180graus

Redação. - 22/10/2011 às 16h13

ENEM: Dicas para o dia da prova de redação

DICAS PARA O DIA DA PROVA DE REDAÇÃO

1 - A redação constitui a principal prova do Enem; pois, sozinha, ela equivale a 1.000 pontos. Por isso, faça, primeiramente, a prova de redação. Depois, inicie as outras provas. Caso você deixe para fazer a prova de redação por último, sua mente estará cansada e você não terá o mesmo êxito. O contrário não acontecerá, já que a redação - diferente de uma prova de cálculo - exige um raciocínio linear e progressivo (início, meio e fim).

2 - A autocorreção do rascunho é o momento decisivo. É impossível passar o texto a limpo, sem fazer a autocorreção. Leia a revista ISTO É desta semana e veja como procedeu a única candidata do Brasil que atingiu nota 1.000 no Enem. Ela dirá o mesmo. A autocorreção é mais importante do que a elaboração em si. Dela depende o sucesso na prova de redação.

3 - Se o tema for sobre um assunto que não foi trabalhado nem no curso de redação, nem na sua escola, não se desespere. Pare, reflita. Você descobrirá que já leu ou já desenvolveu algum tema que possui correlação com o tema em questão. Pronto. Eis aí a base para você iniciar seus argumentos. Depois de iniciar, use, neste caso, a técnica do deslinhamento do começo ao final do texto. É impossível não dar certo.

4 - Cuidado com frases framentadas(NEP). Não perca de vista o ponto, pois ele é sua principal ferramenta.

5 - Cuidado com a elaboração da ideia-motriz de cada parágrafo do desenvolvimento. Ela deve ser, sempre, ampla, para que você disponha de muitos argumentos.

6 - Cuidado com os falsos elementos de coesão. Não faça da coesão uma obsessão. Deixe que os elementos de coesão surjam naturalmente. Basta que você escreva sem perder de vista a noção de continuidade entre os períodos. Um período sempre continua o outro, e todos devem tratar do assunto levantado na ideia-motriz.

Publicado Por: Roberto Alencar

Últimas Notícias
01h25 Shows emocionantes e um cenário encantador marcaram o II Cantatas na Serra 01h12 Preso no caso mensalão, João Paulo Cunha passará fim de ano com familiares 00h58 Carro é arrastado por trem aproximadamente 300 metros e deixa um ferido 00h06 Brasileiro é preso na Bulgária e Itamaraty presta assistência 00h00 Brasil empata com os Estados Unidos e conquista o pentacampeonato do Torneio Internacional Feminino 23h56 Prefeitura modifica circulação de veículos na Avenida Jóquei Clube 23h21 Crise e escândalos na Petrobras freiam a economia do país em 2014 23h09 Festa de comemoração aos 59 anos de Nazaré do Piauí foi um sucesso! 22h43 Perigo: Estradas cearenses registram 24 acidentes nas últimas 24h 22h23 Chinês constrói carro minúsculo e dirige por ruas de Xangai 22h15 'Não vou parar', diz ex-gerente sobre denúncia de corrupção na Petrobras 21h45 CNJ quer criar mais varas e cargos na Justiça do Trabalho em todo país 21h21 STJ divulga balanço das atividades de 2014 e revela produtividade 20h47 Em jogo emocionante Salinas sagra-se Campeã do 1º Campeonato de Fut. Society da Arena Canto do Alto 20h42 Ceir entra em recesso coletivo e retoma atividades dia 4 de janeiro de 2015 20h42 Confira a 4° novena dos festejos de Castelo do Piauí 20h18 Compartilhamento de carros elétricos chega ao Brasil para reduzir poluição 19h44 Orquestra Sinfônica encerra temporada natalina em Teresina nesta segunda 19h19 Prefeitura alerta que quase 6 mil ainda não foram imunizadas contra o HPV 19h19 Bebê de apenas 4 meses é atendido pelo Samu: engasgado com sacola 18h34 Justiça da Argentina absolve orangotango em decisão inédita; entenda 18h27 Chegada do Papai Noel em União foi um sucesso 18h10 Veículo invade e derruba o muro de casa na zona Leste de THE; fotos! 18h02 MPE-PI apura denúncia contra prefeito por atraso dos salários dos servidores 17h55 Presidente Dilma cumprimenta Gabriel Medina por título mundial de surfe
GUIA DOS PARLAMENTARES II
CNH