180graus

Tire a sua dúvida - 12/09/2011 às 06h00

É errado dizer que alguém \"corre risco de vida\"?

As pessoas sempre falaram assim: José corre risco de vida.

Alguém disse que a construção "corre risco de vida" estava errada. Daí as pessoas passaram a usar "corre risco de morte". Porém, não há erro em falar "corre risco de vida", embora seja uma construção coloquial. Entenda: "corre risco de vida" é, simplesmente, uma outra forma de dizer "a vida corre risco".

Observe o seguinte paralelismo:

José corre risco de vida: a vida de José corre risco

Faça o mesmo com corre risco de morte:

José corre risco de morte: a morte de José corre risco

O que? A morte de José corre risco? Note que não há lógica, quando se diz A morte de José corre risco.

A palavra risco constitui apenas uma forma coloquial de usar o verbo arriscar. Veja, lado a lado, a forma culta e a forma coloquial:

A vida de José está arriscada. (forma culta)

A vida de José corre risco. (forma coloquial)

Ao fazer o mesmo com corre risco de morte, não haverá logicidade. Observe:

A morte de José está arriscada. (sem lógica)

A morte de José corre risco. (sem lógica)

A Gramática da Língua Portuguesa não faz nenhuma alusão sobre isso. Por quê? É simples. As duas construções (corre risco de morte e corre risco de vida) são coloquiais, e a Gramática só ensina o falante a empregar a Norma Culta.

Logo, se não há lógica em dizer A morte de josé corre risco não há lógica em dizer José corre risco de morte.

Última dúvida: você deverá perguntar: Por que "corre risco de vida" e "corre risco de morte" são construções coloquiais?

É fácil. Correr significa deslocar-se de forma ligeira com as pernas. Quando você emprega corre risco de vida ou correrisco de morte, o verbo correr está sendo usado numa acepção popular e não no sentido de usar as pernas velozmente.
Já a palavra risco sempre será coloquial.

De qualquer modo, evite, em textos escritos que exigem a Norma Culta, as duas formas; pois as duas são coloquiais. Na fala, num bate-papo ou em um texto que não exija o rigor da Norma Culta, não há problema em usar corre risco de vida.

Publicado Por: Roberto Alencar

Últimas Notícias
09h01 Advogado de Latino sobre ordem de prisão expedida contra: 'Injustiça' 08h56 Unidade Escolar Francisco das Chagas realiza linda festa em colação de grau para seus alunos,veja 08h45 MPE prepara mais de 70 ações contra candidatos eleitos por vários crimes 08h42 Morre filha de comerciante após passar 26 dias internada em Teresina 08h26 Confira os concursos que abrem cerca de 3.063 vagas nesta segunda-feira(22) 08h26 CASO EMÍDIO REIS: 5 vão a juri popular por morte de ex-vereador 08h21 Cinco pessoas vão a júri popular pela morte de Emídio Reis 08h19 Na BR-343:Colisão frontal entre dois carros deixa casal e criança feridos 07h44 Marcos Pezão atropela Pokrajac e vence a segunda seguida no Ultimate 07h16 Real Madrid vence San Lorenzo, leva Mundial e fecha ano com 4 títulos 06h49 Paulo Maluf vence corrida contra a Justiça; escapou da Lei da Ficha Limpa 06h21 Segundo mandato de Dilma Rousseff será o mais dependente do PMDB 06h09 Professor acusado de estuprar uma menina de 8 anos, é preso em casa 05h55 Real Madrid vence San Lorenzo, Sergio Ramos e Bale são os autores dos gols 05h09 Segundo pesquisas mais de 5% das pessoas no mundo são viciadas em internet 04h57 Com o dólar em alta a inflação deixa a ceia de natal de 2014 mais cara 04h11 Prorrogadas as inscrições para o edital Mais Cultura nas Universidades 03h52 Cristiano Ronaldo evita cumprimentar o presidente da Uefa Platini, no pódio 03h06 Marcelo Oliveira ao ser contratado pelo Grêmio diz ter realizado 'sonho antigo' 02h57 Último segundo Vitor Miranda vence por nocaute Jake Collier 02h07 Final do Brasileiro sub-20 teve que ser adiado por falta de energia em estádio 01h53 Deve-se redobrar a atenção, é grande o números de crianças esquecidas dentro de carros no País 01h14 Acumulado próximo prêmio da Mega-Sena pode pagar até R$ 8 milhões 01h00 Facção faz mais de 30 disparos contra a casa de dois sargentos PM 00h56 Segundo OMS já morreram cerca de 7.373 pessoas vítimas do ebola na África Ocidental
GUIA DOS PARLAMENTARES II
CNH

Mais Lidas

    Enquete

    O piauiense Luis Henrique foi o terceiro colocado no 1º MasterChef Brasil. Você concorda com a vitória de Elisa?

    Total de Votos: 199

    Válida de 17/12/2014 a 24/12/2014

    180graus no Instagramno Instagram