Davi participou de reunião em Teresina com os colegas do extremo Sul 19h38 Dr. Carlos participou de reunião com prefeitos do extremo Sul nesta segunda 18h41 'Salve Rainha': motorista segue sem punição um ano depois do acidente 18h27 Festejo de Pimenteiras chegou ao fim com grande participação 18h03 Dia Estadual do Orgulho LGBT será comemorado com evento na quarta-feira (28) 18h01 Lagoa do Portinho: MP-PI quer a retirada das construções 17h52 Empresas de tecnologia começam a testar o eSocial; veja detalhes! 17h50 Prefeito Dr. Macaxeira marcou presença em reunião com colegas da região Sul 17h46 Prefeito Murilo participa de reunião com gestores municipais do Sul 17h40 Prefeita Doquinha participou de reunião com prefeitos do Sul 17h31 Inclusão do aeroporto em projeto de PPP é solicitado por prefeito de THE 17h30 TCE-PI notifica a prefeitura de Corrente devido os gastos com folha de pessoal 17h30 Em audiência com Temer, Ciro pede a reestruturação da rodovia BR 135 17h25 Secretária de Educação Estadual visita o município de Nazária e reafirma apoio político 17h24 Exame para certificar conclusão de ensino médio será realizado em outubro 17h20 Prefeito Ângelo Pereira esteve reunido com prefeitos do Sul 17h20 VAI COMEÇAR O MELHOR FESTEJO JUNINO DA REGIÃO

Mestrado em Políticas Públicas | Vem pro Podium
Escola de Sargentos - Vem pro Podium!

Mais Lidas


    Enquete

    Você acredita que Michel Temer vai...

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-05-29 15:46:00.0 a 2017-06-05

    Podium - Professor Atualidades

    180graus no Instagramno Instagram

    Podium - Professores Dir. Constitucional