180graus

PÕE EM RISCO - 03/09/2012 às 05h42

TSE abre brecha para 'Ficha Suja' ser candidato este ano

Na quinta-feira (30), os ministros do TSE, por unanimidade, aceitaram um recurso

DREAM PARK ABC
CEV - Bolsas
unimed the shopping
Treinamento de motivação
Site Cidadão
VANGUARDA BARCELONA
Construtora Boa Vista
PIAZZA - CONTE ENGENHARIA
WS Construtora - Recanto das Palmeiras
Inocoop - Recanto das Palmeiras
Helder Eugênio Advogados Associados

Uma recente decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) põe em risco a aplicação da Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/10) para casos de reprovação de contas de políticos e gestores públicos. Na avaliação do coordenador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), o juiz eleitoral Márlon Reis, esse é o dispositivo de maior eficácia das novas regras de inelegibilidade previstas na Lei da Ficha Limpa. E a decisão do TSE o coloca seriamente em risco.

Na quinta-feira (30), os ministros do TSE, por unanimidade, aceitaram recurso do candidato a vereador em Foz do Iguaçu (PR) Valdir de Souza (PMDB). Ele foi inicialmente barrado pela Justiça Eleitoral, já que teve suas contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) quando presidiu o Conselho Municipal de Esportes e Recreação da cidade.

Na visão dos ministros, ele não poderia ter sido barrado, pois o acórdão do TCE-PR não determinou devolução de recursos ao erário nem multa como punição. Também não fez menção a prejuízos à Administração Pública em decorrência dos empenhos sem dotação orçamentária. A candidatura do peemedebista foi contestada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE).

Com base na alínea G da Lei da Ficha Limpa, o registro dele foi impugnado e, depois, rejeitado. O trecho da norma diz que ficam inelegíveis por oito anos aqueles que tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configurem ato doloso de improbidade administrativa. Para o TSE, o caso de Valdir de Souza não se encaixava no disposto na lei, pelo fato de o TCE não ter lhe imposto punição. Para os ministros do TSE, isso demonstraria não ter havido uma intenção dolosa, de realmente prejudicar o erário.

Erro gravíssimo

Para o coordenador do MCCE, Márlon Reis, o TSE cometeu um “erro gravíssimo”. Na visão dele, que é juiz eleitoral no Maranhão, a corte superior está fazendo uma leitura equivocada do que é dolo em matéria eleitoral, confundindo com matéria penal. “Quando o administrador deixa de praticar uma licitação, ele não é negligente, ele pratica uma omissão dolosa. São lições absolutamente primárias de direito eleitoral que o TSE está ignorando”, analisou.

Para Márlon, a prevalecer a decisão do TSE, boa parte das candidaturas que seriam impugnadas sobreviverão, diminuindo enormemente a eficácia da lei. Por causa disso, o MCCE marcou uma reunião emergencial em Brasília para discutir o assunto para a próxima quarta-feira (5). O coletivo de entidades espera que a posição seja revertida por atitude do próprio TSE após “diálogo com a sociedade”. “O TSE teve muitas vezes que amadurecer esse entendimento, o que é normal nos tribunais. Nós esperamos que, a partir de um diálogo com a sociedade, que o próprio TSE reveja esse entendimento”, disse Reis.

No entanto, caso a corte não reveja o entendimento – o que neste momento parece improvável por ter sido uma decisão unânime – é preciso provocar os ministros judicialmente. Ou seja, o Ministério Público Eleitoral precisa apresentar um recurso contra a postura de quinta-feira. Para Márlon, existe a possibilidade de o caso até parar no Supremo Tribunal Federal (STF).

Publicado Por: Allisson Paixão

Curta a nossa página e receba as principais noticias em seu facebook!


Caminho para o Sucesso
WS Construtora - Alto das Palmeiras
LIKE HR
DREAM PARK ABC
Últimas Notícias
05h35 SP vence a Ponte Preta e entra no G-4 com gol e assistência de Ganso 05h09 Sport quer consolidar de vez a tranquilidade contra o Flamengo 04h53 'Quero seguir no Barça', diz Neymar sobre interesse do Manchester 04h33 Rogério Ceni sente lesão e está fora do confronto contra a Ponte Preta 04h05 Vascaínos lamentam falta de tranquilidade: 'Situação está bem difícil' 03h50 Jorginho cita irmãos viciados como exemplo no Vasco: 'não vamos desistir' 03h32 Ex-corintiano marca e Boca continua na ponta do Campeonato Argentino 03h23 Drama sem fim! Vasco perde para Figueirense e agoniza na lanterna 03h08 Pré-candidato Sigifroi destaca que pesquisas estimulam para trabalho 03h03 Brasil passa fácil pela Bulgária, mas Zé Roberto prevê 'dor de cabeça' 02h49 Copa Piauí 2016 começa neste domingo (30) e ingressos já estão à venda 02h31 Após 80 casos no PI, Fórum discute a Leishmaniose em Teresina 02h07 OAB-PI encerra mês do advogado e faz festa com 'Margareth Menezes' 02h05 JN: Aos 82 anos, idoso se forma em 2º curso superior,no estado do Piauí 02h05 Workshop sobre Profissões prepara estudantes para mercado de trabalho 02h01 A creche municipal Tia Antonieta Mascarenhas realiza comemoração do Dia dos Pais 01h39 Equipes do IFPI participam da Olimpíada Brasileira de Robótica 01h30 A Creche municipal Tia Antonieta(ANEXO) promove evento para os pais dos alunos da instituição 01h27 Secretaria de Saúde autoriza obras para hospitais do sul do Estado 01h03 Empresário garante ter proposta turca de R$ 80 milhões por Gabriel 00h42 Sexualidade na Terceira Idade é tema de debate realizado na UFPI 00h22 1º capítulo de 'A Regra do Jogo' tem Neymar, armação de vilãs e festa, veja 00h15 Vasco leva gol no último minuto e perde do Figueirense no Maracanã 00h08 Joelma aproveita refrão sobre traição e aponta para Chimbinha durante apresentação; assista 00h06 Mais de 400 ciclista disputam título de campeão brasileiro em prova realizado no Piauí
Contrutora Boa vista
Construtora Vanguarda
SEU IMOVEL NA DANTAS
VANGUARDA BARCELONA
BRISA SUL - BOA VISTA
Mirante da Mota Machado

Mais Lidas

    BRISA SUL PISCINA

    Enquete

    Que bancada trabalhou mais neste primeiro semestre?

    Total de Votos: 82

    Válida de 15/07/2015 a 22/07/2015

    VILLAGE LESTE - WX
    Boa Vista
    VAL PRAEIRO
    LIKE HR
    WS Construtora Recanto das Palmeiras
    CONTE ENGENHARIA - ENCONTRO DOS RIOS
    Boa Vista - Brisa Sul - piscina

    180graus no Instagramno Instagram

    Mirante da Mota Machado
    Caminho para o Sucesso
    WX - Village Leste