180graus

180graus foi ver in loco - 24/06/2012 às 07h33

VEJA fotos do 'inacabado' Aeroporto de São Raimundo

SÓ PROMESSA DO GOVERNO: 180graus conseguiu entrar na obra e traz imagens do que resta

DREAM PARK ABC
TRAGA SEU IMOVEL PARA DANTAS
Inocoop - Recanto das Palmeiras
unimed the shopping
THREVO - RESERVA DOS PINHEIROS
PIAZZA - CONTE ENGENHARIA
cev meeting de concursos
Helder Eugênio Advogados Associados

Ao olhar a maquete do projeto do que seria o aeroporto de São Raimundo pode-se compreender o tamanho da revolta da população. O que era para ser uma obra totalmente moderna e sofisticada, não passa hoje de um monte de ferragens e paredes sem rebocos. O requintado prédio nunca foi terminado e as promessas de uma vida melhor, assim como o aeroporto, nunca chegaram.

O sonho de que, por meio dele, haveria desenvolvimento do turismo na região, já que facilitaria o acesso dos turistas ao Parque Nacional Serra da Capivara e ao Museu do Homem Americano ficou pelo meio do caminho. A única coisa que realmente progrediu foi a decepção de cada eleitor daquela região, que esperava mais atenção à região tão castigada pela seca.

Ainda no ano de 2011 as obras foram paralisadas sem tempo determinado para a retomada. Oficialmente, a explicação dada foi de que a grande interferência da obra se deu em face à drenagem profunda que no projeto inicial não estava contemplada, sendo detectado posteriormente, e que os esforços seriam concentrados para dar solução ao problema o mais rápido possível. Mas nos bastidores, o discurso que se ouvia era outro: obras irregulares, com orçamentos superfaturados esgotaram os recursos e resultaram na paralisação da obra com somente 20% do projeto concluído.



NIÈDE GUIDON
Para dar celeridade à conclusão do terminal aeroviário, uma das propostas apresentadas foi a de privatização das obras. A arqueóloga Niéde Guidon sugeriu ao governador Wilson Martins (PSB) que permitisse a terceirização do aeroporto a fim de atrair mais investimentos para o município, uma vez que a falta do terminal está travando o desenvolvimento econômico da região. O governador negou a proposta com o argumento de que pretende terminar as obras do aeroporto com os recursos do Governo do Estado, pois futuramente deseja realizar uma concessão para que a Fundação do Homem Americano possa gerenciá-lo. Esse posicionamento foi dado em janeiro de 2012, mas as obras permaneceram paradas até o dia 23 de maio, data em que foram retomadas, quase nove meses após a paralisação.


Semana passada houve protesto moradores de São Raimundo Nonato

REPERCUSSÃO NACIONAL
As críticas com relação à morosidade das obras, não só do aeroporto, já deixaram de ser regional. No ano de 2010 o Jornal Nacional exibiu uma matéria afirmando que o Piauí era o estado das obras inacabadas. Na ocasião, a denúncia começou após o avião do JN não conseguir pousar no aeroporto de São Raimundo em decorrência da situação de obras inacabadas no local. A deputada Lílian Martins (PSB) rebateu as críticas dizendo que se o avião da TV Globo não desceu no aeroporto foi por "excesso de zelo" da emissora e que o problema enfrentado no aeroporto é apenas a casa de passageiro, que ainda não foi concluída. VEJA O VÍDEO AO FIM DA MATÉRIA


Senador W. Dias (PT), Governador Wilsão (PSB) ouviram de perto as críticas

REVOLTA DA POPULAÇÃO
No último sábado (16/06), o governador Wilson Martins esteve na cidade de São Raimundo, fez uma visita às obras e foi recebido pela população com protestos. Os manifestantes reivindicavam ajuda para as famílias atingidas pela seca, e, sobretudo, a conclusão das obras do terminal aeroviário de São Raimundo. Na Câmara dos Vereadores o governador disse que daria uma solução o mais breve possível para o problema, uma vez que o dinheiro para as obras já está na conta, e que compreende a importância do turismo para o município. “Se o Governo Federal não fizer, o Governo Estadual fará. O governo está concluindo as obras de rodovias porque compreende a importância do turismo para o município de São Raimundo”, afirmou Wilson Martins em pronunciamento.


Obras do Aeroporto Internacional de São Raimundo Nonato

EXPECTATIVA DE CONCLUSÃO DAS OBRAS
Em entrevista ao 180graus, o senador Wellington Dias comentou sobre a situação do aeroporto. Segundo ele, a expectativa é de que não apareça nenhum fato novo que possa atrapalhar o andamento das obras. “Hoje nós visitamos as obras em andamento. Ela passou um período longo paralisada, por conta de uma modificação que foi feita para poder adequar o projeto às novas mudanças que foram feitas pela ANAC (Agencia Nacional de Aviação Civil). E agora, com o dinheiro disponibilizado, eu espero que não tenhamos nenhum fato novo. A previsão é de em seis meses poder concluir a obra física. Vem a partir daí a parte de equipamentos e a autorização, porque depois de pronta a Infraero, a ANAC tem que receber as obras”. À equipe do 180graus o governador Wilson Martins disse que o andamento das obras depende agora exclusivamente da construtora. “As obras retomaram e os recursos estão assegurados, de forma que estamos na dependência da empresa, que é a Construtora Sucesso, que nos prometeu concluir o mais rápido possível, então estamos nessa expectativa, torcendo para que a sucesso possa cumprir com os prazos que nós acertamos”. O problema de construção do aeroporto já vem de longas datas. As obras, que tiveram início ainda no mandato do ex-governador e hoje senador, Wellington Dias (PT), se arrastam há quase uma década. O prazo inicial de entrega seria no dia 28 de janeiro 2012, mas após atrasos, foi esticado para março e depois para junho. A primeira etapa foi concluída com a construção da pista de pouso e decolagem, pista de taxiway, pátio de aeronaves e sistema de balizamento noturno. A segunda consiste na construção do terminal de passageiros e futuramente a ampliação da pista em 850 metros. A obra da casa de passageiros vai custar mais R$ 6,8 milhões para os cofres públicos e agora, a expectativa é que o aeroporto seja concluído ainda esse ano. O acesso ao aeroporto é restrito, mas a reportagem do 180graus traz abaixo imagens de como encontra-se um dos maiores elefantes brancos da história:

CONFIRA FOTOS EXCLUSIVAS DENTRO DO AEROPORTO








Estacionamento do aeroporto, próximo à pista de pouso




Placa colocada no portão de entrada do Aeroporto, que já deveria ter sido inaugurado em janeiro


Placa com informações do Governo e da construtora que executa as obras


Local de desembarque da tripulação em meio à poeira e sem estrutura


Casa de passageiros não passa de uma barraca

REPÓRTER: Anna Luísa Praser - Enviada a São Raimundo Nonato
FOTOS:
Anna Luísa, Isabel Ribeiro e Elizabeth Araújo

Publicado Por: Anna Luisa Praser

Curta a nossa página e receba as principais noticias em seu facebook!


WX - Village Leste
WS Construtora - Alto das Palmeiras
NEURACI ROCHA - PALAZZO MONTICELLO
LIKE HR
meu blog 2
VANITY SANDRA SILVA
THREVO PIATZ
Mirante da Mota Machado
Inocoop Recanto das Palmeiras
VAL PRAEIRO HELICONIA
DREAM PARK ABC
Últimas Notícias
08h11 Giro Final de Semana 08h03 Acampa Jovem: Qual é a sua identidade? 07h59 São João da Mariana realizado nos dias 25 e 26 de Julho 07h57 Xavi, sobre retorno de Guardiola ao Barça: 'Vai voltar no momento certo' 07h53 Cavalgada com os vaqueiros em Ilha Grande 07h51 Secretaria de Assistência Social vai comprar tratores para Piracuruca e Santa Rosa 07h34 Maradona sonha com presidência da Fifa: 'Tenho que combater a máfia' 07h05 Fã-mirim de Ronda realiza sonho ao conhecer a campeã em treino do UFC 06h55 Presidente discute com governadores as pautas do Congresso nesta quinta 06h34 Professor afirma que Dilma foi 'infeliz' ao atribuir queda do PIB à Lava Jato 06h04 STF recebe 3º pedido para suspender ação em que cita Cunha na Lava Jato 05h52 Dilma vai vetar correção maior de aposentadorias acima do salário mínimo 05h32 Presidente da Andrade Gutierrez e mais 12 acusados viram réus na Lava Jato 05h01 Google quer poupar você de filas com nova ferramenta 04h57 Após deixar a Globo, Pedro Cardoso detona a televisão brasileira 04h36 Justiça leiloa bens de Belo e Gracyanne Barbosa por causa de dívidas 04h01 'É cafona precisar de alguém para ser feliz', diz Paolla Oliveira 03h52 Caçula de Shakira completa 6 meses com chute em bola de futebol 03h38 Criticada no 'MasterChef', Ana Paula Padrão rebate: 'Vira chefe e me elimina' 03h06 Giovanna Ewbank teve alergia à lactose na infância: 'Cheguei a perder audição' 03h01 BrVox/PARNAÍBA: Ex-aliados deverão fazer disputa direta 02h59 Atlético-MG ganha do São Paulo e o Timão derrota Vasco; confira tabela 02h55 Impostos em presentes do Dia dos Pais chegam a 78,99%, diz IBPT 02h48 I Copa Terra do Sol de Futebol de Base 02h36 Lateral Douglas sofre lesão e vai desfalcar Barcelona por 2 meses
BRISA SUL
virada geek
SEU IMOVEL NA DANTAS
HR like
Mirante da Mota Machado

Mais Lidas

    CONTE - ENCONTRO DOS RIOS
    Imobiliaria
    BRISA SUL PISCINA
    VAL PRAEIRO HELICONIA
    VANITY SANDRA SILVA

    Enquete

    Que bancada trabalhou mais neste primeiro semestre?

    Total de Votos: 82

    Válida de 15/07/2015 a 22/07/2015

    SEU IMOVEL NA DANTAS
    Mirante da Mota Machado
    Inocoop - Recanto das Palmeiras
    MEU BLOG 2
    VILLAGE LESTE - WX
    WS Construtora Recanto das Palmeiras
    CONTE ENGENHARIA - ENCONTRO DOS RIOS
    VAL PRAEIRO
    THREVO POETIC
    Boa Vista - Brisa Sul - piscina
    LIKE HR

    180graus no Instagramno Instagram

    SEU IMOVEL NA DANTAS
    THREVO POETIC
    WX - Village Leste
    Inocoop Recanto das Palmeiras
    Mirante da Mota Machado