180graus

Enem - 05/10/2011 às 06h51

Aprenda a diferença entre dissertação objetiva e dissertação subjetiva.

Torna-se muito frequente a dúvida entre o que é uma dissertação objetiva e o que é uma dissertação subjetiva. A diferença entre estes dois tipos de textos está no tema. A dissertação objetiva é aquela em que se analisam temas objetivos, aqueles que tratam de questões externas ao ser humano. Ou seja, abordam questões que envolvem problemas sociais, políticos, econômicos, históricos. São exemplos de temas objetivos: a fome, o preconceito, a violência, a educação, o aborto, o papel da mulher na sociedade. Quando o tema requer uma análise desse tipo, diz-se que a dissertação é objetiva, que exige uma linguagem mais sociológica, mais acadêmica, mais científica, ou seja, uma linguagem própria da tese.

Já a dissertação subjetiva - que também não deixa de ser um texto de tese (argumentativo) - é aquela em que se analisam temas mais relacionados ao indivíduo, à alma humana. Na maioria dos casos, são temas que envolvem os sentimentos humanos, as emoções, o comportamento humano numa linha mais psicológica do que sociológica. São exemplos de temas subjetivos: o amor, a solidão, a felicidade, o medo, a ingratidão, a amizade, o ato de decidir. Neste tipo de texto, há maior liberdade do autor para ousar com as frases e palavras através de recursos expressivos da linguagem - sem exageros, é claro - principalmente quanto às figuras de construção. No caso, a dissertação subjetiva não chega a ser um texto literário. Daí a necessidade de o autor não exagerar nos recursos que subjetivam a linguagem, pois, embora a dissertação seja subjetiva, continua a predominar, neste tipo de texto, a função denotativa ou referencial da linguagem.

Numa prova do Enem ou de qualquer outro vestibular, tanto pode ser solicitado um tema objetivo quanto um tema objetivo.

Publicado Por: Roberto Alencar

Últimas Notícias
23h06 DATAMAX: W.Dias 48%, Zé Filho 38% e Mão Santa com 7% 23h02 Defensoria do PI inicia processo para escolher novo Ouvidor Geral do estado 22h58 Semana Move Brasil promove atividades físicas em todo país 22h57 Relatório Justiça em Números 2014 será lançado nesta terça-feira, em Brasília 22h44 Sem sorteio, CBF confirma os confrontos das oitavas de final da Série D 22h36 CRAS faz homenagem aos idosos de Domingos Mourão 22h31 TJ-PI amplia divulgação das práticas de ‘Mediação e Conciliação’ 22h20 Elmano garante trabalhar para ampliar o ‘Luz para Todos’ no Piauí 22h08 Muitos gols marcam abertura do Campeonato Altoense de Futebol 21h46 Grande torneio de Futebol no Estádio Municipal Joaquim de Félix em Paes Landim 21h46 Praça de Eventos de Oeiras deve receber Ipês-rosa 21h40 THE:Jovem sai para comprar lanche e é assassinado com tiro na cabeça 21h37 Cerca de 27 milhões de brasileiros encerraram agosto no cheque especial 21h23 Prefeito Djalma Melo não cumpre TAC e Arari continua sem água 21h19 Mercado aposta em alta de apenas 0,30% para PIB em 2014 20h34 Setor elétrico terá conta extra de R$ 7 bilhões em 2015 20h15 Paralisação dos Correios atinge pelo menos 4 estados 19h51 Pedidos de vista atrasam processos no STF em média por um ano, diz FGV 19h37 Zeca Camargo vive momento complicado, perde 'Vídeo Show' e pode ir para geladeira 19h30 Criminosos se passam por hóspedes para roubar hotel 19h28 VII Semana da Biologia 19h23 Uma grande conquista da Prefeita Edimê para o povo coivarense 19h22 Secretaria de Saúde de Marcolândia Realiza o Hiperdia 19h12 Estrutura metálica de ponto de ônibus cai e atinge mulher 19h00 Parada Cultural da Igualdade reúne 14 mil pessoas em Picos
Mesário Voluntário