180graus

Chegou a pesar 230 kg - 18/04/2017 às 10h05

Após perder 112 kg, homem se forma em nutrição e ajuda pessoas com obesidade






Desde a infância, a vida de Rodrigo Salustiano, 34 anos, nascido em Espirito Santo do Pinhal - SP, foi marcada pela obesidade. Aos 9 anos, ele desenvolveu um quadro de “obesidade mórbida”, a classe mais grave da doença, que abrange pessoas que atingem pesos exorbitantes, com o índice de Massa Corpórea (IMC) acima de 40 (o normal é até 25).

Os problemas persistiram durante sua juventude, era muito recluso e tinha muita dificuldade para fazer amizades. Lembra que aos 11 anos sofria bullying dos colegas de escola por ser o aluno mais "gordinho" da turma. Já adulto, tinha muita vergonha de sair de casa pelo peso que carregava: 230 kg aos 25 anos em 2008.

“Só pensava em comer, comia com a colher e tigela de 3 a 5 kg de alimentos, e bebia mais de uma garrafa de 2 litros de refrigerante por dia. Nem cogitava praticar atividades físicas, pois tinha muitas dificuldades em me locomover”, ele relata.
Já em 2010 beirando 221 kg, seu quadro clínico estava muito crítico, era internado constantemente e estava diagnosticado com insuficiência respiratória, problemas nos rins, diabetes 2, apneia do sono e estava a ponto de ter um derrame segundo seus médicos.

Para completar, o Nutricionista não se preocupava com sua saúde a longo prazo. Até tentava sem sucesso fazer diversas tipos dietas, uso de medicamentos, mas a compulsão alimentar em excesso o dominava constantemente, até cogitou realizar a cirurgia bariátrica, mas não foi preciso.

Com disciplina mental, grandes mudanças em sua alimentação e exercícios, o Nutricionista e Coach em emagrecimento deixou para trás um total de 112 kg em 3 anos e hoje tem 1,97 m de altura, pesa 113 kg e trabalha e reside em Marilia – SP.

“O que me motivou a emagrecer foi simplesmente o risco de morte, afirma o paulista.

Diferente de tudo que já tinha feito, o ex-obeso mórbido buscou conhecimento científico sobre alimentação e através de estudos e pesquisas descobriu também como reprogramar sua mente e seus hábitos diários, começou a fazer caminhada, reduziu o consumo de alimentos industrializados e passou a consumir alimentos mais naturais e integrais, relata Rodrigo.

Após o 8º mês, o paulista já tinha emagrecido 42 quilos e optou a buscar ajuda de profissionais de saúde, encarando pela primeira vez uma academia. Aos poucos foi obtendo resultados, descobrindo simples prazeres da vida como namorar, tirar carteira de habilitação e a andar de bicicleta, durante seu emagrecimento descobriu um de seus grandes hobbys que tem até hoje que é correr. Relata ter participado ao todo de 29 corridas de rua, incluindo a famosa São Silvestre.
Além de controlar a alimentação, atualmente o paulista pratica musculação e corre 3 vezes por semana para manter um peso saudável.

E como todo o esforço sempre vale muito à pena, após 3 anos de superação, Rodrigo conseguiu emagrecer 112 kg e ganhou uma vida totalmente nova, que ele jamais imaginou ter.

Muitas pessoas passaram a pedir sua ajuda e suas dicas. Nesta época Rodrigo ainda era metalúrgico, foi quando decidiu realizar um curso superior de nutrição para ajudar as pessoas que estão acima do peso e também servir de motivação para elas. “Não tive vida fácil, trabalhei até como segurança e auxiliar de cozinha para pagar os estudos e realizar esse grande sonho” – contou.

Além de Nutricionista, o paulista também é Coach de emagrecimento e atualmente dá treinamentos e palestras a pessoas com obesidade e sobrepeso para que não engordem ou fiquem doentes ao ponto de precisarem optar por uma cirúrgia bariátrica para emagrecer.

Hoje a cirurgia barátrica é considerada pela maioria dos profissionais de saúde, uma boa opção para pessoas obesas que precisam perder peso para obter uma melhora na saúde, o Nutricionista discorda um pouco:
"Não considero a cirurgia bariátrica hoje a melhor indicação para o obeso que precisa perder peso, tenho visto que uma alimentação saudável somada com a mudança de estilo de vida, é muito mais eficiente quanto feita de maneira adequada, mesmo a cirurgia não traz garantia de bom resultado ao obeso, muitos voltam ao reganho de peso além das várias limitações que o procedimento ainda pode acarretar ao individuo".afirma

Hoje, com o conhecimento que adquiriu através de sua experiência, e os alcançados na universidade se tornando Nutricionista, Rodrigo afirma que tem como seu maior propósito de sua vida, reduzir um pouco a obesidade no Brasil.

“Sinto que é meu dever passar minha experiência e aprendizado, para que inúmeras pessoas consigam não apenas perder peso, mas também a ser mais saudáveis tendo uma melhor qualidade vida”, conta

Para aqueles que têm interesse em seu trabalho e desejam saber mais sobre nosso herói, ele compartilha seus conhecimentos através de seu blog http://www.rodrigosalustiano.com.br/

Fonte: Com informações do DINO

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Podium PMPI
Terrazzo Poti
Teresina Participativa
Últimas Notícias
01h50 Com grande Culto evangélico iniciou-se as festividades em Passagem Franca. 00h37 Congresso movimenta o Setor de Esportes da UFPI 22h57 Vereadores realizam sessão na Câmara de Picos e aprovam projetos de lei 22h12 Greve-geral deve defender a não prisão de Lula na Lava Jato 21h52 Brasil ocupa a 103ª posição no ranking da Liberdade de Imprensa mundial 19h11 THE: Homem morre afogado no Parque 'Lagoas do Norte' 18h38 Homem é preso pela 2º vez ao se masturbar em rua de cidade do Piauí 18h23 Projeto de combate ao mosquito da dengue em Água Branca é destaque em Brasília 18h12 Em Campo Maior, ônibus com estudantes desce aterro em estrada vicinal 18h07 Em Alegrete, segundo dia de festividades é iniciado com o I Torneio Municipal de Sinuca 18h00 Taty Girl convida a todos para participar de show em Madeiro, dia 01/05 17h58 Prefeito está entre os 20 apostadores que ganharam R$ 101 milhões na Mega Sena 17h38 Prefeito de Campinas do Piauí prestigia evento na APPM, em Teresina 17h38 Dr. Heli participa de seminário sobre previdência, na APPM, em Teresina 17h36 Ashley Graham diz que 'as mulheres não devem temer as celulites' : veja 17h35 Regina Sousa diz que reforma permite agora a escravidão legalizada no país 17h27 Prefeito Alcione Barbosa prestigia evento em Teresina 17h26 Loja do Armazém Paraíba é assaltada em Corrente 17h21 Novo medicamento para pacientes com HIV será testado em Manaus 17h20 Em boa fase,Fred não é descartado por Tite na Seleção do Brasil, diz o auxiliar 17h15 Prefeita Ceiça Dias prestigia evento sobre Previdência na APPM 17h15 Em Teresina, prefeito Ângelo Pereira participa de seminário sobre o regime próprio de previdência 17h12 Adolescente posta vídeo esquentando porquinho-da-índia em microondas e revolta internautas 17h11 Agenilson Teixeira participa de seminário sobre o regime próprio de previdência, em Teresina 17h05 Prefeito de Joca Marques participa de seminário em Teresina

Teresina Participativa

Mais Lidas


    Enquete

    Você aprova a decisão da CCJ do Senado em diminuir as vagas para deputados piauienses?

    Total de Votos: 856

    Válida de 2017-04-06 17:08:00.0 a 2017-04-30

    Teresina Participativa
    Teresina Participativa

    180graus no Instagramno Instagram