Sigla tem 6 senadores -

PSB anuncia apoio a Luiz Henrique na disputa pela presidência do Senado

A bancada do PSB no Senado decidiu neste sábado (31) apoiar a candidatura do senador Luiz Henrique (PMDB-SC) para a presidência da Casa. A confirmação ocorre um dia após o PMDB lançar Renan Calheiros (PMDB-AL), nome que tem apoio do governo, como candidato oficial da sigla. A eleição que definirá a nova composição da mesa diretora do Senado ocorre neste domingo (1º).

A bancada do PSB no Senado tem seis integrantes. A exceção do apoio a Luiz Henrique será o senador Romario (PSB-RJ), que foi liberado pelo partido para apoiar Renan. De acordo com o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-PE), Romário foi liberado por questões regionais.

“Dos seis, só um não vota no Luiz Henrique. O Romário alegou interesses políticos regionais. Tem uma questão local com o governador [do Rio de Janeiro, Pezão]”, informou o parlamentar. No segundo turno das eleições de 2014, Romário anunciou apoio à candidatura de Pezão, do PMDB.

O nome de Luiz Henrique foi lançado de forma autônoma ao PMDB, como oposição à candidatura de Renan, e vem recebendo apoio de parlamentares considerados “independentes” na sigla e de partidos oposicionistas. Nesta sexta-feira (30), o parlamentar catarinense informou esperar receber votos de cerca de 45 senadores. Ele disse ter apoio de PDT, DEM, PP, PSOL, PSB, PSDB, além de três peemedebistas.

Inicialmente, o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-PE) anunciou a intenção de lançar-se candidato ao comando da Casa. No entanto, na terça-feira (31), a bancada decidiu deixar a candidatura própria em suspenso até receber posicionamento de Luiz Henrique sobre uma carta de compromisso entregue ao candidato.

Na carta, segundo havia informado a líder do partido, senadora Lídice da Mata (BA), o PSB pedia comprometimento em “viabilizar e por em pauta no Senado o debate da reforma política, com destaque para financiamento de campanha e para uma cláusula de desempenho dos partidos”, segundo a líder. Outros três temas que o PSB pediu prioridade são a reforma tributária, um novo pacto federativo e a democratização da distribuição de comissões e relatorias no Senado.

O senador João Capiberibe (AP), que assumirá o comando da liderança do PSB na próxima legislatura, informou que o apoio a Luiz Henrique se deu graças ao comprometimento do candidato com os temas pleiteados pelo PSB.

“Nós apresentamos pautas, principalmente relacionadas à reforma política, como o fim do financiamento privado de campanha, e o Luiz Henrique deu despacho, assinou, concordando com o nosso compromisso”, afirmou. “Ele também se comprometeu a colocar em votação projeto que distribui as relatorias de projetos por sorteio, como ocorre no Judiciário”, completou.

O senador disse estimar que o candidato do PMDB tenha 43 votos favoráveis na eleição para presidente. São necessários ao menos 41 votos para eleger o novo presidente. “Agora, com o PSB, são cinco votos a mais que somam a favor do Luiz Henrique”, declarou.

Fonte: Com informações da g1

Comentários

Trabalhe Conosco