Mulheres em destaque -

Vereadoras vão ocupar 30% das vagas da Mesa Diretora da Câmara de Teresina

Foi aprovado, nesta quinta-feira (18), o projeto de Lei de autoria da vereadora Rosário Bezerra que garante que pelo menos 30% das vagas da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Teresina sejam ocupadas por mulheres.

Dessa forma, a exemplo do que já determina a Lei das Eleições, nenhum gênero pode ultrapassar o índice de 70% na composição. Atualmente, dos nove parlamentares que compõem a Mesa, duas são mulheres (22%).

Para a vereadora Rosário Bezerra, que é presidente da Comissão de Assuntos de Interesse da Mulher na CMT, a cota de 30% é uma ação afirmativa para que as vereadoras possam a exercer a cidadania de forma plena, bem como agilizar as demandas femininas no Parlamento.

“Não haverá democracia efetiva, nem avanços concretos na construção da igualdade de direitos entre homens e mulheres, enquanto não for garantida a participação das mulheres, de forma paritária, em todos os espaços e instâncias de poder. A garantia da participação política das mulheres é uma questão de justiça social”, frisa a parlamentar.

Atualmente, seis mulheres ocupam cadeiras na Câmara Municipal de Teresina: Rosário Bezerra, Celene Fernandes, Cida Santiago, Graça Amorim, Teresa Brito e Teresinha Medeiros.

Fonte: Com informações da Assessoria

Comentários

Trabalhe Conosco