180graus

Enem - 05/10/2011 às 06h51

Aprenda a diferença entre dissertação objetiva e dissertação subjetiva.

Torna-se muito frequente a dúvida entre o que é uma dissertação objetiva e o que é uma dissertação subjetiva. A diferença entre estes dois tipos de textos está no tema. A dissertação objetiva é aquela em que se analisam temas objetivos, aqueles que tratam de questões externas ao ser humano. Ou seja, abordam questões que envolvem problemas sociais, políticos, econômicos, históricos. São exemplos de temas objetivos: a fome, o preconceito, a violência, a educação, o aborto, o papel da mulher na sociedade. Quando o tema requer uma análise desse tipo, diz-se que a dissertação é objetiva, que exige uma linguagem mais sociológica, mais acadêmica, mais científica, ou seja, uma linguagem própria da tese.

Já a dissertação subjetiva - que também não deixa de ser um texto de tese (argumentativo) - é aquela em que se analisam temas mais relacionados ao indivíduo, à alma humana. Na maioria dos casos, são temas que envolvem os sentimentos humanos, as emoções, o comportamento humano numa linha mais psicológica do que sociológica. São exemplos de temas subjetivos: o amor, a solidão, a felicidade, o medo, a ingratidão, a amizade, o ato de decidir. Neste tipo de texto, há maior liberdade do autor para ousar com as frases e palavras através de recursos expressivos da linguagem - sem exageros, é claro - principalmente quanto às figuras de construção. No caso, a dissertação subjetiva não chega a ser um texto literário. Daí a necessidade de o autor não exagerar nos recursos que subjetivam a linguagem, pois, embora a dissertação seja subjetiva, continua a predominar, neste tipo de texto, a função denotativa ou referencial da linguagem.

Numa prova do Enem ou de qualquer outro vestibular, tanto pode ser solicitado um tema objetivo quanto um tema objetivo.

Publicado Por: Roberto Alencar

Últimas Notícias
12h51 Piauiense inicia treino no Flamengo e diz que já pensa é na 'amarelinha' 12h49 Michelle Obama causa polêmica por não usar véu na Arábia Saudita 12h48 UFPI nega arrastão e diz que só uma pessoa foi assaltada na parada do CCE 12h33 'Nunca fiz striptease', rebate Gretchen após declaração de Andressa Urach 12h28 Aniversário de 21 anos do município de Morro Cabeça no Tempo 12h18 Empossado novo diretor da Maternidade Evangelina Rosa em THE 12h18 ODM avalia qualidade de vida e serviços prestados em Ipiranga 12h13 Palestinos protestam diante da sede da ONU em Gaza 12h07 Semana Pedagógica 2015: Primeiro dia/manhã 12h01 Prefeita Salete Rêgo desenvolve projeto de arborização em Miguel Alves 11h54 Prefeitura de Miguel Alves doa 600 mudas para arborização do município 11h51 Acusado de furto, homem é preso pela Polícia Rodoviária Federal em Campo Maior 11h50 Ações da Petrobras caem 10 % após anuncio de balanço de 2014; confira 11h49 Governador Wellington Dias participa de solenidade em Oeiras 11h38 Arquiteto Gerson Castelo Branco é homenageado pela Câmara Municipal 11h37 'Corso da Alegria' fará abertura do Carnaval de Altos 11h35 AUMENTOU! Preço da passagem é reajustado para R$ 2,50 11h29 Piso Nacional: Prefeito Oscar Bandeira e Sec. Neto Soares em reunião com Agentes de Saúde e Endemias 11h29 Mais estrutura, mais educação – Escola Municipal Elias Bezerra de Sítio Riachinho é ampliada com mai 11h28 Prefeita Gadocha visita posto de saúde da cidade 11h27 Ex de Ariana Grande, Nathan Sykes vai lançar música sobre o namoro com a cantora 11h23 ‘É um pai moderno’, Lívian Aragão fala do ciúme de Renato Aragão 11h20 Colisão na BR 343 entre caminhões deixa homem preso nas ferragens 11h15 Finalmente AGESPISA manda tapar buraco 11h12 Residência é arrombada e assaltantes levam TV de LED e aparelho de DVD
CURSO DE INGLES
CNH

Mais Lidas

    Enquete

    Qual você considera ser a principal causa da violência no Piauí?

    Total de Votos: 47

    Válida de 28/01/2015 a 04/02/2015

    180graus no Instagramno Instagram