Na praça Rio Branco · 27/01/2017 - 11h44

Rejane Dias promove 'DIA D' para matrículas da Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Rejane Dias promove 'DIA D' para matrículas da Educação de Jovens e Adultos (EJA)


Compartilhar Tweet 1



A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promoveu na manhã desta sexta-feira (27/01), na Praça Rio Branco, o "Dia D" em Teresina da campanha de matrículas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). No ato, os interessados realizaram a sua matrícula no próprio local, independente de onde irão estudar. A secretária e deputada Rejane Dias esteve no local e prestigiou as matriculas.

A secretária também reiterou que o governo já apresentou a proposta de reajuste do piso dos professores para 2017 e que a mensagem do governador pede um reajuste parcelado. "Eu já me reuni com as categorias dos sindicatos, junto com o secretário de Administração, Franzé Silva, e nós apresentamos a proposta do governo que é de um reajuste total de 7,9%, para que ele seja feito de forma parcelada", declarou Rejane Dias.

Foram ofertadas vagas em todas as etapas da EJA: Ensino Fundamental e Médio; Alfabetização de adultos (Brasil Alfabetizado), ENCCEJA - Certificado do ensino fundamental e médio, para maiores de 18 anos, Cursos de qualificação profissional (construção civil, embelezamento, corte e costura) - parceria entre a Seduc e a Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre). Para a realização da matrícula é necessário levar documentos pessoais (ID e CPF), comprovantes de residência e histórico escolar (na ausência do último, será realizada uma avaliação diagnóstica).

Segundo a diretora da Unidade de Educação de Jovens e Adultos, Conceição Andrade, a campanha é uma oportunidade de facilitar o acesso dos alunos à escola. "Durante a campanha temos como focos principais os alunos mais vulneráveis, como os que moram em zonas rurais, as mães de família e trabalhadores que não possuem tanto tempo disponíveis e querem estudar, então nós vamos até eles", afirma.

Ainda segundo a diretora, esse ano foi dado uma maior flexibilidade para os alunos desta modalidade, de forma que eles terão prazo até maio para se dirigirem a escola e realizarem sua matrícula de modo convencional. "Além disso, nós estamos atendendo nos três turnos (manhã/tarde/noite) e aumentamos o número de CEJAS, que são escolas que atendem somente aos alunos da EJA", explica Conceição.

Benefícios:

Além das novas turmas destinadas ao EJA em todo o Estado, os alunos terão direito a vários benefícios: fardamento gratuito; Poupança Jovem, em 44 municípios e o acesso ao programa em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde: o Olhar Bem, voltado para as pessoas da terceira idade, com consultas, cirurgias e aquisição de óculos.