180graus

Tire a sua dúvida - 12/09/2011 às 06h00

É errado dizer que alguém \"corre risco de vida\"?

As pessoas sempre falaram assim: José corre risco de vida.

Alguém disse que a construção "corre risco de vida" estava errada. Daí as pessoas passaram a usar "corre risco de morte". Porém, não há erro em falar "corre risco de vida", embora seja uma construção coloquial. Entenda: "corre risco de vida" é, simplesmente, uma outra forma de dizer "a vida corre risco".

Observe o seguinte paralelismo:

José corre risco de vida: a vida de José corre risco

Faça o mesmo com corre risco de morte:

José corre risco de morte: a morte de José corre risco

O que? A morte de José corre risco? Note que não há lógica, quando se diz A morte de José corre risco.

A palavra risco constitui apenas uma forma coloquial de usar o verbo arriscar. Veja, lado a lado, a forma culta e a forma coloquial:

A vida de José está arriscada. (forma culta)

A vida de José corre risco. (forma coloquial)

Ao fazer o mesmo com corre risco de morte, não haverá logicidade. Observe:

A morte de José está arriscada. (sem lógica)

A morte de José corre risco. (sem lógica)

A Gramática da Língua Portuguesa não faz nenhuma alusão sobre isso. Por quê? É simples. As duas construções (corre risco de morte e corre risco de vida) são coloquiais, e a Gramática só ensina o falante a empregar a Norma Culta.

Logo, se não há lógica em dizer A morte de josé corre risco não há lógica em dizer José corre risco de morte.

Última dúvida: você deverá perguntar: Por que "corre risco de vida" e "corre risco de morte" são construções coloquiais?

É fácil. Correr significa deslocar-se de forma ligeira com as pernas. Quando você emprega corre risco de vida ou correrisco de morte, o verbo correr está sendo usado numa acepção popular e não no sentido de usar as pernas velozmente.
Já a palavra risco sempre será coloquial.

De qualquer modo, evite, em textos escritos que exigem a Norma Culta, as duas formas; pois as duas são coloquiais. Na fala, num bate-papo ou em um texto que não exija o rigor da Norma Culta, não há problema em usar corre risco de vida.

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


UNIMED DIA DAS MÃES
zika adv6
Galaxy - Curso de Oratória
Últimas Notícias
12h38 Potycabana: equipe de transição faz levantamento do patrimônio 12h37 Cocal se prepara para o Dia D de vacinação contra gripe Influenza A neste sábado (30/04) 12h34 Abreu demonstra desconhecimento de casos de corrupção pelo estado 12h30 Top model Viviane Orth assina com Playboy para capa do mês de maio 12h15 Saiba quais são os 10 carros flex mais econômicos do Brasil 12h00 Seleção Brasileira Master jogará em Campo Maior neste sábado (30/04); SAIBA COMO PARTICIPAR 11h58 'Ainda estou vivo. Se eu perder, podem me matar', diz Guardiola sobre críticas 11h57 Combate à corrupção não é uma das prioridades da Polícia Civil 11h55 Polícia prende traficantes em boca de fumo no município de S.R.Nonato 11h53 Mesmo sem Cielo Brasil pode bater recorde de pódios, diz técnico da natação 11h53 TCE-PI esclarece sobre regimes de aposentadorias dos servidores 11h52 IML tem corpos dentro de sacos de lixo comum, revela vistoria do MP-PI 11h46 População tem que denunciar irregularidades em licitações, alerta Meira Brandão 11h39 Servidores colaboram com gestões ao identificarem problemas, ressalta palestrante 11h32 Empresário morre após cair de uma torre no interior do PI 11h28 Conselho Tutelar tem função especial na gestão do município, diz diretora 11h23 Imprensa mexicana lamenta goleada: 'São Paulo sambou no Morumbi' 11h23 Encontrão de partidos com o tema "Reconstruir Piripiri" 11h18 Justiça suspende propaganda das Olimpíadas do Governo Federal 11h04 Justiça determina nomeação de cerca de 200 professores para a 2ª GRE de Barras 11h04 Minicurso trata da saúde dos servidores: 'servido saudável produz mais' 10h51 SESI organiza festa do dia do Trabalhador em Buriti dos Lopes 10h49 Começa neste sábado (30) a vacinação contra Influenza em São Francisco do Piauí; veja locais 10h45 SMS realiza campanha da vacina contra Gripe H1N1 10h37 Deixada pela própria mãe, mulher de ministro teve 'vida difícil' na infância
SUNSET
Construtora Vanguarda

Adv Rafael Dantas
Fabio Veloso
Gráfica180 - Venda Plotter
Galaxy - Curso de Oratória

Mais Lidas

    SUNSET
    ZikaZero

    Enquete

    O Coordenador de Comunicação do Governo do Estado, João Rodrigues, gasta mais com publicidade do que Fábio Abreu gasta com segurança pública. Como você avalia essa situação?

    Total de Votos: 65

    Válida de 27/04/2016 a 04/05/2016

    alves e alves
    elite
    Gráfica180 - Venda Plotter
    Galaxy - Curso de Oratória
    ZikaZero

    180graus no Instagramno Instagram

    ZikaZero
    sunset