Impeachment no Senado -

Testemunha de defesa se recusa a responder Regina Sousa

Por Rômulo Rocha - De Brasília

SEM SORTE
A senadora Regina Sousa (PT) voltou a questionar uma testemunha no impeachment da presidente Dilma Rousseff no Senado Federal. Dessa vez o alvo foi a testemunha arrolada como de defesa pelo advogado da mandatária afastada, José Eduardo Cardozo, que acabou sendo ouvida como informante da defesa.

A testemunha de defesa, no entanto, acabou por não responder o questionamento formulado pelo senadora do Piauí, aquele mesmo que havia feito à testemunha de acusação na noite desta quinta-feira (25), o procurador do Tribunal de Contas da União (TCU) Júlio Marcelo de Oliveira.

A parlamentar quis saber se os decretos que foram assinados pelo vice-presidente Michel Temer quando assumiu a presidência durante a interinidade também não seriam crime, segundo a ótica atual, que acabou por culminar no processo de impedimento de Dilma Rousseff.

A reposta do técnico anterior – um preparado técnico - foi a de que a responsabilidade de gestão era de Dilma Rousseff, a quem cabia, ao perceber qualquer ilegalidade no conteúdo das suplementações, refazê-lo, a ponto de não configurar Crime de Responsabilidade (VER AQUI). Isso porque ela era a mandatária-mor do Executivo brasileiro.

____________

Veja no Blog Bastidores:

- PF: Lula e Marisa são indiciados por corrupção; processo é sobre tríplex

- Único petista na bancada do PI na Câmara, Assis não ficou em Brasília

- W. Dias já está em Brasília e vai ficar para o impeachment de Dilma Rousseff

- Ainda não é certa a ida de Wellington Dias ao Palácio do Alvorada

______________________

Dilma também assinou decretos de suplementação que não foram submetidos ao crivo do Congresso Nacional.

_Professor Belluzzo: sem resposta

Quanto à testemunha de defesa, o professor e economista Luiz Gonzaga Belluzzo, ele se esquivou de responder, insinuando não ter conhecimento jurídico para tanto, ato que acabou por ganhar o agradecimento do presidente do Senado Federal e presidente do julgamento do impeachment, ministro Ricardo Lewandowski, pela "sinceridade" da testemunha.

A senadora chegou a pedir que o professor Luiz Gonzaga Belluzzo falasse ao povo brasileiro .

VEJA:_____________

(...)
Ricardo Lewandowski: Senadora Regina, a senhora está com a palavra ainda para réplica.

Regina Sousa: Bom, eu vou fazer... é só para que o senhor também aprofunde sobre os decretos... que ontem eu fiz uma pergunta aqui sobre decretos assinados pelo vice-presidente [Michel Temer] no exercício da presidência, no ano passado, e foi dito que o presidente interino não tem responsabilidades pelo que assina. O que significa que o presidente interino não tem responsabilidade do que fez até agora? E eu queria que o senhor aprofundasse a questão dos decretos para a população mais... mais para a população do que para os senadores, porque aqui já está quase todo mundo de cabeça feita. Mas a população tem muitas dúvidas porque a gente fala, às vezes, uma linguagem técnica, muito difícil. Então que o senhor pudesse aprofundar essa questão dos decretos.

Luiz Gonzaga Belluzzo: Eu acho que essa pergunta cabe muito mais a um jurista do que a um economista, a despeito de eu ter estudado Direito na faculdade em São Paulo, mas eu não tenho competência para responder a essa pergunta, não é? Eu me eximo de respondê-la porque eu não vou me meter a responder uma pergunta que eu não sei.

_Julgamento é presidido por Ricardo Lewandowski, presidente do STF

Fonte: None

Comentários

Trabalhe Conosco