180graus

De FGTS a reforma política - 26/12/2015 às 15h14

Veja principais proposições aprovadas pela Câmara dos Deputados neste ano

Temas polêmicos foram votados em Plenário, como as propostas do ajuste fiscal do governo

Maria Brasileira - Limpeza e cuidados
Você no controle do Processo
comserv





Em 2015, a Câmara dos Deputados aprovou vários projetos que já viraram lei, como a correção do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pelo índice da poupança, a regulamentação dos direitos dos empregados domésticos e a regularização de recursos no exterior.

Temas polêmicos também foram votados em Plenário, como as propostas do ajuste fiscal do governo, a regulamentação do serviço terceirizado e as propostas de emenda à Constituição da reforma política e da redução da maioridade penal. Os deputados votaram ainda uma minirreforma eleitoral, com diminuição do tempo de propaganda eleitoral e definição do teto de doações e de gastos com campanhas.

Pacto federativo
Uma das propostas do novo pacto federativo foi aprovada pela Câmara dos Deputados para proibir lei federal de impor ou transferir aos estados, ao Distrito Federal ou aos municípios qualquer encargo ou a prestação de serviços sem a previsão de repasses financeiros necessários ao seu custeio.

Dívidas de clubes
A Câmara aprovou também uma espécie de Lei de Responsabilidade do Futebol, que vincula o parcelamento de dívidas dos clubes desportivos com a União a práticas de gestão mais transparentes, como conselho fiscal independente e limite para a reeleição de dirigentes.

Novo cônjuge
Entre os projetos aprovados em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) destaca-se o que protege da penhora judicial o patrimônio do novo cônjuge ou companheiro de um devedor de pensão alimentícia. A matéria também já virou lei.

Segurança
Na área de segurança, os deputados aprovaram a criminalização da venda ou entrega de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos, com detenção e multa.

Já aquele que corromper ou facilitar a corrupção de menor de 18 anos para a prática de crimes terá pena maior se o crime for hediondo.

Para coibir as explosões de caixas automáticos em bancos, os deputados aumentaram a pena pelo uso de explosivos no furto qualificado.

Orçamento impositivo
Depois de dois anos de tramitação, a Câmara aprovou a PEC do orçamento impositivo, que obriga a execução das emendas individuais ao orçamento da União até o limite de 1,2% da receita corrente líquida (RCL) realizada no ano anterior.

Aposentadoria compulsória
Para todo o serviço público, a Câmara aprovou a possibilidade de aposentadoria compulsória por idade aos 75 anos. O limite atual é de 70 anos.

Fonte: Com informações de Agência Câmara

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Agente PRF
Matemática Básica
Quer mudar de vida?
Matemática e Raciocínio Lógico no Podium
Informática p/ concursos
Informática Cespe/UNB
Aulão beneficente para carreira administrativa
Casa do Cartucho
Agente PF
Últimas Notícias
22h09 IFMA, Campus Coelho Neto, realiza a 3ª edição do Instituto Cidadão 21h38 Transparência: juízes terão seus salários expostos aos cidadãos 21h38 Plenário da Câmara votará criação de cargos comissionados no TRT-PI 21h25 Proposta proíbe o implante de chips em humanos sem haver autorização 20h03 Morre aos 91 anos o comediante Jerry Lewis; causa não divulgada 19h49 Sanraimundense ganha campeonato mundial de Jiu - Jitsu realizado em Fortaleza 19h34 PRF: Homem com mandado de prisão em aberto é detido na região Sul do PI 19h27 Presidente do IDEPI silencia sobre aditivos a contratos 19h09 A 5ª noite dos Festejos de São Bartolomeu em Eliseu Martins 19h01 Polícia Civil de São Raimundo Nonato cumpre 3 mandados de prisão 18h53 Empreiteira investigada pelo TCE-PI tem contratos prorrogados; entenda 18h19 Entenda o que é fundo de campanha e como poderá ficar o financiamento 18h07 Acidente durante brincadeira mata sobrinho de prefeito 17h39 Motorista sai da pista para não bater em carreta na BR-135, Sul do estado 13h52 Programa Bolsa Atleta recebe inscrições até a próxima terça, dia 22 13h45 Coautora do hit 'Despacito' é cotada para especial de Roberto Carlos 13h27 Marília M. brinca ao enviar recado em show: 'Aqui não pode ligar para ex' 13h25 Vítima de estupro em Castelo conta à Folha de SP: 'Sinto medo de tudo' 13h14 Plano estadual da igualdade racial será lançado esta semana; mais um passo 13h05 Minha Casa Legal vai regularizar 27 mil imóveis no Piauí 13h00 'Volta da Frei' premiou participantes na sua 4ª edição; confira o resultado 12h42 Homem fica ferido em perseguição policial na BR-316, zona Sul de THE 12h26 Dupla Maiara & Maraísa, vítimas de preconceito, exaltam feminismo 12h14 Distritão e distrital misto: saiba aqui como o voto poderá mudar no país 12h14 Preconceito, comparação com Miss EUA, e a 'chuva' de elogios à Mona

Matemática Básica
Carreira administrativa
Informática p/ concursos

Mais Lidas


    Enquete

    Você acredita que Michel Temer vai...

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-05-29 15:46:00.0 a 2017-06-05

    Raciocício Lógico
    Cespe/UNB
    Podium - Professor Atualidades
    Cespe/UNB
    Vem pro Podium!

    180graus no Instagramno Instagram