180graus

Tire a sua dúvida - 12/09/2011 às 06h00

É errado dizer que alguém \"corre risco de vida\"?

As pessoas sempre falaram assim: José corre risco de vida.

Alguém disse que a construção "corre risco de vida" estava errada. Daí as pessoas passaram a usar "corre risco de morte". Porém, não há erro em falar "corre risco de vida", embora seja uma construção coloquial. Entenda: "corre risco de vida" é, simplesmente, uma outra forma de dizer "a vida corre risco".

Observe o seguinte paralelismo:

José corre risco de vida: a vida de José corre risco

Faça o mesmo com corre risco de morte:

José corre risco de morte: a morte de José corre risco

O que? A morte de José corre risco? Note que não há lógica, quando se diz A morte de José corre risco.

A palavra risco constitui apenas uma forma coloquial de usar o verbo arriscar. Veja, lado a lado, a forma culta e a forma coloquial:

A vida de José está arriscada. (forma culta)

A vida de José corre risco. (forma coloquial)

Ao fazer o mesmo com corre risco de morte, não haverá logicidade. Observe:

A morte de José está arriscada. (sem lógica)

A morte de José corre risco. (sem lógica)

A Gramática da Língua Portuguesa não faz nenhuma alusão sobre isso. Por quê? É simples. As duas construções (corre risco de morte e corre risco de vida) são coloquiais, e a Gramática só ensina o falante a empregar a Norma Culta.

Logo, se não há lógica em dizer A morte de josé corre risco não há lógica em dizer José corre risco de morte.

Última dúvida: você deverá perguntar: Por que "corre risco de vida" e "corre risco de morte" são construções coloquiais?

É fácil. Correr significa deslocar-se de forma ligeira com as pernas. Quando você emprega corre risco de vida ou correrisco de morte, o verbo correr está sendo usado numa acepção popular e não no sentido de usar as pernas velozmente.
Já a palavra risco sempre será coloquial.

De qualquer modo, evite, em textos escritos que exigem a Norma Culta, as duas formas; pois as duas são coloquiais. Na fala, num bate-papo ou em um texto que não exija o rigor da Norma Culta, não há problema em usar corre risco de vida.

Publicado Por: Roberto Alencar

Últimas Notícias
15h40 Secretário faz coletiva sobre as obras do saneamento básico em Picos 15h40 MPMA pede afastamento de prefeita por atos de improbidade 15h33 Ação Social de voluntários da Cemar presenteia crianças no Natal 15h28 AABB de Valença-PI realiza torneio society entre bancos e BNB sagra-se campeã 15h25 Senador Armando Monteiro é o novo ministro do Desenvolvimento 15h21 AABB de Valença-PI está em fase de conclusão de novo espaço social 15h20 Alunos de escolas em Piripiri participaram do projeto "Casa dos Conselhos junto com você" 15h15 Procon inaugura unidade de atendimento em Codó 15h13 Di Ferrero se derrete por amada e fala sobre enteados 15h05 A Escola Idália de Brito Damasceno Comemora o dia Nacional da Consciência Negra 15h00 Sedihc apresenta Central de Interpretação de Libras em Brasília 14h33 Visita musical em tarde de ensaio de ópera no colégio Dom Bosco 14h40 Ganha destaque no Campeonato Estadual de Tocantins a equipe de Corrente TEAM Spartan de jiu jitsu 14h40 Ringo Starr & Skechers 14h36 R$ 200 mi por ano, Vettel assina com Ferrari maior contrato da história 14h32 Esportistas correntinos conquistaram quatro medalhas no Campeonato Estadual de Jiu Jitsu- II Etapa 14h17 'Não gosto de usar calcinha mesmo', diz Miss Bumbum que mostrou demais 14h01 W. Dias faz reunião e ouve pedidos dos auditores e vereadores de THE 13h53 Juiz autoriza José Dirceu a passar duas semanas em São Paulo 13h45 Sábado dia 22, é dia de vacinação em todas as Unidades Básicas de Saúde em Água Branca 13h44 Criança morre após ser atingida por tiro e uma senhora baleada na perna no Sarnambi em Ribamar 13h30 Mulher nua para trânsito e sobe em para-choque de caminhão 13h28 População de Nazária sofre com a falta de enegia 13h25 Hoje Vaquejada do Parque Neli Brasil 13h24 OBA e PROERD: Água Branca tem noite de premiação e certificação para os alunos da rede municipal
CNH