180graus

180graus foi ver in loco - 24/06/2012 às 07h33

VEJA fotos do 'inacabado' Aeroporto de São Raimundo

SÓ PROMESSA DO GOVERNO: 180graus conseguiu entrar na obra e traz imagens do que resta

COELHO FORTE E DOURADO
DR GERMANO
COMSERV
Unimed
Laurice - Projetos

Ao olhar a maquete do projeto do que seria o aeroporto de São Raimundo pode-se compreender o tamanho da revolta da população. O que era para ser uma obra totalmente moderna e sofisticada, não passa hoje de um monte de ferragens e paredes sem rebocos. O requintado prédio nunca foi terminado e as promessas de uma vida melhor, assim como o aeroporto, nunca chegaram.

O sonho de que, por meio dele, haveria desenvolvimento do turismo na região, já que facilitaria o acesso dos turistas ao Parque Nacional Serra da Capivara e ao Museu do Homem Americano ficou pelo meio do caminho. A única coisa que realmente progrediu foi a decepção de cada eleitor daquela região, que esperava mais atenção à região tão castigada pela seca.

Ainda no ano de 2011 as obras foram paralisadas sem tempo determinado para a retomada. Oficialmente, a explicação dada foi de que a grande interferência da obra se deu em face à drenagem profunda que no projeto inicial não estava contemplada, sendo detectado posteriormente, e que os esforços seriam concentrados para dar solução ao problema o mais rápido possível. Mas nos bastidores, o discurso que se ouvia era outro: obras irregulares, com orçamentos superfaturados esgotaram os recursos e resultaram na paralisação da obra com somente 20% do projeto concluído.



NIÈDE GUIDON
Para dar celeridade à conclusão do terminal aeroviário, uma das propostas apresentadas foi a de privatização das obras. A arqueóloga Niéde Guidon sugeriu ao governador Wilson Martins (PSB) que permitisse a terceirização do aeroporto a fim de atrair mais investimentos para o município, uma vez que a falta do terminal está travando o desenvolvimento econômico da região. O governador negou a proposta com o argumento de que pretende terminar as obras do aeroporto com os recursos do Governo do Estado, pois futuramente deseja realizar uma concessão para que a Fundação do Homem Americano possa gerenciá-lo. Esse posicionamento foi dado em janeiro de 2012, mas as obras permaneceram paradas até o dia 23 de maio, data em que foram retomadas, quase nove meses após a paralisação.


Semana passada houve protesto moradores de São Raimundo Nonato

REPERCUSSÃO NACIONAL
As críticas com relação à morosidade das obras, não só do aeroporto, já deixaram de ser regional. No ano de 2010 o Jornal Nacional exibiu uma matéria afirmando que o Piauí era o estado das obras inacabadas. Na ocasião, a denúncia começou após o avião do JN não conseguir pousar no aeroporto de São Raimundo em decorrência da situação de obras inacabadas no local. A deputada Lílian Martins (PSB) rebateu as críticas dizendo que se o avião da TV Globo não desceu no aeroporto foi por "excesso de zelo" da emissora e que o problema enfrentado no aeroporto é apenas a casa de passageiro, que ainda não foi concluída. VEJA O VÍDEO AO FIM DA MATÉRIA


Senador W. Dias (PT), Governador Wilsão (PSB) ouviram de perto as críticas

REVOLTA DA POPULAÇÃO
No último sábado (16/06), o governador Wilson Martins esteve na cidade de São Raimundo, fez uma visita às obras e foi recebido pela população com protestos. Os manifestantes reivindicavam ajuda para as famílias atingidas pela seca, e, sobretudo, a conclusão das obras do terminal aeroviário de São Raimundo. Na Câmara dos Vereadores o governador disse que daria uma solução o mais breve possível para o problema, uma vez que o dinheiro para as obras já está na conta, e que compreende a importância do turismo para o município. “Se o Governo Federal não fizer, o Governo Estadual fará. O governo está concluindo as obras de rodovias porque compreende a importância do turismo para o município de São Raimundo”, afirmou Wilson Martins em pronunciamento.


Obras do Aeroporto Internacional de São Raimundo Nonato

EXPECTATIVA DE CONCLUSÃO DAS OBRAS
Em entrevista ao 180graus, o senador Wellington Dias comentou sobre a situação do aeroporto. Segundo ele, a expectativa é de que não apareça nenhum fato novo que possa atrapalhar o andamento das obras. “Hoje nós visitamos as obras em andamento. Ela passou um período longo paralisada, por conta de uma modificação que foi feita para poder adequar o projeto às novas mudanças que foram feitas pela ANAC (Agencia Nacional de Aviação Civil). E agora, com o dinheiro disponibilizado, eu espero que não tenhamos nenhum fato novo. A previsão é de em seis meses poder concluir a obra física. Vem a partir daí a parte de equipamentos e a autorização, porque depois de pronta a Infraero, a ANAC tem que receber as obras”. À equipe do 180graus o governador Wilson Martins disse que o andamento das obras depende agora exclusivamente da construtora. “As obras retomaram e os recursos estão assegurados, de forma que estamos na dependência da empresa, que é a Construtora Sucesso, que nos prometeu concluir o mais rápido possível, então estamos nessa expectativa, torcendo para que a sucesso possa cumprir com os prazos que nós acertamos”. O problema de construção do aeroporto já vem de longas datas. As obras, que tiveram início ainda no mandato do ex-governador e hoje senador, Wellington Dias (PT), se arrastam há quase uma década. O prazo inicial de entrega seria no dia 28 de janeiro 2012, mas após atrasos, foi esticado para março e depois para junho. A primeira etapa foi concluída com a construção da pista de pouso e decolagem, pista de taxiway, pátio de aeronaves e sistema de balizamento noturno. A segunda consiste na construção do terminal de passageiros e futuramente a ampliação da pista em 850 metros. A obra da casa de passageiros vai custar mais R$ 6,8 milhões para os cofres públicos e agora, a expectativa é que o aeroporto seja concluído ainda esse ano. O acesso ao aeroporto é restrito, mas a reportagem do 180graus traz abaixo imagens de como encontra-se um dos maiores elefantes brancos da história:

CONFIRA FOTOS EXCLUSIVAS DENTRO DO AEROPORTO








Estacionamento do aeroporto, próximo à pista de pouso




Placa colocada no portão de entrada do Aeroporto, que já deveria ter sido inaugurado em janeiro


Placa com informações do Governo e da construtora que executa as obras


Local de desembarque da tripulação em meio à poeira e sem estrutura


Casa de passageiros não passa de uma barraca

REPÓRTER: Anna Luísa Praser - Enviada a São Raimundo Nonato
FOTOS:
Anna Luísa, Isabel Ribeiro e Elizabeth Araújo

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Unimed
Dr. Wilson Gondim
Phocus Galerie
Terno e Cia
Unimed
Últimas Notícias
21h32 Veja a programação de palestras no Centro Espírita Paulo de Tarso para outubro 19h50 Candidato a prefeito e PM morrem, e vice-governador de Goiás é baleado 18h54 Lollapalooza Brasil confirma as atrações para 2017; veja aqui a lista 18h33 Chamada de ‘gorda’ por Trump, ex-Miss Universo apoia Hillary 18h23 Coligação ‘Nossa Senhora dos Remédios para todos’ realiza penúltimo comício no Povoado Santo Antonio 18h15 Após 9 anos, jornalista Boris Casoy troca a Band pela RedeTV! 17h58 Mãe do cantor Wesley Safadão tem candidatura a vice-prefeita cassada 17h51 Veja aqui 7 sinais de que seu relacionamento está por um fio 17h49 Justiça nega busca e apreensão na casa de Dr Helder em Campo Maior 17h35 Chico César faz show 'Estado de Poesia' no Theatro 4 de Setembro 17h33 Selena Gomez se interna em clínica de reabilitação para tratar depressão 17h17 Químico britânico cria bebida alcoólica que não dá ressaca 17h14 Aposentada é sequestrada e durante o resgate é baleada;bandidos escaparam 17h11 Ministério anuncia novo medicamento no SUS para os paciente com vírus HIV 16h45 Corpo de homem é encontrado com genital mutilada, na zona Sul de THE 16h35 Senado debate PL que reduz bancada do Piauí na Câmara 16h05 Voto nulo não invalida a eleição, diz cientista político; tire suas dúvidas! 15h11 Rádio Cidade FM realizará debate com candidatos a Prefeitura de Parnaíba 15h06 PRF-PI: Moto roubada em Santos-SP é recuperada em município do Piauí 14h55 Resultado do Enem 2015 por escola será divulgado no dia 04 de outubro 14h34 TRE-PI sorteia sábado seções que terão votação paralela; entenda 14h02 Debate MN tem troca de acusações, denúncias e até choro de candidato 13h59 Artista visual Valdsom Braga faz Releitura de Frida Kahlo. em Vitoria-ES 13h33 Piauí terá 33 seções adaptadas para deficientes, sendo 9 em THE 13h18 'Nota Piauiense' realiza seu 13º sorteio nesta quinta (29) e distribui premiação

Laurice - Projetos
Dr. Wilson Gondim
Terno e Cia

Mais Lidas

    SUNSET
    DR GERMANO ADV

    Enquete

    Você acha que a Miss Piauí Lara Lobo tem chance de ganhar o Miss Brasil?

    Total de Votos: 427

    Válida de 15/09/2016 a 30/09/2016

    Silva, Guedes & Barroso
    Casa do cartucho
    Dr. Wilson Gondim
    Dr. Diogo Caldas(Escritório de advocacia)

    180graus no Instagramno Instagram

    Panificadora Canindé
    Dr. Wilson Gondim