Sistema de filtragem quebrado -

Vereador denuncia contaminação do Rio Parnaíba com detergente líquido

O vereador Inácio Carvalho (PP) visitou a orla do Rio Parnaíba, no entorno da Avenida Maranhão, onde dezenas de lavadores de carros desempenham suas atividades. Na oportunidade, o parlamentar inspecionou antigos sistemas de filtragem da água instalados pela Prefeitura de Teresina, com o intuito de evitar que os detergentes usados pelos lavadores fossem despejados diretamente no rio. No entanto, os sistemas de tratamento estão sem funcionar desde 2004, contribuindo para o aumento da poluição no Rio.

“Como vereador, meu papel é fiscalizar as ações municipais na cidade. Caso estivessem funcionando, esses sistemas de filtragem evitariam que os detergentes e demais produtos utilizados pelos lavadores fossem jogados diretamente no rio, evitando o aumento dos índices de poluição no Parnaíba. Ao visitar a orla também encontramos outro problema: o acúmulo de lixo nas margens”, ressalta Inácio Carvalho.

Trabalhando há mais de dez anos no local, o lavador Marcelo de Sousa relata que os sistemas de filtragem da água foram danificados por vândalos que estavam em busca de ferro para vender. “Nós não podemos sair daqui, pois a lavagem dos carros é nosso ganha pão, mas entendemos a importância do Rio para a sociedade e queremos que os sistemas voltem a funcionar. Parte da estrutura dos sistemas foi levada por vândalos”, afirma.

Ao longo da orla do Rio Parnaíba devem existir, aproximadamente, 20 sistemas de filtragem e tratamento da água, muito embora nenhum deles esteja funcionando. “Faremos uma visita à Secretaria Municipal de Meio Ambiente para saber qual a situação desse projeto, pois estaremos acompanhando e exigindo a retomada deste trabalho nas margens do nosso Parnaíba”, complementa Inácio Carvalho.

CESTOS DE LIXO E BANHEIRO QUÍMICO
Ao conversar com os lavadores, o vereador Inácio Carvalho constatou alguns anseios dos trabalhadores autônomos, a exemplo da falta de banheiros químicos e cestos de lixo. “São estruturas mínimas que podem ser instaladas na beira do rio para garantir melhores condições sanitárias, além de evitar o acúmulo de lixo nas margens do Parnaíba”, argumenta o parlamentar.

Fonte: Com informações da Assessoria

Comentários

Trabalhe Conosco