180graus

Diagnóstico pra toda população - 24/01/2017 às 10h24

FMS promove mutirão pelo Dia de Combate à Hanseníase

Em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase, que ocorre no último domingo do mês de janeiro, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) vai promover um mutirão de detecção da doença. Será no próximo sábado (28/01), na clínica dermatológica do Hospital Getúlio Vargas, entre as 8h e 14h.

O atendimento será de livre demanda, ou seja, qualquer pessoa com sintomas de hanseníase pode comparecer. “Para ser atendida, basta levar um documento de identificação e o cartão do SUS”, esclarece o coordenador do Programa Municipal de Hanseníase, Kelsen Eulálio. O atendimento será iniciado no Ambulatório Azul, onde será registrada a consulta e, em seguida, o paciente será avaliado por médicos especialistas na Dermatologia do HGV.

“Como estratégia de divulgação adotou-se nacionalmente a campanha Janeiro Roxo para chamar a atenção das pessoas para a problemática da hanseníase na saúde pública do país”, conta o coordenador. Pensando nisso, na véspera do evento (dia 27, sexta-feira), a FMS estará com um stand no Shopping da Cidade, onde será realizada uma ação educativa de divulgação do evento.

Desde 1954, o Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase é comemorado no último domingo do mês de janeiro, com a finalidade de se chamar a atenção do mundo para o problema. A hanseníase é ainda um problema grave no mundo e no Brasil, que ocupa atualmente o 2º lugar em detecção de casos novos da doença.

Kelsen Eulálio explica que Teresina apresenta uma tendência de redução dos casos, mas os esforços não devem diminuir. Em 2016, foram diagnosticados no município 312 casos novos de hanseníase, sendo a maioria dos casos multibacilares (61%), forma mais avançada da doença. Neste ano, a detecção de casos na população geral foi de 36,7 casos/100.000 habitantes. Houve 23 casos novos na faixa etária menor de 15 anos, o que significa transmissão recente da doença.

A luta contra a doença depende muito do diagnóstico e tratamento precoce, evitando a evolução da doença e a instalação das incapacidades e deformidades físicas provocadas, responsáveis pelo preconceito e discriminação às pessoas acometidas pela doença. Os casos suspeitos de hanseníase caracterizam-se pela presença de manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas na pele, com alteração de sensibilidade, nódulos (caroços doloridos), edema (inchaço) e/ou acometimento de nervos periféricos (espessamento e/ou dor).

Fonte: Com informações da Prefeitura de Teresina

Nova modalidade - 22/01/2017 às 16h59

Ioga com cerveja, uma nova modalidade de atividade física

Casa do cartucho
ISLAMAR
UNIMED ORTOPEDIA
comserv

Se você nunca achou que cerveja e ioga combinam, você está por fora da última novidade no campo do relaxamento. A “BeerYoga”, atividade que une a prática da milenar arte de relaxamento e meditação – ioga – com o poder refrescante e também de certa forma relaxante da cerveja. É claro que a novidade tinha que ter sido difundida na Alemanha, país amante da bebida.

A grande disseminadora da nova modalidade e relaxamento/atividade física é a empresa alemã BierYoga, que, em seu site, define a atividade como o “casamento de dois grandes amores. Ambos são terapias centenárias para a mente, o corpo e a alma. O prazer de beber cerveja e a consciência da ioga se complementam, e criam uma experiência revigorante”. E após fazer a prática cair nas graças dos hipsters de Berlim, agora leva o exercício à Austrália.

Mas você se engana se acha que a BeerYoga é só um passatempo. “BeerYoga é divertido, mas não é brincadeira. Nós pegamos as filosofias da ioga e combinamos ao prazer de beber cerveja para alcançar um nível mais alto de consciência”, escreveu Jhula, instrutor de ioga e fundador da modalidade.

Embora tenha sido difusor do conceito, Jhula explicou à publicação alemã Ex Berliner que a ideia não foi sua. Ele teve contato com a prática pela primeira vez em um Burning Man, festival anual que acontece no deserto de Nevada, nos Estados Unidos.

A aula com duração de uma hora mistura risos e piadas sobre a paz interior e as alegrias da cerveja aos movimentos sincronizados da ioga em nível iniciante e amigável. O valor é de cinco euros (cerca de 17 reais) pela sessão de uma hora, realizada sempre em lugares diferentes, como bares, festivais e até mesmo em festas de aniversário. Por mais seis euros (cerca de 20 reais) você compra duas cervejas para usar e beber durante a aula. Será que essa moda chega logo por aqui?

Fonte: Com informações da Veja.com

Em adolescentes - 22/01/2017 às 16h55

Obesidade pode ser causada por falhas de mastigação, diz estudo

UNIMED ORTOPEDIA
comserv
Casa do cartucho
ISLAMAR

Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) mostra que a maioria dos adolescentes obesos apresenta problemas na mastigação. De acordo com o estudo, que analisou a forma de comer de 230 jovens, a maioria mastiga de um lado só da boca, ou usa técnicas para ajudar na mastigação, como adição de molho à comida e ingestão de líquidos.

Segundo a dentista Paula Midori Castelo, professora adjunta do Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da Unifesp, que coordenou a pesquisa, foram selecionados para a análise adolescentes saudáveis com idade entre 14 e 17 anos. Entre os adolescentes, havia os considerados magros, com sobrepeso e, em um nível mais preocupante, os obesos. Nenhum apresentava problemas dentários como cárie ou necessidade de tratamento ortodôntico.

Nos testes, feitos na Faculdade de Odontologia da Unicamp, na cidade de Piracicaba, os voluntários foram filmados enquanto se alimentavam, para que os pesquisadores avaliassem seus possíveis hábitos alimentares que podem contribuir para a obesidade.

Paula disse que a maior parte dos obesos pratica a mastigação unilateral, um problema comportamental, sem relação com problemas dentários. Essa falha sobrecarrega os dentes, ossos e musculatura de um lado da arcada dentária.

“No dia a dia, as pessoas podem querer mastigar de um lado só por restaurações mal feitas ou próteses. Mas não é legal mastigar de um lado só, porque você não mistura adequadamente o alimento com a saliva, não tritura tão bem, não forma o bolo alimentar adequado”, disse ela.

Outro hábito observado com mais frequência entre os obesos é a adição de molho aos alimentos secos, o que facilita a mastigação e a deglutição. Eles também mostraram preferência por alimentos cortados em pedaços menores, carnes desfiadas e dispensam morder uma maçã inteira, por exemplo.

Tomar sucos, refrigerantes e água durante as refeições também é prejudicial, porque a tendência entre os voluntários foi engolir pedaços grandes de comida usando os líquidos para facilitar o processo. “Quando as partículas diminuem, elas chegam no estômago prontas para serem digeridas, para que as enzimas atuem para absorver os nutrientes. O alimento mal mastigado causa fricção no esôfago e a absorção dos nutrientes é prejudicada. O obeso também tem carência nutricional”, explicou.

Fonte: Com informações da Agência Brasil

Criado por uma startup - 22/01/2017 às 11h08

‘Sangrento’, hambúrguer sem carne pode vitaminar onda vegana

comserv
ISLAMAR
UNIMED ORTOPEDIA
Casa do cartucho

A preocupação com a conservação da natureza tem impulsionado o vegetarianismo mundo afora. Essa onda também abre oportunidades de negócios. Com foco tanto no discurso “verde” como na nova clientela, surgiu no Vale do Silício, na Califórnia, a startup Impossible Foods, que busca converter até os mais apaixonados por carne em vegetarianos. A tática: deixar os produtos veganos cada vez mais parecidos com carne. A empresa foi fundada em 2011 pelo bioquímico americano Patrick Brown, que quer convencer quem gosta de comer um hambúrguer suculento a procurar alternativas veganas. Brown estudou a composição das peças bovinas e descobriu que o que dá gosto a elas é uma combinação de moléculas equivalente a outras encontradas em plantas. Faltava recriar outro elemento fundamental: a aparência avermelhada. Aí está o molho secreto do que chamou de impossible burger: a molécula heme, que também existe na clorofila de plantas, de onde foi retirada por Brown. O truque dá aquele visual “sangrento”. O sanduíche improvável começou a chegar às mesas em julho do ano passado e hoje é servido em três lanchonetes californianas e em uma nova-iorquina.

Fonte: Com informações da Veja.com

Primeiros socorros essenciais - 21/01/2017 às 23h49

Caso Mariano Marques: veja como tratar alguém ferido por facada

comserv
Casa do cartucho
UNIMED ORTOPEDIA
ISLAMAR

No fim da tarde deste sábado (21/01) o apresentador Mariano Marque foi esfaqueado no Centro de Teresina e por sorte uma enfermeira que estava no local prestou os primeiros socorros que foram essenciais para manutenção da sua vida. A facada teria atingido uma artéria e ele perdeu muito sangue, mas foi imediatamente conduzido a um hospital.

VEJA A MATÉRIA DO CASO

Os ferimentos de facada são dolorosos, sangrentos e potencialmente fatais. É preciso realizar tratamento imediato para conter o sangramento e estabilizar a vítima até que ela possa ser examinada por profissionais. Os cuidados com uma facada devem ser ágeis e precisos para estancar o sangramento e salvar a vida da vítima. Confira algumas dicas:

PARTE 1

1- Análise o local

Uma facada normalmente ocorre durante um incidente volátil e o atacante pode estar próximo, o que é perigoso para você e para a vítima. Evite intervir ou se aproximar dos atacantes para não se tornar uma vítima em potencial. Apenas aproxime-se quando for seguro.

Por mais que esperar pode fazer com que você desperdice um tempo precioso, tornar-se outra vítima também não ajudaria em nada no tratamento da ferida.

1.jpg

2- Peça ajuda imediatamente
Caso alguém tenha sido esfaqueado, ligue para a emergência o quanto antes.

Caso você seja o único por perto, ligue para a emergência do celular. Se não tem um telefone, encontre um transeunte para ligar para os serviços de emergência. Se deseja ajudar a vítima, a coisa mais importante a se fazer é procurar ajuda médica profissional o quanto antes.

Caso ainda não tenha se aproximado da vítima por conta da presença dos atacantes, aproveite o tempo para ligar para a emergência.

2.jpg

4- Deite a pessoa
A primeira a coisa a se fazer é pedir que a vítima deite no chão. Isso facilitará a estabilização dela, principalmente se ela desmaiar. Você não quer correr o risco dela se machucar ainda mais caindo.

Encontre um apoio para a cabeça da pessoa. Coloque uma jaqueta, mochila ou peça que alguém sente e coloque a cabeça da vítima no colo. Converse com ela para acalmá-la.

3.jpg


5- Tente identificar a extensão da lesão
Há mais de uma perfuração? Os cortes se estendem? De onde está saindo o sangue?
Em alguns casos será necessário rasgar as roupas da pessoa para identificar as lesões. Tente identificar todas as perfurações antes de iniciar o tratamento.

Ao notar uma lesão grave e que precise de tratamento urgente, cuide dela imediatamente. As lesões graves são caracterizadas por sangramentos constantes ou em esguichos, que normalmente indicam a perfuração de uma artéria.

4.jpg


PARTE 2

1 - Coloque luvas descartáveis se possível.
Se não encontrar luvas por perto, cubra as mãos com sacolas plásticas. A ideia é proteger-se e reduzir os riscos de infecções para você e para a vítima.

As luvas de borracha nitrílica e outros modelos sem látex são preferíveis, pois minimizam a possibilidade de reações alérgicas que complicariam o tratamento. Tais luvas, normalmente azuis ou roxas, tem substituído as luvas brancas de látex que eram padrão.

Caso não encontre luvas por perto, lave as mãos ou utilize um álcool em gel. Caso não tenha nenhuma forma de higienização por perto, monte uma barreira entre você e o sangue da vítima com camadas de roupas.

Lembre-se de que você não precisa tocar na pessoa caso acredite correr risco de contrair uma infecção ou não se sinta confortável. Na dúvida, aguarde o atendimento emergencial. Ao optar por tratar a vítima, esforce-se para evitar o contato com o sangue dela.

2- Verifique as vias aéreas, a respiração e a circulação da vítima
-Observe se há alguma obstrução nas vias aéreas.
-Ouça a respiração e observe a movimentação no tórax.
-Confira a pulsação para verificar se o coração dela ainda está batendo.
-Caso ela tenha parado de respirar, faça uma reanimação cardiopulmonar nela.
-Caso a pessoa esteja consciente, converse com ela para acalmá-la e controlar a frequência cardíaca. Se possível, impeça que ela olhe as lesões.

3- Remova as roupas da vítima que cobrem a área afetada
Assim, você poderá identificar e tratar as perfurações. As feridas de facas costumam ser obstruídas por roupas e outros fluídos, como o sangue e a terra, dependendo de onde a pessoa foi encontrada.

Lembre-se da dor que a pessoa está sentindo e tome cuidado ao remover as roupas dela.

4- Caso o objeto da perfuração ainda esteja no corpo da vítima, não remova
Tome muito cuidado para não movê-lo, pois você pode acabar causando mais danos. Ele está ajudando a estancar o fluxo sanguíneo; removê-lo deve aumentar a presença de coágulos sanguíneos e empurrá-lo pode causar mais danos aos órgãos internos.

Aplique pressão e faça um curativo ao redor do objeto. Os profissionais médicos são mais capacitados para remover o item sem causar danos no processo.

5- Estanque o sangramento
Aplique pressão sobre a ferida com um material limpo e absorvente (como uma camiseta ou, de preferência, uma gaze estéril). Caso o objeto perfurador ainda esteja na lesão, pressione ao redor dele. A pressão ajudará a reduzir o fluxo sanguíneo.

Alguns treinamentos de primeiros-socorros sugerem o uso de um cartão de crédito para "selar" a lesão, pois trata-se de um item comum. Utilizar a borda do cartão controla o fluxo sanguíneo e evita o colapso pulmonar (mantendo o ar longe da lesão) em caso de ferimento no tronco.

Em caso de sangramento intenso, pressione a principal artéria próxima do local com uma mão e pressione a lesão com a outra mão. Por exemplo, para conter um sangramento no braço, pressione a parte interna do braço acima do cotovelo ou abaixo das axilas. Em uma lesão na perna, pressione a parte de trás do joelho ou a virilha. Estes são conhecidos como "pontos de pressão".

6- Posicione a vítima de modo que a ferida fique acima do nível do coração para reduzir a perda de sangue
Se ela conseguir sentar, peça que mantenha as costas retas.

7- Faça um curativo
Caso você tenha um kit de primeiros-socorros consigo, faça um curativo após conter o sangramento. Não tire o curativo após a colocação, pois isso prejudicará a formação de coágulos e reiniciará o sangramento. Caso o curativo fique encharcado com sangue, cubra-o com mais tecidos e mantenha a pressão.

Caso não tenha um material para prender o curativo no lugar, basta continuar fazendo pressão para auxiliar o coágulo do sangue.

Tome cuidado especial com feridas no peito. Cubra o corte com papel-alumínio, um saco plástico ou um papel-filme, mas feche apenas três lados, deixando um deles aberto. É preciso liberar ar do peito para evitar que ele entre na cavidade pleural e cause um colapso pulmonar.

Utilize um torniquete apenas como último recurso para salvar uma vida. Saiba como e quando utilizar um torniquete, pois a aplicação incorreta pode causar danos sérios ou a perda do membro afetado.

8- Continue aplicando pressão até a chegada do atendimento emergencial
Enquanto espera os profissionais, monitore as vias aéreas, a respiração e a circulação da vítima.

Observe os sintomas de choque e trate-os. Eles incluem: pele pálida e fria, pulsação e respiração aceleradas, náusea, vômitos, tontura, desmaio, agitação e ansiedade. Caso suspeite de choque, mantenha a vítima parada, solte roupas apertadas e cubra-a com algo para mantê-la aquecida. Clique aqui para mais detalhes.

9- Verifique a consciência da pessoa
Caso a vítima esteja inconsciente, aja rapidamente. Coloque-a na posição de recuperação: de lado, com a cabeça inclinada para trás, o braço encostado no chão esticado para a frente e o braço de cima debaixo da cabeça. A perna longe do chão deve estar dobrada para dar estabilidade e evitar que a pessoa role para a frente. Caso haja risco de lesão espinhal, não coloque-a na posição de recuperação. Monitore a respiração da vítima o tempo inteiro.

Caso a pessoa pare de respirar, deite-a de costas e faça uma reanimação cardiopulmonar.

10- Mantenha a vítima aquecida e confortável
O choque e a perda de sangue podem fazer com que a temperatura corporal dela despenquem. Cubra-a com algo quente, como um casaco ou uma manta.

Mantenha a vítima parada e calma, esteja ela deitada ou sentada. É importante ficar com ela o tempo inteiro para reconfortá-la e monitorar o estado de saúde.

Fonte: WikiHow
Clique aqui para verificar as citações

'Quarteirão manchado de sangue', diz policial // VEJA MAIS
Após ser esfaqueado em uma tentativa de assalto no Centro de Teresina no fim da tarde deste sábado (21/01) o apresentador Mariano Marques voltou ao bar onde estava com amigos na Praça do Liceu para pedir ajuda e deixou um rastro de sangue.

Segundo um dos policiais que atendeu a ocorrência, após o apresentador ser levado ao hospital HTI Sul, um trajeto de sangue ficou marcado de onde aconteceu o esfaqueamento até onde o apresentador foi socorrido.

Segundo amigos, Mariano foi no carro que estava estacionado próximo da praça e voltou cambaleando após ser atingido com a facada no braço e caiu próximo ao bar após perder muito sangue, momento que foi socorrido por amigos. Uma enfermeira prestou os primeiros socorros e ele foi encaminhado ao hospital em um carro dos seus amigos.

AtÉ o momento nenhum suspeito foi identificado. Um policial compareceu ao HTI Sul e deixou o óculos do apresentador que caiu após ele ser esfaqueado.

-Reprodução WhatsApp
faca1485041982.jpg

Amigos de Mariano relatam momentos após 'esfaqueamento'// LEIA MAIS
No HTI Sul vários amigos de Mariano Marques aguardavam informações sobre o estado de saúde dele. A assessoria informou que ele já está na sala de cirurgia. Ele ficou com a pressão muito baixa e a facada teria atingido uma artéria, por isso foi necessário a intervenção de um cirurgião vascular.

VEJA A MATÉRIA DO CASO

O apresentador da TV Antena 10 foi esfaqueado no fim da tarde deste sábado (21/01) em uma tentativa de assalto próximo a Praça do Liceu, no Centro de Teresina. Segundo informações de amigos, ele estava em um bar e quando precisou ir ao carro, foi abordado por um homem que tentou assaltá-lo. Mesmo sem esboçar reação, ele foi atingido com uma facada no braço.

Genivaldo, amigo de Mariano, contou ao 180 os momentos de terror. "Ele estava com a gente no bar, na Praça do Liceu, onde tem um pagode. Ele disse que ia no carro e demorou, quando percebemos ele vem cambaleando e cai. Corremos para socorrê-lo e uma enfermeira que estava próximo conseguiu parar o sangramento, mesmo assim ele perdeu muito sangue. Trouxemos ele para o hospital no meu carro", diz.

WhatsApp Image 2017-01-21 at 21.09.58.jpeg

Genivaldo nega que eles estavam na 'Banda Bandida', uma festa que acontece no Centro. Ele diz que era a primeira vez que Mariano estava naquele bar. "Ele sofreu apenas um corte no braço, mas perdeu muito sangue. Ele veio consciente o tempo todo e conversando, a enfermeira veio junto", diz.

A assessoria afirma que Mariano chegou a perder a consciência após chegar ao hospital, mas se recuperou antes de entrar a sala de cirurgia. O apresentador também precisou de uma máscara de oxigênio para respirar melhor, mas depois não teve mais necessidade.

Entre os amigos de Mariano que foram ao hospital estavam a jornalista Ely Lopes, Tarcísio Carvalho, Vigílio Bacelar, além de Helly Batista Júnior, entre outros.

O jornalista Ítalo Mota, que acompanhou Mariano no atendimento no hospital, fez uma postagem sobre o estado de saúde dele. "Para atualizar a todos, nosso querido Mariano Marques já recuperou a consciência e a pressão arterial está sendo normalizada. Ele fará uma cirurgia vascular e ficará na UTI por precaução. Está bem assistido. A equipe médica do HTI Sul está mobilizada para ajudar nosso colega. Vamos rezar e torcer para que ele se recupere logo!", postou.

cats.jpg

WhatsApp Image 2017-01-21 at 21.09.57.jpeg

WhatsApp Image 2017-01-21 at 21.10.00.jpeg

Apresentador Mariano Marques é esfaqueado em Teresina // LEIA MAIS
O apresentador Mariano Marques, da TV Antena 10, foi esfaqueado no fim da tarde deste sábado (21/01) em uma tentativa de assalto próximo a Praça do Liceu, no Centro de Teresina. Segundo informações de amigos, ele estava em um bar e quando precisou ir ao carro, foi abordado por um homem que tentou assaltá-lo. Mesmo sem esboçar reação, ele foi atingido com uma facada no braço.

Mariano recebeu os primeiros atendimentos ainda no local e perdeu muito sangue. Ele foi conduzido para o hospital HTI Sul, no bairro Piçarra, onde foi internado. Por alguns instantes ele precisou da ajuda de uma máscara de oxigênio para respirar.

maxresdefault.jpg

Acompanhe o caso:
Apresentador Mariano Marques é esfaqueado em Teresina
Amigos de Mariano Marques relatam os momentos após 'esfaqueamento'
'O quarteirão manchado de sangue', diz policial após Mariano ser ferido

Carregando, por favor aguarde...
MRV está chegando à Teresina
Terno e Cia
podium
Gráfica 180 vende máquinas
Últimas Notícias
19h55 Intensidade de chuvas aumentam e riacho transborda em Canavieira 19h54 Secretário Municipal Coronel Araújo, participa de aniversário do Corpo de Bombeiros 19h41 Vereadores dão posse aos suplentes na Câmara de Vereadores em Campo Largo do Piauí 19h36 1º reunião para Elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico do Município de Paes Landim 19h27 Assessor de Mariano diz que não irá mais divulgar os 'boletins médicos' 19h00 Cursos da Rede e-Tec Brasil podem chegar à Queimada Nova 18h55 Mariano: 'suspeito' foi preso, mas não pelo esfaqueamento, e sim por tráfico 18h44 Força-tarefa deve comerçar a atuar em presídio do Rio Grande do Norte 18h15 Vereadora é presa no sul do país suspeita de desviar papel higiênico 18h08 Em treino, Tite indica escalação titular para enfrentar a Colômbia no amistoso 18h01 Boletos bancários já vencidos poderão ser pagos em qualquer banco;detalhes 18h00 TRE desaprova as contas de diretório do PR-PI e suspende fundo partidário 17h59 Grávida fica ferida em colisão de ônibus e van em Teresina 17h36 Sílvio deixa vida de 'vovô' aposentado 17h32 Multa para quem provocar tumulto em estádio poderá ser de 1% da renda do jogo 17h30 Oscar 2017 tem recorde de negros indicados; veja aqui a lista completa 17h17 Ministério da Justiça faz alerta para recall aos veículos Mercedes-Benz e Toyota 17h15 Jornal Diário do Povo pode anunciar parceria com a equipe da Band Piauí 17h12 Ministério da Transparência convida Acauã para capacitação na APPM 17h10 Sono sem qualidade: Por que é tão difícil dormir em noites quentes? 17h10 ‘Hormônio do romance’ pode ajudar a tratar problemas sexuais, diz estudo 17h05 Por que a Operação Geleira assombra gestões no município de Oeiras 17h05 Casa de ex-candidato a prefeito pega fogo no interior do Piauí 17h03 Estudantes que não fizeram Enade têm uma semana para regularizar situação 17h00 Júlio César pretende disputar a 4ª secretaria da Mesa Diretora