180graus

PÕE EM RISCO - 03/09/2012 às 05h42

TSE abre brecha para 'Ficha Suja' ser candidato este ano

Na quinta-feira (30), os ministros do TSE, por unanimidade, aceitaram um recurso

180 NOVALOGO
Kangaco
LB Fitness
Casa do Cartucho

Uma recente decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) põe em risco a aplicação da Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/10) para casos de reprovação de contas de políticos e gestores públicos. Na avaliação do coordenador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), o juiz eleitoral Márlon Reis, esse é o dispositivo de maior eficácia das novas regras de inelegibilidade previstas na Lei da Ficha Limpa. E a decisão do TSE o coloca seriamente em risco.

Na quinta-feira (30), os ministros do TSE, por unanimidade, aceitaram recurso do candidato a vereador em Foz do Iguaçu (PR) Valdir de Souza (PMDB). Ele foi inicialmente barrado pela Justiça Eleitoral, já que teve suas contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) quando presidiu o Conselho Municipal de Esportes e Recreação da cidade.

Na visão dos ministros, ele não poderia ter sido barrado, pois o acórdão do TCE-PR não determinou devolução de recursos ao erário nem multa como punição. Também não fez menção a prejuízos à Administração Pública em decorrência dos empenhos sem dotação orçamentária. A candidatura do peemedebista foi contestada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE).

Com base na alínea G da Lei da Ficha Limpa, o registro dele foi impugnado e, depois, rejeitado. O trecho da norma diz que ficam inelegíveis por oito anos aqueles que tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configurem ato doloso de improbidade administrativa. Para o TSE, o caso de Valdir de Souza não se encaixava no disposto na lei, pelo fato de o TCE não ter lhe imposto punição. Para os ministros do TSE, isso demonstraria não ter havido uma intenção dolosa, de realmente prejudicar o erário.

Erro gravíssimo

Para o coordenador do MCCE, Márlon Reis, o TSE cometeu um “erro gravíssimo”. Na visão dele, que é juiz eleitoral no Maranhão, a corte superior está fazendo uma leitura equivocada do que é dolo em matéria eleitoral, confundindo com matéria penal. “Quando o administrador deixa de praticar uma licitação, ele não é negligente, ele pratica uma omissão dolosa. São lições absolutamente primárias de direito eleitoral que o TSE está ignorando”, analisou.

Para Márlon, a prevalecer a decisão do TSE, boa parte das candidaturas que seriam impugnadas sobreviverão, diminuindo enormemente a eficácia da lei. Por causa disso, o MCCE marcou uma reunião emergencial em Brasília para discutir o assunto para a próxima quarta-feira (5). O coletivo de entidades espera que a posição seja revertida por atitude do próprio TSE após “diálogo com a sociedade”. “O TSE teve muitas vezes que amadurecer esse entendimento, o que é normal nos tribunais. Nós esperamos que, a partir de um diálogo com a sociedade, que o próprio TSE reveja esse entendimento”, disse Reis.

No entanto, caso a corte não reveja o entendimento – o que neste momento parece improvável por ter sido uma decisão unânime – é preciso provocar os ministros judicialmente. Ou seja, o Ministério Público Eleitoral precisa apresentar um recurso contra a postura de quinta-feira. Para Márlon, existe a possibilidade de o caso até parar no Supremo Tribunal Federal (STF).

Publicado Por: Allisson Paixão

Últimas Notícias
06h47 Há 11 anos, Federação Mineira paga contas e salários com o dinheiro vivo 06h46 TCE-PI convoca estagiários dos cursos de Direito e Ciências Contábeis 06h45 Teatros maranhenses vão receber artistas para a VIII Semana Maranhense de Dança 06h34 Fla e Al Nassr divergem sobre Hernane, e caso vai parar na Fifa 06h30 Prefeitura recebe avaliação positiva do MS na vacinação contra a raiva 06h15 MPMA discute com TRE atuação institucional nas eleições 06h06 Processo Seletivo IFMA 2015 06h00 Tutóia divulga resultado de seleção para projetos sociais 05h23 Juliana Paes já cogita aplicar botox em seu rosto: 'Acho que está na hora' 05h13 Pato revela mágoa por não ir à festa do Beira-Rio: 'Poderiam ter lembrado' 04h15 Médium diz que Brad Pitt não ama Angelina Jolie e só está com ela por causa dos filhos 04h05 Jackie Chan culpa a si mesmo pela a prisão de seu filho 03h08 Campanha coleta assinaturas para lei que cria fundo de combate ao racismo 02h04 Autoridade do Hamas admite sequestro de adolescentes de Israel 01h56 Sérgio Mallandro brinca com rumores sobre sua morte: 'Morri nunca' 01h01 Policial teria sido demitido por aceitar suborno de Justin Bieber, diz site 00h52 Fabiula Nascimento engata namoro com ex de Monique Alfradique 00h25 II Congresso de Parakletos de 26 a 28 de Setembro em Teresina 00h21 Desafio Balde de Gelo no Sertao 00h18 Pastor Lucinho em Teresina dia 06 de Setembro as 14h 00h13 Um chamado dia e noite para oracao em Porto Alegre - RS 00h07 Banda Armagedon na Vila Irma Dulce dia 30 de Agosto na Igreja Batista Manancial 00h05 Missao Nordeste da Assembleia de Deus Casa do pao dia 5 a 7 de Setembro 00h03 Ginásio esportivo é inaugurado no povoado Contentamento em Oeiras 00h02 Conferencia Radiciais da Ultima Geracao em Parnaiba de 29 a 31 de Agosto
ControlX

Enquete

O acidente com o presidenciável Eduardo Campos ainda permanece um mistério para os investigadores. Para você, a queda do avião que deixou sete mortos em Santos-SP, foi...

Total de Votos: 892

Válida de 17/08/2014 a 24/08/2014

Mais lidas

    TELHAS MAFRENSE
    180 NOVALOGO

    180graus no Instagramno Instagram