Evento da Seduc -

Educadores participam de oficinas de formação do Jovem de Futuro

O envolvimento direto da comunidade escolar em ações práticas do dia a dia das escolas mediante planejamento e monitoramento de atividades, possibilitando aos estudantes atuar no fortalecimento da escola, essa é uma das propostas de gestão escolar para resultados que foi debatida nesta terça-feira (31), por diretores e coordenadores de ensino das Gerências Regionais do Piauí. O debate faz parte da Oficina "Protocolo de Metas e Planejamento" da ferramenta de gestão do Jovem de Futuro. O evento é uma realização da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria com o Instituto Unibanco, e prossegue até esta sexta feira-feira (03), no hotel Blue Tree hotel.

Ainda nesta semana serão capacitados os Agentes do Circuito de Gestão (ACG) e equipe da Seduc na "Oficina de Protocolo de Reunião de Boas Práticas e Protocolo de Correção de Rotas". Ao todo serão cerca de 100 técnicos ficarão aptos para disseminar concepções e metodologias nas comunidades escolares, como estratégia para dinamizar a relação ensino-aprendizagem nas unidades .

As atividades das oficinas estão sendo coordenadas pelos facilitadores do Instituto Unibanco, Tadeu da Ponte e Samuel Simões de Oliveira Franco. O superintendente de Ensino da Seduc, Carlos Alberto, destacou que "os temas abordados no curso são estruturais para a gestão de uma escola porque a inovação é um componente indispensável nesse processo".

A gestão escolar é um dos fatores determinantes da melhoria do aprendizado. Além de se ter a meta e o plano de ações, é fundamental saber se está no caminho certo para atingir a meta. "É preciso então, monitorar as ações. Assim, a escola precisa ter uma meta alinhada com o IDEB, porque ele permite que se olhe para o conjunto das escolas e se pense que a questão não é a minha escola ir bem, mas os jovens piauienses terminando o Ensino Médio com o domínio de conhecimentos com que eles entendam a realidade e comecem a interferir nela", afirma Carlos Alberto.

Jovem de Futuro
O programa Jovem de Futuro utiliza o conceito de Gestão Escolar para Resultados (GEpR). O projeto apresenta para os gestores escolares estratégias e instrumentos que tornam seu trabalho mais eficiente, criativo e produtivo. Seus princípios orientam para um trabalho com foco nos resultados positivos de ensino e de aprendizagem.

A principal maneira que o Jovem de Futuro propõe para efetivar a gestão focada em resultados na escola é a construção de um Plano de Ação, que é um importante instrumento para a materialização do planejamento participativo na escola. É por meio dele que a comunidade escolar traça o que é preciso fazer, de acordo com o seu diagnóstico, para alcançar os resultados esperados.

A ferramenta de gestão é realizado pela Seduc com apoio do Instituto Unibanco, que é uma das instituições responsáveis pelo investimento social privado do conglomerado Itaú Unibanco, e tem como foco de atuação contribuir com a melhoria da qualidade da educação pública brasileira.

Fonte: None

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco