Seria uso político do governo? -

Senadores reclamam de indicação política para diretorias da Petrobras

Os senadores Pedro Simon (PMDB-RS) e Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) reclamaram das indicações políticas para a Petrobras. Em audiência pública no Senado com a presidente da empresa, Graça Foster, o senador Pedro Simon citou diversos diretores que foram indicados por parlamentares da base de apoio ao governo.

Como exemplo dessas nomeações, Jarbas Vasconcelos citou o ex-diretor de Abastecimento Paulo Roberto da Costa, preso pela Polícia Federal. “Uma figura perniciosa, que pratica todos os atos de irresponsabilidade e corrupção dentro da Petrobras, era diretor do setor de Abastecimento da Petrobras”, afirmou o senador.

Segundo Jarbas Vasconcelos, a Petrobras "foi entregue pelos governos do PT a pessoas sem qualificação nem compromisso com a maior estatal do país". Essa política irresponsável fez o valor da empresa cair pela metade nos últimos anos, comentou o senador.

Vasconcelos acrescentou “que o destrói a empresa é a corrupção e o roubo praticado por pessoas nomeadas para a empresa pelo ex-presidente Lula e mantidas pela presidenta [Dilma] por pertencerem a partidos que apoiam o governo”.

Funcionários de carreira
Graça Foster rebateu as críticas dizendo que várias diretorias estão "ocupadas por bons técnicos da empresa que são funcionários de carreira que integram inclusive o Conselho de Administração da Petrobras".

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) considerou esclarecedoras as explicações da presidente Graça Foster. Ela garantiu que os 85 mil funcionários da estatal agem com lisura e acrescentou que há oito meses a empresa implantou um plano de combate à corrupção.

Suplicy também ressaltou o discurso da presidente Dilma Rousseff, em Pernambuco, no qual ela chamou os funcionários da estatal de vencedores por trabalharem na maior empresa brasileira. Segundo Suplicy, a Petrobras jamais vai se confundir com qualquer mal feito ou qualquer ação indevida.

Fonte: Com informações da Agência Câmara

Comentários

Trabalhe Conosco