180graus

Tire a sua dúvida - 12/09/2011 às 06h00

É errado dizer que alguém \"corre risco de vida\"?

As pessoas sempre falaram assim: José corre risco de vida.

Alguém disse que a construção "corre risco de vida" estava errada. Daí as pessoas passaram a usar "corre risco de morte". Porém, não há erro em falar "corre risco de vida", embora seja uma construção coloquial. Entenda: "corre risco de vida" é, simplesmente, uma outra forma de dizer "a vida corre risco".

Observe o seguinte paralelismo:

José corre risco de vida: a vida de José corre risco

Faça o mesmo com corre risco de morte:

José corre risco de morte: a morte de José corre risco

O que? A morte de José corre risco? Note que não há lógica, quando se diz A morte de José corre risco.

A palavra risco constitui apenas uma forma coloquial de usar o verbo arriscar. Veja, lado a lado, a forma culta e a forma coloquial:

A vida de José está arriscada. (forma culta)

A vida de José corre risco. (forma coloquial)

Ao fazer o mesmo com corre risco de morte, não haverá logicidade. Observe:

A morte de José está arriscada. (sem lógica)

A morte de José corre risco. (sem lógica)

A Gramática da Língua Portuguesa não faz nenhuma alusão sobre isso. Por quê? É simples. As duas construções (corre risco de morte e corre risco de vida) são coloquiais, e a Gramática só ensina o falante a empregar a Norma Culta.

Logo, se não há lógica em dizer A morte de josé corre risco não há lógica em dizer José corre risco de morte.

Última dúvida: você deverá perguntar: Por que "corre risco de vida" e "corre risco de morte" são construções coloquiais?

É fácil. Correr significa deslocar-se de forma ligeira com as pernas. Quando você emprega corre risco de vida ou correrisco de morte, o verbo correr está sendo usado numa acepção popular e não no sentido de usar as pernas velozmente.
Já a palavra risco sempre será coloquial.

De qualquer modo, evite, em textos escritos que exigem a Norma Culta, as duas formas; pois as duas são coloquiais. Na fala, num bate-papo ou em um texto que não exija o rigor da Norma Culta, não há problema em usar corre risco de vida.

Publicado Por: Roberto Alencar

Últimas Notícias
22h58 Após quase 2 meses, meia Bernardo volta a ser relacionado no Palmeiras 22h32 Brasil pega Polônia na 4ª final seguida de Mundial de Vôlei; jogo amanhã 22h14 População de Piripiri recebe governador Zé Filho de braços abertos em comício 22h10 Fotos de Kim Kardashian nua teriam vazado na web; estaria sem aliança 22h09 Ricardo Lewandowski destaca papel estratégico do CNJ para o Judiciário 21h56 Campanha pela Educação Inclusiva começa neste domingo (21) na Potycabana 21h51 Moradores 'queimam talões' durante protesto contra a Eletrobras. Fotos! 21h35 Solenidade marca início do curso de Medicina em Parnaíba 21h14 Polícia Civil de Goiás apreende a maior quantidade de maconha da história 21h03 Amigos fazem protesto em São Paulo contra a morte de camelô piauiense 20h58 Simpósio Jurídico de Picos discute alternativas para combater a morosidade no Judiciário 20h31 Wilson visita Patos e reafirma compromisso com desenvolvimento do semiárido 20h13 Vereadores de Esperantina prestigiam a festa do bode de Batalha 20h02 ATI inaugura Estação Digital para moradores do bairro São Joaquim em Teresina 19h46 Prefeito Walter e 1ªDama Kelly Alencar campanha corpo a corpo 19h44 Hemopi realiza campanha em Agricolândia 19h40 Corrida de Cavalos é realizada em São Miguel da Baixa Grande 19h35 Compra de um veículo novo 19h30 Sampaio Corrêa derrota o ABC-RN pela 24º rodada da Série B.VEJA FOTOS 19h22 Ministério Público do Piauí é 2º no Nordeste em número de recomendações 19h17 Candidato Responde: Liziê Coelho quer ajudar o povo do semi- árido 19h14 Em visita a Patos do Piauí, Wilson faz compromisso pela defesa do semiárido 19h09 Governador Zé Filho e comitiva visitam município de Agricolândia 19h04 Ladrões arrombam museu e levam peças históricas 19h04 Qualifica Piauí leva capacitação profissional ao município de Agricolândia
Mesário Voluntário

Enquete

Avenidas como Dom Severino, Barão de Castelo Branco, Celso Pinheiro, entre outras, tiveram grande parte de seus retornos fechados pela Strans, no intuito de melhorar o fluidez no trânsito. O que você achou destas mudanças?

Total de Votos: 171

Válida de 19/09/2014 a 26/09/2014

Mais lidas

    180graus no Instagramno Instagram