Segundo a presidente do PT -

W. Dias negocia com 7 deputados para montar sua base na Assembleia; saiba

O governador eleito Wellington Dias (PT) está conversando com os partidos aliados e da oposição para compor a base de sustentação do governo na Assembleia Legislativa. A ideia é acertar compromissos com os partidos e parlamentares, para fechar maioria na casa antes dele assumir o governo, em 1º de janeiro do ano que vem. As informações foram dadas ontem pela presidente regional do PT, Regina Sousa, uma das principais articuladoras do governador eleito.

"O governador eleito precisará de maioria na Assembleia para garantir a governabilidade, e ele está conversando com os partidos e com as pessoas para garantir essa maioria", explicou ela. Regina não quis dizer com quais partidos ou pessoas Wellington Dias está conversando. Também não confirmou, mas as articulações para montar a base parlamentar na Assembleia passam necessariamente pela composição da equipe de secretários.

"Só depois de definir essas questões da Assembleia, ele (Wellington) anunciará sua equipe de secretários. Por enquanto, não se está discutindo isso ainda, pelo menos em nível de partido", observou. Segundo Regina Sousa, num primeiro momento o governador eleito espera montar uma base de pelo menos 17 parlamentares na Assembleia, que tem 30 deputados. "É a maioria simples, ou seja, pelo menos 17 deputados", disse. Com dez deputados eleitos em 5 de outubro passado na coligação que elegeu Wellington Dias, o PT precisará de uma reforço de sete parlamentares para montar a base de apoio ao futuro governo.

Foram eleitos pela coligação os deputados Júlio Arcoverde (PP), Fábio Xavier (PR), Nerinho, Fernando Monteiro, Hélio Isaías, Janaína Marques e Liziê Coelho, todos do PTB, além dos petistas Fábio Novo, Limma e Flora Izabel. As conversas para reforço da base aliada estão adiantadas com PRB, PTC, PDT, PSD e até com setores do PMDB mais próximos ao governador eleito. O único partido que se mantém fora do radar do PT é o PSDB do prefeito Firmino Filho.

Devem fechar ainda com o governo os deputados Gessivaldo Isaías (PRB), Dr. Pessoa e Georgiano Lima (PSD), Evaldo Gomes e Dr. Hélio (PTC). O governo busca ainda atrair para sua base mais dois ou três deputados entre os outros parlamentares eleitos.

Fonte: Com informações do Diário do Povo

Comentários

Trabalhe Conosco