Rejane Dias volta para a Alepi e retorna a tramitar PL dos cartórios
. Chega à Casa com sete projetos para apresentar e dar continuidade a algumas ações
A deputada estadual Rejane Dias retorna nesta quarta-feira às suas atividades na Assembleia Legislativa, com a liberação médica após 45 dias de recuperação de uma cirurgia de histerectomia. Chega à Casa com sete projetos para apresentar e dar continuidade a algumas ações, como garantir a aprovação do projeto que aumenta o número de cartórios em Teresina e concluir o relatório da Frente Parlamentar Sobre Álcool e Outras Drogas.
“Já estava impaciente, porque preciso apresentar algumas propostas que elaboramos durante o recesso e ainda temos que concluir matérias importantes do ano passado. Por exemplo, tenho que fazer mais duas audiências no interior para concluir o relatório da Frente Parlamentar Sobre Drogas, iniciar as atividades da Frente Piauí Sem Miséria e realizar a audiência para encerramos a questão do projeto do aumento dos cartórios”, ressaltou a deputada Rejane.
Aquicultura e educação
Dois dos projetos a ser apresentados pretendem promover o desenvolvimento do cultivo de peixes no Estado. “O primeiro deles regulamenta o setor, estabelecendo os parâmetros e regras para se trabalhar com aquicultura. O segundo propõe a o fim do licenciamento ambiental para os pequenos empreendimentos. Este é um entendimento do próprio Conama (Conselho Nacional do meio Ambiente) que pretendemos adotar aqui”, comentou a deputada.
Os dois projetos foram solicitados pelo Superintendente da Pesca e Aquicultura do Piauí, Vicente Sobrinho. Ele argumentou que o Estado precisa da legislação específica para o setor e que, em relação ao fim dos licenciamentos, alguns empreendedores precisam gastar até mais de R$ 2 mil com os custos da burocracia.
Escolas
Outro projeto exige a realização de exames clínicos para os alunos das escolas públicas matriculados em prática desportivas. A intenção é evitar riscos para crianças e jovens com predisposição a apresentarem problemas de saúde ocasionados por esforço físico. “Devido a má alimentação e sedentarismo, está mais comum crianças terem doenças de adultos, como infartos. Mas há também crianças com doenças que requer atenção especial durante os exercícios físicos, como os diabéticos. Com cuidado certo, as crianças vão poder fazer suas atividades desportivas com mais segurança para sua saúde”, argumentou.
Outra proposta para educação é a gratuidade para emissão de diploma e histórico final para toda a rede de ensino, incluindo segundo grau, cursos superiores, mestrados e doutorados. Também vai apresentar projeto para criar um dia de sensibilização pelo uso da cadeirinha para bebês e crianças em automóveis e projetos de acessibilidade para pessoas com deficiência.
Cartórios
Uma das maiores preocupações da deputada é justamente garantir a aprovação do projeto original do aumento dos cartórios, já que, agora, ela não fará mais parte da Comissão de Administração, onde a proposta estava em discussão. Após a reunião de líderes, houve modificações nas presidências de cada comissão, o que levou o deputado Cícero Magalhães (PT) para à frente da Administração. Por ser do mesmo partido, a deputada Rejane teve que deixar a comissão.
A proposto do Tribunal de Justiça elevaria o número de cartórios para 36 unidades. Porém, o projeto recebeu emendas na Alepi que reduziram a quantidade para 19. A deputada pediu vistas para conhecer a opinião do TJ, OAB e outras entidades sobre a redução, que sugeriram o retorno ao número anterior. Ela vai apresentar novas emendas ao projeto, restaurando a proposta inicial do TJ e tentará uma audiência como os novos membros na Comissão de Administração para que suas propostas sejam atendidas.
Fonte: Com Informações Da Assessoria
Publicado Por: Thaizys Val
Veja também
- 27/03/2012 Supremo exige concurso para cartório Djalma Veloso de THE Donos de cartórios alegam insegurança jurídica para barrar concursos
- 20/03/2012 Alepi vai decidir em reunião o número de cartórios na capital Rejane vai agora discutir os pontos da proposta com as entidades presentes
- 09/03/2012 Reunião define nova proposta para aumento de cartórios Em compensação, o total está bem acima dos 19 que iriam ser aprovados na Alepi no final de 2011
- 28/02/2012 Deputada Rejane Dias volta nesta quarta-feira à Alepi
- 07/02/2012 Projeto de criação de cartórios volta a ser discutido na Alepi 'O presidente do TJ me declarou que o ideal são os 36. Portanto, é essa a quantidade que defendo'
- 07/02/2012 Projeto de criação de cartórios volta a ser discutido na Alepi
- 25/12/2011 Judiciário rejeita redução do número de cartórios na Alepi O Tribunal de Justiça rechaçou a ideia de reduzir de 36 para 19 o número de cartórios
- 22/12/2011 Lei dos Cartórios: tentaram passar a tesoura no projeto do TJ - PI

.jpg)




1.jpg)





Imobiliárias aguardam nessa sexta (24) o 'Compra e Vendas de Imóveis'
INFORME ESPECIAL
INFORME ESPECIAL
INFORME ESPECIAL
INFORME ESPECIAL
INFORME ESPECIAL
INFORME ESPECIAL





Leader lança coleção especial para o Rock in Rio. Veja os principais looks
Empresa de comunicação visual precisa de um vendedor externo
II Mostra de Design será realizada no Riverside Shopping
Confira a programação completa do Encontro Cultural Espírita 