180graus

PÕE EM RISCO - 03/09/2012 às 05h42

TSE abre brecha para 'Ficha Suja' ser candidato este ano

Na quinta-feira (30), os ministros do TSE, por unanimidade, aceitaram um recurso

Coren Enfermagem
Cev- Maio
180 - Vende-se Hilux
Coren- Enfermagem
Cofen- Enfermagem
Dr. Raimundo Junior
180 & Gracom - Maratona
Phocus Galerie
IEMP - Prof. Ana Cristina
Alves e Alves- (Dr. Daniel)

Uma recente decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) põe em risco a aplicação da Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/10) para casos de reprovação de contas de políticos e gestores públicos. Na avaliação do coordenador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), o juiz eleitoral Márlon Reis, esse é o dispositivo de maior eficácia das novas regras de inelegibilidade previstas na Lei da Ficha Limpa. E a decisão do TSE o coloca seriamente em risco.

Na quinta-feira (30), os ministros do TSE, por unanimidade, aceitaram recurso do candidato a vereador em Foz do Iguaçu (PR) Valdir de Souza (PMDB). Ele foi inicialmente barrado pela Justiça Eleitoral, já que teve suas contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) quando presidiu o Conselho Municipal de Esportes e Recreação da cidade.

Na visão dos ministros, ele não poderia ter sido barrado, pois o acórdão do TCE-PR não determinou devolução de recursos ao erário nem multa como punição. Também não fez menção a prejuízos à Administração Pública em decorrência dos empenhos sem dotação orçamentária. A candidatura do peemedebista foi contestada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE).

Com base na alínea G da Lei da Ficha Limpa, o registro dele foi impugnado e, depois, rejeitado. O trecho da norma diz que ficam inelegíveis por oito anos aqueles que tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configurem ato doloso de improbidade administrativa. Para o TSE, o caso de Valdir de Souza não se encaixava no disposto na lei, pelo fato de o TCE não ter lhe imposto punição. Para os ministros do TSE, isso demonstraria não ter havido uma intenção dolosa, de realmente prejudicar o erário.

Erro gravíssimo

Para o coordenador do MCCE, Márlon Reis, o TSE cometeu um “erro gravíssimo”. Na visão dele, que é juiz eleitoral no Maranhão, a corte superior está fazendo uma leitura equivocada do que é dolo em matéria eleitoral, confundindo com matéria penal. “Quando o administrador deixa de praticar uma licitação, ele não é negligente, ele pratica uma omissão dolosa. São lições absolutamente primárias de direito eleitoral que o TSE está ignorando”, analisou.

Para Márlon, a prevalecer a decisão do TSE, boa parte das candidaturas que seriam impugnadas sobreviverão, diminuindo enormemente a eficácia da lei. Por causa disso, o MCCE marcou uma reunião emergencial em Brasília para discutir o assunto para a próxima quarta-feira (5). O coletivo de entidades espera que a posição seja revertida por atitude do próprio TSE após “diálogo com a sociedade”. “O TSE teve muitas vezes que amadurecer esse entendimento, o que é normal nos tribunais. Nós esperamos que, a partir de um diálogo com a sociedade, que o próprio TSE reveja esse entendimento”, disse Reis.

No entanto, caso a corte não reveja o entendimento – o que neste momento parece improvável por ter sido uma decisão unânime – é preciso provocar os ministros judicialmente. Ou seja, o Ministério Público Eleitoral precisa apresentar um recurso contra a postura de quinta-feira. Para Márlon, existe a possibilidade de o caso até parar no Supremo Tribunal Federal (STF).

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Terno e Cia
Phocus Galerie
Carvalho e Oliveira (Wildson de Almeida)
Alves e Alves (Dr. Daniel)
UNIMED DIA DAS MÃES
180 & Gracom - Maratona
Marquinhos do Pará
vaga pesquisadores
Casa do Cartucho
Panificadora Canindé
Últimas Notícias
16h01 Prefeitura municipal de Luís Correira realiza concurso para todos os níveis 15h21 Projetos da Secretaria Municipal de Saúde de Cristino Castro fica entre os 10 melhores do Piauí 15h01 Homem é espancado com golpes de madeira e morre no PI 14h58 Conheça Sonivani, a 'chicosa' que virou fenômeno na internet com o seu 'jeitinho' 14h35 Projeto Olhar Bem é aberto em Campo Maior com presença do secretário Dr. Francisco 14h02 Dr. Pinto lança D. Socorro como pré-candidata 13h56 Campo Maior recebe projeto Olhar Bem a partir desta quinta-feira 13h54 Deputado cobra a Eletrobras estrutura da rede elétrica em Ilha Grande, no PI 13h44 MPF aponta municípios do PI com nota igual a '0' no ranking da transparência 13h43 Candidaturas de mulheres são 'um faz de contas' para partidos, diz ministra 13h23 Em Agricolândia fiéis montam tapetes de Corpus Christi 13h11 Exemplar da 1ª antologia de Shakespeare é vendido por US$ 2,7 mi 13h09 Peppa Pig vai ao cinema em seis episódios e curta temporada 13h07 Muricy Ramalho vai deixar o Flamengo após problemas de saúde 13h04 STF dá prazo de cinco dias para Temer se explicar sobre reforma administrativa 13h01 Com barraco de Gretchen, 'Power Couple' registra sua maior audiência 12h58 Veja detalhes do patrocínio de cerca de R$ 24 milhões acertado pelo São Paulo 12h52 Diretório do Partido Progressista anuncia nomes de pré-candidatos 12h45 Cortes, ataque e esquema: Dunga tem cinco pontos para definir na seleção 12h33 Prefeita Vânia Ribeiro intensifica combate à dengue no Município de Cajueiro da Praia 12h13 Veículo sai da pista após colidir em traseira de caminhão e três se ferem 11h50 Piauiense é executado em Alagoas e polícia suspeita de uma emboscada 11h48 Ricciardo surpreende e arrasa as Mercedes em treino; brasileiros vão mal 11h37 Santa Cruz vence e mantém liderança; Palmeiras derrota Flu e SP só empata 11h32 China cria ônibus que 'passa por cima' de engarrafamentos

Conplan
Dr. Wildson de Almeida
Alves e Alves (Dr. Daniel)
Terno e Cia
Dr. Raimundo Junior
Phocus Galerie

Mais Lidas


    Enquete

    Cai o primeiro ministro do novo governo em apenas 12 dias. Na sua opinião, Michel Temer consegue terminar seu mandato?

    Total de Votos: 111

    Válida de 24/05/2016 a 31/05/2016

    vaga pesquisadores
    180 & Gracom - Maratona
    Phocus Galerie - Eventos
    Casa do cartucho
    ZikaZero
    Dr. Diogo Caldas(Escritório de advocacia)
    Alves e Alves (Dr. Daniel)
    Dr. Raimundo Junior
    Terno e Cia
    Profº Márcio Lima - Dia da Mudança

    180graus no Instagramno Instagram

    Panificadora Canindé
    sunset