180graus

Redação. - 22/10/2011 às 16h13

ENEM: Dicas para o dia da prova de redação

DICAS PARA O DIA DA PROVA DE REDAÇÃO

1 - A redação constitui a principal prova do Enem; pois, sozinha, ela equivale a 1.000 pontos. Por isso, faça, primeiramente, a prova de redação. Depois, inicie as outras provas. Caso você deixe para fazer a prova de redação por último, sua mente estará cansada e você não terá o mesmo êxito. O contrário não acontecerá, já que a redação - diferente de uma prova de cálculo - exige um raciocínio linear e progressivo (início, meio e fim).

2 - A autocorreção do rascunho é o momento decisivo. É impossível passar o texto a limpo, sem fazer a autocorreção. Leia a revista ISTO É desta semana e veja como procedeu a única candidata do Brasil que atingiu nota 1.000 no Enem. Ela dirá o mesmo. A autocorreção é mais importante do que a elaboração em si. Dela depende o sucesso na prova de redação.

3 - Se o tema for sobre um assunto que não foi trabalhado nem no curso de redação, nem na sua escola, não se desespere. Pare, reflita. Você descobrirá que já leu ou já desenvolveu algum tema que possui correlação com o tema em questão. Pronto. Eis aí a base para você iniciar seus argumentos. Depois de iniciar, use, neste caso, a técnica do deslinhamento do começo ao final do texto. É impossível não dar certo.

4 - Cuidado com frases framentadas(NEP). Não perca de vista o ponto, pois ele é sua principal ferramenta.

5 - Cuidado com a elaboração da ideia-motriz de cada parágrafo do desenvolvimento. Ela deve ser, sempre, ampla, para que você disponha de muitos argumentos.

6 - Cuidado com os falsos elementos de coesão. Não faça da coesão uma obsessão. Deixe que os elementos de coesão surjam naturalmente. Basta que você escreva sem perder de vista a noção de continuidade entre os períodos. Um período sempre continua o outro, e todos devem tratar do assunto levantado na ideia-motriz.

Publicado Por: Roberto Alencar

Últimas Notícias
19h35 Adesivo de mulher amarrada na caçamba causa polêmica, e dono resolve retirá-lo 19h11 'Barbie normal' é criada por designer gráfico; com estrias e espinhas 18h57 Ex-prefeita é condenada pela prática de improbidade administrativa no PI 18h09 Jovem é executado com dois tiros na cabeça na Zona Urbana de Ribamar 18h09 BANDO invade fábrica, amarra funcionários e faz arrastão 18h07 Creche Zezé Soares Comemora o dia da Consciência Negra 17h58 Vereador cobra obra de construção do 14º BPM 17h39 Roseana participa de inauguração de fábrica, entrega unidade do Procon e vistoria obras em Codó 17h37 Roberto Firmino diz que foto polêmica é antiga e promete medidas legais 17h36 26ª Festa do Leite: Concurso leiteiro com premiação total de 12 mil reais 17h25 Guanabara e Sebrae certificam restaurantes no Maranhão 17h18 Quadras esportivas de Teresina são depredadas por bandidos; imagens 17h15 Ossada humana é encontrada em fazenda na região de Oeiras 17h15 Reunião discute situação do Centro de Detenção Provisória 17h01 Homem morre e corpo fica preso às ferragens após colisão com carreta 16h55 Escolas do município celebram Dia da Consciência Negra 16h55 Inusitado:Três homens educados e bonzinhos assaltaram o Bradesco em Ribamar 16h52 Bota pode perder 6 pontos e ser rebaixado a qualquer momento 16h45 Cemar é reconhecida pela excelência em gestão na 23ª edição do Prêmio Nacional da Qualidade 16h41 Senai organiza 6º Mundo Senai em São Luís e Imperatriz 16h41 Vem ai Natal feliz de Buritirana 16h39 Confirmada a presença Batista Lima em Bom Jesus PI 16h32 'Bola de fogo' filmada no céu da Rússia causa sensação na internet 16h24 Operação da Polícia Civil resulta na prisão de traficantes e na apreensão de drogas em Viana 16h18 Zagueiro Leandro Castán, da Roma, vai operar o cérebro
CNH