180graus

PÕE EM RISCO - 03/09/2012 às 05h42

TSE abre brecha para 'Ficha Suja' ser candidato este ano

Na quinta-feira (30), os ministros do TSE, por unanimidade, aceitaram um recurso

TRAGA SEU IMOVEL PARA DANTAS
Inocoop - Recanto das Palmeiras
unimed the shopping
PIAZZA - CONTE ENGENHARIA
THREVO - RESERVA DOS PINHEIROS
Helder Eugênio Advogados Associados
DREAM PARK ABC
cev meeting de concursos

Uma recente decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) põe em risco a aplicação da Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/10) para casos de reprovação de contas de políticos e gestores públicos. Na avaliação do coordenador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), o juiz eleitoral Márlon Reis, esse é o dispositivo de maior eficácia das novas regras de inelegibilidade previstas na Lei da Ficha Limpa. E a decisão do TSE o coloca seriamente em risco.

Na quinta-feira (30), os ministros do TSE, por unanimidade, aceitaram recurso do candidato a vereador em Foz do Iguaçu (PR) Valdir de Souza (PMDB). Ele foi inicialmente barrado pela Justiça Eleitoral, já que teve suas contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) quando presidiu o Conselho Municipal de Esportes e Recreação da cidade.

Na visão dos ministros, ele não poderia ter sido barrado, pois o acórdão do TCE-PR não determinou devolução de recursos ao erário nem multa como punição. Também não fez menção a prejuízos à Administração Pública em decorrência dos empenhos sem dotação orçamentária. A candidatura do peemedebista foi contestada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE).

Com base na alínea G da Lei da Ficha Limpa, o registro dele foi impugnado e, depois, rejeitado. O trecho da norma diz que ficam inelegíveis por oito anos aqueles que tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configurem ato doloso de improbidade administrativa. Para o TSE, o caso de Valdir de Souza não se encaixava no disposto na lei, pelo fato de o TCE não ter lhe imposto punição. Para os ministros do TSE, isso demonstraria não ter havido uma intenção dolosa, de realmente prejudicar o erário.

Erro gravíssimo

Para o coordenador do MCCE, Márlon Reis, o TSE cometeu um “erro gravíssimo”. Na visão dele, que é juiz eleitoral no Maranhão, a corte superior está fazendo uma leitura equivocada do que é dolo em matéria eleitoral, confundindo com matéria penal. “Quando o administrador deixa de praticar uma licitação, ele não é negligente, ele pratica uma omissão dolosa. São lições absolutamente primárias de direito eleitoral que o TSE está ignorando”, analisou.

Para Márlon, a prevalecer a decisão do TSE, boa parte das candidaturas que seriam impugnadas sobreviverão, diminuindo enormemente a eficácia da lei. Por causa disso, o MCCE marcou uma reunião emergencial em Brasília para discutir o assunto para a próxima quarta-feira (5). O coletivo de entidades espera que a posição seja revertida por atitude do próprio TSE após “diálogo com a sociedade”. “O TSE teve muitas vezes que amadurecer esse entendimento, o que é normal nos tribunais. Nós esperamos que, a partir de um diálogo com a sociedade, que o próprio TSE reveja esse entendimento”, disse Reis.

No entanto, caso a corte não reveja o entendimento – o que neste momento parece improvável por ter sido uma decisão unânime – é preciso provocar os ministros judicialmente. Ou seja, o Ministério Público Eleitoral precisa apresentar um recurso contra a postura de quinta-feira. Para Márlon, existe a possibilidade de o caso até parar no Supremo Tribunal Federal (STF).

Publicado Por: Allisson Paixão

Curta a nossa página e receba as principais noticias em seu facebook!


WS Construtora - Alto das Palmeiras
LIKE HR
NEURACI ROCHA - PALAZZO MONTICELLO
meu blog 2
WX - Village Leste
VANITY SANDRA SILVA
Mirante da Mota Machado
Inocoop Recanto das Palmeiras
THREVO PIATZ
DREAM PARK ABC
VAL PRAEIRO HELICONIA
Últimas Notícias
17h51 Fundação Wall Ferraz oferece cursos para pessoas em situação de vulnerabilidade 17h46 Em picos cadastramento do Programa Garantia Safra abre as inscrições 17h42 OAB-PI ajuíza Ação Civil Pública para reaver valores da obra do novo 'CEM' 17h41 Programa Garantia Safra inicia cadastramento na cidade de Picos 17h36 Prefeito Capote acelera e conclui cobertura da poliesportiva das Pedrinhas 17h32 Serviço de varrição contempla as principais avenidas da zona Leste 17h19 Pai atropela e mata o filho de 2 anos ao tirar caminhão da garagem no PI 17h05 Mãe que volta ao trabalho precisa de apoio para seguir amamentando 17h02 Claudia Raia lembra da infância: 'Eu era feia. Tinha um nariz inaceitável' 16h54 Atenção: Ford chama EcoSport, Fiesta e Fusion para realizar recall 16h50 Correios vão abrir concurso público para cerca de 2 mil vagas 16h50 Em Piripiri Educa Mais Brasil disponibiliza bolsas de estudo para 2015.2 16h48 Educa Mais Brasil disponibiliza bolsas de estudo para 2015.2 em Piripiri 16h48 PMT lança campanha de aniversário gravada com câmera de smartphone 16h47 Em Picos prefeito Pe. Walmir reivindica melhorias imediatas em audiência 16h46 GRECO RECEBE denúncia contra o prefeito Marcos Elvas 16h45 Justiça Federal aceita denúncia contra executivos ligados à Odebrecht 16h43 No centro de Paulistana falha no freio de caminhonete quase acaba em tragédia 16h39 Grupo que pede saída da presidente Dilma Rousseff no PI está 'rachado' 16h34 Carro capota ao colidir em outro veículo que estava estacionado 16h34 Participaram da 13ª Feira Agropecuária em Paulistana comunidades quilombolas 16h32 Deputado Marcelo Castro ataca Cunha e afirma que ele é violento e autoritário 16h26 S&P muda perspectiva de 30 empresas do Brasil para negativa 16h23 Parque eólico da Chapada do Araripe começa a funcionar em setembro deste ano 16h18 GRECO RECEBE denúncia contra o prefeito Marcos Elvas
BRISA SUL
virada geek
HR like
Mirante da Mota Machado
SEU IMOVEL NA DANTAS

Mais Lidas

    VAL PRAEIRO HELICONIA
    CONTE - ENCONTRO DOS RIOS
    Imobiliaria
    VANITY SANDRA SILVA
    BRISA SUL PISCINA

    Enquete

    Que bancada trabalhou mais neste primeiro semestre?

    Total de Votos: 82

    Válida de 15/07/2015 a 22/07/2015

    MEU BLOG 2
    VILLAGE LESTE - WX
    Mirante da Mota Machado
    Inocoop - Recanto das Palmeiras
    SEU IMOVEL NA DANTAS
    WS Construtora Recanto das Palmeiras
    THREVO POETIC
    CONTE ENGENHARIA - ENCONTRO DOS RIOS
    LIKE HR
    Boa Vista - Brisa Sul - piscina
    VAL PRAEIRO

    180graus no Instagramno Instagram

    THREVO POETIC
    Mirante da Mota Machado
    Inocoop Recanto das Palmeiras
    WX - Village Leste
    SEU IMOVEL NA DANTAS