180graus

PÕE EM RISCO - 03/09/2012 às 05h42

TSE abre brecha para 'Ficha Suja' ser candidato este ano

Na quinta-feira (30), os ministros do TSE, por unanimidade, aceitaram um recurso

MEDFACID CEV
THREVO - RESERVA DOS PINHEIROS
VANGUARDA BARCELONA
DREAM PARK ABC
PIAZZA - CONTE ENGENHARIA
SA CAVALCANTE RIO POTY
Helder Eugênio Advogados Associados
Prof. Antônio Luis - Noções de Contabilidade
MEDFACID CEV
TRAGA SEU IMOVEL PARA DANTAS
Inocoop - Recanto das Palmeiras

Uma recente decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) põe em risco a aplicação da Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/10) para casos de reprovação de contas de políticos e gestores públicos. Na avaliação do coordenador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), o juiz eleitoral Márlon Reis, esse é o dispositivo de maior eficácia das novas regras de inelegibilidade previstas na Lei da Ficha Limpa. E a decisão do TSE o coloca seriamente em risco.

Na quinta-feira (30), os ministros do TSE, por unanimidade, aceitaram recurso do candidato a vereador em Foz do Iguaçu (PR) Valdir de Souza (PMDB). Ele foi inicialmente barrado pela Justiça Eleitoral, já que teve suas contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) quando presidiu o Conselho Municipal de Esportes e Recreação da cidade.

Na visão dos ministros, ele não poderia ter sido barrado, pois o acórdão do TCE-PR não determinou devolução de recursos ao erário nem multa como punição. Também não fez menção a prejuízos à Administração Pública em decorrência dos empenhos sem dotação orçamentária. A candidatura do peemedebista foi contestada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE).

Com base na alínea G da Lei da Ficha Limpa, o registro dele foi impugnado e, depois, rejeitado. O trecho da norma diz que ficam inelegíveis por oito anos aqueles que tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configurem ato doloso de improbidade administrativa. Para o TSE, o caso de Valdir de Souza não se encaixava no disposto na lei, pelo fato de o TCE não ter lhe imposto punição. Para os ministros do TSE, isso demonstraria não ter havido uma intenção dolosa, de realmente prejudicar o erário.

Erro gravíssimo

Para o coordenador do MCCE, Márlon Reis, o TSE cometeu um “erro gravíssimo”. Na visão dele, que é juiz eleitoral no Maranhão, a corte superior está fazendo uma leitura equivocada do que é dolo em matéria eleitoral, confundindo com matéria penal. “Quando o administrador deixa de praticar uma licitação, ele não é negligente, ele pratica uma omissão dolosa. São lições absolutamente primárias de direito eleitoral que o TSE está ignorando”, analisou.

Para Márlon, a prevalecer a decisão do TSE, boa parte das candidaturas que seriam impugnadas sobreviverão, diminuindo enormemente a eficácia da lei. Por causa disso, o MCCE marcou uma reunião emergencial em Brasília para discutir o assunto para a próxima quarta-feira (5). O coletivo de entidades espera que a posição seja revertida por atitude do próprio TSE após “diálogo com a sociedade”. “O TSE teve muitas vezes que amadurecer esse entendimento, o que é normal nos tribunais. Nós esperamos que, a partir de um diálogo com a sociedade, que o próprio TSE reveja esse entendimento”, disse Reis.

No entanto, caso a corte não reveja o entendimento – o que neste momento parece improvável por ter sido uma decisão unânime – é preciso provocar os ministros judicialmente. Ou seja, o Ministério Público Eleitoral precisa apresentar um recurso contra a postura de quinta-feira. Para Márlon, existe a possibilidade de o caso até parar no Supremo Tribunal Federal (STF).

Publicado Por: Allisson Paixão

Curta a nossa página e receba as principais noticias em seu facebook!


LIKE HR
VANITY SANDRA SILVA
WX - Village Leste
NEURACI ROCHA - PALAZZO MONTICELLO
VAL PRAEIRO HELICONIA
VANITY SANDRA SILVA
Inocoop Recanto das Palmeiras
Mirante da Mota Machado
Últimas Notícias
11h02 Vila Nova bate o Guarani e garante vaga na decisão do campeonato do Poeirão 10h45 Emelec bate o Tamboril nos pênaltis e garante vaga na decisão do campeonato do Poeirão 10h35 Prefeitura de Agricolândia realizou leilão de bens inservíveis ao município. 10h34 Grávidas piauienses procuram 'aborto legal' em clínicas fora do estado 10h11 Ex-prefeito de Santana do Piauí e ex-gestores têm as contas reprovadas 10h08 Jovem fala de book rosa nas agências: 'Não gostava, mas precisava do dinheiro' 10h00 Casa de Misericórdia Chico Xavier fará Jantar Fraterno no dia 12 de julho 09h57 Empresário acusa presidente Eduardo Cunha de sabotagem ao seu grupo 09h40 Começou o grande ARRAIÁ DE OFERTAS ENGIPEC em Simplício Mendes, Oeiras e Picos 09h32 Governo Federal volta a discutir sobre pendências do Fies no ensino superior 09h19 Listão de Concursos: Prefeitura de São João do Piauí, Correios, UFPI e SEDUC 09h13 CPI da Petrobras e reforma política devem movimentar Câmara Federal 09h01 HOMEM é morto após tentar assaltar posto de combustível 08h53 Lava jato já alterou cenário da construção civil pesada no país 08h32 Camila Queiroz afirma: 'não tem por que ter uma bolsa Chanel' 08h03 Brasileiros desenvolvem carregador abastecido pelo joelho 07h52 Cristóvão descarta entregar cargo, mas reconhece momento ruim no Fla 07h32 Alison e Bruno Schmidt vencem donos da casa e são campeões mundiais 07h03 Flamengo sai na frente e Figueirense consegue a virada nos acréscimos 06h52 Presidente do PPS quer a intervenção das forças democráticas contra Dilma 06h31 Aécio Neves nega tratar sobre aliança com PMDB em caso de impeachment 06h11 Grupo de Marina Silva espera já ter em agosto liberação de registro pelo TSE 05h37 Neném e namorada curtem Dia da Noiva na véspera de casamento 05h02 Príncipe George dá show à parte no batizado da irmã, Charlotte 03h56 Bella Falconi mostra foto maquiada e é comparada a Kim Kardashian
VANGUARDA BARCELONA
BRISA SUL
SA CAVALCANTE RIO POTY
SEU IMOVEL NA DANTAS
HR like
SA CAVALCANTE RIO POTY

Mais Lidas

    VAL PRAEIRO HELICONIA
    Imobiliaria
    CONTE - ENCONTRO DOS RIOS
    VANITY SANDRA SILVA

    Enquete

    Para o Enem, você...

    Total de Votos: 150

    Válida de 23/06/2015 a 30/06/2015

    SA CAVALCANTE RIO POTY
    Mirante da Mota Machado
    SEU IMOVEL NA DANTAS
    Inocoop - Recanto das Palmeiras

    180graus no Instagramno Instagram

    THREVO POETIC
    Inocoop Recanto das Palmeiras
    SEU IMOVEL NA DANTAS