Apenas 3 votaram a favor -

Vereadores rejeitaram proposta que tentava suspender aumento da tarifa

Após protocolar na Câmara Municipal de Teresina (CMT) uma proposta de decreto legislativo com o objetivo de suspender o aumento da passagem de ônibus na capital, o vereador Edilberto Borges, o Dudu (PT), usou a tribuna do plenário nesta terça-feira, dia 14, para manifestar o repúdio ao parecer da Comissão Técnica e de Constituição e Justiça, que negou e deu impossibilidade jurídica ao requerimento.

“Eu apresentei o documento para que os vereadores analisassem a vinda dele para discussão, uma revisão. O requerimento é matéria de debate, ele é passível disso. Agora o que nós vemos é uma movimentação por parte da liderança do prefeito nesta casa, para que o projeto não seja discutido”, afirma o parlamentar.

O vereador relatou que foi dado 20% de aumento na passagem, mas que o percentual não foi revestido em melhoria no sistema público de transporte que atende a população de forma precária. “Nós vamos dar sequência a ação do Ministério Público e vamos cobrar agilidade nesse processo. Além disso, nós vamos continuar pedido as tabelas ao prefeito Firmino, para que possamos saber o que subsidiava a passagem, quanto foi pago ao Setut e de que rubrica saiu esse dinheiro”, explicou Dudu, após a votação.

Dudu informou ainda que situação igual aconteceu no município de São Paulo, onde o documento foi aprovado e aconteceu a discussão em prol da população. “O que nós podemos perceber é que o requerimento para que haja a discussão no plenário, não é coisa de outro mundo. Em São Paulo, foi aprovado o documento, chamaram o prefeito para discutir e foi votado o parecer favorável anulando o aumento. Houve manifestação de empresários e todos alegaram o prejuízo econômico. Agora em Teresina, a base de sustentação do prefeito decidiu se manter ao lado dele e oposta ao povo”, afirmou o vereador.

O petista mencionou a necessidade de defender da imagem dos parlamentares. “Veja só, o requerimento foi assinado por três vereadores para que fosse discutido. A Câmara rejeita uma proposta de indicar para o prefeito a anulação desse aumento. Lamentavelmente não temos maioria e esse requerimento não foi aprovado, mas isso não diminui nossa luta para que o povo de Teresina não fique no prejuízo”, ressaltou o vereador. Além de Dudu, votaram a favor os vereadores Deolindo Moura e Cida Santiago.

Fonte: AsCom

Comentários

Trabalhe Conosco