Aprenda a receita -

Bacalhau espiritual: Sabor é 'divino' e com ingredientes fáceis

Para alguns, ele é eternamente o prato preparado por Nina (Débora Falabella) para Tufão (Murillo Benício) na novela "Avenida Brasil" (2012). Para outros, ele é algo divino. Só não dá para ficar indiferente, a começar pelo nome: quem não presta atenção a um prato chamado Bacalhau Espiritual?

Trata-se de uma das receitas portuguesas mais tradicionais com o peixe que se tornou sinônimo de Páscoa, preparado com molho à base de creme de leite, queijo parmesão e cenouras. E coisa que não falta a ele são fãs. "É um dos pratos do restaurante que faz bastante sucesso, justamente por ser leve e suave, com sabor inigualável", diz a chef Ilda Vinagre, do restaurante A Bela Sintra. "Eu diria que a receita é daquelas que alimentam a alma", diz Ipe Moraes, dos restaurantes Taberna 474 e Adega Santiago.

De acordo com o chef português Vítor Sobral em seu livro "As Minhas Receitas de Bacalhau" (ed. Leya Brasil), a receita original do prato data de 1947, quando um restaurante de luxo estava prestes a ser inaugurado no Palácio Nacional de Queluz, um dos pontos turísticos mais conhecidos de Portugal.

A condessa Almeida Araújo, responsável pelo menu da casa, percorreu a Europa procurando receitas finas para a casa. Pois foi em um restaurante francês que ela essa encontrou um prato com bacalhau que lhe chamou a atenção. Os donos do restaurante venderam a receita que, diz a lenda, foi apelidada de "Espiritual" porque não há como comer e não suspirar, achando tudo divino.

COMO FAZER

INGREDIENTES
Bacalhau
700 grama(s) de bacalhau dessalgado
Creme de camarões
3 colher(es) de sopa de manteiga
1/2 xícara(s) de chá de farinha de trigo
1 xícara(s) de chá da água do cozimento do bacalhau
1 xícara(s) de chá de leite
3/4 xícara(s) de chá de creme de leite fresco
900 grama(s) de camarão sete-barbas sem casca
2 colher(es) de chá de sal
1 pitada(s) de pimenta-do-reino
1 pitada(s) de noz-moscada

Refogado de bacalhau
4 pães franceses amanhecidos
3/4 xícara(s) de chá de leite
2 xícara(s) de chá de cebolas cortadas em meia-lua
1/2 copo(s) de azeite
5 dente(s) de alho ralados
2 xícara(s) de chá de cenoura ralada

Montagem
4 colher(es) de sopa de farinha de mandioca flocada
1 colher(es) de sopa de azeite
4 colher(es) de sopa de queijo parmesão ralado
1 ramo(s) de salsinha, para enfeitar (opcional)

MODO DE PREPARO
Bacalhau
Cozinhe as postas de bacalhau em água fervendo por dez minutos. Retire e reserve uma xícara da água para o creme de camarões. Deixe o bacalhau esfriar e, depois de morno, faça lascas grandes com as mãos e reserve.

Creme de camarões
Leve a manteiga para derreter em fogo brando e junte a farinha de trigo. Mexa até cozinhar a farinha (de 3 a 5 minutos). Junte a água do bacalhau, o leite e o creme de leite e mexa até engrossar.

Enquanto isso, em uma frigideira puxe os camarões temperados com sal e pimenta no azeite e reserve. Misture 1/3 dos camarões cozidos no creme e acerte o sal, a noz-moscada e a pimenta. Bata o creme com camarões no liquidificador. E em seguida, junte os camarões restantes ao molho, misture e resfrie.

Refogado de bacalhau
Cubra o pão amanhecido com leite e reserve. Quando o pão estiver totalmente embebido no leite, esprema o excesso e pique-o grosseiramente com as mãos.

Em uma panela grande, refogue em fogo baixo no azeite a cebola, junte o alho e mexa até a cebola ficar macia e levemente dourada. Adicione a cenoura e refogue um minuto. Junte o bacalhau dessalgado e já desfiado e o pão. Mexa bem e desligue o fogo.

Montagem
Monte o bacalhau em um recipiente refratário. Coloque primeiro o refogado de bacalhau, cubra com o creme de camarões e salpique com farinha de mandioca e parmesão. Regue com o azeite e leve ao forno preaquecido a 180 ºC por 20 minutos ou até dourar. Na hora de servir, pode enfeitar com um ramo de salsinha, se desejar.

Fonte: Comidas e Bebidas Uol

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco