180graus

Tire a sua dúvida - 12/09/2011 às 06h00

É errado dizer que alguém \"corre risco de vida\"?

As pessoas sempre falaram assim: José corre risco de vida.

Alguém disse que a construção "corre risco de vida" estava errada. Daí as pessoas passaram a usar "corre risco de morte". Porém, não há erro em falar "corre risco de vida", embora seja uma construção coloquial. Entenda: "corre risco de vida" é, simplesmente, uma outra forma de dizer "a vida corre risco".

Observe o seguinte paralelismo:

José corre risco de vida: a vida de José corre risco

Faça o mesmo com corre risco de morte:

José corre risco de morte: a morte de José corre risco

O que? A morte de José corre risco? Note que não há lógica, quando se diz A morte de José corre risco.

A palavra risco constitui apenas uma forma coloquial de usar o verbo arriscar. Veja, lado a lado, a forma culta e a forma coloquial:

A vida de José está arriscada. (forma culta)

A vida de José corre risco. (forma coloquial)

Ao fazer o mesmo com corre risco de morte, não haverá logicidade. Observe:

A morte de José está arriscada. (sem lógica)

A morte de José corre risco. (sem lógica)

A Gramática da Língua Portuguesa não faz nenhuma alusão sobre isso. Por quê? É simples. As duas construções (corre risco de morte e corre risco de vida) são coloquiais, e a Gramática só ensina o falante a empregar a Norma Culta.

Logo, se não há lógica em dizer A morte de josé corre risco não há lógica em dizer José corre risco de morte.

Última dúvida: você deverá perguntar: Por que "corre risco de vida" e "corre risco de morte" são construções coloquiais?

É fácil. Correr significa deslocar-se de forma ligeira com as pernas. Quando você emprega corre risco de vida ou correrisco de morte, o verbo correr está sendo usado numa acepção popular e não no sentido de usar as pernas velozmente.
Já a palavra risco sempre será coloquial.

De qualquer modo, evite, em textos escritos que exigem a Norma Culta, as duas formas; pois as duas são coloquiais. Na fala, num bate-papo ou em um texto que não exija o rigor da Norma Culta, não há problema em usar corre risco de vida.

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Unimed- diga 33
Dr. Igor Martins
UNIMED
Unimed- diga 33
UNIMED
Últimas Notícias
12h01 Siena bate em muro da Eletrobras e jovem de 21 anos morre em Teresina 11h52 Dia 31 de julho acontecerá em Inhuma Convenções Municipais de homologação de pré-candidaturas 11h19 Grupos fazem homenagens durante velório do médico Antônio Noronha 11h17 Casa de apostas próximo à Novafapi funciona sem qualquer interferência 11h14 River x Fortaleza se enfrentam neste sábado pela Série C do 'Brasileirão' 11h01 Será realizado no domingo (24/07) convenções municipais em Barra D'Alcântara 10h59 PTB realizará convenção dia 29 de julho em Sebastião Barros 10h48 Dia 30/07 acontecerá Convenção Municipal em Nossa Senhora de Nazaré 10h44 Bom Jesus participou de mapeamento pontos de internet em locais públicos 10h42 Cociente eleitoral de Teresina será de 14 mil votos; veja regra para suplente 10h35 Reunião e apoio do PSDB a pré-candidatura de Quirino Avelino 10h22 UBS do Matadouro de portas abertas atendendo quem reside no Bairro 10h21 Resposta de Bauza pode demorar e São Paulo já começa a traçar plano B 10h20 Mapeamento foi realizado em Picos para melhoria dos pontos de internet pública 10h13 Polícia troca tiros com bandidos em Timon em tentativa de assalto ao BB 10h09 Parnaíba lidera ranking em mapeamento de pontos de internet em locais públicos 10h04 Homem é executado com seis tiros na cidade de José de Freitas 09h57 4 mitos que precisam ser desconstruídos sobre o pompoarismo 09h56 Adversários falam sobre a situação de Joãozinho Félix em Campo Maior 09h44 'Doquinha' de Pio IX terá história contada pelo Domingo Show da Record 09h44 Garota vive há 19 anos dentro de bacia esperando diagnóstico 09h41 Handebol: Caic Balduíno vence Angola e é prata em campeonato internacional 09h41 Vereador que seria vice da deputada Juliana em Parnaíba desiste do acordo 09h38 Luiz Menezes não ofereceu nada para Socorro Mesquita ser sua vice em Piripiri 09h35 Filhas de Babenco se recusam a dividir herança com Bárbara Paz

Mais Lidas


    Enquete

    Você acha que existe o risco do Brasil sofrer um atentado terrorista nas Olimpíadas?

    Total de Votos: 200

    Válida de 19/07/2016 a 26/07/2016

    180graus no Instagramno Instagram

    sunset