180graus

Enem - 05/10/2011 às 06h51

Aprenda a diferença entre dissertação objetiva e dissertação subjetiva.

Torna-se muito frequente a dúvida entre o que é uma dissertação objetiva e o que é uma dissertação subjetiva. A diferença entre estes dois tipos de textos está no tema. A dissertação objetiva é aquela em que se analisam temas objetivos, aqueles que tratam de questões externas ao ser humano. Ou seja, abordam questões que envolvem problemas sociais, políticos, econômicos, históricos. São exemplos de temas objetivos: a fome, o preconceito, a violência, a educação, o aborto, o papel da mulher na sociedade. Quando o tema requer uma análise desse tipo, diz-se que a dissertação é objetiva, que exige uma linguagem mais sociológica, mais acadêmica, mais científica, ou seja, uma linguagem própria da tese.

Já a dissertação subjetiva - que também não deixa de ser um texto de tese (argumentativo) - é aquela em que se analisam temas mais relacionados ao indivíduo, à alma humana. Na maioria dos casos, são temas que envolvem os sentimentos humanos, as emoções, o comportamento humano numa linha mais psicológica do que sociológica. São exemplos de temas subjetivos: o amor, a solidão, a felicidade, o medo, a ingratidão, a amizade, o ato de decidir. Neste tipo de texto, há maior liberdade do autor para ousar com as frases e palavras através de recursos expressivos da linguagem - sem exageros, é claro - principalmente quanto às figuras de construção. No caso, a dissertação subjetiva não chega a ser um texto literário. Daí a necessidade de o autor não exagerar nos recursos que subjetivam a linguagem, pois, embora a dissertação seja subjetiva, continua a predominar, neste tipo de texto, a função denotativa ou referencial da linguagem.

Numa prova do Enem ou de qualquer outro vestibular, tanto pode ser solicitado um tema objetivo quanto um tema objetivo.

Publicado Por: Roberto Alencar

Últimas Notícias
22h58 Banco Central tomará medidas contra a inflação em 2015 22h55 Encontro Setorial comemora o Dia do Músico 22h40 Jovens latino-americanos trocam experiências de agricultura familiar 22h35 Decoração natalina inovadora começa a ser implantada em Ribamar 22h30 Congresso de Direito Previdenciário conta com autoridades na abertura 22h16 Desempenho da indústria alcança 50,8 pontos, com leve melhora em outubro 22h15 Secretária Olga Simão recebe título de Cidadã Maranhense 22h08 26° Festa do Leite em SJD: Prefeito Zé Sena concede entrevista ao 180 22h08 Conselhos Municipais de São Pedro do Piauí recebem curso de capacitação 22h05 MPMA realiza o 2º Encontro Operacional Criminal 21h56 Com orquestra e anjos de madeira, PMT entrega a decoração de Natal 21h55 Seduc, Sedes e Fapema fazem balanço das ações no Café com informação 21h43 Fafá de Belém tem encontro com o Papa Francisco em Roma 21h21 Rafael Cortez recebe contraproposta para não sair da Record 21h01 Leandro Hassum, visivelmente mais magro após cirurgia, faz tatuagem na perna 21h01 AGU derruba liminar que suspendeu concurso da Polícia Federal 20h50 Governadora Roseana inaugura Parque Empresarial em Timon e vistoria obras 20h48 Mantega reafirma aumento do IPI de carros em janeiro, diz Anfavea 20h23 'BBB 15 vai ser mais popular', revela diretor Boninho 20h01 Novo chefão da dramaturgia da Globo, Silvio de Abreu alfineta autores 'inovadores' 19h37 Horta escolar de Avelino Lopes começa a produzir 19h35 Adesivo de mulher amarrada na caçamba causa polêmica, e dono resolve retirá-lo 19h11 'Barbie normal' é criada por designer gráfico; com estrias e espinhas 19h06 IPI de carros sobe em janeiro, dizem fabricantes após falar com Mantega 18h57 Ex-prefeita é condenada pela prática de improbidade administrativa no PI
CNH