180graus

PÕE EM RISCO - 03/09/2012 às 05h42

TSE abre brecha para 'Ficha Suja' ser candidato este ano

Na quinta-feira (30), os ministros do TSE, por unanimidade, aceitaram um recurso

Kangaço
Kangaco
Vestibular
Casa do Cartucho

Uma recente decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) põe em risco a aplicação da Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/10) para casos de reprovação de contas de políticos e gestores públicos. Na avaliação do coordenador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), o juiz eleitoral Márlon Reis, esse é o dispositivo de maior eficácia das novas regras de inelegibilidade previstas na Lei da Ficha Limpa. E a decisão do TSE o coloca seriamente em risco.

Na quinta-feira (30), os ministros do TSE, por unanimidade, aceitaram recurso do candidato a vereador em Foz do Iguaçu (PR) Valdir de Souza (PMDB). Ele foi inicialmente barrado pela Justiça Eleitoral, já que teve suas contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) quando presidiu o Conselho Municipal de Esportes e Recreação da cidade.

Na visão dos ministros, ele não poderia ter sido barrado, pois o acórdão do TCE-PR não determinou devolução de recursos ao erário nem multa como punição. Também não fez menção a prejuízos à Administração Pública em decorrência dos empenhos sem dotação orçamentária. A candidatura do peemedebista foi contestada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE).

Com base na alínea G da Lei da Ficha Limpa, o registro dele foi impugnado e, depois, rejeitado. O trecho da norma diz que ficam inelegíveis por oito anos aqueles que tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configurem ato doloso de improbidade administrativa. Para o TSE, o caso de Valdir de Souza não se encaixava no disposto na lei, pelo fato de o TCE não ter lhe imposto punição. Para os ministros do TSE, isso demonstraria não ter havido uma intenção dolosa, de realmente prejudicar o erário.

Erro gravíssimo

Para o coordenador do MCCE, Márlon Reis, o TSE cometeu um “erro gravíssimo”. Na visão dele, que é juiz eleitoral no Maranhão, a corte superior está fazendo uma leitura equivocada do que é dolo em matéria eleitoral, confundindo com matéria penal. “Quando o administrador deixa de praticar uma licitação, ele não é negligente, ele pratica uma omissão dolosa. São lições absolutamente primárias de direito eleitoral que o TSE está ignorando”, analisou.

Para Márlon, a prevalecer a decisão do TSE, boa parte das candidaturas que seriam impugnadas sobreviverão, diminuindo enormemente a eficácia da lei. Por causa disso, o MCCE marcou uma reunião emergencial em Brasília para discutir o assunto para a próxima quarta-feira (5). O coletivo de entidades espera que a posição seja revertida por atitude do próprio TSE após “diálogo com a sociedade”. “O TSE teve muitas vezes que amadurecer esse entendimento, o que é normal nos tribunais. Nós esperamos que, a partir de um diálogo com a sociedade, que o próprio TSE reveja esse entendimento”, disse Reis.

No entanto, caso a corte não reveja o entendimento – o que neste momento parece improvável por ter sido uma decisão unânime – é preciso provocar os ministros judicialmente. Ou seja, o Ministério Público Eleitoral precisa apresentar um recurso contra a postura de quinta-feira. Para Márlon, existe a possibilidade de o caso até parar no Supremo Tribunal Federal (STF).

Publicado Por: Allisson Paixão

Últimas Notícias
23h53 Diias Toffoli pede que população não aceite provocações nas eleições 23h32 Câmara dos Deputados aprova Medida Provisória que prorroga prazo para fim dos ‘lixões’ 23h06 Igreja Bola de Neve em Teresina com reunioes nas quintas e domingos, participe! 23h03 ProJovem Urbano abre inscrições para seleção de educadores no estado do Piauí 22h54 Aldo disputa cinturão com sombra e perseguição de irlandês marrento 22h31 Nutricionista explica cuidados com a alimentação no B-R-O- BRÓ 22h28 Em Guadalupe e Região sintonize Guadalupe FM 97.5 22h21 Esta tudo pronto para o segundo turno em Guadalupe 22h20 Doleiro Alberto Youssef sente indisposição e é levado ao hospital 22h12 Pai que engravidou a filha sete vezes é condenado a 32 anos de prisão no MA 22h12 Os Deputados Julio César e Georgiano Neto estão em Guadalupe 22h03 Guadalupe esta de volta ao maior Portal do Piauí 21h57 Homem é executado com vários tiros próximo a AABB no Maranhão 21h31 Mais 27 quilombos são reconhecidos pelo no Brasil Governo Federal 21h17 Procuradoria-Geral da República defende que Dirceu cumpra pena em casa 20h57 Comerciante é morto a tiros ao volante de sua Hilux no estado do Ceará 20h52 Milhares de pessoas marcam presença na V Caminhada pela Vida, encerrando a campanha Outubro Rosa 20h41 Pichação na sede da Abril é 'atentado contra a democracia', diz Aécio 20h39 Candidata Dilma diz que pichação no prédio sede da Editora Abril é 'barbárie' 20h31 Candidatos a presidente viajam mais ao Nordeste no segundo turno 20h31 Sensus/Istoé: Na véspera da eleição Aécio ganha 4 pontos de vantagem 20h16 JOEP pode despontar futuros atletas para o Brasil 20h13 Entidades e os candidatos repudiam depredação na sede da Abril em SP 19h49 Forró da Curtição fez grande apresentação nos festejos de NSR 19h49 Irã enforca jovem iraniana que matou homem durante tentativa de estupro
TRE

Mais lidas

    Enquete

    Na sua opinião, dos novos deputados estaduais eleitos, qual realizará o melhor trabalho?

    Total de Votos: 1,637

    Válida de 21/10/2014 a 28/10/2014

    180graus no Instagramno Instagram