180graus

Tire a sua dúvida - 12/09/2011 às 06h00

É errado dizer que alguém \"corre risco de vida\"?

As pessoas sempre falaram assim: José corre risco de vida.

Alguém disse que a construção "corre risco de vida" estava errada. Daí as pessoas passaram a usar "corre risco de morte". Porém, não há erro em falar "corre risco de vida", embora seja uma construção coloquial. Entenda: "corre risco de vida" é, simplesmente, uma outra forma de dizer "a vida corre risco".

Observe o seguinte paralelismo:

José corre risco de vida: a vida de José corre risco

Faça o mesmo com corre risco de morte:

José corre risco de morte: a morte de José corre risco

O que? A morte de José corre risco? Note que não há lógica, quando se diz A morte de José corre risco.

A palavra risco constitui apenas uma forma coloquial de usar o verbo arriscar. Veja, lado a lado, a forma culta e a forma coloquial:

A vida de José está arriscada. (forma culta)

A vida de José corre risco. (forma coloquial)

Ao fazer o mesmo com corre risco de morte, não haverá logicidade. Observe:

A morte de José está arriscada. (sem lógica)

A morte de José corre risco. (sem lógica)

A Gramática da Língua Portuguesa não faz nenhuma alusão sobre isso. Por quê? É simples. As duas construções (corre risco de morte e corre risco de vida) são coloquiais, e a Gramática só ensina o falante a empregar a Norma Culta.

Logo, se não há lógica em dizer A morte de josé corre risco não há lógica em dizer José corre risco de morte.

Última dúvida: você deverá perguntar: Por que "corre risco de vida" e "corre risco de morte" são construções coloquiais?

É fácil. Correr significa deslocar-se de forma ligeira com as pernas. Quando você emprega corre risco de vida ou correrisco de morte, o verbo correr está sendo usado numa acepção popular e não no sentido de usar as pernas velozmente.
Já a palavra risco sempre será coloquial.

De qualquer modo, evite, em textos escritos que exigem a Norma Culta, as duas formas; pois as duas são coloquiais. Na fala, num bate-papo ou em um texto que não exija o rigor da Norma Culta, não há problema em usar corre risco de vida.

Publicado Por: Roberto Alencar

Últimas Notícias
08h21 Família Damásio participa do aniversário de 60 anos de São Felix do Piauí 08h16 Criança de 10 anos morre após ser atropelada por caminhão caçamba 08h13 Bombeiro da Eliana faz ensaio sexy e usando fantasias de fetiche 08h05 Faltam duas semanas para o fim das inscrições do prêmio Esso de Jornalismo 07h47 Polícia prende menor acusado de vários crimes no interior do Piauí 07h45 W.Dias é condenado a pagar multa de R$ 5 mil por propaganda irregular 07h45 Após licitação, nova empresa retomará obra de ampliação do aeroporto de São Luís 07h45 Escola Judicial promove curso de atualização do PJe 07h42 De maiô, Lindsay Lohan exibe seios caídos ao curtir praia em Ibiza 07h37 Operação da polícia prende traficantes que traziam droga de São Paulo pro PI 07h34 Namorada do jogador Mario Götze dá ajeitadinha indiscreta em biquíni 07h30 Seis meses após leilão, avião permanece na pista do terminal 07h28 Concurso para 140 vagas de José de Freitas tem as inscrições reabertas 07h23 Jovem morre afogado ao atravessar rio; 'ele não sabia nadar', diz o irmão 07h15 Sarney e Sarney Filho estão na lista dos mais influentes do Congresso 07h11 Homicida é morto na porta de casa e acusados voltaram ao local pra olhar 07h09 Ex-prefeita piauiense é condenada a devolver 40 salários; multa de R$ 50 mil 07h05 VII Jogos de Verão do Dom Bosco movimentou a Praia de São Marcos 07h03 Empresário, dono de academia, exagera com anabolizantes e morre aos 52 anos 07h02 Jogador do Ceará dá beijinho no pescoço de Rafael Moura, do Inter; fotos 07h01 Candidatas a nova 'Andressa Urach': veja fotos das novas do Miss Bumbum 07h00 Veja a programação de palestras para Agosto na Sociedade Espírita Fabiano de Cristo 07h00 ADVOGADO é morto com 4 tiros e tem Hilux levada em THE 06h55 DPE inicia ciclo de reuniões de aperfeiçoamento de gestão 06h45 Equipe Albatroz do 8ºBPM efetua prisões e apreende arma de fogo