180graus

Tire a sua dúvida - 12/09/2011 às 06h00

É errado dizer que alguém \"corre risco de vida\"?

As pessoas sempre falaram assim: José corre risco de vida.

Alguém disse que a construção "corre risco de vida" estava errada. Daí as pessoas passaram a usar "corre risco de morte". Porém, não há erro em falar "corre risco de vida", embora seja uma construção coloquial. Entenda: "corre risco de vida" é, simplesmente, uma outra forma de dizer "a vida corre risco".

Observe o seguinte paralelismo:

José corre risco de vida: a vida de José corre risco

Faça o mesmo com corre risco de morte:

José corre risco de morte: a morte de José corre risco

O que? A morte de José corre risco? Note que não há lógica, quando se diz A morte de José corre risco.

A palavra risco constitui apenas uma forma coloquial de usar o verbo arriscar. Veja, lado a lado, a forma culta e a forma coloquial:

A vida de José está arriscada. (forma culta)

A vida de José corre risco. (forma coloquial)

Ao fazer o mesmo com corre risco de morte, não haverá logicidade. Observe:

A morte de José está arriscada. (sem lógica)

A morte de José corre risco. (sem lógica)

A Gramática da Língua Portuguesa não faz nenhuma alusão sobre isso. Por quê? É simples. As duas construções (corre risco de morte e corre risco de vida) são coloquiais, e a Gramática só ensina o falante a empregar a Norma Culta.

Logo, se não há lógica em dizer A morte de josé corre risco não há lógica em dizer José corre risco de morte.

Última dúvida: você deverá perguntar: Por que "corre risco de vida" e "corre risco de morte" são construções coloquiais?

É fácil. Correr significa deslocar-se de forma ligeira com as pernas. Quando você emprega corre risco de vida ou correrisco de morte, o verbo correr está sendo usado numa acepção popular e não no sentido de usar as pernas velozmente.
Já a palavra risco sempre será coloquial.

De qualquer modo, evite, em textos escritos que exigem a Norma Culta, as duas formas; pois as duas são coloquiais. Na fala, num bate-papo ou em um texto que não exija o rigor da Norma Culta, não há problema em usar corre risco de vida.

Publicado Por: Roberto Alencar

Curta a nossa página e receba as principais noticias em seu facebook!


NEURACI ROCHA - PALAZZO MONTICELLO
WX - Village Leste
VANITY SANDRA SILVA
LIKE HR
VANITY SANDRA SILVA
Mirante da Mota Machado
VAL PRAEIRO HELICONIA
Inocoop Recanto das Palmeiras
Últimas Notícias
22h11 Concurso 'Minha escola é a mais florida' será lançado durante a 40ª ExpoCorrente 22h00 Série "Atlanta", do canal FX, já tem seu elenco definido; confira 22h00 Conheça sobre a rentabilidade do investimento em imóveis 21h52 Cia. Barbixas de Humor participará de novo humorístico da Globo 21h34 Marisa Tomei entra para o elenco da segunda temporada de 'Empire' 21h13 Piauiense concorre a promoção exclusiva do programa Xuxa Meneguel, confira 21h02 MPF já ingressou com 76 processos de combate à corrupção no Piauí este ano 21h01 Record decide contratar Márcio Garcia para apresentar A Fazenda 21h01 Carreta carregada de esferas de aço tomba após colidir em Kadett; fotos! 21h00 Feira da Agricultura Familiar abriu oficialmente as festividades dos 105 anos de Piripiri 21h00 Primeiro dia de Pirifolia atraiu uma multidão para a Avenida Raimundo Holanda 20h39 Acidente em serra entre um caminhão e moto deixa uma pessoa morta no PI 20h30 Mulheres de São João da Serra são beneficiadas com 'Projeto Chamada Pública Carnaubais' 20h13 Ex-prefeito no PI é condenado no TCE por falha durante a sua gestão em 2012 20h06 OAB só vai ao Supremo se redução da maioridade for aprovada; confira 20h02 PROMOTORA do Piauí leva punição por faltar a audiências 19h17 Ex-gestora do hospital regional de São João do Piauí vai pagar multa no TCE 18h12 Emater realiza oficina para mulheres de São João da Serra 18h00 Refinanciamento: um empréstimo com juros baixos 18h00 Internet 'infinita' e segura: aparelho distribui sinal em área de até 4 km 17h56 Ministro aprova projeto de arborização e reformas dos parques ambientais 17h53 Bebida que mata: refrigerante causa 184 mil mortes ao ano no mundo 17h41 Última vítima do estupro coletivo em Castelo recebe alta do Hospital de Urgência 17h39 Suas habilidades no trabalho mudam conforme a idade, diz estudo 17h36 WhatsApp Lock: aprenda a colocar senha no app e proteja suas conversas
SA CAVALCANTE RIO POTY
VANGUARDA BARCELONA
BRISA SUL
HR like
SA CAVALCANTE RIO POTY
SEU IMOVEL NA DANTAS

Mais Lidas

    Imobiliaria
    VANITY SANDRA SILVA
    VAL PRAEIRO HELICONIA
    CONTE - ENCONTRO DOS RIOS

    Enquete

    Para o Enem, você...

    Total de Votos: 150

    Válida de 23/06/2015 a 30/06/2015

    Inocoop - Recanto das Palmeiras
    Mirante da Mota Machado
    SEU IMOVEL NA DANTAS
    SA CAVALCANTE RIO POTY

    180graus no Instagramno Instagram

    Inocoop Recanto das Palmeiras
    THREVO POETIC
    SEU IMOVEL NA DANTAS