180graus

180graus foi ver in loco - 24/06/2012 às 07h33

VEJA fotos do 'inacabado' Aeroporto de São Raimundo

SÓ PROMESSA DO GOVERNO: 180graus conseguiu entrar na obra e traz imagens do que resta

Você no controle do Processo
Maria Brasileira - Limpeza e cuidados
Cadastre-se
Venha para o Hotel Delta em Parnaíba
Semana da Enfermagem
Participe!

Ao olhar a maquete do projeto do que seria o aeroporto de São Raimundo pode-se compreender o tamanho da revolta da população. O que era para ser uma obra totalmente moderna e sofisticada, não passa hoje de um monte de ferragens e paredes sem rebocos. O requintado prédio nunca foi terminado e as promessas de uma vida melhor, assim como o aeroporto, nunca chegaram.

O sonho de que, por meio dele, haveria desenvolvimento do turismo na região, já que facilitaria o acesso dos turistas ao Parque Nacional Serra da Capivara e ao Museu do Homem Americano ficou pelo meio do caminho. A única coisa que realmente progrediu foi a decepção de cada eleitor daquela região, que esperava mais atenção à região tão castigada pela seca.

Ainda no ano de 2011 as obras foram paralisadas sem tempo determinado para a retomada. Oficialmente, a explicação dada foi de que a grande interferência da obra se deu em face à drenagem profunda que no projeto inicial não estava contemplada, sendo detectado posteriormente, e que os esforços seriam concentrados para dar solução ao problema o mais rápido possível. Mas nos bastidores, o discurso que se ouvia era outro: obras irregulares, com orçamentos superfaturados esgotaram os recursos e resultaram na paralisação da obra com somente 20% do projeto concluído.



NIÈDE GUIDON
Para dar celeridade à conclusão do terminal aeroviário, uma das propostas apresentadas foi a de privatização das obras. A arqueóloga Niéde Guidon sugeriu ao governador Wilson Martins (PSB) que permitisse a terceirização do aeroporto a fim de atrair mais investimentos para o município, uma vez que a falta do terminal está travando o desenvolvimento econômico da região. O governador negou a proposta com o argumento de que pretende terminar as obras do aeroporto com os recursos do Governo do Estado, pois futuramente deseja realizar uma concessão para que a Fundação do Homem Americano possa gerenciá-lo. Esse posicionamento foi dado em janeiro de 2012, mas as obras permaneceram paradas até o dia 23 de maio, data em que foram retomadas, quase nove meses após a paralisação.


Semana passada houve protesto moradores de São Raimundo Nonato

REPERCUSSÃO NACIONAL
As críticas com relação à morosidade das obras, não só do aeroporto, já deixaram de ser regional. No ano de 2010 o Jornal Nacional exibiu uma matéria afirmando que o Piauí era o estado das obras inacabadas. Na ocasião, a denúncia começou após o avião do JN não conseguir pousar no aeroporto de São Raimundo em decorrência da situação de obras inacabadas no local. A deputada Lílian Martins (PSB) rebateu as críticas dizendo que se o avião da TV Globo não desceu no aeroporto foi por "excesso de zelo" da emissora e que o problema enfrentado no aeroporto é apenas a casa de passageiro, que ainda não foi concluída. VEJA O VÍDEO AO FIM DA MATÉRIA


Senador W. Dias (PT), Governador Wilsão (PSB) ouviram de perto as críticas

REVOLTA DA POPULAÇÃO
No último sábado (16/06), o governador Wilson Martins esteve na cidade de São Raimundo, fez uma visita às obras e foi recebido pela população com protestos. Os manifestantes reivindicavam ajuda para as famílias atingidas pela seca, e, sobretudo, a conclusão das obras do terminal aeroviário de São Raimundo. Na Câmara dos Vereadores o governador disse que daria uma solução o mais breve possível para o problema, uma vez que o dinheiro para as obras já está na conta, e que compreende a importância do turismo para o município. “Se o Governo Federal não fizer, o Governo Estadual fará. O governo está concluindo as obras de rodovias porque compreende a importância do turismo para o município de São Raimundo”, afirmou Wilson Martins em pronunciamento.


Obras do Aeroporto Internacional de São Raimundo Nonato

EXPECTATIVA DE CONCLUSÃO DAS OBRAS
Em entrevista ao 180graus, o senador Wellington Dias comentou sobre a situação do aeroporto. Segundo ele, a expectativa é de que não apareça nenhum fato novo que possa atrapalhar o andamento das obras. “Hoje nós visitamos as obras em andamento. Ela passou um período longo paralisada, por conta de uma modificação que foi feita para poder adequar o projeto às novas mudanças que foram feitas pela ANAC (Agencia Nacional de Aviação Civil). E agora, com o dinheiro disponibilizado, eu espero que não tenhamos nenhum fato novo. A previsão é de em seis meses poder concluir a obra física. Vem a partir daí a parte de equipamentos e a autorização, porque depois de pronta a Infraero, a ANAC tem que receber as obras”. À equipe do 180graus o governador Wilson Martins disse que o andamento das obras depende agora exclusivamente da construtora. “As obras retomaram e os recursos estão assegurados, de forma que estamos na dependência da empresa, que é a Construtora Sucesso, que nos prometeu concluir o mais rápido possível, então estamos nessa expectativa, torcendo para que a sucesso possa cumprir com os prazos que nós acertamos”. O problema de construção do aeroporto já vem de longas datas. As obras, que tiveram início ainda no mandato do ex-governador e hoje senador, Wellington Dias (PT), se arrastam há quase uma década. O prazo inicial de entrega seria no dia 28 de janeiro 2012, mas após atrasos, foi esticado para março e depois para junho. A primeira etapa foi concluída com a construção da pista de pouso e decolagem, pista de taxiway, pátio de aeronaves e sistema de balizamento noturno. A segunda consiste na construção do terminal de passageiros e futuramente a ampliação da pista em 850 metros. A obra da casa de passageiros vai custar mais R$ 6,8 milhões para os cofres públicos e agora, a expectativa é que o aeroporto seja concluído ainda esse ano. O acesso ao aeroporto é restrito, mas a reportagem do 180graus traz abaixo imagens de como encontra-se um dos maiores elefantes brancos da história:

CONFIRA FOTOS EXCLUSIVAS DENTRO DO AEROPORTO








Estacionamento do aeroporto, próximo à pista de pouso




Placa colocada no portão de entrada do Aeroporto, que já deveria ter sido inaugurado em janeiro


Placa com informações do Governo e da construtora que executa as obras


Local de desembarque da tripulação em meio à poeira e sem estrutura


Casa de passageiros não passa de uma barraca

REPÓRTER: Anna Luísa Praser - Enviada a São Raimundo Nonato
FOTOS:
Anna Luísa, Isabel Ribeiro e Elizabeth Araújo

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Vem pro Podium
Teresina Participativa
Cadastre-se
PM BA - Vem pro Podium!
PM TO - Vem pro Podium!
Últimas Notícias
11h25 Prefeitura alerta a população para tomar vacina contra gripe até próxima sexta 11h24 Circuito de atletismo paraliza município de Miguel Alves 11h15 Prefeitura municipal de Alto Longá trabalha para melhorar acesso aos bairros 11h11 Cristino-castrense disputa o Campeonato Piauiense Sub-19,veja 11h00 Empresa de SC vai realizar em Teresina curso gratuito de artesanato 10h54 Família é feita refém e tem moto,dinheiro e objetos roubados 10h50 MPF/PI abre seleção de estágio para a unidade de São Raimundo Nonato 10h46 Joel Rodrigues visita obras da Academia de Saúde de Floriano 10h45 Melhorias no município de Floresta são autorizados pelo Governador Wellington Dias 10h45 Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe termina amanhã (26) 10h43 Formação do Pelotão Mirim de Colônia do Gurguéia 10h36 Floriano lança campanha em combate ao mosquito Aedes aegypti 10h34 Prefeitura vai implantar academias em praças de Floriano 10h30 Após apresentarem vários problemas, medalhas do 'Rio 2016' são devolvidas 10h27 Marcelo Castro reivindica recursos para construção de Avenida em São Raimundo Nonato 10h27 Homenagem para a'Banda 25 de Maio ' da cidade de Água Branca 10h23 IFPI divulga edital com oferta de 40 vagas para curso técnico em Campo Maior 10h18 IFPI divulga edital com oferta de 40 vagas para cursos técnicos em Floriano 10h13 Prefeito Ribinha realizará audiência pública nesta quinta-feira (25/05) 10h12 Homem sobe em torre de telefonia e diz que só desce se Temer renunciar 10h11 Coordenadoras da Educação de Jaicós participam de Seminário da Prova Brasil em Teresina 10h10 Requerimento para a criação da CPI do BNDES é discutido no Plenário;confira 10h10 Oito procuradores se candidatam para suceder Rodrigo Janot 10h08 IFPI divulga edital com oferta de 80 vagas para cursos técnicos em Parnaíba 10h08 Prefeitura de Uruçuí promoveu o I Encontro Intersetorial sobre Coleta Seletiva

Teresina Participativa

Mais Lidas

    Podium - Professores Dir. Constitucional

    Enquete

    Você aprova a decisão da CCJ do Senado em diminuir as vagas para deputados piauienses?

    Total de Votos: 913

    Válida de 2017-04-06 17:08:00.0 a 2017-04-30

    Suas ideias podem melhorar Teresina
    Podium - Professor Atualidades

    180graus no Instagramno Instagram

    Podium - Professores Dir. Constitucional