180graus

Tire a sua dúvida - 12/09/2011 às 06h00

É errado dizer que alguém \"corre risco de vida\"?

As pessoas sempre falaram assim: José corre risco de vida.

Alguém disse que a construção "corre risco de vida" estava errada. Daí as pessoas passaram a usar "corre risco de morte". Porém, não há erro em falar "corre risco de vida", embora seja uma construção coloquial. Entenda: "corre risco de vida" é, simplesmente, uma outra forma de dizer "a vida corre risco".

Observe o seguinte paralelismo:

José corre risco de vida: a vida de José corre risco

Faça o mesmo com corre risco de morte:

José corre risco de morte: a morte de José corre risco

O que? A morte de José corre risco? Note que não há lógica, quando se diz A morte de José corre risco.

A palavra risco constitui apenas uma forma coloquial de usar o verbo arriscar. Veja, lado a lado, a forma culta e a forma coloquial:

A vida de José está arriscada. (forma culta)

A vida de José corre risco. (forma coloquial)

Ao fazer o mesmo com corre risco de morte, não haverá logicidade. Observe:

A morte de José está arriscada. (sem lógica)

A morte de José corre risco. (sem lógica)

A Gramática da Língua Portuguesa não faz nenhuma alusão sobre isso. Por quê? É simples. As duas construções (corre risco de morte e corre risco de vida) são coloquiais, e a Gramática só ensina o falante a empregar a Norma Culta.

Logo, se não há lógica em dizer A morte de josé corre risco não há lógica em dizer José corre risco de morte.

Última dúvida: você deverá perguntar: Por que "corre risco de vida" e "corre risco de morte" são construções coloquiais?

É fácil. Correr significa deslocar-se de forma ligeira com as pernas. Quando você emprega corre risco de vida ou correrisco de morte, o verbo correr está sendo usado numa acepção popular e não no sentido de usar as pernas velozmente.
Já a palavra risco sempre será coloquial.

De qualquer modo, evite, em textos escritos que exigem a Norma Culta, as duas formas; pois as duas são coloquiais. Na fala, num bate-papo ou em um texto que não exija o rigor da Norma Culta, não há problema em usar corre risco de vida.

Publicado Por: Roberto Alencar

Últimas Notícias
11h10 André Souza, do Atlético-MG nega que tenha namorado Aline, do 'BBB15' 10h52 Um mês após crime, caso da morte de turista italiana segue em sigilo 10h39 Ken Humano faz desabafo na web: 'Não quero perder essa batalha' 10h10 SOZINHO na cela, detento quebra parede para tentar fuga 10h07 Americano cria o 'hotel mais rápido do mundo' em seu próprio carro elétrico 10h04 Conheça o swag hair, novo corte que promete bombar em 2015 09h58 NSR vence e está na próxima fase da Copa Norte 09h57 Tatá Werneck faz transformação no vizual e diz está amando 09h45 Governador entrega Medalha do Mérito Renascença em Oeiras neste sábado 09h36 Na 'Lava Jato' investigados alegam a pobreza para se livrarem de punições 09h32 Michel Teló e Thais Fersoza curtem viagem romântica em Paris 09h23 Primeira festa é marcada por bebedeira, chororô e traição 09h09 Morreu neste sábado (24) Tânia Wilma Abrão, irmã do cantor Chorão 09h08 Integração dos ônibus de THE: o povo vê, mas, não entende 09h05 Mesa Diretora da Assembleia gera uma disputa bem acirrada entre PMDB e PT 08h55 BRASIL VENCE CHILE e cumpre objetivo; mas sem brilho 08h49 Governo de W.Dias corre sério risco de ser processado pelo atraso de salários 08h31 Com 'apelo mundial', sinuca quer integrar programa olímpico em 2020 08h18 Rede Unifarma é alvo de assaltantes em PHB pela 3ª vez, só esta semana 08h06 Klay Thompson dá show e quebra recorde que nem Jordan conseguiu 07h57 Carnaval terá grande arena para o povo 07h56 Velho inimigo ou novo risco: UFC Suécia decide o rival de Jon Jones 07h52 2º Pré Carnaval de Colônia do Gurgueia acontece de 05 a 07 de fevereiro 07h41 Cristiano Ronaldo joga mal, briga, é expulso, mas o Real virou e vence 07h36 Neymar marca dois, Messi também, e Barcelona goleia o Elche por 6x0
CURSO DE INGLES
CNH

Mais Lidas

    Enquete

    Neste carnaval você vai...

    Total de Votos: 242

    Válida de 23/01/2015 a 30/01/2015

    180graus no Instagramno Instagram