Suspensão de atendimento · 10/11/2014 às 10h35

Fórum de Raposa está com atendimento suspenso


Compartilhar Tweet 1



O atendimento no fórum do Tremo Judiciário da Raposa, da Comarca da Ilha de São Luís, está suspenso nesta segunda-feira, dia 10 de novembro. De acordo com a portaria editada pela Rafaella de Oliveira Saif, titular de Raposa, o motivo da suspensão é o aniversário da cidade, que ocorre nesta data.

Ainda segundo a portaria, funcionará no fórum o plantão judicial, para atendimento das demandas mais urgentes. No município, uma Lei Municipal determina ponto facultativo nas repartições públicas do município.


Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Raposa Clodomir de Oliveira (PRTB) foi reconduzido ontem ao comando do município pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão. Ele havia sido afastado no dia 29 de agosto, mas conseguiu retornar após recurso apresentado na Justiça Eleitoral ter sido julgado procedente. Oliveira toma o posto da então prefeita Talita Laci (PCdoB), que em 2012 ficou na segunda colocação e o substituía na administração pública.

Clodomir de Oliveira teve primeiramente o seu mandato cassado no dia 14 de agosto, ao lado de seu vice, Messias Lisboa Aguiar (PP), sob a acusação de captação ilícita de sufrágio e abuso de poder econômico nas eleições de 2012.

Na Raposa · 05/05/2014 às 17h59

Polícia prende homem com arma de fogo na Raposa


Compartilhar Tweet 1



Equipes do 13º BPM efetuaram, no início da tarde desta segunda-feira (5), a prisão de Edgard Moraes, de 25 anos, em posse de uma arma de fogo. Com o suspeito foi apreendido um revólver calibre 38, municiado.

Ele foi detido por militares que realizavam uma barreira no Araçagy, no momento em que transitava na garupa de um moto táxi. Durante a revista, os policiais encontraram o revólver. Edgard foi levado para a Delegacia da Raposa e apresentado ao delegado Francisco Cardoso.

De acordo com o delegado, após consultas foi constatado que o suspeito tem antecedentes criminais por envolvimento com o tráfico. “Ele cumpriu pena e está há cerca de dois anos em liberdade”, frisou o delegado.


Compartilhar Tweet 1



A governadora Roseana Sarney e o secretário de Estado das Cidades, Hildo Rocha, assinaram, neste sábado (29), ordem de serviço para construção de 25 casas na Praia do Pucal, na Raposa, beneficiando pescadores que tiveram seus imóveis destruídos por inundações.

O investimento para construção das casas é de 700 mil reais. Os imóveis de 42 m2 foram projetados de modo apropriado para o terreno, e vão contar com dois quartos, sala, cozinha, banheiro, sistema de ventilação natural e abastecimento de água.

Durante a solenidade de assinatura da autorização das obras, a governadora Roseana Sarney falou sobre a importância da obra para os moradores da área.


Compartilhar Tweet 1



Com investimentos de, aproximadamente, R$ 5,5 milhões, o secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, autorizou, nesta segunda-feira (17), o início das obras de contenção e recuperação do Viva Raposa e a pavimentação asfáltica de 3 km de ruas e avenidas da cidade. A ação faz parte do Programa de Pavimentação de Vias Urbanas, incluído no Viva Maranhão.

"Viemos trazer obras que beneficiam a população, como os 3 km de pavimentação nos bairros Boa Esperança, Juçara e Vila Maresia; o asfalto representa a mudança na qualidade de vida das pessoas. Além disso, vamos recuperar o Viva Raposa, um dos polos turísticos da Região Metropolitana de São Luís", afirmou Luis Fernando.


Compartilhar Tweet 1



O secretário de  Educação, Pedro Fernandes, acompanhando de uma equipe técnica da Seduc, realizou, nesta terça-feira (4), visita ao Centro de Ensino José França de Sousa, localizado no município da Raposa. O encontro teve como objetivo dialogar com a comunidade sobre assuntos relacionados à área de ensino.

Reunidos na quadra poliesportiva da escola, o secretário, os alunos; o grupo técnico integrado pela secretária-adjunta de Ensino, Leuzinete Pereira; pelo gestor da Unidade Regional de Educação (URE São Luís), Francisco Solón; pela diretora de Ensino Fundamental da URE São Luís, Léa Corrêa; e o representante dos pais, Pedro de Alcântara, dialogaram sobre questões como déficit de professores na área de exatas, transporte escolar, implantação de biblioteca e laboratório de informática.


Compartilhar Tweet 1



As ações da Secretaria de Estado da Saúde (SES) foram realizadas durante toda esta quarta-feira (29) no Centro de Saúde da Vila Bom Viver, na Raposa, como parte da programação do Governo Itinerante. Consultas com clínico geral, pediatra, oftalmologista, dermatologista, imunização, aferição de pressão arterial, pesagem e exames de citologia oncótica (preventivo), glicemia, colesterol e PSA, foram os serviços oferecidos para a população.

As consultas oftalmológicas foram realizadas no Centro de Saúde e as pessoas que necessitavam da cirurgia de catarata ou pterígio serão submetidas ao procedimento na próxima sexta-feira (31), no Hospital da Visão, em São Luís. O transporte será colocado à disposição dos pacientes às 7h30, saindo da unidade de saúde.


Compartilhar Tweet 1



A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) promoveu, nesta quarta-feira (30), no município da Raposa, oficinas de capacitação voltadas a técnicos e gestores das redes municipal e estadual de ensino durante a etapa do Governo Itinerante realizada na cidade.

As oficinas, realizadas em todas as etapas do Governo itinerante, visam proporcionar formação continuada aos docentes, além de contribuir ao fortalecimento do regime de colaboração entre estado e municípios em prol de melhorias da educação no Maranhão.

A escola escolhida para sediar as capacitações foi a UI Joaquim Aroso, situada na área central do município. Foram ministradas quatro oficinas de capacitação por técnicos da Seduc nas áreas de Inspeção Escolar, Gestão e formação de auxiliares de bibliotecas.


Compartilhar Tweet 1



A governadora Roseana Sarney instala o Governo Itinerante em Raposa, município da Ilha de São Luís. Nesta quarta-feira (29), ela inaugura obras de reconstrução do Cais do Porto do Braga; recebe o Título de Cidadã Raposense da Câmara Municipal e confere as ações de cidadania, infraestrutura, saúde e outras disponibilizadas no município.

“Fico muito honrada por receber esse título. A Raposa é uma cidade turística e que tem uma vocação pesqueira, por isso é muito bom saber que deixaremos uma obra que vai melhorar a vida de seus habitantes de uma forma geral. Além de deixar a cidade mais bonita, o cais vai incrementar a economia, possibilitando melhor infraestrutura para o trabalho e, consequentemente, maior renda”, ressaltou a governadora.

Prisão de assaltantes · 24/05/2013 às 10h40

13º BPM prende assaltante na Raposa


Compartilhar Tweet 1



Policiais do 13º BPM, sediado em São José de Ribamar, efetuaram a prisão de Claudiano Aguiar Lisboa, 18 anos, suspeito de praticar assaltos na região da Raposa e São José de Ribamar.

Segundo informações policiais, a guarnição da PM realizava abordagens de rotina quando suspeitaram da atitude de Claudiano, que pilotava uma moto XRE 300, de placas OIU, de cor verde. Na ação, um adolescente foi apreendido. A abordagem foi realizada na MA 203, na estrada próxima a entrada da Raposa. Durante a revista foi apreendido uma arma calibre 38 municiada.

De acordo com o major Jorge Araújo, comandante do 13º BPM, a moto apreendida foi tomada de assalto na noite de quarta-feira (22). A dupla é suspeita ainda de praticar um assalto ao Motel Paraíso, também na noite de quarta-feira (22).

Prisão de traficantes · 30/03/2013 às 07h50

6º BPM prende dois traficantes na Raposa


Compartilhar Tweet 1



Policiais do Serviço de Inteligência do 6º Batalhão da Polícia Militar prenderam na última quinta-feira (28), Luciano Pereira Freitas, 26 anos, morador da Vila Maresia; e Adeildon Rodrigues da Silva, 28 anos, morador da localidade Baiuca, ambos no município de Raposa.

Os dois foram presos em uma residência, durante uma operação do Serviço de Inteligência do 6º BPM, portando 50 pacotes de crack, maconha, além de um revólver calibre 38 de marca Rossi, com uma munição intacta. Os dois foram conduzidos para o Plantão do Cohatrac.


Compartilhar Tweet 1



A constante de falta de abastecimento de água no município de Raposa (a 28 km de São Luís) motivou o titular da Promotoria de Justiça daquela Comarca, Reinaldo Campos Castro Júnior, a ajuizar Ação Civil Pública de Obrigação de Fazer com Pedido de Liminar contra o Município de Raposa e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAEE) daquela localidade, requerendo que os dois entes sejam obrigados à disponibilização gratuita imediata de caminhões-pipa aos consumidores prejudicados, em caso de desabastecimento por período superior a quatro horas seguidas.

O representante do Ministério Público do Maranhão (MPMA) apurou que moradores de, pelo menos, dez bairros da cidade enfrentam constantemente problemas causados pela falta d’água resultante da ineficiência do serviço fornecido pelo SAEE de Raposa.

Na cidade de Raposa-MA · 18/03/2013 às 13h07

Justiça determina correção de problemas em escola estadual


Compartilhar Tweet 1



A pedido do Ministério Público do Maranhão (MPMA), a Justiça concedeu medida liminar, em 12 de março, para a regularização, no prazo de 15 dias, das atividades do Centro de Ensino Professor José França de Sousa, localizada no município de Raposa (a 28km de São Luís). A Ação Civil Pública foi ajuizada, em 4 de março, pela Promotoria de Justiça da referida comarca contra o Estado do Maranhão. Propôs a manifestação o promotor de justiça Reinaldo Campos Castro Júnior. A decisão liminar foi assinada pela juíza Rafaella de Oliveira Saif Rodrigues.

Foi determinado que sejam disponibilizadas na referida escola quantas vagas forem necessárias para suprir a quantidade de alunos adolescentes na cidade de Raposa.