Gestão Escolar -

Educadores do Jovem de Futuro debatem avanços e dificuldades nas escolas do Estado

Para possibilitar a identificação e a análise dos avanços e das dificuldades enfrentadas pela escola, profissionais da rede estadual de educação participam no hotel Blue Tree do segundo dia do curso de Gestão Escolar para Resultados de Aprendizagem do Programa Jovem de Futuro. O encontro tem como objetivo refletir sobre a proposta de monitoramento e avaliação a ser desenvolvida pelas escolas e sobre a importância dessas práticas para a compreensão dos resultados escolares.

O curso faz parte do processo formativo dos gestores das escolas que iniciaram os trabalhos em 138 unidades, beneficiando centenas de estudantes do Ensino Médio. A meta do Governo é que até 2017, toda a rede pública de Ensino Médio do Estado seja contemplada com a ferramenta de gestão Jovem de Futuro.

De acordo com o Gestor de Aprendizagem do Instituto Unibanco, Kenny Bastos, o encontro amplia a competência analítica da gestão escolar afim de potencializar as identificações e compreensões dos avanços e dificuldades enfrentados pela escola para o alcance de melhores resultados de aprendizagem.

"O curso é desenvolvido em quatro módulos, permitindo aos gestores o acesso a conhecimentos que lhes permitirão aperfeiçoar a gestão escolar por meio da organização e articulação de processos e recursos, bem como atingir metas com responsabilidades compartilhadas voltadas à garantia da aprendizagem", afirma Kenny Bastos.

O conteúdo do curso de Gestão Escolar para Resultados de Aprendizagem foi construído com a perspectiva de que o gestor implante nas escolas um Circuito de Gestão. Em agosto de 2015, os profissionais participaram do primeiro módulo, focado no planejamento. Em maio deste ano, eles participaram do módulo de execução do plano de ação elaborado no módulo anterior. Agora no módulo III estão tendo contato com o monitoramento e avaliação, restando apenas um módulo de correção de rota a partir da análise dos resultados. "Na prática este ciclo subsidia o trabalho de gestão e promove um alinhamento dos processos e fluxos na escola", explica Kenny.

Para José Alves Pereira, diretor da Unidade Escolar Tertuliano Solom Brandão, localizada no município de Pedro II, a ferramenta de gestão Jovem de Futuro tem contribuído bastante para os avanços na escola. "O curso tem nos dado orientação de como gerenciar nosso trabalho. A prática na escola é se trabalhar o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e com as metas e o planejamento como monitoramento das ações estamos conseguindo avançar na educação", ressalta o diretor.

O Jovem de Futuro é desenvolvido no Piauí pela Secretaria de Estado da Educação em parceria com o Instituto Unibanco e está presente atualmente no Pará, Ceará e no Espírito Santo, após ter passado por outros estados do Brasil.

Fonte: None

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco