180graus

Enem - 05/10/2011 às 06h51

Aprenda a diferença entre dissertação objetiva e dissertação subjetiva.

Torna-se muito frequente a dúvida entre o que é uma dissertação objetiva e o que é uma dissertação subjetiva. A diferença entre estes dois tipos de textos está no tema. A dissertação objetiva é aquela em que se analisam temas objetivos, aqueles que tratam de questões externas ao ser humano. Ou seja, abordam questões que envolvem problemas sociais, políticos, econômicos, históricos. São exemplos de temas objetivos: a fome, o preconceito, a violência, a educação, o aborto, o papel da mulher na sociedade. Quando o tema requer uma análise desse tipo, diz-se que a dissertação é objetiva, que exige uma linguagem mais sociológica, mais acadêmica, mais científica, ou seja, uma linguagem própria da tese.

Já a dissertação subjetiva - que também não deixa de ser um texto de tese (argumentativo) - é aquela em que se analisam temas mais relacionados ao indivíduo, à alma humana. Na maioria dos casos, são temas que envolvem os sentimentos humanos, as emoções, o comportamento humano numa linha mais psicológica do que sociológica. São exemplos de temas subjetivos: o amor, a solidão, a felicidade, o medo, a ingratidão, a amizade, o ato de decidir. Neste tipo de texto, há maior liberdade do autor para ousar com as frases e palavras através de recursos expressivos da linguagem - sem exageros, é claro - principalmente quanto às figuras de construção. No caso, a dissertação subjetiva não chega a ser um texto literário. Daí a necessidade de o autor não exagerar nos recursos que subjetivam a linguagem, pois, embora a dissertação seja subjetiva, continua a predominar, neste tipo de texto, a função denotativa ou referencial da linguagem.

Numa prova do Enem ou de qualquer outro vestibular, tanto pode ser solicitado um tema objetivo quanto um tema objetivo.

Publicado Por: Roberto Alencar

Últimas Notícias
12h01 Candidatos com fichas-sujas terão que informar situação durante propaganda 12h01 Marcelo Castro confirma apoio para Zé Filho e viaja com caravana ao Sul do PI 12h01 Brasil se sairia melhor no IDH com dados atualizados, diz governo 12h01 Luciano Paes Landim é lembrado novamente em pesquisa eleitoral 11h57 Antônio Félix tem requerimento atendido e governo realiza tapa-buracos no Norte do Piauí 11h55 Avião que desapareceu na África caiu, diz agência 11h53 15 costureiras de Juazeiro do Piauí receberam capacitação do SENAC e Prefeitura Municipal. Veja. 11h51 Prefeito de Floriano recebe Comissão do Banco do Nordeste 11h49 Só 38% pagam conta de energia elétrica em dia 11h43 Marllos Sampaio e Evaldo Gomes fazem dobradinha para federal e estadual 11h41 A reforma do Instituto de saúde José Gil Barbosa, o hospital de Altos, segue em ritmo acelerado 11h40 Deputado Átila Lira participa de encontro de lideranças em Palmeirais 11h35 Advogados formalizam abaixo assinado online pela sanção da advocacia no Supersimples 11h33 Obras do Hospital de Altos seguem em ritmo acelerado 11h30 UFPI divulgada primeira chamada da lista de espera do SISU; Confira edital 11h26 Programação da última noite de festejos da comunidade Bandarra 11h25 Dois policiais são reconhecidos e mortos durante assaltos em Salvador 11h20 Átila Lira participa de encontro de lideranças em Palmeirais 11h18 Atenção para este comunicado da unidade remota do PRONATEC e IFPI 11h15 Faculdade Isepro divulga gabarito da prova do vestibular 2014.2 11h10 Fernando Monteiro recebe apoio de Jesualdo Cavalcante em Corrente 11h07 Estádio Deusdethi Melo está cheio de mato, lixo e formiga 11h04 Oeiras realiza III Circuito de Ciclismo neste domingo 10h55 A idealizadora do projeto Neylivia Psicologa Lindyane Batista começa a promover palestras. 10h52 Mais mortos: avião cai na África e mata 116 pessoas; 2º em poucos dias
Curso in company
ControlX
ControlX

Enquete

Violência no Piauí só cresce: você se sente uma pessoa segura hoje em dia?

Total de Votos: 83

Válida de 23/07/2014 a 30/07/2014

Mais lidas

    TELHAS MAFRENSE
    IRRITEC
    CONSTRUTORA HIDROS

    180graus no Instagramno Instagram