Atividades foram suspensas -

Tribunal cria comissão para conduzir intervenção no Cartório Naila Bucar

A Corregedoria Geral de Justiça do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) determinou a instituição de uma comissão de transição para passar a gestão do cartório Naila Bucar para uma interventora interina. Formada por seis membros, servidores do TJ-PI, e coordenada por um juiz de Direito, a comissão vai executar o processo de intervenção no Cartório do 2º Oficio de Notas e Registro de Imóveis (Cartório Naila Bucar).

A Corregedoria decidiu no início da semana decretar a intervenção no cartório e afastar a tabeliã Lysia Bucar do cartório. Lysia é acusada de não ter repassado R$ 23 milhões para o Fundo de Modernização do Judiciário do Piauí (Fermojupi), o que configura crime de peculato. O montante é referente a taxas e emolumentos não repassados ao Fermojupi de 2010 a abril de 2016.Na decisão, o corregedor-geral de Justiça do Piauí, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, ordenou a criação de três novos cartórios em Teresina, a partir do desmembramento do Naila Bucar, e designou tabeliães para responder cumulativamente por cada um deles.

A tabeliã Carla Beatriz de Brandão Barbosa Portela, responsável interina pelo Cartório do 4º Ofício de Notas e Registro de Imóveis de Teresina, passa a responder pelo 7º Ofício de Registro de Imóveis da capital; Maria Elizabeth Paiva e Silva Muller, titular do Cartório do 1º Ofício de Notas e Registro de Imóveis, vai responder pelo 9º Ofício de Registro de Imóveis; e Maria do Amparo Portela Leal de Araújo, responsável interina pelo Cartório do 5º Ofício de Notas de Teresina, iria responder pelo 8º Ofício de Registro de Imóveis de Teresina e seria também a interventora interina do Naila Bucar.

Anteontem, o corregedor-geral de Justiça, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, determinou a suspensão dos serviços do Cartório Naila Bucar por cinco dias a contar de amanhã. A interrupção vai impedir os registro de bens imóveis de toda a Teresina no local. Também instituiu a comissão que vai atuar na transição. "A comissão visa auxiliar no levantamento e transferência de acervo do cartório do 2º Oficio de Notas e Registro de Imóveis de Teresina e demais providências decorrentes da substituição da antiga interina pela interventora designada", diz a decisão do desembargador Sebastiao Martins.

A comissão de transição será coordenada pelo juiz Marcelo Mesquita Silva e composta pelos servidores Carla Leal Feitosa, Carlos Felipe Fonseca Lima, Lúcio Brígido Júnior, Nicole de Moura Santos Leite Rego, Severiano Alves Reis Neto e Vinicius Gomes Costa, do Tribunal de Justiça.

Fonte: Diário do Povo

Comentários

Trabalhe Conosco