180graus

180graus foi ver in loco - 24/06/2012 às 07h33

VEJA fotos do 'inacabado' Aeroporto de São Raimundo

SÓ PROMESSA DO GOVERNO: 180graus conseguiu entrar na obra e traz imagens do que resta

ABC IMOVEIS

Ao olhar a maquete do projeto do que seria o aeroporto de São Raimundo pode-se compreender o tamanho da revolta da população. O que era para ser uma obra totalmente moderna e sofisticada, não passa hoje de um monte de ferragens e paredes sem rebocos. O requintado prédio nunca foi terminado e as promessas de uma vida melhor, assim como o aeroporto, nunca chegaram.

O sonho de que, por meio dele, haveria desenvolvimento do turismo na região, já que facilitaria o acesso dos turistas ao Parque Nacional Serra da Capivara e ao Museu do Homem Americano ficou pelo meio do caminho. A única coisa que realmente progrediu foi a decepção de cada eleitor daquela região, que esperava mais atenção à região tão castigada pela seca.

Ainda no ano de 2011 as obras foram paralisadas sem tempo determinado para a retomada. Oficialmente, a explicação dada foi de que a grande interferência da obra se deu em face à drenagem profunda que no projeto inicial não estava contemplada, sendo detectado posteriormente, e que os esforços seriam concentrados para dar solução ao problema o mais rápido possível. Mas nos bastidores, o discurso que se ouvia era outro: obras irregulares, com orçamentos superfaturados esgotaram os recursos e resultaram na paralisação da obra com somente 20% do projeto concluído.



NIÈDE GUIDON
Para dar celeridade à conclusão do terminal aeroviário, uma das propostas apresentadas foi a de privatização das obras. A arqueóloga Niéde Guidon sugeriu ao governador Wilson Martins (PSB) que permitisse a terceirização do aeroporto a fim de atrair mais investimentos para o município, uma vez que a falta do terminal está travando o desenvolvimento econômico da região. O governador negou a proposta com o argumento de que pretende terminar as obras do aeroporto com os recursos do Governo do Estado, pois futuramente deseja realizar uma concessão para que a Fundação do Homem Americano possa gerenciá-lo. Esse posicionamento foi dado em janeiro de 2012, mas as obras permaneceram paradas até o dia 23 de maio, data em que foram retomadas, quase nove meses após a paralisação.


Semana passada houve protesto moradores de São Raimundo Nonato

REPERCUSSÃO NACIONAL
As críticas com relação à morosidade das obras, não só do aeroporto, já deixaram de ser regional. No ano de 2010 o Jornal Nacional exibiu uma matéria afirmando que o Piauí era o estado das obras inacabadas. Na ocasião, a denúncia começou após o avião do JN não conseguir pousar no aeroporto de São Raimundo em decorrência da situação de obras inacabadas no local. A deputada Lílian Martins (PSB) rebateu as críticas dizendo que se o avião da TV Globo não desceu no aeroporto foi por "excesso de zelo" da emissora e que o problema enfrentado no aeroporto é apenas a casa de passageiro, que ainda não foi concluída. VEJA O VÍDEO AO FIM DA MATÉRIA


Senador W. Dias (PT), Governador Wilsão (PSB) ouviram de perto as críticas

REVOLTA DA POPULAÇÃO
No último sábado (16/06), o governador Wilson Martins esteve na cidade de São Raimundo, fez uma visita às obras e foi recebido pela população com protestos. Os manifestantes reivindicavam ajuda para as famílias atingidas pela seca, e, sobretudo, a conclusão das obras do terminal aeroviário de São Raimundo. Na Câmara dos Vereadores o governador disse que daria uma solução o mais breve possível para o problema, uma vez que o dinheiro para as obras já está na conta, e que compreende a importância do turismo para o município. “Se o Governo Federal não fizer, o Governo Estadual fará. O governo está concluindo as obras de rodovias porque compreende a importância do turismo para o município de São Raimundo”, afirmou Wilson Martins em pronunciamento.


Obras do Aeroporto Internacional de São Raimundo Nonato

EXPECTATIVA DE CONCLUSÃO DAS OBRAS
Em entrevista ao 180graus, o senador Wellington Dias comentou sobre a situação do aeroporto. Segundo ele, a expectativa é de que não apareça nenhum fato novo que possa atrapalhar o andamento das obras. “Hoje nós visitamos as obras em andamento. Ela passou um período longo paralisada, por conta de uma modificação que foi feita para poder adequar o projeto às novas mudanças que foram feitas pela ANAC (Agencia Nacional de Aviação Civil). E agora, com o dinheiro disponibilizado, eu espero que não tenhamos nenhum fato novo. A previsão é de em seis meses poder concluir a obra física. Vem a partir daí a parte de equipamentos e a autorização, porque depois de pronta a Infraero, a ANAC tem que receber as obras”. À equipe do 180graus o governador Wilson Martins disse que o andamento das obras depende agora exclusivamente da construtora. “As obras retomaram e os recursos estão assegurados, de forma que estamos na dependência da empresa, que é a Construtora Sucesso, que nos prometeu concluir o mais rápido possível, então estamos nessa expectativa, torcendo para que a sucesso possa cumprir com os prazos que nós acertamos”. O problema de construção do aeroporto já vem de longas datas. As obras, que tiveram início ainda no mandato do ex-governador e hoje senador, Wellington Dias (PT), se arrastam há quase uma década. O prazo inicial de entrega seria no dia 28 de janeiro 2012, mas após atrasos, foi esticado para março e depois para junho. A primeira etapa foi concluída com a construção da pista de pouso e decolagem, pista de taxiway, pátio de aeronaves e sistema de balizamento noturno. A segunda consiste na construção do terminal de passageiros e futuramente a ampliação da pista em 850 metros. A obra da casa de passageiros vai custar mais R$ 6,8 milhões para os cofres públicos e agora, a expectativa é que o aeroporto seja concluído ainda esse ano. O acesso ao aeroporto é restrito, mas a reportagem do 180graus traz abaixo imagens de como encontra-se um dos maiores elefantes brancos da história:

CONFIRA FOTOS EXCLUSIVAS DENTRO DO AEROPORTO








Estacionamento do aeroporto, próximo à pista de pouso




Placa colocada no portão de entrada do Aeroporto, que já deveria ter sido inaugurado em janeiro


Placa com informações do Governo e da construtora que executa as obras


Local de desembarque da tripulação em meio à poeira e sem estrutura


Casa de passageiros não passa de uma barraca

REPÓRTER: Anna Luísa Praser - Enviada a São Raimundo Nonato
FOTOS:
Anna Luísa, Isabel Ribeiro e Elizabeth Araújo

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Terno e Cia
Marquinhos do Pará
Últimas Notícias
06h34 Elize Matsunaga é condenada a 19 anos, 11 meses e 1 dia de reclusão 21h27 Noiva que seguia para casamento morre em queda de helicóptero 20h39 Vocalista é o novo presidente da Associação de Moradores do Bairro de Fátima 20h18 Jeová será o presidente da Câmara de THE e gera insatisfação em Lobão 20h01 THE tem ato em apoio à Lava Jato e pacote anticorrupção 18h56 Manifestantes comparecem a ato em apoio à Lava Jato no Piauí 18h31 TCE julga denuncia do Vereador de Pajeú feita ao Prefeito Juscelino Improcedente 18h17 TCE-PI APROVA Prestação de Contas do Prefeito Juscelino Mesquita, Ex-Prefeito de Pajeú do Piauí 18h16 Jovem de 21 anos é baleada em tentativa de assalto na Estrada de Ribamar-MA 17h19 Xuxa vem a THE nesta segunda para evento VIP com clientes da 'Casa X' 17h05 'Única forma que encontrei foi cortá-lo', confessa Elise Matsunaga a juiz 16h55 Senador Requião retweeta post que chama povo de uma ‘massa de asnos’ 16h55 Corpo de homem é achado em beco na Zona Leste e homicídios apura o caso 16h43 Coqueiro e Barra Grande registram 2º maior número de conexões no Piauí 16h36 Brasileiro tira a camisa pela Chape e árbitro não dá amarelo: 'Fingi que não vi' 16h29 PRF arrecada mais de meia tonelada de alimentos em revisão solidária 16h09 Mulher é presa no lugar do marido por tráfico de drogas em Ribamar 15h30 Manifestações pedem a saída do presidente do Senado Federal 14h38 Enem: 'Caminhos de combate ao racismo' é tema da redação 14h33 Cepro realiza seminário 'Infraestrutura e Logística' no PDES-2050;cronograma 14h07 Morre no Rio de Janeiro o poeta e escritor Ferreira Gullar 13h54 Homem é assassinado a tiros em via pública no bairro São Raimundo em Ribamar, MA 13h31 Chapecoense posta vídeo nas redes sociais que emociona o mundo; veja vídeo 13h25 Governo inaugura maior Centro de Educação Profissional do Estado 13h17 Decoração natalina do Palácio de Karnak une tradição e regionalismo

Terno e Cia
Islamar - A melhor hospedagem em Luís Correia
Laurice - Projetos

Mais Lidas

    CLIQUE AQUI

    Enquete

    O STF foi correto ao proibir Vaquejadas no Brasil?

    Total de Votos: 734

    Válida de 2016-10-17 18:46:00.0 a 2016-10-31

    Casa do cartucho
    CLIQUE AQUI

    180graus no Instagramno Instagram

    ABC IMOVEIS
    sunset