180graus

Eleições proporcionais - 20/03/2017 às 17h34

Relator da reforma política vai propor lista fechada de candidatos para as eleições 2018 e 2022

Sistema seria transição para que o Brasil passe a adotar o sistema distrital misto alemão

Você no controle do Processo
Maria Brasileira - Limpeza e cuidados
Teresina Participativa

O relator da Comissão Especial da Reforma Política, deputado Vicente Cândido (PT-SP), anunciou que vai propor a adoção do sistema de votação em lista fechada para as eleições proporcionais (deputados federal e estadual) de 2018 e 2022.

Esse novo sistema substituiria o atual – em lista aberta de candidatos – e seria uma transição para que, em 2026, o Brasil passe a adotar o sistema distrital misto alemão, em que se vota no partido e no candidato. Cândido participa do seminário internacional sobre sistemas eleitorais, promovido por Câmara dos Deputados, Tribunal Superior Eleitoral e Instituto Idea, na sede do TSE.

O deputado disse ter chegado a essa fórmula após pesquisar 15 países. “O mundo está à procura de um sistema perfeito e isso não existe porque a democracia é dinâmica e estamos em permanente mudança. Esse sistema (de lista fechada) fortalece o partido e garante a transparência e a democracia interna dos partidos”, disse Cândido.

Lava-Jato
Assim como já havia feito o presidente da comissão especial, deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA), Vicente Cândido também rebateu as interpretações de que o sistema de votação em lista fechada seria uma forma de proteger e garantir foro privilegiado a políticos denunciados na Operação Lava-Jato.

“Essa discussão aparece agora, mas cerca de 80% do mundo usam a lista fechada. Não é um problema conjuntural brasileiro que poderá dirigir as nossas teses e decisões”, afirmou. Cândido acrescentou que seu relatório não vai prever a presença de “candidatos-natos” na lista, já que o Supremo Tribunal Federal já decidiu que essa figura fere o princípio da autonomia dos partidos políticos.

O relator ressaltou ainda a necessidade de redução dos custos das campanhas políticas. Diante da proibição do STF de financiamento privado das campanhas, Cândido quer viabilizar o financiamento público por meio de previsão de recursos nos orçamentos oficiais, permitindo-se pequenas contribuições de pessoas físicas, como cidadãos-eleitores.

Vicente Cândido adiantou que seu relatório será apresentado no dia 4 de abril e virá acompanhado de uma proposta de emenda à Constituição e quatro ou cinco projetos de lei. O relator acredita que, em dois meses, seja possível convencer as bancadas partidárias, a sociedade e a imprensa sobre a urgência em se aprovar esses temas. Para valerem nas eleições de 2016, as alterações na legislação eleitoral deverão estar definitivamente aprovadas no Congresso Nacional até o fim de setembro deste ano.

Fonte: Agência Câmara

Peça seu CPF na Nota e concorra a prêmios em dinheiro. Curta a página da Nota Piauiense e saiba mais!


Terrazzo Poti
Podium PMPI
Teresina Participativa
Últimas Notícias
22h57 Vereadores realizam sessão na Câmara de Picos e aprovam projetos de lei 22h12 Greve-geral deve defender a não prisão de Lula na Lava Jato 21h52 Brasil ocupa a 103ª posição no ranking da Liberdade de Imprensa mundial 19h11 THE: Homem morre afogado no Parque 'Lagoas do Norte' 18h38 Homem é preso pela 2º vez ao se masturbar em rua de cidade do Piauí 18h23 Projeto de combate ao mosquito da dengue em Água Branca é destaque em Brasília 18h12 Em Campo Maior, ônibus com estudantes desce aterro em estrada vicinal 18h07 Em Alegrete, segundo dia de festividades é iniciado com o I Torneio Municipal de Sinuca 18h00 Taty Girl convida a todos para participar de show em Madeiro, dia 01/05 17h58 Prefeito está entre os 20 apostadores que ganharam R$ 101 milhões na Mega Sena 17h38 Prefeito de Campinas do Piauí prestigia evento na APPM, em Teresina 17h38 Dr. Heli participa de seminário sobre previdência, na APPM, em Teresina 17h36 Ashley Graham diz que 'as mulheres não devem temer as celulites' : veja 17h35 Regina Sousa diz que reforma permite agora a escravidão legalizada no país 17h27 Prefeito Alcione Barbosa prestigia evento em Teresina 17h26 Loja do Armazém Paraíba é assaltada em Corrente 17h21 Novo medicamento para pacientes com HIV será testado em Manaus 17h20 Em boa fase,Fred não é descartado por Tite na Seleção do Brasil, diz o auxiliar 17h15 Prefeita Ceiça Dias prestigia evento sobre Previdência na APPM 17h15 Em Teresina, prefeito Ângelo Pereira participa de seminário sobre o regime próprio de previdência 17h12 Adolescente posta vídeo esquentando porquinho-da-índia em microondas e revolta internautas 17h11 Agenilson Teixeira participa de seminário sobre o regime próprio de previdência, em Teresina 17h05 Prefeito de Joca Marques participa de seminário em Teresina 17h05 Seminário na APPM conta com a presença do prefeito Junior Carvalho 17h03 Secult divulga as bandas selecionadas para o projeto Boca da Noite na capital

Teresina Participativa

Mais Lidas


    Enquete

    Você aprova a decisão da CCJ do Senado em diminuir as vagas para deputados piauienses?

    Total de Votos: 855

    Válida de 2017-04-06 17:08:00.0 a 2017-04-30

    Teresina Participativa
    Teresina Participativa

    180graus no Instagramno Instagram