180graus

Tire a sua dúvida - 12/09/2011 às 06h00

É errado dizer que alguém \"corre risco de vida\"?

As pessoas sempre falaram assim: José corre risco de vida.

Alguém disse que a construção "corre risco de vida" estava errada. Daí as pessoas passaram a usar "corre risco de morte". Porém, não há erro em falar "corre risco de vida", embora seja uma construção coloquial. Entenda: "corre risco de vida" é, simplesmente, uma outra forma de dizer "a vida corre risco".

Observe o seguinte paralelismo:

José corre risco de vida: a vida de José corre risco

Faça o mesmo com corre risco de morte:

José corre risco de morte: a morte de José corre risco

O que? A morte de José corre risco? Note que não há lógica, quando se diz A morte de José corre risco.

A palavra risco constitui apenas uma forma coloquial de usar o verbo arriscar. Veja, lado a lado, a forma culta e a forma coloquial:

A vida de José está arriscada. (forma culta)

A vida de José corre risco. (forma coloquial)

Ao fazer o mesmo com corre risco de morte, não haverá logicidade. Observe:

A morte de José está arriscada. (sem lógica)

A morte de José corre risco. (sem lógica)

A Gramática da Língua Portuguesa não faz nenhuma alusão sobre isso. Por quê? É simples. As duas construções (corre risco de morte e corre risco de vida) são coloquiais, e a Gramática só ensina o falante a empregar a Norma Culta.

Logo, se não há lógica em dizer A morte de josé corre risco não há lógica em dizer José corre risco de morte.

Última dúvida: você deverá perguntar: Por que "corre risco de vida" e "corre risco de morte" são construções coloquiais?

É fácil. Correr significa deslocar-se de forma ligeira com as pernas. Quando você emprega corre risco de vida ou correrisco de morte, o verbo correr está sendo usado numa acepção popular e não no sentido de usar as pernas velozmente.
Já a palavra risco sempre será coloquial.

De qualquer modo, evite, em textos escritos que exigem a Norma Culta, as duas formas; pois as duas são coloquiais. Na fala, num bate-papo ou em um texto que não exija o rigor da Norma Culta, não há problema em usar corre risco de vida.

Publicado Por: Roberto Alencar

Últimas Notícias
16h56 Sá Cavalcante promove Negocie Day com condições inéditas 16h47 Zé Filho afirma que Wellington Dias pratica terrorismo eleitoral 16h43 Comerciários recusam proposta volta a fazer greve na sexta 16h38 Jogos Escolares: No Futsal infantil, decisão está definida; veja as fotos 16h38 Uno Mille capota e deixa três vítimas na BR-316 no Sul do Piauí; placa do Ceará 16h31 MPE investiga suposto uso de links patrocinados por candidatos do PI 16h26 Sabrina Sato afirma que vai retirar 'pinta' da testa; sua marca registrada 16h21 Unidade Básica de Saúde do Bairro Barrinha,um sonho que está se tornando uma realidade 16h06 Escola de Governo do Maranhão divulga cursos para agosto 15h58 Empossados mais dois defensores públicos 15h57 Fiasco: Gisele Itié faz lambança como apresentadora de programa na Record 15h55 Festividades do aniversario de Pimenteiras começou 15h54 Bonjesuense faz curso de irrigação em Israel 15h53 Vocalista do One Direction revela ter pegado Anitta e diz: 'saudades' 15h50 Com 18 tatuagens, Lucas Lucco não descarta novo rabisco em lugar inusitado 15h50 Amanhã será inaugurada em José de Freitas uma nova loja do armazém Paraíba 15h43 Caso Elisa Samúdio:primo de Bruno revela local onde está o corpo; saiba 15h39 Município de Corrente recebe governador e deputado João Mádison em grande carreata 15h31 Pleno do Tribunal de Justiça do Piauí recebe novos bacharéis da FAETE 15h25 OAB requer participação em revisão de norma do CNJ sobre precatórios 15h23 Prefeito recebe em seu gabinete Comissão do Banco do Nordeste 15h22 Mais uma obra será inaugurada: Quadra Poliesportiva da Escola Municipal Genésio Moreira das Chagas 15h13 Luxemburgo diz que Fla vai melhorar e banca Deivid: 'É meu estagiário' 15h13 Prefeitura de Boa Hora constrói sistema de água na localidade Passa Tempo 15h06 Solenidade de compromisso da OAB/MA acontece dia 11 no Hotel Pestana
Curso in company
ControlX
ControlX

Enquete

Violência no Piauí só cresce: você se sente uma pessoa segura hoje em dia?

Total de Votos: 134

Válida de 23/07/2014 a 30/07/2014

Mais lidas

    IRRITEC
    CONSTRUTORA HIDROS
    TELHAS MAFRENSE

    180graus no Instagramno Instagram