180graus

Tire a sua dúvida - 12/09/2011 às 06h00

É errado dizer que alguém \"corre risco de vida\"?

As pessoas sempre falaram assim: José corre risco de vida.

Alguém disse que a construção "corre risco de vida" estava errada. Daí as pessoas passaram a usar "corre risco de morte". Porém, não há erro em falar "corre risco de vida", embora seja uma construção coloquial. Entenda: "corre risco de vida" é, simplesmente, uma outra forma de dizer "a vida corre risco".

Observe o seguinte paralelismo:

José corre risco de vida: a vida de José corre risco

Faça o mesmo com corre risco de morte:

José corre risco de morte: a morte de José corre risco

O que? A morte de José corre risco? Note que não há lógica, quando se diz A morte de José corre risco.

A palavra risco constitui apenas uma forma coloquial de usar o verbo arriscar. Veja, lado a lado, a forma culta e a forma coloquial:

A vida de José está arriscada. (forma culta)

A vida de José corre risco. (forma coloquial)

Ao fazer o mesmo com corre risco de morte, não haverá logicidade. Observe:

A morte de José está arriscada. (sem lógica)

A morte de José corre risco. (sem lógica)

A Gramática da Língua Portuguesa não faz nenhuma alusão sobre isso. Por quê? É simples. As duas construções (corre risco de morte e corre risco de vida) são coloquiais, e a Gramática só ensina o falante a empregar a Norma Culta.

Logo, se não há lógica em dizer A morte de josé corre risco não há lógica em dizer José corre risco de morte.

Última dúvida: você deverá perguntar: Por que "corre risco de vida" e "corre risco de morte" são construções coloquiais?

É fácil. Correr significa deslocar-se de forma ligeira com as pernas. Quando você emprega corre risco de vida ou correrisco de morte, o verbo correr está sendo usado numa acepção popular e não no sentido de usar as pernas velozmente.
Já a palavra risco sempre será coloquial.

De qualquer modo, evite, em textos escritos que exigem a Norma Culta, as duas formas; pois as duas são coloquiais. Na fala, num bate-papo ou em um texto que não exija o rigor da Norma Culta, não há problema em usar corre risco de vida.

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Terno e Cia
Marquinhos do Pará
Últimas Notícias
06h34 Elize Matsunaga é condenada a 19 anos, 11 meses e 1 dia de reclusão 21h27 Noiva que seguia para casamento morre em queda de helicóptero 20h39 Vocalista é o novo presidente da Associação de Moradores do Bairro de Fátima 20h18 Jeová será o presidente da Câmara de THE e gera insatisfação em Lobão 20h01 THE tem ato em apoio à Lava Jato e pacote anticorrupção 18h56 Manifestantes comparecem a ato em apoio à Lava Jato no Piauí 18h31 TCE julga denuncia do Vereador de Pajeú feita ao Prefeito Juscelino Improcedente 18h17 TCE-PI APROVA Prestação de Contas do Prefeito Juscelino Mesquita, Ex-Prefeito de Pajeú do Piauí 18h16 Jovem de 21 anos é baleada em tentativa de assalto na Estrada de Ribamar-MA 17h19 Xuxa vem a THE nesta segunda para evento VIP com clientes da 'Casa X' 17h05 'Única forma que encontrei foi cortá-lo', confessa Elise Matsunaga a juiz 16h55 Senador Requião retweeta post que chama povo de uma ‘massa de asnos’ 16h55 Corpo de homem é achado em beco na Zona Leste e homicídios apura o caso 16h43 Coqueiro e Barra Grande registram 2º maior número de conexões no Piauí 16h36 Brasileiro tira a camisa pela Chape e árbitro não dá amarelo: 'Fingi que não vi' 16h29 PRF arrecada mais de meia tonelada de alimentos em revisão solidária 16h09 Mulher é presa no lugar do marido por tráfico de drogas em Ribamar 15h30 Manifestações pedem a saída do presidente do Senado Federal 14h38 Enem: 'Caminhos de combate ao racismo' é tema da redação 14h33 Cepro realiza seminário 'Infraestrutura e Logística' no PDES-2050;cronograma 14h07 Morre no Rio de Janeiro o poeta e escritor Ferreira Gullar 13h54 Homem é assassinado a tiros em via pública no bairro São Raimundo em Ribamar, MA 13h31 Chapecoense posta vídeo nas redes sociais que emociona o mundo; veja vídeo 13h25 Governo inaugura maior Centro de Educação Profissional do Estado 13h17 Decoração natalina do Palácio de Karnak une tradição e regionalismo

Terno e Cia
Laurice - Projetos
Islamar - A melhor hospedagem em Luís Correia

Mais Lidas

    CLIQUE AQUI

    Enquete

    O STF foi correto ao proibir Vaquejadas no Brasil?

    Total de Votos: 734

    Válida de 2016-10-17 18:46:00.0 a 2016-10-31

    Casa do cartucho
    CLIQUE AQUI

    180graus no Instagramno Instagram

    ABC IMOVEIS
    sunset