180graus

PÕE EM RISCO - 03/09/2012 às 05h42

TSE abre brecha para 'Ficha Suja' ser candidato este ano

Na quinta-feira (30), os ministros do TSE, por unanimidade, aceitaram um recurso

Inocoop - Recanto das Palmeiras
Mirante da Mota Machado
Alguel, Venda e Adminsitração
SA CAVALCANTE RIO POTY
DREAM PARK ABC
Tire sua habilitação na Servemplac
PIAZZA - CONTE ENGENHARIA
RESERVA HELICONIA
WS Construtora - Recanto das Palmeiras

Uma recente decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) põe em risco a aplicação da Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/10) para casos de reprovação de contas de políticos e gestores públicos. Na avaliação do coordenador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), o juiz eleitoral Márlon Reis, esse é o dispositivo de maior eficácia das novas regras de inelegibilidade previstas na Lei da Ficha Limpa. E a decisão do TSE o coloca seriamente em risco.

Na quinta-feira (30), os ministros do TSE, por unanimidade, aceitaram recurso do candidato a vereador em Foz do Iguaçu (PR) Valdir de Souza (PMDB). Ele foi inicialmente barrado pela Justiça Eleitoral, já que teve suas contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) quando presidiu o Conselho Municipal de Esportes e Recreação da cidade.

Na visão dos ministros, ele não poderia ter sido barrado, pois o acórdão do TCE-PR não determinou devolução de recursos ao erário nem multa como punição. Também não fez menção a prejuízos à Administração Pública em decorrência dos empenhos sem dotação orçamentária. A candidatura do peemedebista foi contestada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE).

Com base na alínea G da Lei da Ficha Limpa, o registro dele foi impugnado e, depois, rejeitado. O trecho da norma diz que ficam inelegíveis por oito anos aqueles que tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configurem ato doloso de improbidade administrativa. Para o TSE, o caso de Valdir de Souza não se encaixava no disposto na lei, pelo fato de o TCE não ter lhe imposto punição. Para os ministros do TSE, isso demonstraria não ter havido uma intenção dolosa, de realmente prejudicar o erário.

Erro gravíssimo

Para o coordenador do MCCE, Márlon Reis, o TSE cometeu um “erro gravíssimo”. Na visão dele, que é juiz eleitoral no Maranhão, a corte superior está fazendo uma leitura equivocada do que é dolo em matéria eleitoral, confundindo com matéria penal. “Quando o administrador deixa de praticar uma licitação, ele não é negligente, ele pratica uma omissão dolosa. São lições absolutamente primárias de direito eleitoral que o TSE está ignorando”, analisou.

Para Márlon, a prevalecer a decisão do TSE, boa parte das candidaturas que seriam impugnadas sobreviverão, diminuindo enormemente a eficácia da lei. Por causa disso, o MCCE marcou uma reunião emergencial em Brasília para discutir o assunto para a próxima quarta-feira (5). O coletivo de entidades espera que a posição seja revertida por atitude do próprio TSE após “diálogo com a sociedade”. “O TSE teve muitas vezes que amadurecer esse entendimento, o que é normal nos tribunais. Nós esperamos que, a partir de um diálogo com a sociedade, que o próprio TSE reveja esse entendimento”, disse Reis.

No entanto, caso a corte não reveja o entendimento – o que neste momento parece improvável por ter sido uma decisão unânime – é preciso provocar os ministros judicialmente. Ou seja, o Ministério Público Eleitoral precisa apresentar um recurso contra a postura de quinta-feira. Para Márlon, existe a possibilidade de o caso até parar no Supremo Tribunal Federal (STF).

Publicado Por: Allisson Paixão

WX - Village Leste
ENCONTRO BLOGUEIROS
VANITY SANDRA SILVA
VAL PRAEIRO HELICONIA
WS Construtora - Alto das Palmeiras
VANITY SANDRA SILVA
Mirante da Mota Machado
Inocoop Recanto das Palmeiras
THREVO PIATZ
DREAM PARK ABC
Últimas Notícias
16h00 Saiba como preparar a casa para seu bicho de estimação 15h57 Estudo constata possível associação entre autismo e poluição do ar 15h55 Diretor Geral do Hospital responde a denuncia feita por paciente 15h53 Doriva, do Vasco é a bola da vez no Grêmio para vaga de Felipão 15h51 Weidman afirma que Spider nunca o venceria: 'E sinto o mesmo por Vitor' 15h48 Campanha de vacinação tem o prazo porrogado no PI e em outros estados 15h37 Globo perde 35% de ibope, nos últimos dez anos, aos domingos 15h28 Direito adquirido, ato jurídico perfeito e coisa julgada: uma breve explicação! 15h17 Cocal dos Alves pega carona na licitação de Pedro II e contrata R$ 77 mil 15h15 Implante permite tetraplégico acionar braço mecânico com o pensamento 15h13 Começou a 16ª Exposertão 14h58 Vereador" Bastiãozim"participou de caminha do CRAS em Canavieira 14h55 Medidas aprovadas pelo Congresso farão o governo gastar mais 14h53 Vereador Rostania participou de caminhada do CRAS em Canavieira 14h49 Presidente da Câmara Jeovan Moura participa de caminhada do CRAS 14h47 Amanhã Grande Show com Forró Limão com Mel na 16ª Exposertão 14h45 Atletas Beneditinenses são campeões pelo campeonato amador de Ceilândia - Brasilia 14h44 Wart Tintas, Acessórios e Serviços 14h41 Vereador Luiz Mota participou de caminhada do CRAS em Canavieira 14h40 Convite do Partido PSB 14h31 Igreja lota na missa de sétimo dia do Sr.Jose Mariano da Silva,nesta sexta 22/05,veja 14h25 CRAS realiza caminhada contra o abuso e exploração sexual de adolescentes em Canavieira 14h22 CRIA lança campanha sobre abandono familiar e conscientização da adoção 14h20 Deficiente físico morre depois de ser atropelado, em Parnaíba 14h19 Governo Realiza Monitoramento de Ações da Assistência Social nos Municípios Maranhenses
SA CAVALCANTE RIO POTY
MELHORES IMOVEIS
HR like
ENCONTRO BLOGUEIROS
Mirante da Mota Machado
SEU IMOVEL NA DANTAS
SA CAVALCANTE RIO POTY
Tire sua habilitação na Servemplac

Mais Lidas

    BRISA SUL PISCINA
    AGUAS DE TIMON
    Imobiliaria
    CONTE - ENCONTRO DOS RIOS
    VANITY SANDRA SILVA
    VAL PRAEIRO HELICONIA

    Enquete

    A Câmara de Vereadores de Teresina aprovou Lei que isenta a cobrança de estacionamento em shoppings para quem consumir pelo menos 10 vezes o valor do taxa. Você concorda com esta lei?

    Total de Votos: 20

    Válida de 22/05/2015 a 29/05/2015

    SA CAVALCANTE RIO POTY
    SEU IMOVEL NA DANTAS
    Inocoop - Recanto das Palmeiras
    Mirante da Mota Machado
    VAL PRAEIRO
    WS Construtora Recanto das Palmeiras
    AGUAS DE TIMON
    CONTE ENGENHARIA - ENCONTRO DOS RIOS

    180graus no Instagramno Instagram

    WX - Village Leste
    Mirante da Mota Machado
    Tire sua habilitação na Servemplac
    AGUAS DE TIMON
    Inocoop Recanto das Palmeiras