180graus

Tire a sua dúvida - 12/09/2011 às 06h00

É errado dizer que alguém \"corre risco de vida\"?

As pessoas sempre falaram assim: José corre risco de vida.

Alguém disse que a construção "corre risco de vida" estava errada. Daí as pessoas passaram a usar "corre risco de morte". Porém, não há erro em falar "corre risco de vida", embora seja uma construção coloquial. Entenda: "corre risco de vida" é, simplesmente, uma outra forma de dizer "a vida corre risco".

Observe o seguinte paralelismo:

José corre risco de vida: a vida de José corre risco

Faça o mesmo com corre risco de morte:

José corre risco de morte: a morte de José corre risco

O que? A morte de José corre risco? Note que não há lógica, quando se diz A morte de José corre risco.

A palavra risco constitui apenas uma forma coloquial de usar o verbo arriscar. Veja, lado a lado, a forma culta e a forma coloquial:

A vida de José está arriscada. (forma culta)

A vida de José corre risco. (forma coloquial)

Ao fazer o mesmo com corre risco de morte, não haverá logicidade. Observe:

A morte de José está arriscada. (sem lógica)

A morte de José corre risco. (sem lógica)

A Gramática da Língua Portuguesa não faz nenhuma alusão sobre isso. Por quê? É simples. As duas construções (corre risco de morte e corre risco de vida) são coloquiais, e a Gramática só ensina o falante a empregar a Norma Culta.

Logo, se não há lógica em dizer A morte de josé corre risco não há lógica em dizer José corre risco de morte.

Última dúvida: você deverá perguntar: Por que "corre risco de vida" e "corre risco de morte" são construções coloquiais?

É fácil. Correr significa deslocar-se de forma ligeira com as pernas. Quando você emprega corre risco de vida ou correrisco de morte, o verbo correr está sendo usado numa acepção popular e não no sentido de usar as pernas velozmente.
Já a palavra risco sempre será coloquial.

De qualquer modo, evite, em textos escritos que exigem a Norma Culta, as duas formas; pois as duas são coloquiais. Na fala, num bate-papo ou em um texto que não exija o rigor da Norma Culta, não há problema em usar corre risco de vida.

Publicado Por: Roberto Alencar

Últimas Notícias
01h13 Valesca Popozuda manda mensagens em inglês para Demi Lovato e Nicki Minaj no Twitter 00h48 Funcionários da Petrobras não receberam propina, diz diretor à CPMI 00h37 Psicólogo é afastado do 'A Tarde é Sua' e desabafa na web: 'Fiquei constrangido' 00h35 Festejos de Nossa Senhora da Fé no bairro Vila já tem programação: Confira! 00h30 ONU apela a Israel e à Palestina para que encontrem acordo de paz duradouro 00h28 1ªShow de Talentos em Agricolândia 00h16 Sabrina Sato fica revoltada com rumores de que estaria com depressão 00h16 Premiação Atleta na Escola e Olimpíada de Matemática na Unidade Escolar João Ferry 23h55 Nelma Sarney inicia Projeto Itinerância pela Região do Munim 23h49 Estrada que liga Lagoinha à Agricolândia está quase concluída 23h38 'Tem que ser macho para ficar com uma cantora de axé', diz Alinne Rosa 23h35 Prefeitura conclui curso para internas de Pedrinhas nesta sexta-feira (22) 23h15 Hospital é condenado a indenizar criança que teve dedo amputado 23h06 'Meu filho nasceu ao som de 'É O Amor' ', diz Wanessa sobre parto 23h05 TRT abre calendário de exposições para o segundo semestre de 2014 22h55 Secma abre Semana da Cultura Popular com vasta programação 22h52 Prefeitura de Olinda Nova do Maranhão divulga programação de aniversario! 22h49 Educação é uma das áreas prioritárias em Pedro II 22h49 SÃO FRANCISCO DE ASSIS DO PIAUI ESTÁ DE LUTO 22h45 Maquinários chegam ao povoado Terras Pretas 22h35 PM prende traficante no Mauro Fecury II em São Luís 22h31 Chay Suede se diverte com boatos:'Com Anitta foi só uma selfie' 22h15 Caema faz atendimento a clientes da área Itaqui/Bacanga em ação social do TJ 22h11 Casal andrógino oficializa união vestido de noiva 21h36 Governo anuncia medidas para facilitar compra de imóvel financiado
ControlX

Enquete

O acidente com o presidenciável Eduardo Campos ainda permanece um mistério para os investigadores. Para você, a queda do avião que deixou sete mortos em Santos-SP, foi...

Total de Votos: 744

Válida de 17/08/2014 a 24/08/2014

Mais lidas

    180 NOVALOGO
    TELHAS MAFRENSE

    180graus no Instagramno Instagram