180graus

PÕE EM RISCO - 03/09/2012 às 05h42

TSE abre brecha para 'Ficha Suja' ser candidato este ano

Na quinta-feira (30), os ministros do TSE, por unanimidade, aceitaram um recurso

MELHORES IMOVEIS
ED NEUTON OSORIO
PARAIBA
COLEGIO CEV
Dantas Imobiliaria
SHOPPING POTY

Uma recente decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) põe em risco a aplicação da Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/10) para casos de reprovação de contas de políticos e gestores públicos. Na avaliação do coordenador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), o juiz eleitoral Márlon Reis, esse é o dispositivo de maior eficácia das novas regras de inelegibilidade previstas na Lei da Ficha Limpa. E a decisão do TSE o coloca seriamente em risco.

Na quinta-feira (30), os ministros do TSE, por unanimidade, aceitaram recurso do candidato a vereador em Foz do Iguaçu (PR) Valdir de Souza (PMDB). Ele foi inicialmente barrado pela Justiça Eleitoral, já que teve suas contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) quando presidiu o Conselho Municipal de Esportes e Recreação da cidade.

Na visão dos ministros, ele não poderia ter sido barrado, pois o acórdão do TCE-PR não determinou devolução de recursos ao erário nem multa como punição. Também não fez menção a prejuízos à Administração Pública em decorrência dos empenhos sem dotação orçamentária. A candidatura do peemedebista foi contestada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE).

Com base na alínea G da Lei da Ficha Limpa, o registro dele foi impugnado e, depois, rejeitado. O trecho da norma diz que ficam inelegíveis por oito anos aqueles que tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configurem ato doloso de improbidade administrativa. Para o TSE, o caso de Valdir de Souza não se encaixava no disposto na lei, pelo fato de o TCE não ter lhe imposto punição. Para os ministros do TSE, isso demonstraria não ter havido uma intenção dolosa, de realmente prejudicar o erário.

Erro gravíssimo

Para o coordenador do MCCE, Márlon Reis, o TSE cometeu um “erro gravíssimo”. Na visão dele, que é juiz eleitoral no Maranhão, a corte superior está fazendo uma leitura equivocada do que é dolo em matéria eleitoral, confundindo com matéria penal. “Quando o administrador deixa de praticar uma licitação, ele não é negligente, ele pratica uma omissão dolosa. São lições absolutamente primárias de direito eleitoral que o TSE está ignorando”, analisou.

Para Márlon, a prevalecer a decisão do TSE, boa parte das candidaturas que seriam impugnadas sobreviverão, diminuindo enormemente a eficácia da lei. Por causa disso, o MCCE marcou uma reunião emergencial em Brasília para discutir o assunto para a próxima quarta-feira (5). O coletivo de entidades espera que a posição seja revertida por atitude do próprio TSE após “diálogo com a sociedade”. “O TSE teve muitas vezes que amadurecer esse entendimento, o que é normal nos tribunais. Nós esperamos que, a partir de um diálogo com a sociedade, que o próprio TSE reveja esse entendimento”, disse Reis.

No entanto, caso a corte não reveja o entendimento – o que neste momento parece improvável por ter sido uma decisão unânime – é preciso provocar os ministros judicialmente. Ou seja, o Ministério Público Eleitoral precisa apresentar um recurso contra a postura de quinta-feira. Para Márlon, existe a possibilidade de o caso até parar no Supremo Tribunal Federal (STF).

Publicado Por: Allisson Paixão

VANGUARDA
INOCOOP
Últimas Notícias
06h05 Campanha nos EUA pretende lançar até 2020 mulher na nota de vinte dólares 05h56 Lar que atende crianças carentes é roubado pela quinta vez em 2015 05h36 Venezuela termina exercício militar motivado por crise com EUA 05h08 De biquíni, Demi Lovato mostra boa forma em foto com cão de estimação 04h48 'Governo pune trabalhador mas não cuida da corrupção' afirma Senador Petista 04h34 Fonte afirma que copiloto da Germanwings teria problemas de visão 04h03 Caio Castro e Maria Casadevall se beijam em área vip do Lollapalloza; veja fotos 03h49 Torre Eiffel, Coliseu e Big Ben ficam no escuro para marcar a luta contra a mudança climática 03h37 Ministro Joaquim Levy lamenta interpretação de frase dita por ele sobre Dilma 03h08 'Sem educar não se avança', diz novo ministro da Educação em rede social 02h59 San Lorenzo goleia pelo Campeonato Argentino antes da semifinal contra SP 02h58 Kaká garante o empate ao Orlando com ajuda de outro jogador brasileiro 02h56 Palmeiras confirma acerto com lateral Egídio, que jogava no time do Dnipro 02h52 Vagner Love volta à equipe titular do Corinthians no jogo contra Bragantino 01h59 Gustavo Lima foi é internado em São Paulo por problemas gastroentestinais 01h38 Museu bíblico exibe série fotos de 'religiosos gays' 01h12 'Mais mulheres na política', essa é a campanha lançada por bancada feminina no Congresso 00h57 Para combater o terrorismo, chefes árabes defendem a ideia de Força Militar conjunta 00h53 'Se estivesse na torcida vaiaria todo mundo', afirma Luxemburgo 00h40 Argentina vence o El Salvador por 2 a 0 com Tevez jogando e Messi no banco 00h29 Fernando chama Amanda de gorda e velha na festa 00h19 River bate o Parnahyba e assume a liderança do Piauiense 00h07 Seleção Brasileira não deve ter surpresas em lista para a Copa América 23h55 Artista transforma assédio moral em exposição de arte 23h37 Dois motoristas morrem após carreta invadir contramão e bater em carros
MELHORES IMOVEIS
ISLAMAR NOITE
VANGUARDA
MELHORES IMOVEIS
REVISTA180

Mais Lidas

    Enquete

    Na sua opinião, a presença da Força Nacional...

    Total de Votos: 452

    Válida de 24/03/2015 a 31/03/2015

    MELHORES IMOVEIS
    Dantas Imobiliaria

    180graus no Instagramno Instagram