180graus

Tire a sua dúvida - 12/09/2011 às 06h00

É errado dizer que alguém \"corre risco de vida\"?

As pessoas sempre falaram assim: José corre risco de vida.

Alguém disse que a construção "corre risco de vida" estava errada. Daí as pessoas passaram a usar "corre risco de morte". Porém, não há erro em falar "corre risco de vida", embora seja uma construção coloquial. Entenda: "corre risco de vida" é, simplesmente, uma outra forma de dizer "a vida corre risco".

Observe o seguinte paralelismo:

José corre risco de vida: a vida de José corre risco

Faça o mesmo com corre risco de morte:

José corre risco de morte: a morte de José corre risco

O que? A morte de José corre risco? Note que não há lógica, quando se diz A morte de José corre risco.

A palavra risco constitui apenas uma forma coloquial de usar o verbo arriscar. Veja, lado a lado, a forma culta e a forma coloquial:

A vida de José está arriscada. (forma culta)

A vida de José corre risco. (forma coloquial)

Ao fazer o mesmo com corre risco de morte, não haverá logicidade. Observe:

A morte de José está arriscada. (sem lógica)

A morte de José corre risco. (sem lógica)

A Gramática da Língua Portuguesa não faz nenhuma alusão sobre isso. Por quê? É simples. As duas construções (corre risco de morte e corre risco de vida) são coloquiais, e a Gramática só ensina o falante a empregar a Norma Culta.

Logo, se não há lógica em dizer A morte de josé corre risco não há lógica em dizer José corre risco de morte.

Última dúvida: você deverá perguntar: Por que "corre risco de vida" e "corre risco de morte" são construções coloquiais?

É fácil. Correr significa deslocar-se de forma ligeira com as pernas. Quando você emprega corre risco de vida ou correrisco de morte, o verbo correr está sendo usado numa acepção popular e não no sentido de usar as pernas velozmente.
Já a palavra risco sempre será coloquial.

De qualquer modo, evite, em textos escritos que exigem a Norma Culta, as duas formas; pois as duas são coloquiais. Na fala, num bate-papo ou em um texto que não exija o rigor da Norma Culta, não há problema em usar corre risco de vida.

Publicado Por: Roberto Alencar

Tire sua habilitação na Servemplac
Inocoop Recanto das Palmeiras
Mirante da Mota Machado
THREVO PIATZ
Últimas Notícias
02h31 Sergio Marone fica careca para 'Os Dez Mandamentos': 'Rosto mais forte' 02h08 Luan Santana e Sabrina Sato posam juntos em festa de grife em São Paulo 01h50 Em quase 4 anos, Brasil tem maior entrada mensal de dólares em abril 01h23 Com mais de 2.500 livros a BiblioSesc ficará por 30 dias na Ceapi 01h05 Tim diz que internalizou funções dos funcionários e descarta cortar pessoal 00h54 Luva de Michael Jackson é destaque em leilão que pode arrecadar até R$ 4 mi de dólares 00h33 'Oscar vai fazer muita falta', diz Marcelo sobre a Copa América 00h06 Tribunal da Itália suspende extradição de Pizzolato para o Brasil 23h57 Segurança nas Olimpíadas será 59% privada e 41% pública, diz ministério 23h50 JOCUM TERESINA abre inscricoes para Escola Missionaria no Sertao 2015 23h44 Ainda sobre os 23 anos de Coivaras. Confira mais imagens 23h33 Movimento Gospel 23h30 Ministro do STF propõe diminuir pena de preso em condição degradante 23h10 Se bate como homem, mulher tem que apanhar como homem, diz deputado 22h55 Distribuição de Milho e Macacheira 22h53 Ministro afirma que o comércio do exterior deve ser prioridade do País 22h35 Inauguração da agropecuária CAMPO NOVO 22h31 Gabinete da UFPI se pronuncia sobre manifestações do professor Solimar 22h27 Projeto Potyartes reúne o melhor do artesanato piauiense para o feriado 22h21 Movimento Gospel 22h04 Inmetro inicia a produção de materiais de referência de drogas ilícitas 22h02 Projeto SENAR-PI, chega a Alto Longá 22h02 River vence fácil o 4 de Julho e continua disparado na liderança do Piauiense 22h00 Prefeita visita pequenos e médios trabalhadores rurais 21h50 Deborah Secco já pensa em segunda gravidez: 'Quero engatar uma na outra'
MELHORES IMOVEIS
Tire sua habilitação na Servemplac
Mirante da Mota Machado

Mais Lidas

    VAL PRAEIRO HELICONIA
    AGUAS DE TIMON

    Enquete

    O Brasil vive uma epidemia de dengue, já são 745 mil novos casos no país com 229 mortes. O que você acredita ser o fator que mais contribui para o avanço da doença no país?

    Total de Votos: 391

    Válida de 04/05/2015 a 11/05/2015

    Mirante da Mota Machado
    Inocoop - Recanto das Palmeiras
    Piatã - Trevo Imóveis
    VAL PRAEIRO
    AGUAS DE TIMON
    THREVO POETIC

    180graus no Instagramno Instagram

    THREVO POETIC
    VAL PRAEIRO HELICONIA
    Tire sua habilitação na Servemplac
    AGUAS DE TIMON
    Inocoop Recanto das Palmeiras
    Mirante da Mota Machado