180graus

Tire a sua dúvida - 12/09/2011 às 06h00

É errado dizer que alguém \"corre risco de vida\"?

As pessoas sempre falaram assim: José corre risco de vida.

Alguém disse que a construção "corre risco de vida" estava errada. Daí as pessoas passaram a usar "corre risco de morte". Porém, não há erro em falar "corre risco de vida", embora seja uma construção coloquial. Entenda: "corre risco de vida" é, simplesmente, uma outra forma de dizer "a vida corre risco".

Observe o seguinte paralelismo:

José corre risco de vida: a vida de José corre risco

Faça o mesmo com corre risco de morte:

José corre risco de morte: a morte de José corre risco

O que? A morte de José corre risco? Note que não há lógica, quando se diz A morte de José corre risco.

A palavra risco constitui apenas uma forma coloquial de usar o verbo arriscar. Veja, lado a lado, a forma culta e a forma coloquial:

A vida de José está arriscada. (forma culta)

A vida de José corre risco. (forma coloquial)

Ao fazer o mesmo com corre risco de morte, não haverá logicidade. Observe:

A morte de José está arriscada. (sem lógica)

A morte de José corre risco. (sem lógica)

A Gramática da Língua Portuguesa não faz nenhuma alusão sobre isso. Por quê? É simples. As duas construções (corre risco de morte e corre risco de vida) são coloquiais, e a Gramática só ensina o falante a empregar a Norma Culta.

Logo, se não há lógica em dizer A morte de josé corre risco não há lógica em dizer José corre risco de morte.

Última dúvida: você deverá perguntar: Por que "corre risco de vida" e "corre risco de morte" são construções coloquiais?

É fácil. Correr significa deslocar-se de forma ligeira com as pernas. Quando você emprega corre risco de vida ou correrisco de morte, o verbo correr está sendo usado numa acepção popular e não no sentido de usar as pernas velozmente.
Já a palavra risco sempre será coloquial.

De qualquer modo, evite, em textos escritos que exigem a Norma Culta, as duas formas; pois as duas são coloquiais. Na fala, num bate-papo ou em um texto que não exija o rigor da Norma Culta, não há problema em usar corre risco de vida.

Publicado Por: Roberto Alencar

Últimas Notícias
18h08 Dia do Piauí é comemorado em Parnaíba com missa e desfile cívico 18h06 Dirceu pede ao STF autorização para cumprir restante da pena em casa 18h05 No RJ, Dilma faz terrorismo contra Aécio: 'Digam não à perda de direitos' 18h04 PM prende homem acusado de matar companheiro enforcado no Sul do PI 18h03 Em 'Império', Maria Clara trai os irmãos e conta ao pai pacto com Maria Marta 18h02 Operação da Regional de São João dos Patos desarticula quadrilha de estelionatários 18h01 Após declaração de ex-BBB Francine, namorada de Thammy dispara: 'Ela é minha' 18h00 Pão mais caro do mundo leva champanhe e ouro na receita; quase R$ 300 17h47 'Minha Casa Minha Vida': Prefeitura convoca os sorteados; veja detalhes 17h45 Presa acusada de mandar matar mulher a tiros 17h39 Neymar sobre polêmica envolvendo contrato com o Barcelona: 'Agora tudo certo' 17h35 Ministério Público empossa novos promotores para comarcas de Gilbués 17h30 Mais de 50% dos empresários devem contratar temporários, aponta estudo 17h17 Marden afirma que apoio do PSDB ao Governo de W. Dias é só especulação 17h17 Ivete Sangalo pode substituir Grazi Massafera no comando do 'Superbonita' 17h08 Prefeitura lança programa São Luís Cidade Jardim 17h03 1ª Semana do Bebê em Pajeú do Piauí 17h02 Promotores são empossados e falam em combater desrespeito ao cidadão 17h00 Futsal: Nova Olinda vence Araguanã nos amistosos. 17h00 Empossados novos promotores para comarcas de Monte Alegre do Piauí 16h59 Carga de R$ 1,6 milhão que saiu de Parnaíba é apreendida em Imperatriz-MA 16h56 Escala de Atendimento Semanal da Secretaria Municipal de Saúde 16h56 Eleições 2014: Atenção Presidentes de seções em Nova Olinda do Maranhão. 16h54 Realizada na manhã de hoje (20) mais uma sessão na Câmara de Nova Olinda. 16h49 SEBRAE e Secretaria de Educação de Nova Olinda iniciam capacitação de professores.
TRE

Enquete

O que você acha sobre o horário de verão?

Total de Votos: 168

Válida de 18/10/2014 a 26/10/2014

Mais lidas

    180graus no Instagramno Instagram