180graus

180graus foi ver in loco - 24/06/2012 às 07h33

VEJA fotos do 'inacabado' Aeroporto de São Raimundo

SÓ PROMESSA DO GOVERNO: 180graus conseguiu entrar na obra e traz imagens do que resta

comserv

Ao olhar a maquete do projeto do que seria o aeroporto de São Raimundo pode-se compreender o tamanho da revolta da população. O que era para ser uma obra totalmente moderna e sofisticada, não passa hoje de um monte de ferragens e paredes sem rebocos. O requintado prédio nunca foi terminado e as promessas de uma vida melhor, assim como o aeroporto, nunca chegaram.

O sonho de que, por meio dele, haveria desenvolvimento do turismo na região, já que facilitaria o acesso dos turistas ao Parque Nacional Serra da Capivara e ao Museu do Homem Americano ficou pelo meio do caminho. A única coisa que realmente progrediu foi a decepção de cada eleitor daquela região, que esperava mais atenção à região tão castigada pela seca.

Ainda no ano de 2011 as obras foram paralisadas sem tempo determinado para a retomada. Oficialmente, a explicação dada foi de que a grande interferência da obra se deu em face à drenagem profunda que no projeto inicial não estava contemplada, sendo detectado posteriormente, e que os esforços seriam concentrados para dar solução ao problema o mais rápido possível. Mas nos bastidores, o discurso que se ouvia era outro: obras irregulares, com orçamentos superfaturados esgotaram os recursos e resultaram na paralisação da obra com somente 20% do projeto concluído.



NIÈDE GUIDON
Para dar celeridade à conclusão do terminal aeroviário, uma das propostas apresentadas foi a de privatização das obras. A arqueóloga Niéde Guidon sugeriu ao governador Wilson Martins (PSB) que permitisse a terceirização do aeroporto a fim de atrair mais investimentos para o município, uma vez que a falta do terminal está travando o desenvolvimento econômico da região. O governador negou a proposta com o argumento de que pretende terminar as obras do aeroporto com os recursos do Governo do Estado, pois futuramente deseja realizar uma concessão para que a Fundação do Homem Americano possa gerenciá-lo. Esse posicionamento foi dado em janeiro de 2012, mas as obras permaneceram paradas até o dia 23 de maio, data em que foram retomadas, quase nove meses após a paralisação.


Semana passada houve protesto moradores de São Raimundo Nonato

REPERCUSSÃO NACIONAL
As críticas com relação à morosidade das obras, não só do aeroporto, já deixaram de ser regional. No ano de 2010 o Jornal Nacional exibiu uma matéria afirmando que o Piauí era o estado das obras inacabadas. Na ocasião, a denúncia começou após o avião do JN não conseguir pousar no aeroporto de São Raimundo em decorrência da situação de obras inacabadas no local. A deputada Lílian Martins (PSB) rebateu as críticas dizendo que se o avião da TV Globo não desceu no aeroporto foi por "excesso de zelo" da emissora e que o problema enfrentado no aeroporto é apenas a casa de passageiro, que ainda não foi concluída. VEJA O VÍDEO AO FIM DA MATÉRIA


Senador W. Dias (PT), Governador Wilsão (PSB) ouviram de perto as críticas

REVOLTA DA POPULAÇÃO
No último sábado (16/06), o governador Wilson Martins esteve na cidade de São Raimundo, fez uma visita às obras e foi recebido pela população com protestos. Os manifestantes reivindicavam ajuda para as famílias atingidas pela seca, e, sobretudo, a conclusão das obras do terminal aeroviário de São Raimundo. Na Câmara dos Vereadores o governador disse que daria uma solução o mais breve possível para o problema, uma vez que o dinheiro para as obras já está na conta, e que compreende a importância do turismo para o município. “Se o Governo Federal não fizer, o Governo Estadual fará. O governo está concluindo as obras de rodovias porque compreende a importância do turismo para o município de São Raimundo”, afirmou Wilson Martins em pronunciamento.


Obras do Aeroporto Internacional de São Raimundo Nonato

EXPECTATIVA DE CONCLUSÃO DAS OBRAS
Em entrevista ao 180graus, o senador Wellington Dias comentou sobre a situação do aeroporto. Segundo ele, a expectativa é de que não apareça nenhum fato novo que possa atrapalhar o andamento das obras. “Hoje nós visitamos as obras em andamento. Ela passou um período longo paralisada, por conta de uma modificação que foi feita para poder adequar o projeto às novas mudanças que foram feitas pela ANAC (Agencia Nacional de Aviação Civil). E agora, com o dinheiro disponibilizado, eu espero que não tenhamos nenhum fato novo. A previsão é de em seis meses poder concluir a obra física. Vem a partir daí a parte de equipamentos e a autorização, porque depois de pronta a Infraero, a ANAC tem que receber as obras”. À equipe do 180graus o governador Wilson Martins disse que o andamento das obras depende agora exclusivamente da construtora. “As obras retomaram e os recursos estão assegurados, de forma que estamos na dependência da empresa, que é a Construtora Sucesso, que nos prometeu concluir o mais rápido possível, então estamos nessa expectativa, torcendo para que a sucesso possa cumprir com os prazos que nós acertamos”. O problema de construção do aeroporto já vem de longas datas. As obras, que tiveram início ainda no mandato do ex-governador e hoje senador, Wellington Dias (PT), se arrastam há quase uma década. O prazo inicial de entrega seria no dia 28 de janeiro 2012, mas após atrasos, foi esticado para março e depois para junho. A primeira etapa foi concluída com a construção da pista de pouso e decolagem, pista de taxiway, pátio de aeronaves e sistema de balizamento noturno. A segunda consiste na construção do terminal de passageiros e futuramente a ampliação da pista em 850 metros. A obra da casa de passageiros vai custar mais R$ 6,8 milhões para os cofres públicos e agora, a expectativa é que o aeroporto seja concluído ainda esse ano. O acesso ao aeroporto é restrito, mas a reportagem do 180graus traz abaixo imagens de como encontra-se um dos maiores elefantes brancos da história:

CONFIRA FOTOS EXCLUSIVAS DENTRO DO AEROPORTO








Estacionamento do aeroporto, próximo à pista de pouso




Placa colocada no portão de entrada do Aeroporto, que já deveria ter sido inaugurado em janeiro


Placa com informações do Governo e da construtora que executa as obras


Local de desembarque da tripulação em meio à poeira e sem estrutura


Casa de passageiros não passa de uma barraca

REPÓRTER: Anna Luísa Praser - Enviada a São Raimundo Nonato
FOTOS:
Anna Luísa, Isabel Ribeiro e Elizabeth Araújo

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


podium
Últimas Notícias
23h40 Campeonato municipal 2016 só termina em 2017. 22h58 Carnaval Manoel Emídio 2017 22h26 Altos vence Picos com gol de Esquerdinha - 1 x 0 18h28 Bandas que Vão Animar os Foliões Hoje na Praça de Eventos 18h18 Abertura Oficial do Carnaval em São João dos Patos - Ma 17h39 Profissionais da Saúde de Campo Maior não dão trégua as DST/AIDS neste carnaval 17h37 Tragédia: Família morre carbonizada após colisão no Piauí 17h19 Socorrista do Samu descobre que filho está morto ao atender acidente 17h18 Árvore cai na BR-343 entre Teresina e Altos; pista ficou interditada. Foto! 17h17 Dependentes podem sacar contas inativas de trabalhadores falecidos 17h14 Veja os municípios alertados pelo TCE sobre limite de gastos com pessoal 17h14 Banco não vai poder cobrar juro maior em caso de inadimplência dos clientes 17h09 Tradicional 'Mela-Mela' reúne centenas de pessoas na orla de Água Branca 16h36 Victor é afastado do 'The Voice Kids' e edição do reality some com cantor 16h30 Carro de médico é incendiado próximo a maternidade de Campo Maior 16h21 Nova versão do ‘indestrutível’ Nokia 3310 é apresentada 16h06 2º dia de carnaval de Monte alegre é só alegria e agitação e muita gente bonita 16h05 Taxista fica ferido em colisão frontal em trecho da BR-343, no litoral do PI 15h45 Motorista desvia de buraco e acaba caindo dentro de barragem no Piauí 15h37 Ministro do governo Temer compara práticas do PT as da máfia italiana 14h35 Paredões no sábado e domingo no Espaço AUCAM em Campo Maior 14h06 Hospital de Floriano realiza primeira neurocirurgia no interior do estado 13h20 Secretária de Saúde de Campo Maior monta 'Barraca da Saúde' e disponibiliza testes de HIV grátis 13h00 Confira 9 dicas para curtir o carnaval em segurança com as crianças 12h58 Eliana mostra seu gingado ao som hit 'Olha a Explosão' de MC Kevinho

Terno & Cia
Hospede-se no Islamar

Mais Lidas


    Enquete

    Você concorda com a decisão da Prefeitura de Teresina em não bancar os desfiles das escolas de Samba?

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-01-09 14:36:00.0 a 2017-01-16

    Casa do cartucho
    comserv

    180graus no Instagramno Instagram

    Negócios ou lazer em Parnaíba