180graus

Senador foi afastado - 19/05/2017 às 17h20

Rodrigo Janot diz que Aécio tentou impedir avanço da Lava Jato

'O senador teria tentado organizar uma forma de impedir que as investigações avançassem'

Você no controle do Processo
Venha para o Hotel Delta em Parnaíba
comserv





Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG) teria buscado estratégias para impedir o avanço das investigações da Operação Lava Jato e, para tanto, tentado articulação com o presidente da República, Michel Temer, e o atual ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que à epoca era ministro da Justiça. A constatação é do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, em documento enviado ao STF.

“Mais especificamente sobre a Lava Jato, o senador teria tentado organizar uma forma de impedir que as investigações avançassem, por meio de escolhas dos delegados que conduziam os inquéritos, direcionando as distribuições, mas isso não teria sido finalizado entre ele, Michel Temer e o ex-ministro da Justiça e atual ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes”, registra Janot.

A afirmação do procurador-geral da República está na decisão do ministro do STF Luiz Edson Fachin, que determinou a abertura de inquérito para investigar Temer e Aécio Neves a partir das informações dos depoimentos de delação premiada de executivos do grupo JBS. Os pedidos de abertura de inquérito formulados pela PGR e o conteúdo dos depoimentos foram divulgados hoje (19) pelo STF.

Mais à frente, Janot retoma o tema: "Além disso, verifica-se que Aécio Neves, em articulação, dentre outros, com o presidente Michel Temer, tem buscado impedir que as investigações da Lava Jato avancem, seja por meio de medidas legislativas, seja por meio de controle de indicação de delegados de polícia que conduzirão os inquéritos". Até o momento, o Palácio do Planalto ainda não se pronunciou sobre os novos conteúdos das delações divulgados hoje pelo STF.

Em depoimento de delação premiada o empresário do grupo JBS, Joesley Batista, diz que teria pagado R$ 2 milhões em propina a Aécio Neves este ano para que ele atuasse em favor da aprovação da lei de abuso de autoridade e anistia ao caixa 2 em campanhas eleitorais.

Ontem, a defesa de Aécio confirmou que o senador afastado pediu R$ 2 milhões ao dono da JBS, Joesley Batista. Entretanto, segundo o advogado José Eduardo Alckmin, foi um pedido de empréstimo para custear a defesa de Aécio, que já era investigado pela Operação Lava Jato. De acordo com José Eduardo Alckmin, foi uma transação particular, que não teve relação com o cargo de senador.

(Com informações da Agência Brasil)

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Matemática Básica
Informática p/ Concurso
Informática para concursos
Matemática e Raciocínio Lógico
Casa do Cartucho
Últimas Notícias
08h21 Primeira-dama é baleada ao tentar livrar mulher de agressão 08h18 Continua com muita atividade e alegria o Nono Festival 08h11 OAB-PI apura supostas agressões sofridas por advogados na Central de Flagrantes 08h08 TCE-PI criará comissão para analisar renúncia fiscal nos municípios do PI 08h02 Cartão de informações para vestibular da 'UAPI' está disponível ao candidato 08h00 Bandidos explodem agência do Banco do Brasil no Piauí 07h35 Maior usina de energia fotovoltaica da América Latina é instalada no PI 07h34 Inquérito vai apurar o incêndio que atingiu barracas em evento no Piauí 07h30 Mulher é presa tentando entrar com celular e droga na Casa de Custódia 07h15 Marinha alerta para ondas de até 4 metros no litoral do Nordeste 05h50 Obras do Museu da Natureza são lançadas na Serra da Capivara 05h46 Jovem é baleado após discussão com desafeto no litoral 05h25 Temer comemora queda do desemprego e diz que bom resultado é apenas o começo 05h12 Governo reduz PIS/Cofins sobre o etanol e tarifa diminui oito centavos por litro 00h01 Programa do Ratinho: piauiense que vivia em SP reencontra a mãe no PI 22h57 Parnahyba recebe o CSA no dia 15 de agosto, no Mão Santa 22h39 Nova gestão terá foco no combate à criminalidade, fala Cleandro Moura 22h01 BrVox/Parnaíba: Joãozim Unimagem apontado melhor vereador por 14% 20h01 Governador do Piauí participou da primeira noite da Ópera Serra da Capivara 19h49 Exibição do Cine Cajuí é realizado no povoado Caeiras 19h37 Colônia de Férias movimenta crianças e adolescentes em Lagoinha 19h16 Prefeito renegocia com a Receita Federal débitos previdenciários da gestão passada 19h01 BrVox em Parnaíba: Valdir Aragão é apontado melhor secretário por 14% 18h37 Antonio José critica Gleisi Hoffmann, quer Lula e PIB negociando, e menos concessão eleitoral no PI 18h19 Eliana exibe barriga de gravidez e tranquiliza fãs em hospital

Podium
Matemática Básica
Informática para concurso

Mais Lidas


    Enquete

    Você acredita que Michel Temer vai...

    Total de Votos: 290

    Válida de 2017-05-29 15:46:00.0 a 2017-06-05

    Raciocínio Lógico
    Podium
    Podium - Professor Atualidades

    180graus no Instagramno Instagram

    Podium - Professores Dir. Constitucional